O PAPEL DA ADMINISTRAÇÃO PROFISSIONAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR Profa. Dra. Teresinha Covas Lisboa Faculdade INESP – São Paulo Prof. Dr. Antonio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Faculdade Estudos Sociais do
Advertisements

Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Acadêmicas: Daiane, Daniele, Eliana Batistela, Leila,
FACULDADE METROPOLITANA
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
Prof(a): Patrícia Braz
Prof(a): Patrícia Braz
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFERSA: Aspectos Gerais
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
O Cartório dos novos tempos
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
JACIRA PEDROSA Bacharel em Secretariado Executivo – UFPE
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Abrangência do Planejamento
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
O sistema de administração de recursos humanos
Introdução à Teoria Geral da Administração
INFORMAÇÕES PARA BRIEFING
O que é Gestão: Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida.
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Autoavaliação Institucional e a CPA
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
PRÓ-REITORIA COMUNITÁRIA SERVIÇO DE APOIO PEDAGÓGICO E SOCIAL (SAPES) 08 de abril de 2006 ENCONTRO DE REPRESENTANTES DE CLASSE (PRIMEIROS SEMESTRES)
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
A EMPRESA  A Faculdade Integrada Tiradentes – Fits – é uma Instituição que tem como objetivo oferecer educação superior de alta qualidade por meio de.
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Empreendedorismo para Profissionais da Saúde
TÓPICOS ESPECIAIS Gestão de Pessoas
Gabriel Bastos Machado
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Profa. Ma Marselle Fernandes Fontenelle
Teoria Geral da Administração I
Capítulo 1 A administração hoje.
IEP Introdução à Engenharia de Produção
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E A PRÁTICA DOCENTE
Plano de Carreira Carreira: é uma série de posições exercidas por uma pessoa ao longo de sua vida profissional Com uma boa avaliação de pessoal e um bom.
O CASO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE (UNI-RN)
3ª CONFERENCIA “POLÌTICA E GESTAO DA EDUCAÇAO SUPERIOR NOS PAISES E REGIOES DE LINGUA PORTUGUESA ” Gestão Estratégica nas Instituições de Ensino Superior.
Questões introdutórias
O ser Administrador  Tópicos Atuais Profissionais  T A P Aula II.
Práticas de Gestão e Resultados Processos Gerenciais.
Atualizado: 19/03/ Organizações Contábeis Aproximadamente 5,2 milhões De micro e pequenas empresas formais Contadores Técnicos
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
Processo Administrativo Prof. Alexandro Bernhardt UCS 2007.
UNINASSAU Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde
A Educação Profissional nos Censos Educacionais Brasília, outubro de 2007 Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais.
Transcrição da apresentação:

O PAPEL DA ADMINISTRAÇÃO PROFISSIONAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR Profa. Dra. Teresinha Covas Lisboa Faculdade INESP – São Paulo Prof. Dr. Antonio Vico Mañas Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Trajetória A atividade administrativa é histórica. Não podemos analisar a trajetória das organizações públicas ou privadas sem que nos reportemos à história das organizações. Foram seis períodos: o artesanal, a transição da fase artesanal para a industrialização, o desenvolvimento industrial, o gigantismo industrial, a fase moderna e a fase da globalização. As produtoras de bens e as prestadoras de serviços acompanharam essa trajetória e, assim, a inclusão das Instituições de Ensino Superior – IES se fez presente nas reflexões sobre como administrar uma organização.

Crescimento do Ensino Superior A expansão do mercado de trabalho passou a exigir um maior número de profissionais com nível superior e, em 2010, atingiu-se a média de instituições de ensino superior, sendo IES privadas e 278 públicas. Segundo o SEMESP, em 2010, “o ensino superior brasileiro foi responsável pela formação de mais de 835 mil alunos, sendo 657 concluintes em cursos presenciais do setor privado e 178 mil na rede pública” (2011, p.6). O mesmo estudo demonstra que o setor de educação de nível superior emprega “mais de 725 mil profissionais, dos quais 366 mil são docentes 358 mil exercem funções técnico-administrativas” (2011, p. 6). O faturamento totalizou R$30 bilhões em 2010 e “a participação do ensino superior privado brasileiro representa 1% de todo o PIB do país”.

