Evolução Histórica Pré-História Antes da população dos computadores, os sistemas de informação nas organizações se baseavam basicamente em técnicas de arquivamento e recuperação de informações de grandes arquivos
Evolução Histórica Pré-História Nessa época os computadores eram constituídos de válvulas eletrônicas, era uma técnica lenta e pouco durável; Nessa época os computadores só tinham utilidade cientifica, para poder fazer cálculos mais rápidos.
Evolução Histórica Nova Era As tecnologias da informação não incluem somente componentes de máquina; Com o surgimento de novas tecnologias em celulares, principalmente 3G, proporcionam um fluxo de informação em tempo real.
Gestão da Informação numa EconomiaGoblal Dados qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação. Informações é o dado que foi processado e armazenado de forma compreensível para seu receptor e que apresenta valor real percebido para suas decisões correntes. Sistema de Informação Um conjunto de componentes inter-relacionados que coleta (ou recupera), processa, armazena e distribui informações destinadas a apoiar a tomada de decisões e o controle em uma organização. Tecnologia da Informação surgiu da necessidade de se estabelecer estratégias e instrumentos de captação, organização, interpretação e uso das informações
Funções de um Sistema de Informação
Vantagens de um Sistema de Informação Otimização do fluxo de informação permitindo maior agilidade e organização; Redução de custos operacionais e administrativos e ganho de produtividade; Maior integridade e veracidade da informação; Maior estabilidade; Maior segurança de acesso à informação.
Perfil do Profissional de Sistemas de Informação na economia global Profissional criativo, bem informado e capacitado a exercer suas tarefas com flexibilidade. E mais, ele deve ser crítico, alerta, curioso e possuir espírito de liderança e elevado senso de trabalho em equipe.
A Gestão da Informação no Universo da Gestão do Conhecimento Atualmente, as organizações vêm utilizando a gestão do conhecimento como forma de facilitar o fluxo de informação dentro da organização; A GC é uma estratégia empresarial criada para explorar os recursos informacionais existentes na empresa. A gestão do conhecimento, um sistema de gerenciamento corporativo, que organiza e sistemaza a capacidade da empresa de captar, gerar, criar, analisar, traduzir, transformar, modelar, armazenar, disseminar, implantar e gerenciar a informação, tanto internamente como externamente; A informação deve ser transformada em conhecimento e distribuída aos interessados.
Segurança da Informação A segurança visa aumentar a produtividade dos usuários através de um ambiente mais organizado, com maior controle sobre os recursos da informática, viabilizando as aplicações a serem feitas pela empresa. PRINCÍPIOS BÁSICOS DA SEGURANÇA Confiabilidade; Integridade; Disponibilidade das informações BENEFÍCIOS Reduzir os riscos com: Vazamento; Fraudes;Erros;Uso indevido;Sabotagens;Roubo de informações e etc.
O papel da Tecnologia da Informação A TI evoluiu de uma orientação tradicional de suporte administrativo para um papel estratégico dentro das organizações. A falta de retornos consideráveis no investimento da TI em algumas empresas deve-se em parte à falta de alinhamento entre ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIO e de TI. Nenhuma aplicação da TI pode ser considerada isoladamente. Nem que a empresa possua uma TI bem elaborada ela não conseguirá manter uma empresa competitiva se estiver de maneira não integrada. O caminho para o sucesso de uma empresa passa, além do hardware e software, pelo alinhamento da TI com a estratégia, as características da empresa e estrutura organizacional
Eficiência e Eficácia de Sistemas de TI Está relacionada com aspectos internos à atividade de TI Ex: utilização adequada dos recursos EFICÁCIA Está relacionada como confronto dos resultados aplicados de TI e os negócios da empresa, sendo observado os possíveis impactos na sua estrutura e operação. Ex: Alavancar o negócio da empresa, tornando-a competitiva