PRÓ-REITORA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

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Transcrição da apresentação:

PRÓ-REITORA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONTRIBUIÇÃO DA UFBA NA INSERÇÃO DA EXTENSÃO NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO BLANDINA FELIPE VIANA PRÓ-REITORA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA proext@ufba.br

FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR E INTEGRALIZAÇÃO DE CRÉDITOS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Preconizada na Constituição de 1988 – Extensão Universitária na formação do estudante – indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão Regulamentado pelo Plano Nacional de Educação 2001- 2010 Meta do PNE 2011-2020 - que pretende “assegurar que, no mínimo, 10% do total de créditos exigidos para a graduação no ensino superior no País seja reservado para a atuação dos alunos em ações extensionistas” Diretrizes e Metas do PDI da UFBA 2012-2016 II - incentivar, estimular e apoiar os cursos de graduação para que incluam, em suas grades curriculares, creditação de pelo menos 10% referente aos programas, projetos e atividades de extensão;

CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA “Não se trata apenas do aproveitamento das atividades de extensão como créditos no histórico escolar dos estudantes, ou da criação de disciplinas de extensão, mas das possibilidades criativas de inserção da extensão nos projetos políticos pedagógicos dos cursos de graduação, como elemento fundamental e necessário no processo de formação do futuro profissional cidadão” Texto extraído da Política Nacional de Extensão Universitária - FORPROEXT

COMO PRECONIZADO PELA POLITICA NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA As ações extensionistas devem possuir um Projeto Pedagógico que explicite: A designação do professor orientador; Os objetivos da ação e as competências dos atores nela envolvidos; A metodologia de avaliação da participação do estudante Política Nacional de Extensão Universitária - FORPROEXT

DO UFBA EM CAMPO À AÇÃO CURRICULAR EM COMUNIDADE E SOCIEDADE - ACCS A EXPERIÊNCIA DA UFBA NA INSERÇÃO DA EXTENSÃO NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO UFBA EM CAMPO À AÇÃO CURRICULAR EM COMUNIDADE E SOCIEDADE - ACCS Primeira experiência foi em 1999: UFBA em campo, inspirado nas ideias que indicavam os novos rumos da Extensão (articulação do ensino da graduação com a extensão) Em 2000, consolidam-se os formatos acadêmicos e as estruturas de gestão do UFBA em campo. Em 2001, foi aprovada a aplicação piloto para entrada formal nos currículos: institucionalizar a experiência como componente de formação do estudante –ACC – Atividade Curricular em Comunidade (disciplina optativa).

Regularidade da oferta de ACC nos últimos 11 anos (N=703) Número médio de estudantes matriculados por semestre: 500 ~12.000 estudantes participaram de ACC nos últimos 11 anos 6

ACC ofertadas nos últimos 11 anos (N=703) Outros: 35% = 20 Unidades acadêmicas 7

AÇÃO CURRICULAR EM COMUNIDADE EM COMUNIDADE E SOCIEDADE - ACCS RESOLUÇÃO 01/2013 DO CONSEPE “Regulamenta o aproveitamento da Ação Curricular em Comunidade e em Sociedade (ACCS) para integralização curricular dos Cursos de Graduação e Pós Graduação da Universidade Federal da Bahia.” Art. 1º Ação Curricular em Comunidade e em Sociedade (ACCS) é um componente curricular, modalidade disciplina, de cursos de Graduação e de Pós-Graduação, com carga horária mínima de 17 (dezessete) horas semestrais, em que estudantes e professores da UFBA, em uma relação multidirecional com grupos da sociedade, desenvolvem ações de extensão no âmbito da criação, tecnologia e inovação, promovendo o intercâmbio, a reelaboração e a produção de conhecimento sobre a realidade com perspectiva de transformação.

Art. 2º É uma atividade de extensão com a finalidade de: AÇÃO CURRICULAR EM COMUNIDADE EM COMUNIDADE E SOCIEDADE - ACCS Art. 2º É uma atividade de extensão com a finalidade de: I - intensificar o contato da Universidade com a sociedade; II - articular o conhecimento produzido na Universidade com o conhecimento construído pela sociedade com vistas a instrumentalizar os participantes para atuarem nos processos de transformação social; III - fortalecer a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; IV - contribuir para a melhoria da qualidade da formação acadêmica propiciada pelos cursos de Graduação e de Pós-Graduação desta Universidade; V - contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da expansão das atividades de extensão universitária e de desenvolvimento tecnológico, criação e inovação; VI - estimular a busca de novos objetos de investigação e de inovação, bem como o desenvolvimento tecnológico a partir do contato com problemas da comunidade e sociedade; VII - gerar e propagar conhecimentos, saberes e práticas no campo das Ciências, da Cultura, da Tecnologia e das Artes; VIII - propiciar formação e habilitação nas diferentes áreas de conhecimento e atuação, visando ao exercício de atividades profissionais e à participação no desenvolvimento da comunidade e sociedade.

AÇÃO CURRICULAR EM COMUNIDADE E SOCIEDADE - ACCS A ACCS tem características comuns às demais disciplinas: carga horária, creditação e propósito acadêmico; Diferencia-se: - pela liberdade na escolha de temáticas na definição de programas e projetos; - na experimentação de procedimentos metodológicos; - pela possibilidade de assumir um caráter renovável a cada semestre ou de comportar a continuidade da experiência por mais de um semestre. Art. 5º As ACCS serão desenvolvidas numa perspectiva dialética e dialógica, participativa e compartilhada por intermédio de intervenções em comunidades e sociedades, na busca de alternativas para o enfrentamento de problemáticas que emergem na realidade contemporânea.

