Lançamento do Edital “Culturas Tradicionais”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estoques de informação para a gestão do conhecimento
Advertisements

Comunidades de Aprendizagem
1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação
Um Novo Conceito Tecnológico SLTI/MP
SECRETARIA DE CIDADANIA CULTURAL
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Gestão do Conhecimento
Rede NÓS Uma Rede Social Corporativa 7 de outubro de 2011.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
Política Nacional de Acesso Livre à Informação Científica São Paulo, SP Março / 2006 Café Intercom/FNAC: Acesso Livre à Informação.
Open Archives Iniciative: o novo paradigma do acesso livre à informação e acesso democrático ao conteúdo Salvador, BA Setembro, ª Reunião de Coordenação.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
“PATRIMÔNIO INTANGÍVEL E A DINÂMICA CULTURAL CAIÇARA”
Políticas para uma Rede do Patrimônio Cultural da Saúde: desafios e perspectivas Paulo Elian Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ 8º. Congresso Brasileiro.
O IBICT e a Open Archives Initiative
GRS-GESTÃO DE REDES SOCIAIS um olhar coletivo sobre a cidade.
1 FIAM – Manaus, Living Labs Álvaro Oliveira European Living Labs Co-Chair Policy and Globalization.
Memória Organizacional e Gestão de Conteúdo
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
Tecnologias Sociais e compromissos com o desenvolvimento humano"
Uma ferramenta para gestão do conhecimento nuclear
Desafios para o Turismo em Meio Rural Novas oportunidades – novas competências Palmela, 7 de Novembro de 2012.
SGI Apresentação Técnica.
Escolhendo o nosso Futuro
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia Acesso aberto e representação da informação em acervos especiais.
CURRICULO +.
A Grimaldi Web é uma empresa 100% brasileira inteiramente
Agosto 2008 :: CDN INTERATIVA :: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS :: Web, mídia social e administração pública Agosto 2008.
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO COODENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO PACTO PELA EDUCAÇÃO DO PARÁ Coordenador Professor:
Tecnologias para gerenciamento de bibliotecas, bibliotecas virtuais e digitais Curitiba, Pr Julho,2005.
MBA em Marketing e Comunicação
RICAA Rede Brasileira de Informação Científica de Acesso Aberto Encontro sobre Acesso Livre no Brasil Fernando César Lima Leite - UnB.
Processo cultural Ambiente formal de armazenamento dos objetos culturais Música: partituras, cifras Cinema: rolos, fitas Artes plásticas: telas... Literatura:
TI em Foco Grupo: Tiago Albuquerque, Werbert Sena.
METODOLOGIA DE IMPLANTAÇÃO. OBJETIVO DO LABORATÓRIO Ser capaz de identificar e resolver problemas complexos de uma forma mais eficaz, através de Plataformas.
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron Leandro Mendonça Miguel Garcia Renata Maria Moraes.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
III SEMINÁRIO INTEGRAÇÃO WEB FIOCRUZ Tendências Web: As Possibilidades de Integração Nilton Bahlis dos Santos Doutor em Ciência da Informação -
V Oficina de Educação Corporativa Brasília, 4 de outubro de 2007 Investimentos na Educação do Trabalhador: Crescimento Econômico do País e Resultados das.
Redes Sociais = Comunidades de prática Paula Cristina dos Reis
Projeto de Rede Social para Músicos. Daniela Pires Francisco Cruz Thiago Gusmão Vinicius Macedo Consultoria e Tecnologia Web – CTW 05.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Curso.
O FICINA III – J ORNALISMO D IGITAL As mídias sociais e o jornalismo Dalila Santos –
Redes, redes, redes... Empresas e Redes sociais. Redes, redes, redes...? Redes, Redes, Redes, Redes, Redes, Redes, e REDES
III SEMINÁRIO INTEGRAÇÃO WEB FIOCRUZ Tendências Web: As Possibilidades de Integração Nilton Bahlis dos Santos Doutor em Ciência da Informação -
INCLUSÃO DIGITAL: MULTICULTURALISMO E PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS Bolsistas de Iniciação à Docência - Pibid 2014 – Uergs /Pedagogia - Unidade.
O uso das redes sociais e ferramentas web em processos de ensino aprendizagem – o desafio prático de uma aprendizagem significativa Maysa Brum.
Repositórios no contexto da EaD: O Banco Internacional de Objetos Educacionais Seminário Repositórios Institucionais e de Objetos Virtuais de Aprendizagem.
A Escola Necessária. A Tecnologia chegou na escola!
C U L T U R A D I G I T A L nos Pontos de Cultura ? SECRETARIA DE CULTURA DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA Assessoria de Cultura Digital Superintendência.
Tel. (85) Cel. (85) Ministério das Comunicações Miinistério de Ciências e Tecnologia Ministério.
Web 2.0 e ensino médico Bernardo e Ekaterini. Artigos utilizados - introdução.
PLANO DE NEGÓCIOS.
CENTRO POPULAR DE CULTURA E COMUNICAÇÃO
P lantas Medicinais e Fitoterápicos: uma resposta nacional Curitiba, março de 2006 COP 8 - CDB Articulação Pacari.
Gestão da Tecnologia da Informação Turma 2008 Disciplina Inovação Tecnológica Prof. Ronaldo Barbosa
O novo Rotary.org Setembro de TITLE | 2 Rotary.org Por que um novo site? Melhorar organização e navegação Agilizar buscas Facilitar atividades rotárias.
Mídias Sociais e Conteúdo. O que são Mídias Sociais? No contexto de marketing de internet, mídias sociais se referem a grupos com diversas propriedades,
XI ENCONTRO NACIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA ECOLÓGICA – ARARAQUARA 09/15 Cidades sustentáveis : em busca de alternativas.
Objetos de Aprendizagem questões para discussão Miriam Struchiner NUTES/UFRJ CREAD Outubro, 2008.
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.

