LUZ, CÂMERA, AÇÃO! O CINEMA VAI À ESCOLA O olhar infantil no escurinho do cinema. Turma: 3º ano Professora: Elaine Azevedo Coordenadora: Virgínia Santos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRENDIZAGEM NA REDE André Malverdes
Advertisements

O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
CEM – CENTRO EDUCACIONAL MESSINA
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
A REPRESENTAÇÃO E A QUESTÃO DO ESTILO
Thaís Soares Fabretti Bozzetto Professora de História
Elementos do Teatro O que é Teatro?.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Elisabeth Scaramussa Correia
Por quê o computador na educação?
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
índice Pesquisa. História: Literatura infantil História em quadrinhos.
AUTORA: PROFESSORA DENYSE PETTERLE MANFROI
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Tarde
Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA.
Arte e representação.
Intervenção Pedagógica: Articulação Educação Infantil E
OS TRÊS PORQUINHOS.
Emef Santo andré Disciplina: Dança Professora: Carla Kreutz de Oliveira da Silva Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental – anos finais.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACED ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA E NOVAS EDUCAÇÕES CADERNO DE PRÁTICAS Fernanda Santos, Maria Áurea S. Ribeiro, Rosângela.
A ERA DIGITAL COMO MÃO DE OBRA
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
ARTE E GEOMETRIA NUM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR
DEPOIMENTOS DOS ALUNOS APÓS APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA DE 2012
Você abriu uma gravadora de rádio com 2 colegas e estão em busca de um novo nicho de mercado. A tarefa da equipe é elaborar uma telenovela interessante.
As relações entre tecnologias e educação ALGUNS COMPONENTES PARA MIRAR.
MOSTRA CULTURAL 2011.
INVENTÁRIO CRIATIVO INTERDISCIPLINA: TEATRO E EDUCAÇÃO
Projeto: Conta que eu conto
Relatório de Proposta de Projeto
Metodologia do Ensino de Arte
Como fazer a leitura de obra de arte?
Um grande escritor: MONTEIRO LOBATO
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
OFICINA DE ARTES VISUAIS
Colégio Estadual Augusto Meyer
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
PREFEITURA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
INICIANDO A DISCUSSÃO - LINGUAGENS E DIFERENTES MANIFESTAÇÕES
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Equipe responsável pela produção
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
Passeio ecológico e visita a exposição no Gasômetro
SITUAÇÕES.
ENSINO MÉDIO INOVADOR ARTE – PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS e ARTE - CINEMA E VÍDEO O ARTIGO 26 DA LDB 9394/96 NO SEU PARÁGRAFO SEGUNDO MENCIONA QUE “O ENSINO.
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
PROFA. REANE FRANCO GOULART Letramento Digital - Publicação Video 1.
Dançando com a Caravana de Vinícius de Moraes
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
PROJETO “O CINEMA VAI À ESCOLA”
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
Zum, zum, zum... Faz o avião do Infantil II.
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
O cinema na vida de cada um
O universo do cinema mudo no teatro
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
“Um país se faz de homens e livros”
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
Os sentimentos de cada um
Terra dos Monstros Fernanda Bispo – 2º ano.
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Apresentação Objetivo Produzir o espetáculo infantil______________ do autor_______________. E promover oficinas de jogos teatrais, e breve historia da.
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
ETAPAS DA OLIMPÍADA 1ª ETAPA - ESCOLAR 2ª ETAPA - MUNICIPAL 3ª ETAPA - ESTADUAL 4ª ETAPA - REGIONAL 5ª ETAPA - NACIONAL.
Transcrição da apresentação:

LUZ, CÂMERA, AÇÃO! O CINEMA VAI À ESCOLA O olhar infantil no escurinho do cinema. Turma: 3º ano Professora: Elaine Azevedo Coordenadora: Virgínia Santos

Apresentação O cinema é um modo divino de contar a vida. Federico Fellini É importante que a escola ofereça aos alunos oportunidades de conhecer e aprender por diversos meios e o cinema é uma linguagem contemporânea que encanta o universo infantil e adulto. Por meio dessa linguagem a criança expressa seus sonhos, alegrias, medos e fantasias. O cinema emociona e como pratica educativa, facilita o diálogo entre os conteúdos apresentados na sala de aula.

Para ampliar o trabalho com o Projeto Mundo Leitor, o estudo da história do cinema foi direcionado de modo que os alunos conheçam a história da sétima arte de forma lúdica e contextualizada com a história do modernismo. Um aprendizado leve, criativo e muito envolvente. Disponível em:www.charliechaplin.com/en/films/6-modern-times. Acesso em 17 set 2015.

Objetivos: Compreender a linguagem cinematográfica; Incorporar a arte do cinema ao seu repertório cultural; Entender os elementos que compõem um filme; Conhecer os elementos que compõem o cinema mudo; Valorizar a história do cinema mudo; Criar um roteiro; Dramatizar uma cena de cinema mudo; Perceber a diferença entre a linguagem literária e a linguagem cinematográfica.

