Região de Champagne França

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Serviço de Vinhos Profa. Viviane Salazar.
Advertisements

A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
ESTUDO DO LIVRO DOS MÉDIUNS DIFICULDADES E DECEPÇÕES ORIUNDAS DA IGNORÂNCIA DAS BASES DOUTRINÁRIAS; NÃO EXISTE RECEITA PARA A FORMAÇÃO DE MÉDIUNS, DEVIDO.
cana-de-açúcar no Mato Grosso do Sul
O mundo do trabalho Idade média.
Influência da temperatura do ar
KARL MARX Karl Heinrich Marx (Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883)
A água na Terra “Há 4,5 milhões de anos o nosso planeta estava em formação. Ele era muito quente e havia muitos vulcões em atividade. O planeta também.
3º ENCONTRO JAMANTARIA Família Tamborlin –
DICAS SOBRE VINHOS - I Quem conhece o Mantovani, sabe de sua ligação
Geografia As principais formas de regionalizar o Brasil
UMA DAS CARACTERÍSTICAS QUE DISTINGUEM O GRUPO DE
Cristina Mazon Hessmann
VINHOS DOS ESTADOS UNIDOS
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
CULINÁRIA LUSITANA Clovis Lima.
Nos trilhos do café O café surgiu na Etiópia, onde era usado
DORIEDSON E.SILVA 1º ANO LETRAS PROFª: JAQUELINE.
Tipos de Vinhos Portugueses
MAPAMUNDI DO VINHO VOLUME I
DICAS SOBRE VINHOS - I Quem conhece o Mantovani, sabe de sua ligação
CANADÁ.
A atividade agrícola e o espaço agrário
A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS HÍDRICOS
IMIGRANTES ITALIANOS PROFESSORA MARCELI DIEGO fernando TURMA 42.
EEEFM Senador Argemiro de Figueiredo
NOSSOS PRODUTOS. LINHA GRANDE RESERVA Cabernet Sauvignon Grande Reserva Vinho de guarda, elaborado com uvas Cabernet Sauvignon extremamente maduras.
LIVRO DOS ESPIRITOS CAPITULO 4
6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Cervejas Super-Premium
AMÉRICA MÓVEIS DEGUSTAÇÃO VINHOS CHILENOS MONOVARIETAIS
 Vila portuguesa pertencente ao distrito de Viana do Castelo, região Norte e sub-região do Minho-Lima, conhecida também por ser a vila mais antiga de.
Vinho Profa. Viviane Salazar.
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
A França é, sem dúvida, o país que tem a imagem mais fortemente associada ao mundo do vinho. Os vinhos franceses servem de referência ao mundo inteiro.
Tópicos Profa. Viviane Salazar
Poda da videira Universidade Federal de Viçosa
A história da cidade de São Paulo ocorre paralelamente à história do Brasil ao longo de aproximadamente 455 anos de sua existência, contra os mais de.
A ÁGUA NO PLANETA TERRA.
Propagação da videira Professor: Sergio Yoshimitsu Motoike
O Domínio dos Vinhos.
Camila Comassetto e Amanda Scherer
GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS
VEGETAÇÃO 6º ano – 2009 Prof. Maria Inês.
Com som a ingestão de vinhos pode ser, além de um prazer inigualável, uma fina arte que envolve todos os sentidos humanos. Claro que para apreciá-lo,
A Viticultura no Paraná
O VINHO ATRAVÉS DO ATLÂNTICO
Inglaterra. Big Ben Ônibus duplo vermelho Tradicional Cabine telefônica.
O Espaço Geográfico Rural
OS IDEAIS ÉTICOS ATRAVÉS DOS TEMPOS
O FRUTO. vida eterna... Se a gente for pensar num momento de Jesus, quando Ele afirmou ser a árvore da vida e que quem estivesse n’Ele teria Se a gente.
Fundamentos em Agronomia
CABERNET SAUVIGNON BORDEAUX – FRANÇA.
Historia do pais na vitivinicultura
Uruguai-Tannat.
EUA- Califórnia/Napa Valley Chardonnay. História Em 1976, em Paris, Steven Spurrier, promoveu uma degustação de vinhos franceses e californianos; Em uma.
História A relação da Espanha com o vinho é muito antiga, Vem desde a época em que os romanos dominaram a Península Ibérica. Desde ou a.C.
VINHO MADEIRA PORTUGAL Acadêmi cos: Adriano Zanovelo Henrique Tacca Rodrigo Romani UNIVERSIDADE COMUNITARIA DA REGIAO DE CHAPECÓ UNOCHAPECÓ.
2015/16 VEGETAÇÃO BRASILEIRA EMERSON MODESTO.
Sauvignon Blanc- Nova Zelândia. Vitivinicultura na Nova Zelândia As primeiras plantações de uvas viníferas são do ano de 1819; Em 1970 houve a substituição.
Itália -Toscana - Sangiovese Fernanda Vieira Renata Raldi.
Diones Mello; Gabriela Santana
Mercado e Negociação Comercial
Agora vamos mudar o nosso olhar
Biomas Prof. ª Bruna Damiani.
OBSERVATÓRIO DO VINHO Análise de Mercados de Exportação EUA – Canadá – Brasil - Angola.
A França, pátria do vinho Não é um exagero classificar a França como o melhor país vinícola do mundo. Nenhum país possui tantos vinhos de excepcional.
Curso Técnico em Vitinicultura e Enologia Disciplina: Regiões Vitivínicolas Prof°. Dr. Fábio L. Lenk Letícia Mendes Maria JosédaSilvaValente Rafaela Reis.
Selling story “ BUCELLAS ” A Nobreza, o Carácter, a Elegância. BUCELLAS D.O.C. PORTUGAL.
INICIAÇÃO AO MUNDO DOS VINHOS.
Transcrição da apresentação:

Região de Champagne França

Napoleão Bonaparte, Imperador Francês no século XIX era fã da bebida e dizia: “Não posso viver sem Champanhe. Na vitória eu o mereço, na derrota, preciso dele”.

