Formação para Gestores de Programas de Modernização DEZ/2015 BRASÍLIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Comunicação e interação entre os atores responsáveis pela gestão EAD - experiência do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Fatores Críticos para a Viabilização da EAD na Universidade Experiência do professor no uso das tecnologias em ambiente presencial Existência de grupos.
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
Secretaria da Educação e Cultura
Aprimoramento dos servidores do Judiciário através do ensino à distância 1º Congresso de Política Judiciária e Administração da Justiça.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Ferramentas de Mediação no Moodle
CONVIVA EDUCAÇÃO: Ambiente Virtual
Produção do conhecimento em EAD
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Educação Corporativa Segmento – Material de Construção
Adelma Sobreira de Lima Mônica Alves da Silva Abril 2011
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Formas de Interação.
Tipos de Tutoria.
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
Inovação no uso da internet na educação Sr.(a) Prefeito(a)
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Ambiente Virtual de Aprendizagem - Tutorial Básico
GT CAPACITAÇÃO Belo Horizonte/MG, 03 e 04 de dezembro de ª REUNIÃO DA COGEF.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
II Encontro Nacional do Programa ALI Agentes Locais de Inovação
SABERES E PRÁTICAS EM EAD: FORMANDO PROFISSIONAIS ATUANTES Verônica D. L. Araújo FUNDAJ Rita Melo UFPE.
Uso de tecnologias inovadoras nas monitorias Erica Lais Hoeveler - Professores de Plantão 20º CIAED – Congresso Internacional de Educação à distância 08/out/2014.
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
DEFINIÇÃO ARBITRAGEM ONLINE é a plataforma online de ensino a distância da Escola Brasileira de Arbitragem de Futebol, em apoio à aprendizagem, executada.
Cooperação ESAF/Estados em Ações de Capacitação Junho 2009.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Formação de Tutores a Distância
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
Programação 2010 ESAF Junho Diretrizes para Programação ESAF  A programação será definida por Trilha de Capacitação Fazendária  Serão definidos.
RODRIGO CARLOS MARQUES PEREIRA Universidade Federal Fluminense
Laboratório de Ensino a Distância
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
Papel do Tutor em EAD.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
“USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO INTERDISCIPLINAR DO CICLO BÁSICO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE”
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
A tecnologia DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) a favor da agilidade na CONCLUSÃO das Atividades Complementares em cursos a distância Ana Cristina Gobbo.
CONTEÚDO, TECNOLOGIA E METODOLOGIA  TRILOGIA INSEPARÁVEL TPACK (do inglês, Technological Pedagogical and Content Knowledge) TECNOLOGIA PLATAFORMA E SUPORTE.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso On-line:Dinâmica de Grupo Neuton Gomes Silva.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
Metodologia de Projetos para Disseminadores de Educação Fiscal
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GT CAPACITAÇÃO Florianópolis/SC, 10 e 11 de setembro de ª REUNIÃO DA COGEF.
Soluções para universidades corporativas
O que o aluno precisa saber para estudar na modalidade EaD:  Ele é o principal responsável pelo seu aprendizado.  As disciplinas são ofertadas em um.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso online Análise de Sites Educativos Desenvolvedora:
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
Programa de Capacitação à Distância COSEMS/MG José Maurício Lima Rezende Secretário de Monte Santo de Minas e Presidente do COSEMS/MG.
vídeo
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
1 O Formação pela Escola é uma proposta do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (SEED),
/ III. Resultados da avaliação junto aos SEBRAE/UF.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, primavera de 2012.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
CURSO A DISTÂNCIA DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL - 2º SEMESTRE/2006 RESULTADO FINAL DO CURSO A DISTÂNCIA DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL 2º.
Transcrição da apresentação:

Formação para Gestores de Programas de Modernização DEZ/2015 BRASÍLIA

Capacitar equipes para gerenciar programas custeados por linhas de financiamento externo (BID), para modernização das administrações fazendárias. OBJETIVO GERAL