Administração Profissional Uma organização é considerada quando o administrador programa seus atos com eficiência, eficácia e efetividade. A maneira como irá atingir esses objetivos está contida na visão que possui do mercado onde está inserida a empresa.

Administração Profissional O desenvolvimento da Administração Profissional está embasado nesse conceito, onde o ensino, a pesquisa e a extensão exige que os dirigentes de IES preconizem as quatro funções da administração: Planejamento, Organização, Direção e Controle.

Planejamento A administração profissional das IES não se afasta dos conceitos tradicionais, sendo que a primeira função – Planejamento – é uma ferramenta de grande valia para o gestor acadêmico, tendo em vista sua visão de futuro e o acompanhamento da evolução cultural, social, tecnológica e de mercado.

Organização Na fase de Organização, o administrador da IES tem uma visão decisória de caráter macro e micro da instituição. Para Amaru, “o processo de organizar tem como resultado o ordenamento das partes de um todo, ou a divisão de um todo em partes ordenadas, segundo algum critério ou princípio de classificação” (2004, p. 111). Podem- se exemplificar, com a organização dos departamentos de Graduação, Pós Graduação, Pesquisa e Extensão e que graficamente são demonstrados pelo organograma da instituição, que faz parte do “desenho organizacional”.

Direção Diante desses dados e informações, surge a função Direção, resgatada pelas pessoas e materializada pela liderança, pela motivação e pela influência no ambiente de trabalho. Envolve o relacionamento com as pessoas, buscando um ponto de equilíbrio no clima organizacional. O administrador profissional de IES necessita de algumas habilidades para tornar essa função mais eficiente e eficaz:

Habilidades do Administrador Comunicação e expressão Raciocínio lógico, crítico e analítico Visão sistêmica e estratégica Criatividade e iniciativa Negociação Tomada de decisão

Controle O controle, para Maximiano, é “o processo de produzir e usar informações para tomar decisões, sobre a execução de atividades e sobre os objetivos” (2012, p.189). Atualmente, as IES estão sendo submetidas a avaliações constantes internas e externas. O Ministério da Educação, por órgãos competentes, avalia as instituições visando a qualidade do ensino e a manutenção do espaço do conhecimento para os indivíduos que lá procuram suas formações. Para ilustrar o desempenho das IES podemos citar a Comissão Própria de Avaliação – CPA, que tem a atribuição de conduzir os processos de avaliação internos da instituição. Tem o objetivo, também, de sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Conclusões As instituições de ensino superior, apesar das diferenciações estruturais, contêm parâmetros que são padronizados, tendo em vista a legislação vigente. Os administradores, por sua vez, necessitam de atualizações e capacitações constantes, tendo em vista a dinâmica do meio acadêmico. Observa-se que, com o passar do tempo, a prestação de serviços universitários busca a qualidade e a excelência e o administrador necessita de flexibilidade, inovação e criatividade, tem em vista as constantes mudanças existentes nesse ambiente. Expõe o texto que, nas IES estamos sempre procurando o administrador profissional ideal e verdadeiramente preocupado e dedicado às pessoas. Este é o motivo de as pessoas serem a razão de ser da instituição de ensino superior. Vimos, também, que processo organizacional é muito dinâmico e imediato, necessitando que os administradores estejam em equilíbrio com o ambiente interno e externo, fixando uma relação confiança e de liderança. Compete, portanto, ao administrador, buscar mecanismos para que a instituição ofereça cursos com qualidade e que os candidatos a uma vaga busquem uma instituição de destaque visando atingir uma boa posição no mercado de trabalho.

“Administração não é somente arte, mas também ciência que contém princípios definidos e conceitos, que dirigem a organização dentro de certos limites”. (SILVA, 2001, p. 32)