Workshop Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados – 9 a 10 de Outubro de 2007 Centrejufe – Brasília – Brasil 1 A norma brasileira para um Open.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Proposta de uma Biblioteca Digital para Trabalhos Monográficos do Departamento de Computação da Universidade Federal de Ouro Preto Gustavo Henrique Braz.
Advertisements

GESTÃO ARQUIVÍSTICA DE DOCUMENTOS ELETRÔNICOS
Política Nacional de Acesso Livre à Informação Científica São Paulo, SP Março / 2006 Café Intercom/FNAC: Acesso Livre à Informação.
Open Archives Initiative Algumas definições ( Trata-se de uma iniciativa para desenvolver e promover padrões de interoperabilidade.
Redes de computadores I
Administração e segurança de redes
“Um Software de Qualidade deve encantar o consumidor, e não apenas funcionar direito e não ter erros.”
Prof. Dr. Josemar Henrique de Melo Aula 1
Instituto Nacional de Tecnologia da Informação Excelência e eficiência construindo o futuro.
A formação da RBJA e a construção do banco de informações:
CK 119: Engenharia de Software DC/CC/UFC © Rossana Andrade, Setembro CK119: Engenharia de Software Rossana Andrade Ph.D, SITE, University of Ottawa,
Gerenciamento de Configuração
Gestão e preservação de documentos digitais: a experiência da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos Fórum de Gestão e Preservação de Documentos Digitais.
Fórum Arquivos Médicos: Gestão e Pesquisa Científica
E-ARQ Requisitos para gestão arquivística de documentos digitais no Brasil Conarq - Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos Arquivo Nacional Fórum UNICAMP,
21-jun-2007Fórum de Documentos Digitais: Gestão x Legislação1 Novos caminhos para a preservação de documentos digitais: repositórios digitais confiáveis.
UNICAMP – Arquivo Central Conhecimento & tecnologia da informação
O IBICT e a Open Archives Initiative
O IBICT e a Open Archives Initiative. Motivação Incremento de conteúdos brasileiros na Internet Promover o acesso livre à Informação em C&T Produtos e.
Qualidade de software CMM Capability Maturity Model
InterPARES INTERNATIONAL RESEARCH ON PERMANENT AUTHENTIC RECORDS IN ELECTRONIC SYSTEMS PESQUISA INTERNACIONAL SOBRE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS AUTÊNTICOS.
Certificação de Sistemas de Registro Eletrônico Perspectiva da Assespro Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet.
Metodologia Versão 2 FSRS.
Atuação do IBICT e os Open Archives
Uma ferramenta para gestão do conhecimento nuclear
DSPACE x FEDORA Rodrigo Guerra Rio de Janeiro
Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis 2013
PORTAL.PERIODICOS CAPES Iniciado no ano 2000 o Portal oferece acesso ao texto completo de revistas científicas e tecnológicas, acesso a bases de dados.
Claudia Regina Bomfá Elis Regina Mocellin Dorzeli Salete Trzeciak
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Curso: Biblioteconomia
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia Acesso aberto e representação da informação em acervos especiais.
Auditoria da Qualidade
Universidade do Minho Mestrado em Informática Universidade do Minho Miguel Ferreira Preservação.
Catalogação Legível por Máquina (MARC)
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares.
Katia P. Thomaz (UFMG/ECI)
Marcelo Lúcio da Silva Brasília, 26 de outubro de 2010
Prof. Alexandre Vasconcelos
Prof. Diogo Nunes de Oliveira
Repositórios digitais para documentos arquivísticos
Especialização em Gestão de Pessoas
Projeto de Repositório Confiável de Documentos Arquivísticos Digitais do Sistema de Arquivos da Universidade Estadual de Campinas SIARQ/UNICAMP Andressa.
O que é a BDTD? Integração de iniciativas de Teses e Dissertações Controle da Produção Científica Brasileira Produtos e Serviços de Informação Biblioteca.
Especificação de Requisitos de Software
E LABORAÇÃO DE TERMOS DE REFERÊNCIAS EM UNIDADES DE INFORMAÇÃO : PARÂMETROS E CRITÉRIOS José Antonio Machado do Nascimento.
Engenharia de Software
Antonio Nascimento Roteiro Introdução Objetivos Áreas de Conhecimento Certificações Conclusões Referências.
AVALIAÇÃO DE PROCESSOS DE SOFTWARE
1 4 – Nova Norma ISO 9000 Versão 2000 Em uma economia cada vez mais globalizada, caracterizada pela acirrada competitividade e por um ambiente altamente.
O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
Clara Boavida | UMinho A rede de acesso aberto dos países do Mediterrâneo 22 Outubro 2012 | Workshop Nacional.
Foi fundada em 1898 É reconhecida como líder no desenvolvimento e publicação de normas técnicas internacionais Desenvolve, publica e distribui normas.
ISO/IEC Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira
Versão 1 - julho/2013 Tecgraf PUC-Rio Novembro de 2013 Introdução ao OpenBus.
Conteúdo programático
Lenylda Albuquerque ISO Processos de Ciclo de Vida de Software Universidade Federal de Pernambuco.
ISO 9001:2015 A norma ISO 9001, utilizada para implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade, está sendo revisada pela ISO (International Organization.
Autoria OBJETIVOS Registrar e preservar a memória institucional das Unidades, reunindo diferentes tipos de documentos em local apropriado e ao mesmo tempo,
Aula: Arquiteturas de redes: modelo de referência OSI 04/12/2010.
Ricardo de Andrade Kratz
Curso Sobre Html. Objetivos: Definir as funcionalidades da Internet Compreender os Conceitos Básicos da Web descrevendo como disponibilizar documentos.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
Preservação digital em repositórios confiáveis Miguel Ángel Márdero Arellano MCT/Ibict
Eliana Kátia Pupim Doutoranda em CI pela UNESP Marília.
Arena Científica: relato da implementação utilizando o DICI Simone R. Weitzel Professora do DEPB/CCH/UNIRIO Doutoranda da ECA/USP.
Orientações do Sistema Administrativo de Tecnologia da Informação e Comunicação Nei Luiz da Silva Junior Gerente de Normas e Padrões de Tecnologia da Informação.
GESTÃO DE DOCUMENTOS LEGISLAÇÃO SUELY FERREIRA DA SILVA.
O USO DE PADRÕES DE INTERCÂMBIO E DE ARQUIVOS ABERTOS PARA A DISPONIBILIDADE DE RECURSOS MUSICAIS BALLESTÉ, Adriana Olinto Laboratório Nacional de Computação.
Arquivos abertos e a democratização da informação científica Florianópolis, SC Maio, 2006 Simpósio Comunicação Científica: desafios da inclusão digital.
Transcrição da apresentação:

