Mostrar a miscigenação dentro do ambiente escolar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Grande Corrida do Feijão
Advertisements

O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
COLÉGIO ESTADUAL DEPUTADO MANUEL NOVAES SÉRIE: 3° ANO DO ENSINO MÉDIO
Marketing.
Projeto de aplicação das TICs nas disciplinas de História e Geografia
A diversidade cultural e a imigração
A diversidade cultural e a imigração
EMEF “MARIA STELLA DE NOVAES”
Proverbs Janaina Vieira Mappa.
ESTUDO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
POPULAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL DO BRASIL CAPÍTULO 22 Prof
Características da cultura brasileira
Um plano de aula do professor Sue McFadzen
Escola Estadual Professora Joelina de Almeida Xavier.
EDUCAÇÃO PARA AS RELACÕES ÉTNICO-RACIAIS:
A minha escola.
Capítulo 2 Adjetivos e Cultura.
O conteúdo.
Estrutura fundiária brasileira Histórico
A Formação do povo brasileiro.
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
América Latina.
O QUE É RACISMO ? Apesar de toda a modernidade vivida pelas sociedades atuais, infelizmente ainda é comum encontrarmos casos de preconceito e discriminação.
A inter-relação entre a matemática e as demais disciplinas
A origem da Cultura Brasileira.
Projeto: Vídeo-Aula Interativa
Sugestão de Atividade:
“Graciliano Ramos e Vidas Secas”
População em movimento
Professora Carol/Geografia
Boi Bumbá Carnaval Festas Juninas Maracatu Folia de Reis
Professora :Gilsilene Oliveira Nunes Disciplina : Português
Matrizes Culturais do Brasil Profº Diego Lima Novaes
Escola: Coopen Aluno: Eduardo Filho Série: 5° ano - vespertino.
Grupos de imigrantes mais numerosos no Brasil
Transformações do pensamento sociológico ocidental
FORMAÇÃO ÉTNICA E MIGRAÇÕES NO BRASIL
TÍTULO INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO
A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
A população européia A Europa não é um continente muito grande, mas apresenta grande variedade étnica, linguística e cultural.
PLANO DE ENSINO Desenvolvimento de Sistemas
Equipe responsável pela produção
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Figuras de Linguagem Adilson Camilo Lima Santos, novembro de 2011.
Etnias Conceito- É uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas , culturais e semelhanças genéticas.
A origem dos calçados Escola: Coopen Aluna: Maria Clara Série:5° ano B.
Curiosidade: A origem dos calçados
Culinária do Brasil.
Ribas do Rio Pardo – MS E. E
Literaturas de Expressão Portuguesa. Prof. Me. Ivo Di Camargo Jr.
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
As tecnologias da Escola Jan Antonin Bata. Computadores: pesquisa na internet, jogos didáticos, desenvolvimento de projetos, criação de gráficos e elementos.
DIVERSIDADE CULTURAL ESCOLA : E.M.E.F ANGELO CHIELE
Região Nordeste/Região Sudeste
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
QUANDO A AMIZADE É UM PRESENTE
O cinema na vida de cada um
Geografia População brasileira
Região Nordeste/Região Sudeste
Escola: Coopen Série: 4º ano A Aluno: André. Em cada Cultura, há uma enorme riqueza histórica, que deve ser preservada e valorizada. O “outro” deve ser.
Escola: Coopen Série: 4° ano B Aluna: Júlia Oliveira
Região Nordeste/Região Sudeste
Brasil: país populoso e país pouco povoado (p. 44 do livro-texto)
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Etnias no Brasil O que é uma etnia?.
O povo brasileiro e seu país: diversidade cultural e miscigenação de raças 2º Trimestre 3º ano EM Geografia Professor Gustavo Macieira.
Transcrição da apresentação:

Mostrar a miscigenação dentro do ambiente escolar

OBJETIVO Demonstrar aos alunos que o Brasil é um país resultante de um processo de miscigenação, onde independente da cor de pele, do tipo de cabelo, da cor dos olhos ou dos traços faciais, todos somos um só povo. Assim, evitando, em um futuro próximo, atos de bullying e discriminação racial e social.

DESENVOLVIMENTO Projeto interdisciplinar integrando as disciplinas de Língua portuguesa, História, Geografia e Ciências. Em Língua portuguesa foi trabalhado as variedades linguísticas do português do Brasil com palavras oriundas de tribos indígenas, povos da África e da Europa, como italianos, espanhóis e alemães. Evidenciando, assim, uma mistura linguística. Palavra Origem Abacaxi Indígena Pipoca Cochilar Africana Pizza Italiana Valsa Alemã

Nas aulas de História foi trabalhado o contexto histórico do processo de miscigenação do povo brasileiro. Já nas aulas de Geografia, o trabalho foi feito com a divisão espacial do processo de imigração e miscigenação.

Em Ciências, foi trabalhado os traços genéticos e a árvore genealógica familiar.

Avaliação das atividades O resultado foi plenamente satisfatório, uma vez que foi proporcionado um total entendimento entre os alunos sobre o tema abordado. Surtindo efeito não apenas na questão didática avaliativa (notas) como também nas questões sociais de convívio.

Processo de produção A partir da leitura do livro de imagens, Alice, foi feito um paralelo entre olhar-se no espelho e ver as diferenças físicas entre os colegas de escola. O trabalho teve início com aulas teóricas sobre os temas abordados, que resultou na produção de uma aula especial gravada ao ar livre nas dependências da escola, e da produção de um videoclipe que sintetiza o conteúdo abordado.

Funk da miscigenação (Professor Alexandre Barreto) Ado , a ado, um país miscigenado Ado, a ado, um país miscigenado.   Aqui só tinha índio Um povo “sossegado” Chegaram os portugueses Um povo mais “forgado” Com eles, africanos Um povo escravizado Foi formando brasileiro Um povo misturado Eu digo, ado, a ado, um país miscigenado ado, a ado, um pais miscigenado Pro sul veio alemão, com cerveja e salsichão sudeste, sírio e libanês conquistando o seu freguês em São Paulo, italiano pras lavouras foi chegando e com o sushi do japonês a culinária se refez eu digo, ado, a ado, um país miscigenado ado, a ado, um país, miscigenado   nos dias atuais trabalhadores ilegais gente rica “escravizando” boliviano e haitiano no mercado informal um “plecinho” bem legal tem chinês e coreano barateando seu natal eu digo ado, a ado, um país, miscigenado.

Assista ao vídeo do Projeto

Participantes do projeto: Professores responsáveis: Alexandre Barreto Maria Lua Roveri Lima (História e Geografia); Isadora Graton Natália Zagui (Língua portuguesa); Isabela Ferrari Barbieri Luiza Goulart Nobre da Rocha Rafael Vares (Ciências); Colaboração de alunos do 5º ano para montagem do videoclipe. Participação dos alunos do 3° ano