1. 2 Somos uma empresa de consultoria atuando deste 1997 na geração de negócios sustentáveis especiais, com mais de uma centena de iniciativas já realizadas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região Versão 02/09/2008 Promover a competitividade no Rio Grande.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
A Gestão Social pode ser vista como...
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
APL – Arranjos Produtivos Locais
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Apresentação do Projeto
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Copa do Mundo FIFA: Responsabilidade Social Corporativa Sustentabilidade nos Estádios da Copa Federico Addiechi Diretor de Responsabilidade Social.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
IMPACTO NA TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA CORPORATIVA
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico do PGQP
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
Desenvolvimento Regional Sustentável
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
Plano Estratégico Regional de Turismo
Julho de 2007.
Brasília, 29 de janeiro de 2013 Cooperação entre Governo e Setor Privado para conformação de ambiente favorável às Micro e Pequenas Empresas brasileiras.
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
MOVIMENTO AÇÃO INTEGRADA RESGATANDO A CIDADANIA
Unidade de negócio Sustentabilidade. Unidade de negócio Sustentabilidade.
FÓRUM MUNDIAL DE TURISMO para paz e desenvolvimento sustentável
Pequeno e Médio Proprietários Rurais
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
Reunião da CPDS Vitae Civilis – Instituto para o Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paz Responsáveis pela apresentação: Rubens Born Rodrigo Garcez Marcelo.
Projetos Comunitários Lilian Kelian
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Atuação dos agentes de Controle Social
O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil, empresas e os governos para o.
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Consultoria Profissional, Treinamento.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Assessoria Profissional e o compartilhamento.
BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS – BPT
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
Macaé Rio de Janeiro Criação do CIEDS e primeiro projeto de capacitação de lideranças comunitárias em favelas cariocas Conquista do Título.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
A Proposta: “Experimentar e demonstrar maneiras de promover negócios sustentáveis na Amazônia Brasileira.”
OBJETIVO DA PROPOSTA Promover, no Amapá, o Desenvolvimento Territorial com Base Conservacionista, a partir da consolidação de um Sistema Integrado de Unidades.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
Uma rede de parceiros, de projetos e de ações.. Organização social, sem fins lucrativos, criada em 2002 NOSSA MISSÃO Promover a cidadania constituindo.
Transcrição da apresentação:

1

2 Somos uma empresa de consultoria atuando deste 1997 na geração de negócios sustentáveis especiais, com mais de uma centena de iniciativas já realizadas em todo o Brasil, na África, na Europa e na Ásia > SOBRE

3 To improve food quality Turismo sustentável para o desenvolvimento local Programas de sustentabilidade e de responsabilidade social corporativa Gestão de impactos sociais e de legado Conexões solidárias > O QUE FAZEMOS

4 Turismo sustentável para o desenvolvimento local Programas e projetos para orientar e apoiar ações de Prefeituras, Governos e Ministérios Projetos e estudos para a iniciativa privada Estudos de benchmark Planos diretores de turismo Planos e estratégias para o desenvolvimento territorial sustentável Estratégias e projetos de turismo rural, ecoturismo, turismo solidário, e turismo para o fortalecimento da cultura de Paz Elaboração e implantação de programas de “Produção e consumo sustentáveis no turismo” e de hospitalidade, incluindo processos de sensibilização e orientação a empreendedores e a consumidores > O QUE FAZEMOS

5 Programas de sustentabilidade e de responsabilidade social corporativa Concepção e implantação de projetos exclusivos de Responsabilidade Social Mobilização e envolvimento de stakeholders Elaboração de relatórios GRI Elaboração de projetos de Responsabilidade Cultural Implantação do processo de Compras Sustentáveis Elaboração e implantação de Programas de Educação Ambiental > O QUE FAZEMOS

6 Gestão de impactos sociais e de legado Mapeamento e sistematização dos fatores que geram conflitos de convivência entre empreendimentos e os atores do território Programas de apoio à obtenção da licença social Atendimento a condicionantes sociais Planejamento e apoio à implantação de programas que estimulem a transformação positiva de territórios-sede de grandes eventos, gerando benefícios duradouros para as comunidades locais

7 Conexões solidárias Organização, articulação e promoção de ações de voluntariado, conectando quem quer ajudar, quem precisa de ajuda e quem sabe ajudar. Gestão de banco de dados de referência entre oferta, demanda e parceiros relacionados a iniciativas voluntárias Planejamento e organização das experiências e das vivências voluntárias Apoio técnico às organizações sociais interessadas desenvolver programas de voluntariado > O QUE FAZEMOS

