ESTRATÉGIAS DE NEGOCIAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os sete pecados capitais cometidos na venda de projetos de T&D - CBTD
Advertisements

PROJETO TEMPO DE SER - EDUCAÇÃO DE ESSENCIALIDADES COMGE CONSELHO DIRETOR     DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS.
TÉCNICAS DE MEDIAÇÃO EMAGIS,TRF 4a.Região, 2007 HENRIQUE GOMM NETO.
Mudança Organizacional
Linguagem Corporal.
Negociação e conflitos: planejamento da negociação
CONFLITO E NEGOCIAÇÃO.
SUPERANDO OS OBSTÁCULOS E PREPARANDO-SE PARA O CLIENTE
Administração por Objetivos (APO)
Dicas para uma avaliação de desempenho produtiva
POSTURA E ÉTICA PROFISSIONAL
Prof.a Andréia Chagas Pereira
CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA
ETAPAS DA NEGOCIAÇÃO Profª. Elizabete Nunes.
PODER Sendo o poder a capacidade ou potencial que uma pessoa tem de influenciar o comportamento de outra, induzindo-a a agir de acordo com a sua vontade,
Atualidades Entrevista de emprego.
Diferentes perfis de clientes e motivos de compra.
O planejamento eficaz. Definir objetivos e resultados;
As Habilidades Essenciais dos Negociadores
Avaliação de Desempenho
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA
Treinamento: Atendimento, vendas e fechamento.
SÓ NÃO ERRA QUEM NÃO FAZ SÓ NÃO ERRA QUEM NÃO FAZ
TÉCNICAS DE ENSINO.
GRUPO EQUIPE É um conjunto de pessoas praticando atividades comuns,
Qual é o segredo do sucesso em vendas?
cHEVROLET VIAMAR VEÍCULOS
“Uma empresa que é uma ótima idéia”.... INTRODUÇÃO Antes de assistir a apresentação da palestra sobre negociação e venda é preciso raciocinar na seguinte.
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
Os Negociadores e a Ética
O PROCESSO DE NEGOCIAR – TÁTICAS E GERENCIAMENTO DO TEMPO
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
ESTILOS DE DECISÃO Prof. Elizabete Nunes.
NEGOCIAÇÃO EMPRESARIAL
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Natureza da negociação As qualidades do negociador ideal Concessões: Como proceder ? Objeções: Como.
Dicas para aumentar suas vendas
As 12 perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego
LUTE PELAS SUAS IDEIAS LUTE PELAS SUAS IDEIAS (Desde que elas sejam eficientes) Ideias sempre são bem vindas, mas você precisa defendê-las. Porém cuidado.
A Gestão de Marketing O ponto de partida da Gestão
Orientação Especial Abril/2011. Liderando pelo Exemplo.
FEEDBACK.
MARKETING PESSOAL E TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
POR QUE AS PESSOAS FAZEM PERGUNTAS EM UMA NEGOCIAÇÃO?
Como vender mais e melhor PALESTRANTE:Luiz Alberto Vidal SEBRAE.
Como ajudar as pessoas a mudar de comportamento
1. Compreensão e Comprometimento com os Princípios Espirituais.
Condição Preparação Mental -O próximo jogo é o jogo mais importante - Comunicação positiva - Mente positiva - Decidir onde coloco a fasquia (Não exagerar.
PROFESSOR: ALESSANDRO
Disciplina: Técnicas de Negociação
UNIBERO Módulo: Negociações Internacionais
Seminário Internacional PMI AM 2015
REUNIÕES DE TRABALHO.
O Planejamento da Negociação
5 – PLANEJAMENTO DE VENDAS
Como se comunicar em seminários
Profa.: MAYNA NOGUEIRA.  Os negociadores fazem antes de se sentarem à mesa.  Precursores para se alcançar uma negociação: planejamento e estratégia.
O USO DAS EMOÇÕES NAS VENDAS: Como vender mais para o consumidor final e profissionais de arquitetura FLAVIA MARDEGAN As 4 Etapas Principais Para Se Criar.
ESTRATÉGIAS PARA NEGOCIAÇÃO
Temperamentos.
4 – FUNDAMENTOS PSIQUICOS EM VENDAS
EXCELÊNCIA Dra. Dayse D’Ávila
MEMÓRIAS DE AULA 15/fev Modelos de Negociação Prof Luiz Carlos de Araujo.
‘ As pessoas negociam para obter um resultado melhor do que se não negociassem.” Willian Ury/Roger Fischer.
“Técnicas Básicas de Negociação”.
Testes de Unidade. 2 Pauta Testes de Unidade; Testes de Unidade; Desenvolvimento orientado a testes; Desenvolvimento orientado a testes; Testes unitários.
TÉCNICAS DE FECHAMENTO E CONTRA OBJEÇÕES As melhores táticas para conseguir mais negócios.
Tecnicas de comunicação -para teres uma ideia em que consiste.
Excelência no atendimento
Pergunta: A atividade de Gestão de Pessoas é uma atividade de linha ou de staff ????? Resposta: Dos dois. De linha – todos os gerentes (chefes, diretores,
Transcrição da apresentação:

ESTRATÉGIAS DE NEGOCIAÇÃO OBJETIVOS Entender o processo de negociação Compreender a racionalidade das decisões dos negociadores Desenvolver estratégia para negociação

INTERAÇÕES DA NEGOCIAÇÃO Família Comunidade Trabalho Mercado Nacional Internacional Trata-se de coincidências e diferenças

NEGOCIAÇÃO A negociação é um processo social básico, utilizado para resolver conflitos, toda vez que não existem regras, tradições, fórmulas, “métodos racionais” ou o poder de uma autoridade superior. Ao optar pela negociação, as pessoas preferem evitar: a) uma batalha em que um dos dois lados leva a pior; b) a ruptura de um relacionamento; c) ou até mesmo, uma guerra total.

TRIPÉ DA NEGOCIAÇÃO PODER CONHECIMENTO TEMPO

Um bom Negociador precisa ser criativo Mas...o que é criatividade? É a forma/maneira que usamos para alcançar o resultado que buscamos..., nossas idéias e forma de ações...

Por que deve-se negociar bem? 1- para obter um rendimento melhor em todos os negócios que fazemos na vida pessoal e profissional; 2- para conquistar uma posição melhor na empresa onde trabalhamos; 3- para obter uma melhor posição na vida para nós e nossa família; 4- para alcançar tudo que desejamos materialmente…e muito mais.

O PERFIL DO NEGOCIADOR Postura adequada Criatividade Gosto pelo planejamento Ser orientado por metas Atributos de ator/atriz Bom humor Autoestima Capacidade de atuar em condições de incerteza

FASES DA NEGOCIAÇÃO Discussão Planejamento Análise -Todo o trabalho anterior -A abertura e a condução -O controle e o reposicionamento -A conclusão e a implementação -Táticas a utilizar Negociação individual ou em equipe -Nosso máximo e nosso mínimo Por que estamos negociando Quais são nossos objetivos Quem é nosso oponente -Onde iremos negociar Na discussão sintetizamos e executamos No planejamento decidimos Na análise estudamos Discussão Planejamento Análise

VERDADES DA NEGOCIAÇÃO O preço de mercado é um mito. (Não existe preço fixo.) A regra básica de apresentação da oferta inicial é: peça alto quando estiver vendendo; ofereça baixo quando estiver comprando. Faça o tempo trabalhar a seu favor.

Sendo assim: Uma negociação é um sistema de respostas em círculo fechado, onde as metas vão sendo estabelecidas pelos dois lados, Toda concessão, ameaça, blefe, atraso, prazo ou limite de autoridade exerce um efeito sobre as expectativas de cada lado envolvido: o preço sobe e desce na cabeça das pessoas a cada fato novo. Para as regras existem as exceções. OBS: Nunca se deixe impressionar pelo valor com que o outro lado abre a negociação.