Desenvolvimento 1ª Etapa – Conhecendo o cinema mudo A partir da leitura das páginas, 28,29, 30 e 31 do livro Mundo Leitor, fazer um breve relato da história do cinema. Mostrar aos alunos a importância da sonoplastia e alguns trechos das rádios novelas que eram transmitidas no início do século XX. Dentro desse contexto, apresentar cenas do filme Tempos Modernos do Charles Chaplin. Ressaltar a multiplicidade do artista que era ator, diretor, produtor, humorista, empresário, escritor, dançarino, roteirista e músico.

Perceber os detalhes do cinema mudo e reconhecer o seu importante papel na história do cinema. Vale lembrar que o cinema nunca foi mudo, pois os roteiros eram acompanhados de sonoplastas e músicos. As gravações eram realizadas sem som porque as câmeras não o captavam. Durante a exibição dos trechos do filme, despertar o senso crítico das crianças para a exploração do trabalho e contextualizar o período histórico vivenciado no filme. O roteiro retrata a mudança na vida dos operários após a revolução industrial.

Mostra de forma cômica a transição da produção artesanal, para a produção nos padrões de hoje, ou seja, em série. Um tipo de produção que desvaloriza o trabalhador, que naquela época, não tinha seus direitos respeitados, além de sofrerem pressões psicológicas, pensando que o seu trabalho seria excluído em detrimento das máquinas. 2ª Etapa – Uma conversa sobre o cinema Em uma roda de conversa essas questões são debatidas e nesse momento é fácil ver a revolta das crianças que desconhecem o trabalho sem a proteção das leis trabalhistas.

3ª Etapa – Vamos fazer um filme 3ª Etapa – Vamos fazer um filme! Após a roda de conversa sobre o cinema mudo, sonoplastia, Chaplin e a exibição de Tempos Modernos, convidar os alunos, para que em grupos, escrevam pequenos roteiros para serem interpretados. Neste momento explique as equipes as várias etapas do trabalho. É necessário que fique explícito as funções e que um roteiro conta com os detalhes de tudo o que vai acontecer na cena. Todo roteiro é a parte escrita do que vai ser filmado. É necessário que a equipe divida as funções e pensem no figurino, no cenário, nos diálogos e na música que vai compor a cena.

4ª Etapa - Luz, câmera, ação 4ª Etapa - Luz, câmera, ação! Roteiro pronto, figurino escolhido, cenário adequado, texto ensaiado, movimentos e expressões adequados ao roteiro escrito. Tudo pronto! Depois de repassar a cena é chegada a hora de filmar! 5ª Etapa - O Cineminha Especial Apresentação sobre a história do cinema, exibição de curtas-metragens de animação e oficina de jogos óticos. Trabalho de Campo – Palácio das Artes

O Cinema na Sala de Aula

Em Busca do Ouro

Tempos Modernos

O Lutador

O Grande Ditador

Oficina de Criação

Uma ideia aqui, outra ali...

Nascem os Personagens

Brincando de Cinema Making Off

Avaliação Charlie Chaplin sabia como contar histórias, sabia emocionar e divertir o seu público. Seus personagens encantavam e encantam adultos e crianças até hoje, sua arte é atemporal. Seu andar, seu olhar, sua inocência... Seu Carlitos era simples, humano e por esse motivo é um ícone do cinema, adorado por multidões. Levar o cinema mudo para a sala de aula, contar a sua história e a sua trajetória, despertou o sentimento pela beleza e pela criatividade nas crianças, que parecidas com Carlitos, gostam de contar histórias e de fazer rir. Inspirados nos filmes, eles se produziram, criaram figurinos, ensaiaram expressões, se maquiaram e na hora da gravação improvisaram gestos e cenas hilárias. O cinema foi além da sala de aula e mostrou que sobrevive a todas tecnologias. A sétima arte aguça a imaginação e esse é o principal papel da educação. Educar pela arte, pela emoção e pelo prazer é o diferencial da nossa escola. Professora Elaine Azevedo

Bibliografia TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro; LOPES, José de Souza Miguel (Org.). A escola vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. MONTEIRO, Junior; GOMES, Áureo. Linhas da vida: espelho. Curitiba: AHOM Educação,2011. O Lutador. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=Z2zBoyWVnqs>. Acesso em: 05 ago 2015. O Grande Ditador.Disponível em: www.youtube.com/ watch?v=Z9nlarFhr-U >. Acesso em: 12 ago 2015. Tempos Modernos.Disponível em: www.youtube.com/ watch?v=CozWvOb3A6E >. Acesso em: 19 ago 2015. Em Busca do Ouro.Disponível em: www.youtube.com/ watch?v=4VRVkMvLT6M >. Acesso em: 26 ago 2015. O Artista. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=r- Lnzjrkm_o>. Acesso em: 03 set 2015.

“Eu não vou conhecer todos os lugares que desejo, nem tudo e todos que quero. Não posso viajar no tempo. Não consigo acabar com a saudade, nem conseguirei. Eu vou morrer algum dia. O cinema é só um sonho.” Cinema Paradiso