AÇÃO CURRICULAR EM COMUNIDADE E SOCIEDADE - ACCS Metodologias Desenvolvendo atividades pedagógicas de intercâmbio entre universidade e sociedade (cursos, palestras, conferências, oficinas, seminários concertos, mostras, recitais etc.); Promovendo meios de conhecimento de realidades especificas, elaborando, cooperativamente, levantamentos, pesquisa de campo, diagnósticos, projetos e colaborando na solução de problemas; Vivenciando práticas profissionais de forma cooperativa e multidisciplinar em situações concretas de demandas da população; Acompanhando, apoiando e assessorando projetos comunitários em desenvolvimento; Desenvolvendo atividades artísticas ou de resgate da memória cultural em comunidades e sociedades; Agregando aspectos qualitativos de interesse ou de necessidade da população nas ações promovidas pelo poder público ou por organizações a sociedade civil.

AÇÃO CURRICULAR EM COMUNIDADE EM COMUNIDADE E SOCIEDADE - ACCS PRODUTOS Além dos produtos não mensuráveis – como aprendizagens realizadas, construção de compromissos sociais, interações produtivas com as comunidades, experimentação de novos formatos acadêmicos e de novas metodologias, são geradas contribuições das mais variadas, constituído de relatórios coletivos dos grupos, artigos de professores e estudantes, monografias, vídeos, fotografias, cartilhas, cuja disponibilização para comunidade realimentam a busca de novos objetos e novas metodologias de trabalho comunitário.

AÇÃO CURRICULAR EM COMUNIDADE E SOCIEDADE - ACCS Art. 8º § 1º A nota obtida na ACCS será computada no cálculo do coeficiente de rendimento do aluno § 3º A carga horária da ACCS deverá ser computada na carga horária de atividades de ensino do professor. Art. 9º Os cursos de Graduação que não preveem ACCS em seus projetos político-pedagógicos deverão proceder à inclusão desse componente em seus currículos até o prazo limite de 5 (cinco) anos a partir da data de vigência desta Resolução (até fevereiro de 2018).

PROEXT UFBA FLUXO DA ACCS Submissão no Edital PROEXT/ACCS pré-requisito 14

AÇÃO CURRICULAR EM COMUNIDADE E SOCIEDADE - ACCS FOMENTO PELA INSTITUIÇÃO Seleção de propostas por meio de editais semestrais; Auxílios financeiros de até R$ 6.000,00 (seis mil reais) por proposta; Auxilio ao Pesquisador: Até R$ 4000,00 (quatro mil reais), n semestre; Auxílio ao estudante: 05 meses de bolsa de monitoria, no valor de R$ 400,00 = R$ 2000,00 (dois mil reais)

AÇÃO CURRICULAR EM COMUNIDADE E SOCIEDADE - ACCS CONTRIBUIÇÃO DA ACCS PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES FORMAÇÃO PROFISSIONAL POSITIVAS NEGATIVAS* Respeito à diversidade sociocultural da comunidade Falta de orientações e diretrizes Aprender a trabalhar em equipe e com estudantes de outros cursos Desenvolvimento de valores éticos como cidadania, coesão social e solidariedade. Mudança de coordenação durante o desenvolvimento da disciplina Desenvolvimento da visão crítica e sensibilidade para com os problemas sociais *Diferenças entre docentes quanto ao entendimento dos objetivos e ao compromisso com a disciplina

AÇÃO CURRICULAR EM COMUNIDADE E SOCIEDADE - ACCS CONTRIBUIÇÃO DA ACCS PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO POSITIVAS NEGATIVAS* Possibilidade de aprofundar os estudos sobre um determinado problema Pouco tempo para a realização do trabalho de campo Participação ativa do planejamento das atividades desenvolvidas Aplicação de métodos e técnicas de pesquisa social Problemas em conciliar os horários Aplicação de conhecimentos adquiridos na Universidade para o benefício da comunidade Necessidade de planejamento estratégico Participação da avaliação das atividades desenvolvidas. Necessidade de treinamento e execução do trabalho em comunidade *Gestão do tempo e adequação dos objetivos pelos docentes

AÇÃO CURRICULAR EM COMUNIDADE EM COMUNIDADE E SOCIEDADE - ACCS CONTRIBUIÇÃO DA ACCS PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES IMPACTO NA COMUNIDADE POSITIVAS NEGATIVAS* Valorização, autoestima, empoderamento Dificuldades para mobilização das comunidades envolvidas Produção compartilhada de conhecimento sobre a realidade e alternativas de transformação Desconhecimento por parte das comunidades do papel da Universidade Expectativas das comunidades em relação à Universidade Participação ativa do planejamento das atividades desenvolvidas Descontinuidade das ações nas comunidades que provocam descontentamento Participação da avaliação das atividades desenvolvidas *Importância do contato prévio com a comunidade para obter a anuência

PRÓ-REITORA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ABRAÇOS A TODOS BLANDINA FELIPE VIANA PRÓ-REITORA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA proext@ufba.br