SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO Gerenciamento de Serviços de TI - Evolução, Lições Aprendidas e Resultados Práticos - Dezembro / 2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Engenharia de Software
Advertisements

ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
Gestão e Governança de TI Parte 06
Gestão e Governança de TI Parte 06
O trabalho da Qualiti concentra-se em transformar projetos de software em casos de sucesso. Especializada em processos, arquiteturas e ferramentas de apoio.
Governança de TI COBIT x ITIL
Preço IBM Service Manager for Smart Business em torno de R$6.000,00 por usuário o preco so é mantido para empresas MidMarket / por usuário Preço referência.
Instituto de Pesquisas Eldorado
Implementação de Sistemas
Control Objectives for Information and related Technology
Reunião de Início de Projeto
Reunião de Início de Projeto
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Infraestrutura de tecnologia da informação
BPM Day Serra Gaúcha 2013.
Gestão de Infraestrutura da RNP
Reunião de Abertura – Avaliação MPS.Br
Gerenciamento de Implantação
Rational Unified Process
Estratégia de Planejamento do Projeto
GTI Claudia Salles Haddad
Planejamento e Gerenciamento de Projetos
Visão Geral PRO.NET.
Sistema de Monitoramento das Gerências de Serviço do ITIL
Análise de Sistemas de Software Prof. Rodrigo Ribeiro.
Projeto: Capacitação em GP
TECNOLOGIA DE NEGOCIOS
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
ITIL – Entrega de Serviços
ELO 202- Execução de Projetos de Melhoria e Inovação de Processos
Plano de Implantação do Software
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO
ITIL(Information Technologies Infrastructure Library)
Prof. Paulo Fernando da Silva Infra TIC Capítulo 02 – ITIL.
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
Etapas do Projeto DC.IC.15 Data Revisão: 07/04/2017 Início Fim
O Processo de desenvolvimento de software
Implementação do ITIL nos Correios
Aula 5 Transição do Serviço 1º Período – Tecnologia de Redes João Paulo Siqueira Rocha
Sistema de Gestão de Segurança da Informação
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UNIFEI
Soluções inovadoras em governança de TI
Gerente: Daniel Abuchaim PROGRAMA DE EXCELÊNCIA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
Gerenciamento de incidentes
Prof. Paulo Fernando da Silva Infra TIC Capítulo 02 – ITIL.
Agenda Definições para Outsourcing Evolução do Modelo de Outsourcing.
Infra TIC Capítulo 02 – ITIL
Cobit (continuação) Prof. Fabiano Sabha.
Introdução à Validação de Processo e Controle de Alterações Formação de Auditores CPG FAT02SP Ricardo P. Moisés Instituto RACINE Data da aula: 24/07/2009.
SISTEMA DE MONITORAMENTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Infra TIC Capítulo 02 – ITIL
Prof. Paulo Fernando da Silva Infra TIC Capítulo 02 – ITIL.
PSDS com CMMI Nível 2 Dimitri de Almeida Malheiros Barbosa 27/03/2006.
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) Estudo de Caso Andrea Gaspar Paulo Henrique Olzanetti Jr.
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
Introdução – ISO Conceitos relacionados a Norma NBR ISO/IEC 12207; Procedimentos de ciclo de vida e desenvolvimento de software; Objetivos e a estrutura.
UMA VISÃO GERAL Eduardo Cláudio Nicácio FATEC São Bernardo do Campo.
Eduardo C. Nicácio ITIL v3 Foundation Certified.  As melhores práticas do ITIL abrangem cinco processos de suporte a serviços, além do papel do Service.
Análise de viabilidade de adoção do SCMP concluída Cronograma de implementação negociado Instalação validada Migração dos dados realizada Equipes de negócios.
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
PETI Planejamento Estratégico de TI
Ricardo de Andrade Kratz
Segurança da Informação Nossas ofertas. Quem somos: –Formada por consultores sênior com larga experiência e expertises focadas nas áreas de Tecnologia.
GUTS-RS TESTES EM PROJETO DE IMPLANTAÇÃO ERP.
Solução sistêmica para apoiar os processos de fiscalização da Arsesp Agosto/2015 IX Congresso Brasileiro de Regulação.
Análise de viabilidade de adoção do SCMP concluída Cronograma de implementação negociado Instalação validada Migração dos dados realizada Equipes de negócios.
Transcrição da apresentação:

SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO Gerenciamento de Serviços de TI - Evolução, Lições Aprendidas e Resultados Práticos - Dezembro / 2015 29a Reunião da COGEF