Seis princípios para o estabelecimento de metas da negociação: 1- Discipline-se: não comece a negociar sem estabelecer suas metas. 2- Estabeleça alvos altos, com bastante espaço para negociar e, se for o caso, fazer concessões. 3- Prepare-se para justificar cada meta com razões sólidas diante do oponente. 4- Desenvolva uma tabela para as metas e objetivos. 5- Ao negociar em equipe, ouça a opinião de seus membros. 6- Prepare-se para negociar internamente com sua equipe ou empresa.

Para estabelecer suas metas na negociação defina o MINIMAX: Qual o mínimo que estou disposto a aceitar na negociação? Qual o máximo que posso esperar obter dentro de limites razoáveis? Qual é o máximo que posso conceder? Qual o mínimo que posso oferecer em troca, dentro de limites razoáveis?

O MINIMAX DO OPONENTE Não parta do princípio de que o oponente é razoável. Não assuma que os valores do oponente seriam os mesmos que os seus se estivesse em seu lugar. Faça pesquisas sobre o oponente. Faça perguntas ao oponente. Repita em outras palavras as informações oferecidas pelo oponente. Use a tática do silêncio.

QUEM É SEU OPONENTE: ESTILOS Sociáveis: dinâmico e extrovertidos: criativos, espontâneos, entusiastas, amantes do risco. Afáveis: vagarosos e extrovertidos: prestativos, complacentes, refletidos e preocupados com os outros. Diretivos: dinâmicos e introvertidos: resolutos, controladores, empreendedores e voltados para os resultados. Metódicos: vagarosos e introvertidos: lentos, detalhistas, perfeccionistas e desconfiados.

Resumo de comportamento dos quatro estilos: Admirado Controlador Correto Amado Quer ser Rotina Ineficiência Surpresas Impaciência Odeia Espontâneas Resolutas Deliberadas Ponderadas Decisões Reconhecim ento Produtividade Perfeição Atenção Busca Perda de Prestígio Perda de Controle Embaraços Confronto Temores Personalizado Eficiente Organizado Amistoso Ambiente de trabalho De alto estilo Formal Conservadora Convencional Aparência Sociável Diretivo Metódico Afável Padrões

COMO AGIR COM OS QUATRO ESTILOS Sociáveis: seja criativo e entusiasta, mostre que a solução que você oferece contribui para melhorar sua imagem e prestígio. Afáveis: seja caloroso e sensível, apresente sua solução como a melhor para ele e sua equipe. Diretivos: seja convincente e objetivo, proponha soluções eficientes do ponto de vista de sua meta de controle e comando, dê opções de escolha. Metódicos: seja planejador e perfeccionista, prepare-se para responder minunciosamente a perguntas sobre detalhes de sua solução, inclusive do acompanhamento posterior, use números e planilhas.

ESTRATÉGIA Metas: respondem a pergunta o que? Os fins Estratégia: responde a pergunta como? Os meios

Sugestão de roteiro para elaboração do planejamento e da estratégia Que informações devo obter sobre a empresa do oponente e como consegui-las? Quais as necessidades do oponente e quais as minhas necessidades? Que produtos e serviços espero oferecer como soluções para uma negociação ganha-ganha? Qual será minha primeira proposta – meu minimax? Que perguntas farei para identificar as necessidades do cliente e obter informações para apresentar as soluções adequadas?

Quais são meus objetivos tangíveis e intangíveis na negociação e quais são os mais importantes? Quais são as aspirações tangíveis do oponente? Qual seu possível minimax? Que tipo de concessões poderei fazer e quais pedirei em troca? Quais os benefícios de minha solução para o oponente como pessoa (estilo) e para sua empresa? Qual a reputação e estilo de comportamento do oponente? E de sua empresa?

