APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL Apostila 3 APRENDER A APRENDER

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO EXÉRCITO REALIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO
Advertisements

PEDAGOGIA 3ºPNA PROFª GIANE MOTA
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL Apostila 2 Aprendizagem e Cultura nas Organizações Fabiana Macri.
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
Organização Curricular da Escola
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Diante a Era Tecnológica.
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
DEZ PRINCÍPIOS DA APRENDIZAGEM
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
O Aluno.
Programa aluno pesquisador
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Construindo uma identidade profissional
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Por quê o computador na educação?
Educação no contexto do Trabalho
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
PORTFÓLIO.
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
Desenvolver Por uma Nova Escola.
ABED – SALVADOR 11° Congresso Internacional de Educação a Distância. ABED Avaliação – compromisso para a qualidade e Resultados.
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
As Mudanças no Mundo e Seus Impactos.
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
O Desenvolvimento de Habilidades e Competências Estudos de Caso Interação com o mundo natural Ciências da Natureza II Prof. M.Sc. André Matassoli.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Construindo o futuro do seu filho!
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PROFESSORA ZÉLIA TURIBIO
Professor: Faça a sua Parte Participe Conosco!
OS TEMPOS ESCOLARES E A APRENDIZAGEM.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Perguntas de Modelação
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
Os quatro pilares da educação.
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
Softwares Educacionais – Cód
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Profª. Ivna Herbênia Souza
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Cristiane Jonas Francisconi
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Aprendizado de Conhecimentos Silmar da Silva Ferreira.
AS TEORIAS DA EDUCAÇÃO E O PROBLEMA DA MARGINALIDADE
APRENDER A APRENDER Profª. Aline Alves de Andrade.
Docência universitária: repensando a aula
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Repensando prática docente e discente do CEP na busca da qualidade da aprendizagem de todos os alunos, considerando as condições sócio – econômica e cultural.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
Comportamento Organizacional
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Faculdade Piaget - Brasil
A FUNÇÃO SOCIAL DA QUÍMICA SEGUNDO AS OCEM. Função das ciências da natureza A área corresponde às produções humanas na busca da compreensão da natureza.
Transcrição da apresentação:

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL Apostila 3 APRENDER A APRENDER Fabiana Macri

Aprender a aprender... Como? A formação de competências exige uma pequena ‘revolução cultural’ para passar de uma lógica do ensino para uma lógica do treinamento (coaching), baseada em um postulado relativamente simples: constroem-se as competências exercitando-se em situações complexas Fabiana Macri

aprender a aprender é, portanto, também um aprender fazendo, isto é, learning by doing. Fabiana Macri

Duarte apresenta 4 posicionamentos sobre o aprender a aprender: 1° posicionamento: são mais desejáveis as aprendizagens que o indivíduo realiza por si mesmo, nas quais está ausente a transmissão, por outros indivíduos, de conhecimentos e experiências. aprender sozinho contribui para o aumento da autonomia do indivíduo, aprender como resultado de um processo de transmissão por outra pessoa, muitas vezes até seria um obstáculo para a mesma. Fabiana Macri

2° posicionamento:é mais importante o indivíduo desenvolver um método de aquisição, elaboração, descoberta, construção de conhecimentos, do que esse aprender os conhecimentos que foram descobertos e elaborados por outras pessoas. É mais importante adquirir o método científico do que o conhecimento científico já existente. Fabiana Macri

São, portanto, duas idéias intimamente associadas: 1) aquilo que o indivíduo aprende por si mesmo é superior, em termos educativos e sociais, àquilo que ele aprende através da transmissão por outras pessoas e 2) o método de construção do conhecimento é mais importante do que o conhecimento já produzido socialmente. Fabiana Macri

3° posicionamento: a atividade do indivíduo, para ser verdadeiramente educativa, deve ser impulsionada e dirigida pelos interesses e necessidades do próprio indivíduo. Fabiana Macri

4° posicionamento: a educação deve preparar os indivíduos para acompanharem a sociedade em acelerado processo de mudança. Vivemos em uma sociedade dinâmica, na qual as transformações em ritmo acelerado tornam os conhecimentos cada vez mais provisórios O indivíduo que não aprender a se atualizar estará condenado ao eterno anacronismo, à eterna defasagem de seus conhecimentos. Fabiana Macri

A visão capitalista das organizações: A miopia gerencial e arrogante e a resistência à mudança, que paira em grande parte no sistema produtivo, devem dar lugar à aprendizagem, ao conhecimento, ao pensar, ao refletir e ao resolver novos desafios da atividade dinâmica que caracteriza a economia global dos tempos modernos. Fabiana Macri

A organização do século XXI O êxito do empresário e do trabalhador no século XXI terá muito que ver com a maximização das suas competências cognitivas. Cada um deles produzirá mais na razão direta de suas maior capacidade de aprender a aprender, na medida em que o que o empresário e o trabalhador conhecem e fazem hoje não é sinônimo de sucesso no futuro. [...] Fabiana Macri

Atividade Em grupos discutir: 1° aprender por si só 2° desenvolvimento de método próprio 3° aprender pela motivação e interesse 4° ser pró ativo para mudanças. Discussão com a sala e entrega dos comentários à professora. Fabiana Macri

Bibliografia Todas as frases contidas nesse material são citações diretas do artigo abaixo referenciado: DUARTE, Newton. As pedagogias do aprender a aprender e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento. Revista Brasileira de Educação. n° 18, set/out/nov/dez 2001, p. 35 – 40. Fabiana Macri