CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA

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Transcrição da apresentação:

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Fabiana Veríssimo Acadêmicos(as): Eliza Beatriz Schmitz; Inajara Antunes; Mara Regina Gularte Villalba; Suzane Becker.

SUMÁRIO 1. Sumário 2. Cronograma 3. Introdução 4. Processo de Investigação: descrição sucinta da atividade 5. Análise dos Resultados Alcançados 6. Referências

CRONOGRAMA DO MÊS DE AGOSTO DATA PLANEJAMENTO 1ª Semana 09/09 – Planejamento das ações para o mês; 2ª semana 16/09 – contação de história: A menina bonita do laço de fita ; 3ª semana 23/09 – contação de história: Diversidade; 4ª semana 30/09 – elaboração do portfólio;

INTRODUÇÃO O portfólio referente ao mês de setembro , tem como objetivo apresentar as ações das bolsistas e supervisora do C.E.I, sobre práticas de letramento, alfabetização e leitura, tendo como objetivo o planejamento das ações pedagógicas, presentes no projeto, que serão elaboradas no espaço da biblioteca. As bolsistas iniciaram o planejamento e a aplicação de ações previstas no projeto, com o objetivo de trazer as crianças para o espaço da biblioteca e coloca-las em contato com diferentes formas de apresentar uma história, como através de mídia, para que usem e sintam-se acolhidas e assim promover o incentivo a leitura e demais objetivos previstos no projeto. Devido ao mês de setembro ter uma semana distinada a inclusão, as acadêmicas elaboraram ações com histórias voltadas para a diversidade.

Processo de Investigação Nosso processo de investigação constituiu-se da leitura de autores relacionados à alfabetização e letramento de crianças, na faixa etária que encontra-se no CEI, para dar suporte na prática com os objetivos em que as ações pretendem atingir, conforme o projeto e suas atividades previstas. Para a realização do planejamento das aulas as bolsistas realizaram diversas leituras sobre o tema inclusão e diversidade, consultaram planos de aula para que assim pudessem adequar melhor as habilidades e objetivos previstos no projeto com a realidade das crianças do CEI.

As bolsistas apresentaram a história da Menina Bonita do Laço de Fita da autora Ana Maria Machado. A história apresenta a relação entre um menina negra que tem um amigo coelho branco que acha ela linda e quer ter uma filha igual ela. No desenrolar da historia é apresentado por que a menina é pretinha e como o coelho poderia ter uma filha igualzinha ela.

Nesse sentido, a escola deve ser local de aprendizagem de que as regras do espaço Público permitem a coexistência , em igualdade dos diferentes. O trabalho com pluralidade Cultural se dá a cada instante , exige que a escola alimente uma “ Cultura da Paz”, baseada na tolerância, no respeito aos direitos humanos e na noção de cidadania compartilhada por todos os brasileiros. O aprendizado não ocorrerá por discursos, e sim num cotidiano em que uns não sejam “mais diferentes” do que os outros (BRASIL, 1998)

Em seguida as acadêmicas realizaram uma roda da conversa com as crianças, questionando os fatos da história, os detalhes e o que elas acharam da história. A participação das crianças foi muito significativa e importante para a conscientização sobre as diferenças e do respeito entre todos.

Durante o mês de agosto foram realizadas leituras com o intuito de fundamentar as ações que as acadêmicas realizaram e algumas leituras como preparação para a aplicação das ações, conforme descrito no projeto, é importante a preparação e leitura prévia do livro que será apresentado para as crianças. MACHADO, Ana Maria. Menina Bonita do Laço de Fita. São Paulo: Melhoramento, 1986. BELINKY, Tatiana. Diversidade.

A segunda aplicação foi diferente A segunda aplicação foi diferente. Ao invés de contar com um livro as acadêmicas apresentaram a história Diversidade da Tatiana Belinky através de um vídeo. Essa história apresenta as características das pessoas e segue na mesma linha da diversidade entre as pessoas. Durante a história as crianças foram se identificando com as características que eram apresentadas.