Workshop Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados – 9 a 10 de Outubro de 2007 Centrejufe – Brasília – Brasil 1 A norma brasileira para um Open Archival Information System (OAIS) Profa. Dra. Katia P. Thomaz Tech-in/UFMG

Agenda  Antecedentes  Visão geral do modelo de referência  Algumas aplicações  Acompanhamento das atividades Workshop Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados – 9 a 10 de Outubro de 2007 Centrejufe – Brasília – Brasil 2

Workshop Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados – 9 a 10 de Outubro de 2007 Centrejufe – Brasília – Brasil 3 Antecedentes  National Space Science Data Center - NSSDC  Primeiro arquivo digital da National Aeronautics and Space Administration - NASA  Passou por diversas mudanças tecnológicas desde 1966  Consultative Committee for Space Data Systems - CCSDS  Grupo internacional de agências espaciais  Desenvolveu diversos padrões independentes para a área científica  Tornou-se, por volta de 1990, um corpo de trabalho do ISO TC 20 Aircraft and Space Vehicles/ SC 13 Space Data and Information Transfer Systems  A International Organization of Standardization - ISO sugeriu que o SC 13 desenvolvesse padrões para arquivos

Workshop Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados – 9 a 10 de Outubro de 2007 Centrejufe – Brasília – Brasil 4 Antecedentes (cont.)  A NASA estabeleceu parceria com o Federal Geographic Data Committee - FGDC e a National Archives and Records Administration - NARA em outubro de 1995  A partir daí,  foram incorporados representantes de instituições arquivísticas e usuários em um processo “aberto”, importante para estimular o diálogo entre as partes  foram conduzidas oficinas nos EUA, no Reino Unido e na França  os resultados foram publicadas na Rede Mundial de Computadores - RMC  foram recebidos comentários e críticas via correio eletrônico

Workshop Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados – 9 a 10 de Outubro de 2007 Centrejufe – Brasília – Brasil 5 Antecedentes (cont.)  Primeira versão do CCSDS RED BOOK em maio de 1999  Segunda versão do CCSDS RED BOOK em julho de 2001  Aprovado para publicação final como padrão CCSDS Reference Model for an Open Archival Information System (OAIS) - BLUE BOOK em janeiro de 2002  Aprovado para publicação como padrão ISO Space data and information transfer systems - Open archival information system - Reference model em fevereiro de 2003  Aprovado para publicação como padrão NBR Sistemas espaciais de dados e informações - Modelo de referência para um sistema aberto de arquivamento de informação (SAAI) em abril de 2007

Workshop Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados – 9 a 10 de Outubro de 2007 Centrejufe – Brasília – Brasil 6 Sistema aberto para arquivamento de informação (SAAI)  Aberto  Recomendações e padrões desenvolvidos em fóruns abertos  Informação  Qualquer tipo de conhecimento que possa ser intercambiado, representado sob a forma de dados (físicos ou digitais)  Sistema de Arquivamento de Informação  Hardware, software e pessoas encarregados de receber, preservar e disseminar informação

