Jardson brito| redação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PRINCÍPIO DA ISONOMIA INTRODUÇÃO:
Advertisements

Direito Constitucional I – Direitos Fundamentais
Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina
Prática de Ensino: Educação Básica
RELAÇÕES COLETIVAS DE TRABALHO
Angela Mª de Lima Nascimento Diretora de Programas
CURSO CIDADANIA E DIREITO À EDUCAÇÃO
Programa Nacional de Apoio à Administração Fiscal dos Municípios Brasileiros - PNAFM Aplicação das Normas e Procedimentos do BID 07/11/2006.
PODER CONSTITUINTE O poder constituinte é a manifestação soberana da suprema vontade política de um povo, social e juridicamente organizado. É o poder.
Curso de Correspondência Oficial
DIREITOS E DEVERES DOS CIDADÃOS
O I L U M N S Professora: Marta.
POLÊMICAS RACIAIS E LEGAIS SOBRE O SISTEMA DE COTAS NAS UNIVERSIDADES
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
EDUCAÇÃO PARA AS RELACÕES ÉTNICO-RACIAIS:
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
PROF. JORGE LUÍS DOS SANTOS
PARECER Nº 003/ CP Políticas de Reparações, de Reconhecimento e Valorização, de ações Afirmativas necessita: Políticas de reparação voltadas para.
Política de Cotas Raciais nas Universidades Públicas Brasileiras.
Solidarismo: da doutrina ao discurso de campanha
DIREITO CONSTITUCIONAL
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
TEXTOS EXPOSITIVOS textos científicos.
A Secretaria Estadual do Trabalho, foi criada pela lei em 11 de novembro de 2003, com o objetivo de implantar Políticas Públicas de qualificação.
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Orientações para a dissertação
Lei de bases da actividade física e desportiva
Marcelo P. Pardini e Arthur Pereira
O Desenvolvimento e Os Direitos Humanos
Dissertação.
“Se você não está pronto para morrer por alguma coisa, você não está pronto para viver.” Martin Luther King Jr.
Cotas para universidades federais: solução ou problema?
A Constituição da República Federativa do Brasil
Escola Estadual Leontino Alves de Oliveira Nome: Nágila, Priscila e Victor Série: 2° ano “A” Professora: Daniela Carvalho Brioschi Disciplina: Inglês.
Professora Aline Duarte
GÊNEROS TEXTUAIS: MANIFESTO, ARTIGO DE OPINIÃO E NOTÍCIA
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Que sociologia política é essa?
Cartilha: DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Relações Étnico-Raciais e Afro-Descendência
Brasília/DF junho de 2009 Construção da Política Nacional Política Nacional Brasília/DF 2009.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
Liderança Martin Luther King JR..
Revisão final enem 2013 historiativanet.wordpress.com.
Cidadania; direitos sociais, civis e políticos.
“ O Reino de Deus Chegou” – Catequese 10
Movimentos sociais.
COTAS NA UEFS As cotas na UEFS tiveram as aprovações em outubro de 2004 depois de muitas lutas do Movimento Negro de Feira de Santana.
Discriminação Racial (cotas)
II SEMINÁRIO “A JUSTIÇA E A PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL” SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA - STJ DIA Mesa Redonda: HORIZONTE JURÍDICO E PRÁTICAS.
Instituições de Direito Público e Privado
AÇÕES AFIRMATIVAS CONCEITO: são medidas especiais e temporárias, tomadas ou determinadas pelo estado, espontânea ou compulsoriamente, com o objetivo de.
3.ª Conferência do FORGES – Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Arabela Campos Oliven Universidade Federal do.
LIÇÃO 8 - O RELACIONAMENTO COM PESSOAS DE UMA FÉ DIFERENTE
OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.
Ética e Legislação Evelyn Santinon.
CURSO DE DIREITO Direito das Minorias Profª.Adirleide Greice Carmo de Souza Questões sociais e Estudo Jurídico das Minorias na CRFB/1988 PLANO DE ENSINO.
Gênero textual Notícia
A introdução planejada do texto dissertativo-argumentativo
MANIFESTO é uma declaração pública e solene que gira em torno de um posicionamento, uma concepção ou uma decisão a respeito de um assunto de cunho social,
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa
VII Reunião Técnica do Fórum de Procuradores-Chefes junto às Instituições Federais de Ensino Superior Manaus – Maio de 2011.
Investimento em Banda Larga para o Aumento da Inovação, Produtividade e Competitividade Nacional Posicionamento.
Colégio Equipe de Carangola Ética e Cidadania Prof.: Patrick O. de Souza.
Introdução ao Estudo do Direito. Objetivo conceitual do curso de Introdução ao Estudo do direito: Compreender o Direito como uma (a) técnica de controle.
Aula 4: Organização legal da educação brasileira.
Pierre Bourdieu - O poder simbólico
EMRC, uma disciplina... A EMRC E O ESTADO PORTUGUÊS EMRC E O ESTADO PORTUGUÊS.
Transcrição da apresentação:

Jardson brito| redação Manifesto Jardson brito| redação

O que é um Manifesto? Trata-se de uma declaração pública através da qual se assume uma posição sobre um assunto de interesse geral. Pode ser escrito por uma única pessoa ou por um grupo, por um partido político, por um movimento social, por uma categoria profissional. O manifesto é uma forma de ser atuante na sociedade, interferindo em seus rumos pela participação.

Qual é a tipologia de base do Manifesto? O Manifesto é claramente de natureza argumentativa. Sua sustentação tipológica é a dissertação.

Que linguagem se usa no Manifesto? O Manifesto deve privilegiar a linguagem formal, valendo-se da modalidade escrita padrão para, em interlocução direta com o público a que se destina, fazer-se claro e bem compreendido.

Como encaminhar as ideias no Manifesto? Você pode organizar as ideias do Manifesto do seguinte modo: l) Título: deve conter de forma clara e direta o objetivo do Manifesto. 2) Corpo: deve conter o detalhamento do propósito do Manifesto e as justificativas. 3) Local e data; assinatura(s) ou identificação da entidade que se manifesta.

Exemplo O princípio da igualdade política e jurídica dos cidadãos é um fundamento essencial da República e um dos alicerces sobre o qual repousa a Constituição brasileira. Este princípio encontra-se ameaçado de extinção por diversos dispositivos dos projetos de lei de Cotas (PL 73/1999) e do Estatuto da Igualdade Racial (PL 3.198/2000) que logo serão submetidos a uma decisão final no Congresso Nacional.

Exemplo O PL de Cotas torna compulsória a reserva de vagas para negros e indígenas nas instituições federais de ensino superior. O chamado Estatuto da Igualdade Racial implanta uma classificação racial oficial dos cidadãos brasileiros, estabelece cotas raciais no serviço público e cria privilégios nas relações comerciais com o poder público para empresas privadas que utilizem cotas raciais na contratação de funcionários.

Exemplo Se forem aprovados, a nação brasileira passará a definir os direitos das pessoas com base na tonalidade da sua pele, pela "raça". A história já condenou dolorosamente estas tentativas. (...)

Exemplo Qual Brasil queremos? Almejamos um Brasil no qual ninguém seja discriminado, de forma positiva ou negativa, pela sua cor, seu sexo, sua vida íntima e sua religião; onde todos tenham acesso a todos os serviços públicos; que se valorize a diversidade como um processo vivaz e integrante do caminho de toda a humanidade para um futuro onde a palavra felicidade não seja um sonho. Enfim, que todos sejam valorizados pelo que são e pelo que conseguem fazer.

Exemplo Nosso sonho é o de Martin Luther King, que lutou para viver numa nação onde as pessoas não seriam avaliadas pela cor de sua pele, mas pela força de seu caráter. Rio de Janeiro, 30 de maio de 2006.