Depois da apresentação da história, as acadêmicas conversaram com as crianças sobre as características de cada um e como todos somos diferentes uns dos outros. As acadêmicas pediram para que cada um dissesse alguma característica sua como cor do cabelo, da pele e dos olhos. Em seguida, as crianças fizeram um auto retrato. Nesse momento as acadêmicas auxiliaram mostrando a foto de cada um no celular e durante o desenho, ajudando eles a identificarem a cor da pele e outras características.

Análise dos Resultados Alcançados Apropriação de conceitos relevantes para subsidiar os trabalhos realizados em campo: letramento, alfabetização e literatura; As bolsistas continuaram com a aplicação das ações previstas no projeto, como a contação de histórias sobre diversidade e inclusão. Essa ação foi muito importante pois conciliou com a semana da inclusão, auxiliando as crianças a perceberem as diferenças bem como respeitar a todos igualmente. Para as bolsistas foi importante a experiência de utilizar novas ferramentas para contar histórias para as crianças e sentir como lidar com as crianças sobre um assunto tão delicado.

Para as ações do projeto, foi necessário leituras complementares para fundamentar o tema diversidade e dar subsídios para que as bolsistas pudessem realizar as atividades assim como leituras de livros sobre esse tema, como a Menina Bonita do Laço de Fita e Diversidade. As acadêmicas, juntamente com a supervisora de área, buscaram textos de autores que abordam o tema e realizaram as leituras e análises dos respectivos textos. Houve também a elaboração do portfólio do mês de agosto, com as ações realizadas no mês.

Receber as crianças no espaço da biblioteca, consolidou as leituras que salientavam a importância do lúdico no espaço que receberá as crianças, com isso foi comprovado que os materiais ali dispostos como a árvore, as crianças se sentirão mais acolhidas nesse espaço. Temos que ter como prioridade; enriquecer o espaço e o currículo escolar com práticas de leitura que sejam reais, que tragam sentido aos alunos, que traga motivação, e emoção, pois está em nossas mãos guiar os alunos para o caminho da cultura e da imaginação. As ações e as estratégias já estão sendo aplicadas e desenvolvidas nesse espaço, incentivando a leitura e a alfabetização. Valorizarmos o espaço devido ao seu poder de organizar, de promover relacionamentos agradáveis entre pessoas de diferentes idades, de criar um ambiente atraente, de oferecer mudanças, de promover escolhas e atividade, e a seu potencial para inicia toda a espécie de aprendizagem social, afetiva e cognitiva. Tudo isso contribui para uma sensação de bem-estar e segurança nas crianças. Também pensamos que o espaço deve ser uma espécie de aquário que espelha as ideias, os valores, as atitudes e a cultura das pessoas que vivem nele (Malaguzzi, 1988).

Referências: ABRAMOVICH, F. Literatura Infantil. Gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997. BASSEDAS, Eulália; HUGUET, Teresa; SOLÉ, Isabel. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. BRANDÃO, Ana Carolina P. et al. Ler e escrever na educação infantil: discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Disponível em <httpm:portal.mec.gov.br> COELHO, Betty. Contar histórias uma arte sem idade. São Paulo: Ática, 1997 EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: abordagem de Reggio Emilia na Educação da Primeira Infância. Porto Alegre: Artmed, 1999. FILHO, Paulo Bragatto. Pela leitura literária na escola de 1º grau. São Paulo: Ática, 1995. FONSECA, Edi. Interações: com olhos de ler. São Paulo: Blucher, 2012. MACHADO, Ana Maria. Menina Bonita do Laço de Fita. São Paulo: Melhoramento, 1986. MALAGUZZI, L. 1988, dezembro). Se 1’ Atelier è Dentro una Storia Lunga e ad un Projetto Educativo. Bambini,pp26-31. SILVA, Ezequiel Teodoro. Leitura na escola e na Biblioteca. Campinas: Papirus, 1993.