NEP Opção de socorro 1 Evento: Queda de Altura

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Primeiros Socorros Conceito:
Advertisements

FERIMENTOS -CHOQUE- Enfª Débora Garcia.
SALA DE RECUPERAÇÃO PÓS ANESTÉSICA
Prof. Paulo José Lorenzoni Prof. Gibran Avelino Frandoloso
Prof. Enfº. Pol. Jackson Figueiredo
Trauma Torácico Prof. Fernando Ramos.
Atendimento Inicial ao Politraumatizado
Atendimento na Sepse Marcos Gallindo.
SUPORTE BÁSICO DE VIDA: Atendimento Inicial à vítima de trauma
FAMEPP Fernando Leal Pereira
RESSUSCITAÇÃO CARDIO-PULMONAR
Liga Pernambucana de Emergências
VIAS AÉREAS E VENTILAÇÃO
FAMEPP Fabiana Guedes Akaki Fernando Leal Pereira
FAMEPP Fernando Leal Pereira
DOENÇAS CARDIOVASCULARES
ABORDAGEM DA VÍTIMA DE TRAUMA
SEMI AFOGADO 1. Informações. 2. Tratamento
AVALIAÇÃO GERAL DO PACIENTE
Ao final desta lição você devera ser capaz de:
FERIMENTOS EM TECIDOS MOLES
ACIDENTES EM PISCINAS Hipotermia; Hidrocussão; TCE/TRM; Afogamento.
TRABALHO DE INSTRUÇÃO DE BOMBEIROS MOVIMENTAÇÃO E TRANSPORTE
TRABALHO DE INSTRUÇÃO DE BOMBEIROS
ASSISTÊNCIA AO POLITRAUMATIZADO.
FAMEPP Fernando Leal Pereira
Curso de Extensão em Grandes Eventos
Avaliação e Tratamento
R C P.
Sala de Recuperação anestésica
Atendimento inicial ao politraumatizado
TRAUMA DE TÓRAX TRAUMA DE ABDOME TRAUMA RAQUI MEDULAR
O CONTRÔLE DAS VIAS AÉREAS
Urgência e emergência na atenção primária
Mestranda em Enfermagem - UFMG
Cateterismo Venoso.
VENTILAÇÃO ARTIFICIAL
Ana Carolina Borges Gabriela Basto Raíssa Lacerda
Exercícios Práticos Intervenção de Enfermagem a saúde da criança e do adolescente Estudo de caso 1 Escolar apresentando emagrecimento súbito. Segundo sua.
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
Terapia de Higiene Brônquica: ASPIRAÇÃO PROF a: Ms.Priscilla Indianara Di Paula Pinto.
Outubro / 2012 I Curso de Procedimentos da Liga Acadêmica de Cirurgia - LACIR - Instrutores: Marcelo Portocarrero e José Geraldo Castellucci.
RCP REALIZADA POR EQUIPE DE RESGATE Cmt constata a inconsciência, determina que o Motorista informe a Central de Operações. Libera as vias aéreas e mede.
Evento: Colisão entre Veículos Cena: Veículo de passeio em alta velocidade colidiu frontalmente na traseira de um caminhão carregado de entulho que encontrava-se.
Evento: Colisão motocicleta com automóvel utilitário. Cena: Relato de motocicleta em alta velocidade ter colidido na traseira de uma caminhonete parada.
Evento: Emergências metabólicas Cena: Chamado da central de regulação para atendimento de vitima de hiperglicemia Vítima: Paciente com histórico de diabetes,
Evento: Choque auto em poste de iluminação urbana. Cena: Veículo com deformidade frontal importante. Observa-se uma única vítima que é o condutor do veículo.
Evento: Queda de moto. Cena: Seu serviço foi acionado para uma queda de motoqueiro. Chegando ao local você observa a cena abaixo. Vítima: Apresenta-se.
NEP Opção de socorro 1 Evento: Lesão de Pélvis
Evento : Queda de motocicleta. Cena: Perda de controle da motocicleta por ter caído em buraco na via. Vítima: Vítima sem capacete, imóvel, em decúbito.
Evento: Barotrauma pulmonar Cena: Senhor idoso sente desconforto respiratório e, ao ser atendido por equipe sem conhecimento adequado de seu quadro clinico.
Evento: Choque elétrico seguido de queda. Cena: Você está voltando de um socorro e está parado no sinal com sua viatura. Ouve-se um pedido de socorro.
Evento: Capotamento de veículo. Cena: Veículo capotado com deformidades importantes. O único ocupante é um homem com cerca de 35 anos de idade que encontra-se.
Evento: Parada Cardio Respiratória (PCR) Cena: Dirigindo veículo em direção residencial, homem de 45 anos sente fortes dores no peito com irradiação para.
NEP Opção de socorro 1 Evento: Acidente com arma de fogo (PAF)
Evento: Agressão por projétil de arma de fogo (P.A.F.)
Evento: Atropelamento de pedestre. Cena: História de atropelamento por veículo de grande porte (caminhão), tendo sido projetado há cerca de 4 metros do.
NEP Opção de socorro 1 Evento: Sincope (Desmaio)
Evento: Intoxicação exógena Cena: a filha discutiu com a mãe, tomou todas as medicações que encontrou dentro de casa, inclusive uma caixa de fenobarbital.
Evento: Pneumotórax Cena: Capotamento de veiculo, mulher jovem em seu interior, em um dos capotamentos colide com força no volante do veículo antes do.
Evento: Crise convulsiva com rebaixamento de nível de consciência.
Introdução ao Suporte Básico de Vida
Evento: Queda de escada com fratura exposta. Cena: Senhora de idade torce o pé ao ter breve perda de consciência, perde o equilíbrio e cai do décimo degrau.
IMOBILIZAÇÃO E TRANSPORTE DE VÍTIMAS
Avaliação do paciente de UTI
Dr. Luiz André Nadler Lins PEPEAV
Transcrição da apresentação:

NEP DIGIT@L Opção de socorro 1 Evento: Queda de Altura Cena: Prédio em construção. Vítima caída ao lado de um andaime com cerca de 8 metros de altura. Encontra-se em decúbito lateral esquerdo, imóvel. Existem inúmeros detritos de obra (pedaços de tijolos, madeira, cimento e pedras) em torno da vítima. Colegas da vítima informam que a mesma encontra-se alcoolizada e caiu do topo do andaime há cerca de 10 minutos. A cena é segura. Vítima: Inconsciente, em decúbito lateral esquerdo. Aproximando-se da vítima você ouve o fluxo aéreo pela boca e narinas e percebe um hálito etílico intenso. Apresenta taquipnéia, cianose, pele fria e úmida. Observa-se nitidamente uma fratura exposta do fêmur esquerdo com pequena quantidade de sangue ao redor do foco de fratura. Diante das circunstâncias qual seria sua conduta: (selecione sua opção) Utilizar  KED invertido no processo de extricação. Comprimir externamente o ponto de sangramento visível. Aplicar tala de tração femural precocemente ainda no local. Estabilizar a cabeça e realizar rolamento de 90 graus posicionando a vítima pra pranchamento. Estabilizar a cabeça e rolar a vítima em 90 graus para a prancha longa.

NEP DIGIT@L Opção de socorro 2 Feito o rolamento para a prancha observa-se um pedaço de madeira com cerca de 3 cm de diâmetro por 10 cm de extensão empalado no hemitórax esquerdo. A vítima apresenta nítida piora da taquipnéia com importante esforço respiratório. Diante das circunstâncias qual seria sua conduta: (selecione sua opção)   Remover imediatamente o objeto empalado. Expor o  tórax da vítima e examinar sons, simetria e amplitude. Realizar curativo para estabilização do objeto empalado. Realizar exploração das vias aéreas superiores. Iniciar procedimento de ventilação com cânula e O2 suplementar.

NEP DIGIT@L Opção de socorro 3 Na exploração das vias aéreas você encontrou uma prótese dentária obstruindo a glote. Retirada a prótese foi garantida a permeabilidade das vias aéreas superiores. Instalada uma cânula orofaríngea e máscara do O2 com reservatório a 15 litros/min. A vítima foi conduzida para o interior da viatura devidamente imobilizada e mantém dispneia  e cianose. O pescoço está normal. O tórax foi exposto e o hemitórax esquerdo além do empalamento já descrito apresenta ausência de murmúrio e macicez à percussão. Um oxímetro de pulso marca 68% de saturação.   Diante das circunstâncias qual seria sua conduta: (selecione sua opção) Puncionar dois acessos venosos periféricos e iniciar reposição volêmica. Drenar o hemitórax esquerdo distante do objeto com dreno calibroso. Realizar intubação oro-traqueal com estabilização cervical e ventilar. Realizar toracocentese de alívio no hemitórax esquerdo imediatamente. Aspirar a via aérea com cateter rígido, iniciar ventilação ambú-máscara com O2 suplementar.

NEP DIGIT@L Opção de socorro 4 A intubação oro traqueal foi realizada na primeira tentativa, sem intercorrências. A ventilação com ambú acoplado a uma fonte de O2 a 15litros/min. melhorou bastante a oximetria de pulso, que subiu para 91%, observa-se também regressão da cianose. A vítima apresenta-se pálida e sudoreica. O pulso radial é fino e rápido (130 bpm). O motorista da viatura informa que o trânsito está muito congestionado e o tempo de chegada ao hospital poderá ser longo.   Diante das circunstâncias qual seria sua conduta: (selecione sua opção) Iniciar  transporte para o hospital com o paciente semi-sentado. Não tomar nenhuma decisão pois a responsabilidade é da central reguladora. Realizar toracotomia de urgência no hemitórax esquerdo. Puncionar dois acessos venosos periféricos e iniciar reposição volêmica. Realizar exame detalhado do abdome e pelve e instalar cateter urinário de demora.

NEP DIGIT@L Opção de socorro 5 Foram realizados dois acessos venosos periféricos com Jelco 14. Qual solução você utilizará para a reposição volêmica e em que quantidade, inicialmente? Diante das circunstâncias qual seria sua conduta: (selecione sua opção) Soro glicosado 5%. 1000ml em bolus. Ringer Lactato. 2000ml em bolus. Soro fisiológico 0,9%. De acordo com o débito urinário. Solução coloide. 500ml em no máximo 5 minutos de infusão. Ao chegar no hospital transfere as informações do paciente ao médico atendente.

Parabéns você salvou seu paciente Quer tentar uma nova ocorrência? NEP DIGIT@L Parabéns você salvou seu paciente Quer tentar uma nova ocorrência?

Infelizmente você “PERDEU” seu paciente NEP DIGIT@L Infelizmente você “PERDEU” seu paciente Quer tentar de novo?