Mobilização Social nas PECs. Participantes: comunidade local – moradores, trabalhadores, entidades locais, especialmente aqueles já atuantes na comunidade.
IPS – Escola s Superior de Educação Discente: Luís Varela Docente: Marli Almeida Curso: 1º ano Comunicação Social.
SocialDB Crie facilmente uma biblioteca digital social para a área da cultura.
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
Projeto Conteúdos Digitais Comitê Gestor da Internet no Brasil CT-Conteúdos Seminário sobre Informação da Internet Brasilia, 30 de Julho de.
Grupo 4.  Paradigma da tecnologia de informação como uma rede de múltiplos acessos, flexível e complexa.  A tecnologia é um mediador para os processos.
Agenda Digital Projeto Tainacan: experimentando acervos em tempos de cultura digital Agenda Digital Ministério da Cultura Goiânia/Brasília 16 de setembro.
Transcrição da apresentação:

Lançamento do Edital “Culturas Tradicionais” Acervos em tempos de cultura digital Projeto Tainacan Lançamento do Edital “Culturas Tradicionais” Ministério da Cultura Porto Alegre 28 de outubro de 2015 Dalton Martins dmartins@gmail.com www.l3p.fic.ufg.br

O que é o projeto 3 grandes questões nos unem e pautam de forma determinante o que é o projeto Tainacan A necessidade de socialização dos processos de gestão e produção de acervos Hoje isso é feito de forma muito centralizada e gera soluções de tecnologia de difícil apropriação; A necessidade de construção de abrangentes e representativas bases de dados da cultura brasileira Estima-se que a União Europeia em conjunto, através de vários esforços de articulação entre os países na iniciativa chamada Europeana, tenha digitalizado até 2015 em torno de 15% de seu patrimônio cultural; E o Brasil? Temos condições objetivas hoje de estimar esse número? O reconhecimento de que o centro do valor de uso da cultura digital no universo da Internet são os algoritmos os agentes sociais que dominam o conhecimento de sua produção ativam usos inovadores de economia criativa, produção de conhecimento e inteligência coletiva.

O que estamos fazendo Um protótipo de espaço de convergência de acervos digitais Não estamos chamando de sistema, ferramenta, ambiente, plataforma... Tem por objetivo promover e facilitar a interoperabilidade entre vários sistemas, ferramentas, ambientes, etc... A experiência é em torno de um grande remixador de acervos, integrando: Sistemas legados de repositórios: Dspace, Fedora, etc.. Redes sociais: Facebook, Youtube, Vimeo, Flickr, etc...

Como estamos fazendo Foco em colaboração em rede

Como estamos fazendo Todo o desenvolvimento desse espaço de convergência é baseado em Wordpress: Uma das tecnologias mais populares da Web Forte comunidade de desenvolvedores e grande número de plugins para funcionalidades específicas Boa comunidade de desenvolvedores no Brasil, facilitando desenvolvimento de tecnologia local Fácil customização Boa integração com redes sociais Boa integração com padrões de websemântica

Como estamos fazendo Design gráfico

Como estamos fazendo Design gráfico:

Protótipo de experimentação AfroDigital Parceria entre UFPE/UFG/MinC http://afrodigital.gi.fic.ufg.br/