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Promover o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades técnicas e gerenciais relacionados à gestão de projetos. Aprimorar as atividades de planejamento, composição de equipes, acompanhamento da execução, monitoramento de desempenho e avaliação de resultados. Propiciar o compartilhamento de experiências entre servidores dos diversos órgãos fazendários estaduais e municipais que já tenham conduzido programas dessa natureza. Promover o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades técnicas e gerenciais relacionados à gestão de projetos. Aprimorar as atividades de planejamento, composição de equipes, acompanhamento da execução, monitoramento de desempenho e avaliação de resultados. Propiciar o compartilhamento de experiências entre servidores dos diversos órgãos fazendários estaduais e municipais que já tenham conduzido programas dessa natureza.

PROPOSTAS DE CAPACITAÇÃO Modalidade SEMIPRESENCIAL Modalidade a DISTÂNCIA

CARACTERÍSTICAS COMUNS ÀS 2 PROPOSTAS Não há pré-requisitos para participação Poderão ser designados servidores diferentes para cada módulo, considerando-se sua responsabilidade específica dentro das UCPs ou UCMs Ao final de cada módulo será fornecido certificado de participação Conteúdo gerencial será disponibilizado em ambiente virtual por meio de Programa de Desenvolvimento de Gestores (plataforma MINDQUEST)gerencialDesenvolvimento de GestoresMINDQUEST)

MODALIDADE SEMIPRESENCIAL Conteúdo finalístico: 3 módulos 2 presenciais (40 horas-aula cada um) 1 a distância (40 horas-aula) em plataforma Moodle Conteúdo gerencial: 1 módulo em ambiente de aprendizagem virtual - MINDQUEST

MÓDULO I – 40 horas (presenciais) NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA OBTENÇÃO DE FINANCIAMENTOS DE ORGANISMOS INTERNACIONAIS MÓDULO II – 40 horas (EaD) GERENCIAMENTO DE PROJETOS MÓDULO III – 40 horas (presenciais) GESTÃO DE CONTRATOS E COMPRAS COM RECURSOS EXTERNOS GESTÃO FINANCEIRA DE PROGRAMAS DE MODERNIZAÇÃO

MODALIDADE À DISTÂNCIA Conteúdo finalístico: 3 módulos com 40 h/ cada 2 encontros presenciais com 16 h cada: Na abertura No encerramento Conteúdo gerencial: 1 Módulo em ambiente de aprendizagem virtual - MINDQUEST

ABERTURA DO CURSO (PRESENCIAL) 16 horas-aula APRESENTAÇÃO DO CURSO INTEGRAÇÃO ENTRE OS PARTICIPANTES PALESTRAS GERENCIAIS MÓDULO I - 40 horas-aula AS NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA OBTENÇÃO DE FINANCIAMENTOS JUNTO A ORGANISMOS INTERNACIONAIS: PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS MÓDULO II - 40 horas-aula GERENCIAMENTO DE PROJETOS MÓDULO III - 40 horas-aula GESTÃO DE CONTRATOS E COMPRAS COM RECURSOS EXTERNOS GESTÃO FINANCEIRA DE PROGRAMAS DE MODERNIZAÇÃO ENCERRAMENTO DO CURSO (PRESENCIAL) 16 horas-aula ALINHAMENTO DOS ENTENDIMENTOS SOBRE ASSUNTOS ABORDADOS DURANTE O CURSO SIMULAÇÃO DE PROJETOS DE MODERNIZAÇÃO COM FINANCIAMENTO EXTERNO ABERTURA DO CURSO (PRESENCIAL) 16 horas-aula APRESENTAÇÃO DO CURSO INTEGRAÇÃO ENTRE OS PARTICIPANTES PALESTRAS GERENCIAIS MÓDULO I - 40 horas-aula AS NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA OBTENÇÃO DE FINANCIAMENTOS JUNTO A ORGANISMOS INTERNACIONAIS: PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS MÓDULO II - 40 horas-aula GERENCIAMENTO DE PROJETOS MÓDULO III - 40 horas-aula GESTÃO DE CONTRATOS E COMPRAS COM RECURSOS EXTERNOS GESTÃO FINANCEIRA DE PROGRAMAS DE MODERNIZAÇÃO ENCERRAMENTO DO CURSO (PRESENCIAL) 16 horas-aula ALINHAMENTO DOS ENTENDIMENTOS SOBRE ASSUNTOS ABORDADOS DURANTE O CURSO SIMULAÇÃO DE PROJETOS DE MODERNIZAÇÃO COM FINANCIAMENTO EXTERNO ESTRUTURA À DISTÂNCIA