Histórico  Processo  Ferramenta Revisão / Implementação ITIL v3 Assessment ITIL (v2) IBM Recomendações Assessment COBIT Treinamento Avaliação Recomendações Assessment COBIT Treinamento Avaliação Recomendações 2004 Out/05 Mar/07 Mai/08 Nov/08 Mar/09 Mai/09 Jan/10 Jan a Jun/11 Jul/11 Atual Treinamento ITIL V2 Foundation Implementação ITIL v2 G. Incidente G. Problema G. Mudança G. Configuração G. Liberação G. Capacidade G. Nível de Serviço Treinamentos ITIL (Foundation, Practitioner e Manager) Implementação ITIL (v2) Service Desk G. Disponibilidade G. Financeiro Suporte Implementação no BMC Remedy (processos definidos em 2007/2008) Reavaliação ITIL V3 Treinamentos ITIL (Foundation, Practitioner e Manager) Treinamento COBIT Revisão / Implementação ITIL v3 Processos (detalhes a seguir) Treinamentos ITIL (Foundation, Intermediate e Expert) Tudo começou em 2004, com um treinamento ITIL Foundation v2 (Quint), que gerou o interesse pelo Gerenciamento de Serviços como solução/referência para gestão. Em 2005, a IBM fez um assessment baseado em ITIL V2 e gerou um conjunto de recomendações, que serviu de base para o 1º projeto de implementação de processos A idéia é que todo projeto de implantação de processos inicie com treinamentos para preparação dos colaboradores e termine com um assessment, deixando recomendações para o próximo ciclo de melhoria Em 2007 foi iniciado o 1º projeto (Pink) que definiu os principais processos, mas não havia ferramenta para suporte adequado aos processos. (dificuldades com o CA...) Em 2008... Assessment COBIT (Path)... Indicador p/Secretário Em 2009 foi iniciado o 2º projeto (também Pink) para definição dos processos que faltavam e implantação dos processos definidos anteriormente na ferramenta Remedy (somente Incidente, Mudança e Configuração - eram aguardados os AFRs de 2009 para conduzir os demais processos, mas houve atraso e o projeto não podia mais ser adiado). Em 2011... Assessment COBIT (Rhino)... Atualização do Indicador p/Secretário Em 2011 foi iniciado o 3º projeto (Rhino), visando atualizar os processos existentes e implantar outros que foram incorporados na nova edição ITIL V3. Pela 1ª vez estavam disponíveis todos os recursos necessários para definir os processos, a ferramenta de suporte e as pessoas para operação. Gerenciamento de Serviços é implementado em fases (ciclos de melhoria), através de projetos (com começo, meio e fim). Cada projeto avança até o limite de maturidade possível para a organização naquele momento. Com a evolução da gestão evolui também a necessidade, que demanda maior nível de gestão. E assim por diante. Consultoria para Processos Ferramenta Pessoas para operação Consultoria para Processos Ferramenta Pessoas para operação Consultoria para Processos Ferramenta Pessoas para operação  Processo  Ferramenta 29a Reunião da COGEF

Projeto Revisão/Implementação (ITIL V3) Inicial (jan/11 a abr/16) Onda 1: Planejamento e Treinamento Upgrade Ferramenta Onda 2: Catálogo e BDGC – Carga Inicial Estruturação/Publicação Catálogo de Serviço Modelagem e carga do SGC - BDGC Onda 3: G. Catálogo e G. Configuração Ger. do Catálogo de Serviço (Novo) Ger. da Configuração e Ativo de Serviço Onda 4: Aperfeiçoamento do Atendimento Função Central de Serviços Ger. de Incidente Cumprimento de Requisição (Novo) Ger. de Nível de Serviço Onda 5: Controle da entrada na produção Função Ger. Técnico (Novo) Ger. de Mudança Ger. de Liberação e Implantação Onda 6: Garantia da qualidade na entrega de serviços Planejamento e Suporte da Transição (Novo) Teste e Validação (Novo) Avaliação (Novo) Onda 7: Controle Financeiro dos Serviços de TI Ger. de Problema Ger. de Fornecedores (Novo) Ger. de Portfólio de Serviço (Novo) Ger. Financeiro Onda 8: Definição e controle dos Indicadores de Serviços de TI Medição do Serviço (Novo) Relato de Serviço (Novo) Função Ger. da Operação de TI (Novo) Onda 9: Medição Nível de Maturidade / ISO Diagnóstico ITIL V3 Diagnóstico ISO 20000 Previsão: 16 processos + 3 Funções + 1 upgrade em pouco mais de 5 anos Novos módulos de ferramenta: BMC ADDM Discovery; BMC Analytics; SRM; Módulo Financeiro 29a Reunião da COGEF

