Consiste no acompanhamento de vários compartimentos sócio- ambientais das áreas de influência de determinado empreendimento, com a finalidade de verificar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SAÚDE e AMBIENTE Proposta conjunta estabelecendo diretrizes que conduzam a um gerenciamento seguro dos resíduos, protegendo a saúde e o meio ambiente,
Advertisements

PLANO DE BACIA HIDROGRÁFICA
PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL - PLS
III PLANEJAMENTO E PROJETO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Motivos para a empresa melhorar seu desempenho ambiental
GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS
FLUXOGRAMA PROJETO CISTERNAS:
Aula 10 –Avaliação de Impactos Ambientais (AIA)
ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS
FMASE 1º Workshop- GT de Licenciamento Ambiental do FMASE
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO – Lei 9985 / 2000
enquadramento de corpos de água
Lei Art 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:
PROGERIRH / PRODHAM.
Plano Diretor de Uso e Ocupação do Solo – PDUOS de Porto Amazonas
Proposta Técnica Preliminar
Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.
PROJETO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO HGB
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Fig.01 Pressões sobre a política global da empresa (LINHARES, 2005).
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Sistema Estadual de Meio Ambiente
LEVANTAMENTO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS
Constituição Federal Artigo 225, § 1°, IV
ANÁLISE DE IMPACTOS AMBIENTAIS
Planejamento - a definição de estratégias do PNRH
Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental Departamento de Qualidade Ambiental na Indústria Ministério do Meio Ambiente Zilda Maria Faria.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES
Diagnóstico e Recomendações para uma Proposta de Desenvolvimento Local Sustentável para Jirau, Rondônia São Paulo, 05 de junho 2009.
O PMSB é um conjunto de diretrizes, estudos, programas, projetos, prioridades, metas, atos normativos e procedimentos para avaliar o estado de salubridade.
SEMINÁRIO AVALIAÇÃO AMBIENTAL CONJUNTA ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL – EIA e RELATÓRIO DE IMPACTO AO MEIO AMBIENTE - RIMA Caraguatatuba - SP 11 de dezembro.
Gilberto de Menezes Schittini (Biólogo, M.Sc.) Núcleo de Gestão Ambiental NUGAM / COADI / DIRAF.
Simpósio Brasileiro sobre Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
PEMC Política Estadual sobre Mudanças Climáticas (PL 001/2009) Oswaldo Lucon Assessor Técnico (Energia e Mudanças Climáticas) – SMA / SP.
VIII Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Licenciamento e Gestão Ambiental em APLs de Base Mineral Campina Grande – PB, 06.
Política Nacional do Meio Ambiente
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
Secretaria de Serviços Públicos
FÁBIO AHNERT DIRETOR DE RECURSOS HÍDRICOS
ISO – IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO
Seleção (objetos, jurisdicionados, objetivos...) Critérios Identificação dos critérios da Auditoria Possíveis Achados Identificação de possíveis achados.
EIA/RIMA COMO INSTRUMENTO DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL EIA: estudo elaborado pelo empreendedor, contendo: diagnóstico ambiental da área; identificação e.
Sistema de Gestão Ambiental
Regularização Ambiental dos Portos
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS
PROPOSTA DE ATUALIZAÇÃO DA AGENDA 21 BRASILEIRA E REVITALIZAÇÃO DA CPDS Antecedentes:  11ª Reunião CPDS (16/12/2008) - Apresentação da proposta e constituição.
Parte III Gestão Ambiental.
Fundamentos do licenciamento ambiental
Sistema Nacional do Meio Ambiente
Licenciamento, Monitoramento e Exercício Profissional.
Assessoria Jurídica e Empresarial
WAGE Consult. Eng. Serv. Ltda. WORKSHOP ESCO WORKSHOP EFICIENTIZAÇÃO ENERGÉTICA DE PRÉDIOS PÚBLICOS.
Gestão de Bens Móveis HELOIZA MUNIZ Analista de Planejamento e Orçamento
ESTRATÉGIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMUNICAÇÃO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA – ENCEA ESTADUAL.
Proposta Técnica Elaboração de Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Plano Diretor de Drenagem Urbana Brasília – DF Maio de 2016.
MINICURSO LEGISLAÇÃO ESTADUAL APLICADA À DEFESA DO MEIO AMBIENTE
A AUDITORIA OPERACIONAL E SEUS BENEFÍCIOS PARA A NOVA GESTÃO ) PALESTRANTES: Edivaldo Gomes da Silva Souza Ana Carolina Ribeiro de Moraes Carolina Vieira.
Planejamento e Gestão: Implantação dos Planos Municipais de Saneamento Básico Luiz Antônio Castro dos Santos.
Especialização Em Engenharia De Segurança Do Trabalho n Proteção do Meio Ambiente n Prof. Francisco Rodrigues da Cunha Neto n Prof. José Carlos de Campos.
CONSIDERAÇÕES SOBRE O CÓDIGO DE OBRAS E EDIFICAÇÕES DE GUAXUPÉ-MG
EIXOS TEMÁTICOS: ASPECTOS PRÁTICOS Viviane Vieira da Silva Advocacia-Geral da União Consultoria-Geral da União Consultoria Jurídica da União em São Paulo.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades.
Avaliação de Impacto Ambiental Ciencias Ambientais Prof. Calil Abumanssur Nov-2005.
Gestão Ambiental Prof. Me. Jaime Frajuca Engenharia de produção
I Workshop AESAS - Associação Brasileira das Empresas de Consultoria e Engenharia Ambiental "Comissão de Estudo Especial de Avaliação da Qualidade do Solo.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Transcrição da apresentação:

Consiste no acompanhamento de vários compartimentos sócio- ambientais das áreas de influência de determinado empreendimento, com a finalidade de verificar os reais efeitos dos possíveis impactos ambientais oriundos da implantação e operação do empreendimento. Os aspectos ou indicadores do monitoramento são provenientes primeiro pelo tipo de empreendimento monitorado, seguido do diagnóstico e prognóstico ambiental determinado pelos estudos ambientais.

OBJETIVOS Verificar a real ocorrência do impacto ambiental; Dimensionar a magnitude do impacto ambiental; Avaliar a eficiência das medidas de controle ambiental propostas; Propor medidas de controle ambiental complementares, caso necessário.

CONTEXTUALIZAÇÃO NA LEGISLAÇÃO Decreto Federal n° 4.339/2002, instituindo diretrizes para o fortalecimento dos sistemas de monitoramento, de avaliação, de prevenção e mitigação de impactos sobre a biodiversidade brasileira (arts. 9 e 13); Na Lei Federal n° /2010, instituindo a necessidade do monitoramento do gerenciamento de resíduos sólidos, bem como instruindo procedimentos (art. 19 e 22); Esta previsto na Resolução COEMA 007/2005, como forma de instrumento de avaliação ambiental, expresso em forma de estudos, relatórios e planos ambientais (art. 11);

Na Instrução Normativa do Naturatins n° 002/2008, normatizando procedimentos e metodologias para o monitoramento da fauna (art. 9); Na Lei Estadual n° 1.307/2002, mencionando que o órgão ambiental estadual gestor dos recursos hídricos pode exigir monitoramentos específicos (art. 25).

PLANEJAMENTO DE MONITORAMENTO Definição dos indicadores / parâmetros a ser avaliado; Metodologia de execução do monitoramento; Logística para execução do monitoramento; Locais de amostragem ou coleta; Verificação da necessidade de laboratórios e a logística para entrega das amostras coletadas; Frequência de obtenção das informações; Compilação e interpretação das informações, além do método de apresentação; Prazos estipulados por órgãos públicos para entrega do relatório de monitoramento.

INDICADORES DE MONITORAMENTO Implantação do empreendimento Manejo do solo Controle de erosão e assoreamento Gestão de resíduos sólidos Gestão de efluentes líquidos Proteção ao patrimônio espeleológico Qualidade das águas superficiais e subterrâneas

Supressão vegetal Manejo da Flora Manejo da Fauna Gerenciamento de riscos Educação ambiental Comunicação social Aquisição de propriedades e indenizações Treinamento e capacitação técnica

PROGRAMAS DE MONITORAMENTO MAIS FREQUENTES Monitoramento dos resíduos sólidos e efluentes líquidos Monitoramento do manejo e conservação do solo Monitoramento da flora

Monitoramento da qualidade da água Horiba Disco de Secchi

Monitoramento da fauna CDC - Luminosa Puça Entomológico

Câmera Trap TomahawkSherman

Rede Ictioplâncton Rede / Tarafa

MUITO OBRIGADO! Eng. Ambiental Túlio Martins Dias