Climas positivos e negativos da Negociação Confiabilidade Apoio Empatia Encorajamento Criatividade Motivação Relaxamento Sensibilidade Correção Realismo Negativos Suspeita Defensiva Neutralidade Obstrução Inflexibilidade Manipulação Intimidação Insensibilidade Mutabilidade Voluntarismo

Resistências Do tipo ceticismo Do tipo incompreensão Do tipo indiferença

Negociador Único Vantagens Ponto de vista único Interesse pessoal no resultado Persistência Criação de relacionamento pessoal

Negociador Único Desvantagens Conhecimento limitado Interferência de fatores Desamparo Responsabilidade personalizada

Negociação em Equipe Vantagens Conhecimento amplo Respostas técnicas na hora Conhecimento do outro lado Suporte visível das posições assumidas Aprovação mais fácil da diretoria

Negociação em equipe Desvantagens Diferenças de opinião entre membros Discussão emperrada Possibilidade de objetivos ocultos Pressão para apoiar o grupo ( sobre o individuo) Reação defensiva do oponente

Nunca esqueça que: Fazer perguntas é uma arte... Aprenda a fazer e a responder perguntas; Abertas ou indiretas – Gerais, começar assunto; Diretas – Tem foco, busca resposta específica, aperta o cerco; Reflexivas – Reproduz informações prestadas pelo oponente; E respondê-las também... Precisamos aprender, quando necessários, dar respostas que não respondem. ( Políticos)

OUVIR É UMA ARTE Ouvir é um poder Ouvir bem significa tomar nota de tudo Sorrir, acenar com a cabeça afirmativamente ou negativamente, emitir sinais visíveis de que esta acompanhando... Um bom ouvinte fica atento até para o que não é dito...

A LINGUAGEM DO CORPO Precisamos entender que a linguagem do corpo, assim como a verbal, não é universal, varia de povo para povo, regiões, cultura, épocas,etc... Não levar ao pé da letra a linguagem do corpo, “existem atores”

A LINGUAGEM DO CORPO Piscar demais: Indício de tensão, eventualmente de que a pessoa não fala a verdade; Olhar fixamente o interlocutor sem piscar, estar desatento... Tirar e colocar os óculos, limpá-los: Está meditando e refletindo sobre o que você diz; fixar o olhar por cima deles, duvidar de quem está falando... Apertar as mãos calorosamente: sinal de cordialidade; acompanhar o aperto de mão com um tapinha no ombro do outro, com a mão esquerda, consideração e apreço. Coçar a cabeça: dúvida, incompreensão, perplexidade, embaraço. Segurar o queixo: atenção concentrada, interesse...

DICAS PARA O SUCESSO NA NEGOCIAÇÃO Negociação não é competição, o negócio precisa ser bom para os dois lados; Conheça o seu poder, e também do seu oponente; Planeje por escrito, nunca decida sobre um assunto que você não está preparado; Nunca tenha receio de negociar, não importa as diferenças existentes; Encurte caminhos, converse com quem decide; Ouça tudo sem filtrar e fale pouco; Não se deixe impressionar por status, título, carisma. As vezes é mais fácil negociar com essas pessoas;

DICAS PARA O SUCESSO NA NEGOCIAÇÃO Não se deixe impressionar com preço fixo, última oferta ou pegar ou largar, tudo é negociável; Aprenda a deixar uma negociação e depois voltar a ela sem constrangimento; Teste o oponente, você nunca sabe o que ele pode ceder, seja paciente;

Resumidamente Mais importante que ter naturalmente as características do negociador ideal como: postura, criatividade, orientação por metas, gosto pelo planejamento, atributos de ator, bom humor, audácia, autoestima e jogo de cintura, é estar consciente das que se possui e desenvolvê-las em treinamento.

A negociação é um jogo de interdependência em que são importantes tanto elementos de competição quanto de cooperação, dependendo do tipo específico de negociação e do estilo do oponente; Há dois tipos básicos de negociação: as que nunca se repetem e as que apontam para um relacionamento duradouro. No primeiro, pode prevalecer a competição; no segundo, porém, a cooperação é igualmente importante; Nada, nada é dado de graça, e o mecanismo essencial da negociação é a troca.

Entender perfeitamente a negociação corresponde à definição conjunta do problema, e eliminar as dificuldades. A gordura é um dos grandes segredos e fica com o melhor negociador, segundo especialistas a média é de 15%. O preço de mercado é um mito... Todas as negociações resumen-se em preço enquanto você não entende plenamente as necessidades reais do seu cliente/oponente; Regra de ouro: negocie com o outro como ele gosta de negociar.