Workshop Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados – 9 a 10 de Outubro de 2007 Centrejufe – Brasília – Brasil 7 O ambiente SAAI

Workshop Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados – 9 a 10 de Outubro de 2007 Centrejufe – Brasília – Brasil 8 Responsabilidades de um SAAI  Negociar e receber informação dos produtores de informação  Estabelecer controle suficiente para assegurar a preservação por longo prazo  Identificar a(s) comunidade(s)-alvo da informação preservada  Garantir que a informação preservada seja “independentemente compreensível” pela(s) comunidade(s)-alvo  Seguir políticas e procedimentos documentados que garantam que a informação seja preservada contra todas as contingências cabíveis  Tornar a informação preservada disponível para a(s) comunidade(s)-alvo

Workshop Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados – 9 a 10 de Outubro de 2007 Centrejufe – Brasília – Brasil 9 Objeto de informação

Workshop Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados – 9 a 10 de Outubro de 2007 Centrejufe – Brasília – Brasil 10 Informação de representação p.ex. ASCII PDF

Workshop Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados – 9 a 10 de Outubro de 2007 Centrejufe – Brasília – Brasil 11 Exemplo de informação de representação a cadeia de bits FRUTA interpretada através do American Standard Code for Information Interchange - ASCII, resulta em palavra-chave para acesso aos documentos da minha página pessoal

Workshop Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados – 9 a 10 de Outubro de 2007 Centrejufe – Brasília – Brasil 12 Pacote de informação

Workshop Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados – 9 a 10 de Outubro de 2007 Centrejufe – Brasília – Brasil 13 Informação de descrição de preservação p.ex. ISBN de um livro conjunto único de atributos p.ex. soma de fechamento assinatura digital

Workshop Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados – 9 a 10 de Outubro de 2007 Centrejufe – Brasília – Brasil 14 Variações do pacote de informação

Workshop Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados – 9 a 10 de Outubro de 2007 Centrejufe – Brasília – Brasil 15 Informação de empacotamento e Informação descritiva p.ex. índices catálogos p.ex. sistemas de arquivamento estruturas de diretórios apontadores linguagens genéricas como XML

Workshop Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados – 9 a 10 de Outubro de 2007 Centrejufe – Brasília – Brasil 16 Entidades funcionais

Workshop Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados – 9 a 10 de Outubro de 2007 Centrejufe – Brasília – Brasil 17 Resumindo  O modelo de referência aplica-se a todos os arquivos digitais, seus produtores e consumidores  Identifica um conjunto mínimo de responsabilidades para que um arquivo seja considerado um SAAI  Estabelece termos e conceitos comuns para comparar conceitos arquivísticos e implementações, mas não apresenta uma implementação específica  Fornece modelos detalhados tanto para a função arquivística quanto para a informação associada aos arquivos

Workshop Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados – 9 a 10 de Outubro de 2007 Centrejufe – Brasília – Brasil 18 Algumas aplicações (segundo chamada do Research Libraries Group – RLG à lista de implementadores de OAIS em setembro de 2006)  Protótipo para arquivamento digital distribuído do projeto CURL Exemplars in Digital Archives - CEDARS em  Digital Repository System - DRS da Universidade de Harvard em  Depot van Nederlandse Elektronische Publicaties - DNEP da biblioteca nacional da Holanda em  Pacote de arquivamento de informação para materiais audiovisuais da biblioteca do congresso norte-americano em  Sistema arquivamento digital - D-Space do Massachusetts Institute of Technology - MIT em  Arquivo digital da Online Computer Library Center - OCLC em  Modelo para arquivamento de correspondências eletrônicas do governo do Estado do Texas - TERM em

Workshop Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados – 9 a 10 de Outubro de 2007 Centrejufe – Brasília – Brasil 19 Acompanhamento das atividades  Sítio oficial do OAIS em  O Research Libraries Group - RLG também estabeleceu uma página na Rede Mundial de Computadores para acompanhar os esforços e questões de implementação do OAIS em  Lista de discussão de implementadores em oais-  Uma iniciativa que examina a área de admissão produziu o documento Producer-Archive Interface Methodology Abstract Standard – PAIMAS em

Workshop Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados – 9 a 10 de Outubro de 2007 Centrejufe – Brasília – Brasil 20 Atividades em andamento  Desenvolvimento de normas para pacotes de submissão de informação em XML juntamente com o grupo de trabalho Information Packaging and Registries – IPR do CCSDS em  Desenvolvimento de critérios para auditoria e certificação de arquivos juntamente com o RLG em  Revisão de cinco anos do modelo de referência SAAI em  Produção de NBR baseada no documento Producer-Archive Interface Methodology Abstract Standard – PAIMAS em

Workshop Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados – 9 a 10 de Outubro de 2007 Centrejufe – Brasília – Brasil 21 Obrigada!