8 1.objetividade na abordagem 2.simplicidade da linguagem 3.comprometimento com a satisfação do cliente 4.visão empreendedora e pragmática 5.uso de conceitos sólidos 6.concepção de soluções estruturantes 7.busca por legados inspiradores 8.valorização da experiência e da capacidade de articulação 9.busca por sinergia de iniciativas e conexão de stakeholders 10.exercício da cidadania e da cultura do Bem PRINCÍPIOS

9 Consultoria e assessoria: estudos, análises, pesquisas e avaliações, em atuação concentrada ou a longo prazo, atuando nas fases de planejamento, implantação e monitoramento de projetos Facilitação de diálogo: estímulo à colaboração e à busca pela convergência de interesses, amparada na gestão do conhecimento, na transparência da comunicação e no desenvolvimento de redes de relacionamentos Oficinas, cursos e palestras: ações de sensibilização, de qualificação e de disseminação de conteúdos relacionados aos nossos temas de expertise Gestão do conhecimento: seleção, organização e sistematização de dados, informações, experiências, técnicas e atores que possibilitem conexões de pessoas e organizações interessadas no desenvolvimento sustentável e no fortalecimento da cultura do Bem > COMO FAZEMOS

10 Conceituação, organização e posicionamento estratégico de empresas, governos e terceiro setor, incluindo modelo de governança e de operação. Mudanças positivas e significativas na qualidade de vida e no bem estar das pessoas contempladas pelos projetos Melhoria nas condições de vida, na conservação e preservação ambiental, nas relações e na dinâmica social dos territórios trabalhados Estímulo ao desenvolvimento econômico a partir da criação de novas oportunidades de negócios, serviços e produtos, do fortalecimento de parcerias, e do relacionamento positivo com stakeholders. Posicionamento estratégico Desenvolvimento social e humano Desenvolvimento territorial Desenvolvimento econômico > O QUE ENTREGAMOS

11 > PARCEIROS Estamos engajados nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

12 > NEGÓCIOS

13 NEGÓCIOS

14 PROJETOS E EXPERIÊNCIA World Tourism Forum for Peace and Sustainable Development ( global): Movimento em prol de uma causa: desenvolver o turismo de modo a criar condições para a paz e o desenvolvimento sustentável. Articulação e contratações com os parceiros nacionais e de outros países, públicos, privados e do terceiro setor; fundraising; gestão da equipe em Salvador e Porto Alegre; planejamento e gestão do Encontro Anual realizado em Porto Alegre, que contou com participantes; identificação e articulação de uma Rede Internacional com 140 casos técnicos sobre a cultura de paz em 80 países; Condução do processo para escolha do novo país sede (Negociação com Jordânia e Portugal) Movimento Brasil de Turismo e Cultura (Brasil) : Projeto nacional com o objetivo de promover o desenvolvimento local por meio do turismo e da valorização da cultura. Desenvolvido em 3 vertentes: Projetos Locais (realizado em 12 estados, com o desenvolvimento de novos negócios junto a MPE locais), Rede de Redes, e Encontros Anuais. Representativas ações de articulação local e nacional, elaboração de propostas de desenvolvimento local com envolvimento comunitário, e qualificação. Proposição e apoio à implantação de processos de organização de base local Produção e consumo sustentáveis (Brasil): Elaboração de marco conceitual e sensibilização de empreendedores para a implantação de boas práticas nos seus empreendimento visando a oferta de produtos e serviços sustentáveis, desenvolvido para o Programa “Passaporte Verde” do PNUMA Movimento Chama da Paz (Angola): Concepção da estratégia para a criação e apoio à implementação da Fundação e do Movimento “Chama da Paz”, para a valorização da cultura de paz em Angola e estímulo ao desenvolvimento sustentável do país, envolvendo a proposição de projetos demonstrativos, engajamento de stakeholders e implantação de projetos de apoio a comunidades locais em todas as províncias