PLATAFORMA Conteúdo gerencial customizado disponibilizado em solução educacional em Ambiente Online de Aprendizagem, com a metodologia Aprenda, Pratique, Atualize e Colabore, de forma integrada.AprendaPratiqueAtualizeColabore

METODOLOGIA EDUCACIONAL

Produção de Conhecimento com o Cliente

MODALIDADE PRESENCIAL VANTAGENSDESVANTAGENS  Dúvidas e assuntos que irão enriquecer o entendimento do conteúdo poderão ser esclarecidos no momento da aula;  Oferece contato entre aluno/professor, possibilitando a troca de conhecimentos e experiências;  Poderá ser apresentado o site do BID com todas as suas peculiaridades, sanando dúvidas existentes no ato da apresentação;  Possibilidade de simulação de projetos como atividade em grupo ou individual.  Custos de deslocamento dos participantes.

MODALIDADE À DISTÂNCIA VANTAGENSDESVANTAGENS  Flexibilidade de horário, permitindo ao aluno montar horário de estudo de acordo com a sua disponibilidade;  Possibilidade de acessar o material de estudo em qualquer local que tenha acesso a internet;  Possibilitar a integração dos alunos por meio dos fóruns de discussão, permitindo o compartilhamento de conhecimentos;  Melhor custo benefício se o curso for replicado futuramente para um maior número de participantes.  Exige mais organização e comprometimento dos participantes;  Os alunos terão acesso ao site, porém quaisquer dúvidas que surgirem no ato da navegação deverão ser sanadas por meio do fórum virtual ou por ao tutor;  O custo inicial é mais alto do que na modalidade presencial, porém poderá ser diluído se considerado um número maior de participantes;  Maior tempo para produção e disponibilização aos participantes em relação ao curso presencial.

CUSTOS PREVISTOS MODALIDADE SEMIPRESENCIAL 3 TURMAS, 35 PARTICIPANTES POR TURMA Deslocamento dos participantes (passagens e diárias) – 2 módulos presenciais em Brasília para cada turma Ônus de cada estado Elaboração e impressão de material didáticoR$ ,00 Material de consumo (copos, pastas, blocos, canetas) R$ 2.000,00 InstrutoriaR$ ,00 Contratação do programa MINDQUEST (gerencial) R$ ,00 Acesso à plataforma Moodle para módulo IIR$5.700,00 TOTALR$ ,00

CUSTOS PREVISTOS MODALIDADE À DISTÂNCIA 2 TURMAS – 53 PARTICPANTES POR TURMA Deslocamento dos participantes (passagens e diárias) – 2 encontros presenciais em Brasília Ônus de cada estado Instrutoria nos encontros presenciaisR$ 6.400,00 Material de consumo (copos, pastas, blocos, canetas e outros) R$ 1.000,00 Elaboração do material didático e desenvolvimento do conteúdo em EaD R$ ,00 Contratação do programa MINDQUEST (gerencial) R$ ,00 TutoriaR$ ,00 Acesso à plataforma MoodleR$5.700,00 TOTALR$ ,00

Carlos Henrique A. Moreira Diretor Geral Adjunto da ESAF Amanda Zaban Viana Diretoria de Educação – DIRED/ESAF