Projeto Revisão/Implementação (ITIL V3) Atual (jan/11 a abr/16 17) Onda 1: Planejamento e Treinamento Upgrade Ferramenta Onda 2: Catálogo e BDGC – Carga Inicial Estruturação/Publicação Catálogo de Serviço Modelagem e carga do SGC - BDGC Onda 3: G. Catálogo e G. Configuração Ger. do Catálogo de Serviço (Novo) Ger. da Configuração e Ativo de Serviço Onda 4: Aperfeiçoamento do Atendimento Função Central de Serviços Ger. de Incidente Cumprimento de Requisição (Novo) Ger. de Nível de Serviço Onda 5: Implantação BMC Analytics Onda 5 6: Controle da entrada na produção Função Ger. Técnico (Novo) Ger. de Mudança Ger. de Liberação e Implantação Onda 6: Garantia da qualidade na entrega de serviços Planejamento e Suporte da Transição (Novo) Teste e Validação (Novo) Avaliação (Novo) Onda 7: Controle Financeiro dos Serviços de TI Ger. de Problema Ger. de Fornecedores (Novo) Ger. de Portfólio de Serviço (Novo) Ger. Financeiro Onda 8: Definição e controle dos Indicadores de Serviços de TI Medição do Serviço (Novo) Relato de Serviço (Novo) Função Ger. da Operação de TI (Novo) Onda 9: Medição Nível de Maturidade / ISO Diagnóstico ITIL V3 Diagnóstico ISO 20000 Onda 7: Upgrade da Ferramenta -> 1 ano! Real: 6 processos + 0 Funções + 2 upgrades em pouco mais de 6 anos Novos módulos de ferramenta: BMC ADDM Discovery; BMC Analytics; SRM; Módulo Financeiro, “Módulo KM (Knowledge Management)”. Devido ao fim do suporte à atual versão da ferramenta em 2017, foi necessário priorizar o upgrade. 29a Reunião da COGEF

Estrutura da Onda / Método de Trabalho Preparação Alinhamento Conceitual Alinhamento Estratégico Planejamento Documentação do Projeto Levantamento AS-IS Problemas Expectativas Modelo Lógico Definição do processo Especificação das melhorias Construção Processo na Ferramenta Testes Treinamento Homologadores Disseminadores Homologação 2 ciclos Implantação Comunicação Operação Assistida (3 meses) Suporte à operação Solução de bugs Ciclo de melhoria Maturação (1 mês) Operação sem acompanhamento do projeto Avaliação de Maturidade Recomendações de melhorias 29a Reunião da COGEF

Dificuldades Enfrentadas Consultoria de Processo: Dificuldades em entregar processos customizados / adequados à cultura e realidade da SEFAZ/SP (atraso - onda 3); Rescisão de contrato (atraso - onda 3). Consultoria de Ferramenta: Falta de experiência da consultoria na implantação de alguns módulos; Maturidade dos processos exige mais da ferramenta – fornecedor acostumado a implantar o básico; Falhas graves na ferramenta (atraso de mais de 1 ano - onda 3). Pessoas: Reestruturação alterando papéis e responsabilidades (concurso AFR 2013) e novo contrato de Operação; Troca de gestão no decorrer do projeto: 29a Reunião da COGEF

Lições Aprendidas - Projeto Apoio Executivo (Coordenador, Diretor do Departamento e dos Centros): muitas vezes o ganho não é operacional, é estratégico, para Governança; Priorização das melhorias com base em direcionamento estratégico; Necessário ter os papéis de Gerente e Analista nomeados logo no início da onda; Definições e decisões pelo Gerente e Analista do processo – aceitação; Melhorar é mais difícil que implantar! Prazo de implantação: +- 12 meses por onda (1 a 2 processos); Relatórios/indicadores: dificuldade de definição pelos Gerentes e de implementação na ferramenta Pagamentos atrelados à entregas de valor; Pagamentos de ferramentas somente com a instalação e disponibilização para uso: garantia e apoio do fornecedor. 29a Reunião da COGEF

Lições Aprendidas - Operação Publicação de Portaria: formalização dos processos, papéis e responsabilidades e principais regras; Disponibilidade de recursos para operação: Gerente e Analista do processo Treinamento, sempre! Cursos oficiais e reciclagem; Escritório de Processos: apoio nas interfaces entre processos e melhoria contínua; Dificuldade de gestão (foco no operacional): impacto na evolução da maturidade Acompanhamento Executivo: mantém o direcionamento e a visão 29a Reunião da COGEF

Alguns Resultados Práticos Projetos iniciam com reuniões de Desenho de Serviço, permitindo: definição conjunta da solução (negócio, desenvolvimento, infraestrutura); garantia de utilização dos padrões de arquitetura e segurança; construção de forma a atender requisitos não funcionais. Infraestrutura mapeada - BDGC: componentes e relacionamentos (BMC ADDM Discovery); Auditoria de mudanças realizadas sem passar pelo processo de GMUD (BMC Drift); Evolução na Visão de Serviço (x Visão de tecnologia); Serviços mapeados (evoluindo para) Serviços configurados: ferramenta para análise de impacto; Controle das alterações no ambiente – redução de indisponibilidades; Incidente Grave – situações críticas são tratadas e comunicadas de forma diferenciada e resolvidas com maior foco e em menor tempo; Visibilidade Hierárquica de todos os chamados não atendidos no prazo; Ferramenta web para usuários da Central de Serviços de TI – mais amigável e com mais opções (BMC SRM); BI - Ferramenta para extração de relatórios (BMC Analytics). 29a Reunião da COGEF

Alexandre Palmeira Mendonça Agradecemos sua Participação! Alexandre Palmeira Mendonça Diretor diretordti@fazenda.sp.gov.br (11) 3243-3452 29a Reunião da COGEF