15 PROJETOS E EXPERIÊNCIA Estudos socioeconômicos, de Sustentabilidade e de Responsabilidade Social Corporativa (Brasil, Guiné, Libéria, Angola, Indonésia): Elaboração de diagnósticos socioeconômicos e Planos de desenvolvimento integrado; Implantação de ações sociais junto a comunidades e ao poder público nos estados do PA, MA, ES, MG, RJ, SE, MS, Guiné, Angola, Libéria, Moçambique e Indonésia, incluindo: -Elaboração do Diagnóstico socioeconômico e do Plano de desenvolvimento local para as comunidades de produtores agrícolas em Capanda, Angola -Implantação das ações propostas para o projeto de apoio à gestão pública (relacionamento da Vale com as 3 estâncias de governos, inclusive apoio às prefeituras para captação de recursos junto ao governo federal), e relacionamento com comunidades e stakeholders. -Elaboração do Plano Estratégico de atuação da Fundação Vale -Elaboração do diagnóstico Socioeconômico, e Gerenciamento e implantação do Plano de Gestão Integrada para desenvolvimento sócio econômico dos 27 municípios lindeiros à Estrada de Ferro Carajás (MA e PA), e a região do Porto de São Luis, incluindo: -monitoramento de condicionantes ambientais e apoio na organização da gestão pública dos municípios -Apoio à organização e fortalecimento das comunidades locais -identificação para fortalecimento de negócios locais e desenvolvimento de cadeias produtivas (pesca; agricultura; madeira/ artesanato) -Articulação de parcerias nacionais. Diretrizes para o Turismo Rural no Brasil (Brasil): Elaboração da política pública para o Ministério do Turismo: “Diretrizes para o desenvolvimento do Turismo Rural no Brasil”, que ordena a atividade nas áreas rurais

16 PROJETOS E EXPERIÊNCIA Guia de “Produção e Consumo Sustentáveis” no setor de turismo (Brasil): Desenvolvido para o programa Passaporte Verde do PNUMA para ser aplicado durante a Copa do Mundo Plano de desenvolvimento do ecoturismo no Pólo Jalapão (TO, Brasil): Diagnóstico turístico e socioeconômico, elaboração do Plano de Desenvolvimento, concepção de propostas de produtos, engajamento de comunidade e empresários Plano de desenvolvimento do ecoturismo no Estado do Amapá (AP, Brasil): Diagnóstico turístico e socioeconômico, elaboração do Plano de Desenvolvimento do Ecoturismo, concepção de propostas de produtos, engajamento de comunidade e empresários Plano estratégico para o turismo rural no recôncavo baiano ( BA, Brasil): Inventário e diagnóstico da potencialidade turística, elaboração da projeto para o desenvolvimento do turismo rural na região Arranjo institucional e carta de princípios do turismo rural cooperativo (Brasil): mobilização de lideranças nacionais em 12 municípios (um em cada Estado), condução de oficinas de planejamento participativo, sistematização dos aprendizados e da metodologia, formatação de estrutura de governança e de padrões de qualidade Arranjo institucional e carta de princípios do Circuito das Frutas (SP, Brasil): mobilização de lideranças regionais, condução de oficinas de planejamento, formatação de estrutura de governança e de padrões de qualidade Circuito das Frutas (SP, Brasil): Identificação e mobilização dos empresários rurais, proposta para organização do circuito turístico, realização de oficinas de capacitação Projeto Trilha Jovem (Brasil): Qualificação de jovens carentes para ingresso na atividade profissional

17 PROJETOS E EXPERIÊNCIA Plano de desenvolvimento do ecoturismo para o Estado do Tocantins (TO, Brasil): Diagnóstico turístico e socioeconômico, elaboração do Plano de Desenvolvimento do Ecoturismo, concepção de propostas de produtos, engajamento de comunidade e empresários Plano de desenvolvimento do ecoturismo para o Estado de Roraima (RR, Brasil): Diagnóstico turístico e socioeconômico, elaboração do Plano de Desenvolvimento do Ecoturismo, concepção de propostas de produtos, engajamento de comunidade e empresários. Identificação de áreas de preservação ambiental Plano de desenvolvimento integrado do turismo sustentável (PDITS) Polo Cerrado e Polo Pantanal (MT, Brasil): Diagnóstico turístico e socioeconômico, elaboração do Plano de Desenvolvimento do Turismo, concepção de propostas de produtos, engajamento de comunidade e empresários Gestão de destinos turísticos (nacional, Brasil): Desenvolvimento, implantação e monitoramento de programa nacional para o desenvolvimento de territórios turísticos sustentáveis Desenvolvimento rural regional (SP, Brasil): apoiar a organização social e desenvolver novas oportunidades de negócios para os proprietários rurais da região de Campinas Qualificação da oferta turística do Estado do Pará (PA, Brasil): Assistência técnica a 35 empreendedores relacionados à oferta turística e hoteleira da região litorânea do Estado, envolvendo estudos de mercado, de viabilidade, formatação de produtos, adequação à legislação e qualificação empresarial

