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Transcrição da apresentação:

A Ç Õ E S: C O B R A N Ç A e S A N E A M E N T O

Introdução CDHU - Maior agente promotor de moradia popular do país Fundada em Conhecida como CECAP, CODESPAULO e CDH e desde 1989, CDHU.

Atuação Investimento: perto de 1,5 bilhão de reais por ano; Mais de ½ (meio) milhão de atendimentos habitacionais; Cerca de 2 milhões de pessoas com acesso à casa própria; Milhares de empregos, gerados direta e indiretamente; Desde 1989 a Companhia tem promovido também importantes ações de desenvolvimento urbano.

Crescimento da Carteira * Agosto/ a 2015 CRESCIMENTO DE 157%

Inadimplência (%) 2001 a 2015 Julho de 2015 ESTABILIDADE 15,76% 31,16% Maio/2011 Agosto/2012

Crescimento da Arrecadação 2001 a 2015 * Até agosto * Arrecadação total da carteira Arrecadação de prestações (Média/ano em R$ milhões) 2010 a 2015 CRESCIMENTO DE 79% IPC FIPE : 35%

Carteira Imobiliária Jul/2015 REGIONAL Contratos% São Paulo - Capital ,27% RMSP ,58% Ribeirão Preto ,19% Campinas ,84% São José do Rio Preto ,44% Araraquara ,67% Bauru ,34% Sorocaba ,20% Presidente Prudente ,85% Marília ,36% Araçatuba ,67% Taubaté ,39% Baixada Santista ,13% Carta de Crédito Interior ,63% Carta de Crédito Grande SP ,43% Contratos Espec.(Concessão de Uso) TOTAL ,00%

Ranking de Inadimplência Jun/2011 – Ago/2012 – Jul/2015 REGIONAL jun/11ago/12jul/15Performance Bauru18,87%11,13%9,11% -9,76 p.p. Marília27,76%9,15%12,64% -15,12 p.p. São José do Rio Preto24,57%11,30%14,61% -9,96 p.p. Presidente Prudente28,26%11,43%15,93% -12,33 p.p. Araçatuba27,17%9,91%16,21% -10,96 p.p. Capital31,25%18,08%17,97% -13,28 p.p. Ribeirão Preto33,82%17,81%18,44% -15,38 p.p. Sorocaba34,49%19,90%19,09% -15,40 p.p. Grande São Paulo34,74%18,28%19,76% -14,98 p.p. Araraquara32,07%17,16%19,80% -12,27 p.p. Campinas30,90%15,96%22,03% -8,87 p.p. Taubaté37,04%17,74%22,17% -14,87 p.p. Baixada Santista29,99%17,37%22,45% -7,54 p.p. Carta de Crédito Grande São Paulo27,07%15,26%26,29% -0,78 p.p. Carta de Crédito Interior33,16%17,29%24,78% -8,38 p.p. INADIMPLÊNCIA GERAL30,59%15,7617,89% -12,70 p.p.

Cobranças por correspondência – 2010/15 “C O B R A N Ç A E C O N T E N Ç Ã O” AÇÕES *TOTAL Carta colorida (Código de Acesso) Plantões/Conciliação Contratos Encerrados com Débito Execuções/Notificações Alienação Fiduciária Simulação de Acordo SCPC Cartas SCPC Negativados Cartas de Cobrança (Prodesp) Carta Boleto Carta Pré Boleto TOTAL MÉDIA ANO * Até setembro/15 Correspondências com Código de Acesso (acordo pela internet) Convocações para Eventos de Plantões / Conciliações Convocações para Contratos Encerrados com Débito Execuções e Notificações Cobranças de Contratos de Alienação Fiduciária Simulação de Acordo (com entrada) Carta de Aviso do SCPC Negativações no SCPC ( mutuários estão negativados / SET/15) Cartas de Cobrança (Rotina Automática - Prodesp) Cartas com Boleto *TOTAL Cerca de413 mil517 mil593 mil677 mil536 mil280 mil3 milhões

Plantões de 2010 a 2015 AnoPlantões Atendimento a Municípios Convocatórias Enviadas Atendimentos% ,28% ,74% ,35% ,00% ,67% 2015* ,07% Total ,33% * Até setembro

Comparativo – Inadimplentes Jun/2011 – Ago/2012 – Jul/2015

Comparativo - Adimplentes

ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA Carteira: – – (set/15) Inadimplência (agosto/2012): 17,04% Inadimplência (setembro/2015): 15,50% Eventos de leilões realizados: imóveis leiloados: 116 (43,93%) arrematados 148 (56,07%) não arrematados Valor arrecadado com arrematações: R$ 4.2 milhões

Conquistas & Obstáculos superados Aproximação da CDHU nos conjuntos habitacionais; Flexibilização das negociações; (acordos sem exigência de entrada) Implantação de CÉLULAS DE COBRANÇA diferenciadas ( “AF”, Contratos encerrados com débito, SCPC, Notificações, Plantões, Conciliação) Implantação de audiências de conciliação mensais em todo o Estado nos CEJUSC – Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania) Efetivação da cobrança dos Contratos de Alienação Fiduciária (leilões) Aproximação com Prefeituras e Encontros Técnico com agentes municipais de habitação (discussão técnica)

Conquistas & Obstáculos superados Sala Espelhada para identificar necessidades de mutuários / síndicos; Eventos em parceria com Prefeituras, SEBRAE-SP, Sabesp, CPFL, Banco do Povo, OAB, Defensoria Pública; Projeto: Unidade Móvel com atuação em todo o Estado; Teste de Cobrança via Mensagens de texto (SMS) e Call Center; Intensificação do cumprimento de mandados de reintegração de posse; Abertura de Convênios de Parceria com Prefeituras; Criação de Câmara de Conciliação e formação de conciliadores; Piloto para diagnosticar e tratar contratos de “Difícil Liquidação”

Unidade Móvel Piloto em todas as regionais – Janeiro a Junho de eventos realizados mutuários convocados (40%) mutuários atendidos R$ 5,2 MM de valores repactuados acordos realizados 97% de aprovação 18mil km percorridos

Investimento nas Ações x Resultados * 2015 projetado

Campanha de Regularização 2015 CAMPANHA DE REGULARIZAÇÃO OUTUBRO a DEZEMBRO de 2015

156 mil mutuários Ação concentrada de regularização financeira, em todo o Estado. Quantitativos por faixa de atraso : contenção: até 3 atrasos : cobrança: 4 a 36 atrasos 4.000: cobrança: +36 atrasos : total Valor de atrasos R$ 24 milhões R$ 112 milhões R$ 70 milhões R$ 206 milhões Campanha de Regularização 2015

SERVIÇOS NA CAMPANHA.  2ª via de prestações agrupadas;  Acordos com condições especiais Auto-Serviço (Código de Acesso - Internet) ;  Reacordos com entrada de 10%;  Audiências de conciliação para inadimplentes contumazes (+12 atrasos);  Ação nos Contratos Encerrados com Débitos;  Cobrança e execução de acordos Judiciais inadimplidos;  Intensificação nas intimações e providências inerentes aos leilões e etc. Campanha de Regularização 2015

ETAPAS DA “CAMPANHA DE REGULARIZAÇÃO” OUTUBRONOVEMBRODEZEMBRO 1 REGULARIZAÇÃO 2 SEMANA DE REGULARIZAÇÃO 27/nov a 5/dez 3 REAVALIAÇÃO E NOVA AÇÃO 156 mil mutuários 50 mil mutuários

Outras Questões: 1 – Carnê anual 2 – Créditos insolúveis