INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO NAS CONTRATAÇÕES DOS SERVIÇOS DE SAÚDE PELO SUS (CHAMAMENTO PÚBLICO) Lina Márcia Wainer Di Pilla SUM/SGE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Oficina Técnica de Registro de Produtos: Inovações da Instrução Normativa nº 15 Rede Assistencial 2008.
Advertisements

PROCESSO DE CONTRATUALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NO ÂMBITO DO SUS
ORIENTAÇÕES PARA COMPRA DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Base Jurídica Constituição Federal
PROJETO OLHAR BRASIL BASES LEGAIS:
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
II FÓRUM NACIONAL DE POLÍTICAS DE SAÚDE SUSTENTABILIDADE DO SETOR DE SAÚDE Brasília, 04 de Março de 2010 Francisco Batista Júnior*
CONTRATAÇÃO X CONTRATUALIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Contratualização Contrato de Gestão Convênio OSS
8 AUDIHOSP A saúde no Brasil: caminhando rumo ao sistema único de informação. ENTENDENDO O FLUXO DO FATURAMENTO, PROCESSAMENTO E PAGAMENTO DO SISTEMA DE.
Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS (Entidades que atuam na Assistência Social)
LICITAÇÃO Elizabete Nunes.
MÓDULO: MODALIDADES DE LICITAÇÃO
Criação do Programa de Atenção Oftalmológica do Estado da Bahia para os alfabetizandos do Programa TOPA – Todos pela Alfabetização a ser regulamentado.
LICITAÇÃO Procedimentos (Lei 8.666/93).
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
Vínculos da SMS com entidades privadas
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS – SUS
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
OFICINA ANS Uso do Aplicativo de Registro de Produtos - RPS / ARPS
QUALIDADE DA ATENÇÃO DE SAÚDE NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Qualificação Assistencial no Setor Suplementar de Saúde
2º Congresso Brasileiro Médico Jurídico
DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO DE SAÚDE DA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE BELO HORIZONTE - OUT.2000 PBH/SMSA/DEPLAR/SISINF-NEPI.
GRP – Gestão de Recursos Públicos do Acre
Lei nº /2014 Coletiva de Imprensa
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Atividades e atos administrativos
Licitação e Contratação para Prestação de Serviços Uma Visão do TCM/SP
TRANSPARÊNCIA NOS PROCESSOS DE AQUISIÇÃO
1º OFICINA NACIONAL DE TRAUMATOLOGIA E ORTOPEDIA CAMARA TÉCNICA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA Rio de Janeiro 02 e 03 de setembro 2010.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Falhas e irregularidades freqüentes em licitações e contratos Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo no Estado de Pernambuco Luiz Geraldo.
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
AS MODALIDADES DA RELAÇÃO ENTRE PÚBLICO E PRIVADO NA SAÚDE
A Politica de Assistência Social
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo em Minas Gerais.
Ata de registro de preço. COMO INICIAMOS?  Demanda dos Gestores dos municípios consorciados para realização da Ata  Motivo: Demora nos processos.
CONASEMS ANTONIO CARLOS NARDI A EVOLUÇÃO DAS PARCERIAS NA ÁREA DA SAÚDE – AS EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS BRASILEIRAS A EVOLUÇÃO DAS PARCERIAS NA ÁREA DA SAÚDE.
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
O que é licitação? É um procedimento administrativo formal, isonômico, de observância obrigatória pelos órgãos/entidades governamentais, realizado anteriormente.
NOAS.
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
5º semestre – Matutino – A modalidade de licitação é forma específica de conduzir o procedimento licitatório, a partir de critérios definidos.
Direito administrativo
A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADO NA POLÍTICA DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL DR. IVAN CASTELLI Brasília, 22 de agosto de 2014.
Sistema de atenção suplementar no brasil
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE SAÚDE
Setembro 2012 Identificação do porte de fornecedores Novas regras para MPEs.
Licitação Lei 8.666/93.
LICITAÇÃO.
Rafael Leandro A. Ribeiro Advogado do Conselho Federal de Medicina.
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR
Lei nº /2014 Novembro de Informações Gerais 1173 operadoras com beneficiários cadastrados 72 milhões de beneficiários - planos de assistência.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS CONTROLE E AVALIAÇÃO: ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS GESTÃO DE PRESTADORES 2015.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
LEI DECRETO Dificuldades, Desafios, Oportunidades Entidades de Saúde.
POLÍTICA DE ATENÇÃO À SAÚDE E À SEGURANÇA DO TRABALHO DO SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL (PASS)  A) Perícia Oficial  B) Promoção da Saúde  C) Prevenção e Acompanhamento.
1. - Facilitam a adequada instrução processual; - Agilizam a elaboração de editais, termos de referência e contratos; - Viabilizam análise jurídica mais.
1 TRANSFERÊNCIAS GOVERNAMENTAIS CONVÊNIOS Sérgio Araújo TCU - SECEX-GO.
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo na Paraíba João Walraven Júnior Analista de Controle.
Unimed Sul do Pará Dr. Jorge Bichara Neto Diretor Presidente da Unimed Sul do Pará.
Transcrição da apresentação:

INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO NAS CONTRATAÇÕES DOS SERVIÇOS DE SAÚDE PELO SUS (CHAMAMENTO PÚBLICO) Lina Márcia Wainer Di Pilla SUM/SGE

UNIVERSALIDADE NO ATENDIMENTO À SAÚDE CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE NOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

O GESTOR PODE OPTAR PELA PARTICIPAÇÃO PRIVADA PARA COMPLEMENTAR A OFERTA PÚBLICA. CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE NOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

PARTICIPAÇÃO PRIVADA NO SUS = COMPRA DE SERVIÇOS DE SAÚDE

CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE NOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO LEI 8080/90 REGULAMENTA O SUS e LEI 8666/93 ESTABELECE NORMAS PARA AS LICITAÇÕES E CONTRATOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

LEI 8080/90 Art. 24. Quando as suas disponibilidades forem insuficientes para garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá recorrer aos serviços ofertados pela iniciativa privada. Parágrafo único. A participação complementar dos serviços privados será formalizada mediante contrato ou convênio, observadas, a respeito, as normas de direito público. CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE NOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CONHECER A CAPACIDADE INSTALADA DA REDE PRÓPRIA DO MUNICÍPIO. FAZER O LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES DE SAÚDE DA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO. CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE NOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

CAPACIDADE INSTALADA X NECESSIDADE DA POPULAÇÃO CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE NOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

ATENÇÃO SE OS SERVIÇOS PÚBLICOS FOREM SUFICIENTES PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES DA POPULAÇÃO O GESTOR NÃO PODE COMPRAR SERVIÇOS DE SAÚDE. SE FOREM INSUFICIENTES, A CONTRATAÇÃO COMPLEMENTAR DEVE SE BASEAR NAS NECESSIDADES DA POPULAÇÃO E NÃO NA OFERTA DE SERVIÇOS. CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE NOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

PROCEDIMENTO LICITATÓRIO COMPETITIVIDADE - DISPUTA PELO OBJETO OU INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO ART. 25 da Lei 8666/93 AUSÊNCIA DE DISPUTA PELO OBJETO CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE NOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMAÇÃO DE UMA REDE DE PRESTADORES.

CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE NOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CONVOCAÇÃO DE TODOS OS PRESTADORES DOS SERVIÇOS NECESSÁRIOS À COMPLEMENTAÇÃO DA OFERTA PÚBLICA. AUSÊNCIA DE DISPUTA PELO OBJETO. A REALIZAÇÃO DE PROCEDIMENTO LICITATÓRIO PERDE O SENTIDO.

CLÁUSULAS OBRIGATÓRIAS DO EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO CRITÉRIOS PARA A CLASSIFICAÇÃO DOS PRESTADORES. EXIGÊNCIA DE CADASTRO DO PRESTADOR NO CNES. FIXAÇÃO DOS PREÇOS TOMANDO COMO REFERÊNCIA A TABELA SUS (ART. 9º,II, Portaria MS/SAS 1034/10. VINCULAÇÃO DO PRESTADOR À REALIZAÇÃO DE TODOS OS SERVIÇOS PREVISTOS NO CONTRATO E DISPONÍVEIS EM SUAS UNIDADES. CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE NOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

O GESTOR DEVE DAR AMPLA PUBLICIDADE AO CHAMAMENTO PÚBLICO ATRAVÉS DOS SEGUINTES VEÍCULOS: CIRCULAR DA SECRETARIA MUNICPAL DIRIGIDA AOS PRESTADORES; JORNAIS LOCAIS; RÁDIOS LOCAIS; IMPRENSA OFICIAL; JORNAIS DE GRANDE CIRCULAÇÃO NO ESTADO, CASO O CHAMAMENTO TENHA VALOR DE CONCORRÊNCIA PÚBLICA. CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE NOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

PRINCIPAIS SITUAÇÕES ENCONTRADAS AUSÊNCIA DE COMPROVAÇÃO DA NECESSIDADE COMPLEMENTAR DA CONTRATAÇÃO. Contraria o disposto no Art. 24 DA LEI 8080/90 AUSÊNCIA DE COMPROVAÇÃO DA FORMAÇÃO DA MALHA DE PRESTADORES DE SERVIÇOS DE SAÚDE. Contraria o disposto no ART. 25 da LEI 8666/93 AUSÊNCIA DE JUSTIFICATIVA PARA O QUANTITATIVO CONTRATADO. Contraria o disposto no Art. 15, § 7º, II, da LEI 8666/93 AUSÊNCIA DE COMPROVAÇÃO DE DIVULGAÇÃO DO EDITAL. Contraria o disposto no Art. 21 E 25 da Lei 8666/93 CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE NOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

FORMAR UM PROCESSO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO É COMPLEXO. A RESPONSABILIDADE DO GESTOR É MUITO MAIOR. ELE DEVE SER CAPAZ DE APRESENTAR JUSTIFICATIVAS QUE SE SUSTENTEM. CASO CONTRÁRIO É MELHOR OPTAR PELO PROCEDIMENTO LICITATÓRIO.

NÃO HESITE, LICITE! OBRIGADA!