18 PROJETOS E EXPERIÊNCIA Planejamento e desenvolvimento da oferta turística na Prefeitura de Santo André (SP, Brasil): Treinamento de empreendedores; Desenvolvimento e implementação de processo de certificação da qualidade da oferta turística e hoteleira na Vila de Paranapiacaba Turismo Real em Fernando de Noronha (PE, Brasil): Concepção e gestão de projeto para o desenvolvimento sustentável da Ilha, envolvendo mobilização e qualificação de moradores e empresários, certificação, programas de reutilização e reciclagem de materiais, inclusão social de jovens de famílias de baixa renda, arranjo institucional, ajustes à legislação, e fortalecimento da governança local Responsabilidade Social na Reserva do Paiva (PE, Brasil): Pesquisa e avaliação sócio cultural dos impactos e oportunidades e desenvolvimento de programa de qualificação e engajamento social na região do entorno do empreendimento “Reserva do Paiva”. Implantação de ações de fortalecimento de grupos de empresários organizados e novas cadeias produtivas Lajes Solidárias (RJ, Brasil): Projeto de mobilização e desenvolvimento social na Favela da Rocinha com foco na melhoria da qualidade de vida de seus moradores Programa Blumar Social (RJ, Brasil): Concepção e implantação de programa de responsabilidade social envolvendo educação e crianças carentes Desenvolvimento de Negócios (Brasil): Estruturação da área de Desenvolvimento de Negócios para o Reputation Institute, e condução de contratos de consultoria e estudos em Comunicação e Reputação

19 PROJETOS E EXPERIÊNCIA Planejamento do Ecolodge Lupupa (Angola): Estudo de viabilidade operacional, conceituação e identificação de atrativos turísticos para um lodge padrão de classe internacional Projeto PASSeAR (Piracicaba, SP): Projeto de valorização da cultura rural na região de Piracicaba por meio do turismo Turismo rural na Fazenda Nova Floresta (MG, Brasil): Diagnóstico de potencialidade, proposta de conceito e apoio à implantação do projeto de turismo rural Turismo rural na Fazenda Capoava (SP, Brasil): Diagnóstico e definição de metas financeiras e operacionais para a implantação do Turismo Rural; Posicionamento estratégico; Avaliação operacional e da qualidade no atendimento e dos procedimentos adotados. Planejamento e implantação do turismo rural na Fazenda Bela Vista (SP, Brasil): Diagnóstico de potencialidade, proposta de conceito e apoio à implantação do projeto de turismo rural Planejamento e implantação do turismo rural na Aterradinho (SP, Brasil): Diagnóstico de potencialidade, proposta de conceito e apoio à implantação do projeto de turismo rural Planejamento participativo em Assentamento Rural (CE, Brasil) Condução de processo de planejamento participativo no Assentamento Quissamã (Ocupação MST)

20 Doutorando em Ciência Ambiental (Procam/USP), Especialista em Planejamento e Gestão de Destinos Turísticos (George Washington University/ IH), Mestre em Ciências da Comunicação - Turismo (USP), Eng. Agrônomo (Esalq/USP) 20 anos de atuação como consultor para turismo e para projetos de desenvolvimento sustentável Liderou estudos socioeconomicos e planos de desenvolvimento territorial no Brasil, Moçambique, Guiné, Libéria, Angola e Indonésia. Conduziu programas como o Plano nacional de ecoturismo e turismo rural para o Brasil, o World Tourism Forum for Peace and Sustainable Development, o Plano de Ecoturismo para a Amazônia, além de estudos de viabilidade e implantação de diversos projetos públicos e privados de turismo no Brasil. Foi consultor do Reputation Institute, avaliando a reputação de destinos turísticos, e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) no tema Produção e Consumo Sustentáveis e Turismo. Foi professor e coordenador da pós graduação em Ecoturismo do SENAC, e da Pós graduação em Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa da Universidade Metodista, e é professor convidado da FIA/USP no curso de Pós Graduação em Gestão Socioambiental para a Sustentabilidade LÍDER: Cássio Garkalns

21 SÃO PAULO | RIO DE JANEIRO | SINGAPURA