Champagne Todo Champanhe é francês Champagne Todo Champanhe é francês! Champanhe é uma região do norte da França e todo Espumante que vier de lá, e somente de lá, pode ser chamado de Champanhe, fora daquela região é chamado de vinho Espumante. No Brasil algumas vinícolas já produzem vinhos Espumantes da mesma maneira que são feitos os Champanhes, Claro que nada se compara ao original, mas temos vinhos nacionais de alta qualidade.

Historia do país na vitivinicultura 1845 - 1940: primeiros passos para a integração comercial da Champagne 1882 Criação da "União de Champagne Vinhos Trade" (agora a União de Champagne Houses). 1927 Delimitação da área de produção oficial Champagne. 1936 The Champagne Denominação de Origem Controlada (AOC) é estabelecido por lei. 1940 Criação do Escritório Nacional de Distribuição de Vinho de Champagne 1941 - 1950: guerra e renascimento

Historia do país na vitivinicultura 1951-1960: estabelecer as bases 1961-1970: plantio e crescimento econômico 1971 - 1980: Organização de mercado e desenvolvimento global 11981 - 1990: Consolidação e Fortalecimento da atividade comercial selo 1991 - 2000: Nova unidade de qualidade 2000 - 2011: Desenvolvimento e proteção da Champagne Appellation sustentável

Região de Champagne - França

Região de Champagne - França

Região de Champagne - França O terroir Champagne tem duas grandes características distintivas: a latitude norte dupla e clima que esteja sujeita a influências oceânicas e continentais igualmente. Subsolo Predominância de calcário, que mantém as vinhas naturalmente regada todo o ano. O terreno ondulado e moderadamente íngreme em Champagne cria locais de combinação com vinhedo ideais e de boa drenagem com a melhor exposição ao sol.

Características São produzidas exclusivamente a partir de uvas cultivadas, colhidas e vinificadas Dans Le Champagne área delimitada, na França. As uvas usadas para fazer vinhos de Champagne possuem características que não são encontradas em nenhum outro lugar no mundo, devido à geografia particular, o solo e o clima da área delimitada de Champagne. Champagne são produzidos por fermentação, fermento natural na garrafa, de acordo com os critérios estritos previstos no âmbito Champagne Regulatory cobrindo todos os aspectos da vinificação.

Principais regras: Apenas três castas autorizadas: Chardonnay, Pinot Preto, Pinot Meunier Videiras podadas curtas Extração de suco estritamente limitada a 102 litros de mosto por 160 quilos de uvas  Álcool obrigatório anual mínimo por níveis de volume Um processo de vinificação natural conhecido como o "Méthode Champenoise ' Pelo menos 15 meses período de armazenagem de vinhos em garrafa antes da entrega

Perlagem Os franceses preferem a palavra "emoção" para descrever as bolhas em Champagne porque sentem que tem as conotações direito de circulação e vivacidade, objetivo, intensidade e alegria. Para um cientista, efervescência apenas se refere à formação de bolhas e não a espuma que se segue. É por tudo o que própria base do processo de tomada de Champagne: o objetivo do "método Champenoise" e o toque de magia que dá os vinhos Sua expressão por excelência.

A indústria de Champagne Como líder da indústria de vinho francês e espíritos, Champagne faz uma contribuição vital para a economia nacional. Champagne é um grande jogador económico no mercado de exportação para os vinhos e bebidas espirituosas francesas. A denominação Champagne Representa 0,4% da área plantada de vinha mundo e 4% da área total de vinha da França. A indústria Diretamente empregados 30.000 pessoas, 15.000 das qui pessoal assalariado, mais Cerca de 120.000 trabalhadores sazonais na época da colheita. Champagne exporta vinho para mais itos de 190 países, representando 13% do volume do consumo mundial de vinhos espumantes.

Harmonização O Champanhe ou Espumante quando bem harmonizados podem acompanhar toda a refeição, da entrada à sobremesa. Espumantes secos vão bem com peixes defumados. Se estiver servindo coelho ou aves mais nobres, um Espumante Rosê mais encorpado é o mais aconselhável. Quando for servir com a sobremesa pense sempre num Espumante Doce, senão a bebida tende a ficar muito amarga.

Identificação A palavra “Brut” significa seco. Já “Sec”, quase seco. “Demi-sec”, significa meio-doce.

Rótulos mais famosos

1º - Goût de Diamants, Taste of Diamonds (£1,2 milhões)

REFERÊNCIAS http://jessicamarinzeck.com/2012/05/01/o-que-eu-nunca-soube- sobre-champanhe/ http://www.champagne.fr/en/champagne-economy/champagne- industry http://www.vinhosemaisvinhos.com/2014/03/os-10-champagnes- mais-caros-do-mundo.html