Periodização do Treinamento Funcional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Federação Portuguesa de Atletismo
Advertisements

Periodização do Treinamento
AS RESPOSTAS FISIOLÓGICAS AGUDAS AO EXERCÍCIO E AS ADAPTAÇÕES AO TREINAMENTO DE LONGA DURAÇÃO São as duas principais áreas de pesquisa da fisiologia: do.
Hipertrofia – Hiperplasia
ESTUDO E ANÁLISE DO TRABALHO
Ciclo de vida e organização do projeto
“OLHAR O FUTEBOL ATRAVÉS DO MICROSCÓPIO”
Como se avalia a condição física?
Planejamento e organização no Treinamento Desportivo.
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
MICROSOFT PROJECT Elaboração do Gráfico de Gantt
INF 1771 – Inteligência Artificial
A obesidade vs Atividade física aliada à Alimentação equilibrada
Teoria e Metodologia do Treino Desportivo
Teoria e Metodologia do Treino Desportivo
OBJETIVOS DAS SELEÇÕES Promover o esporte e a sua prática; Oportunizar experiências diversas como meio de introduzir na sociedade um cidadão crítico,
Professor João Pedro Salvador
Fase de Elaboração: Fluxo de Requisitos
O macrociclo Teoria de Matveiev.
Treinamento Funcional
Effectiviness of lifestyle changes on impired plasma glucose and lipids Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos.
Engenharia de Requisitos
DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA (06/04)
Conscientização.
Periodização do Treino 1. Conceitos Introdutórios
Institucionalização, Aspectos Psicológicos
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
Escola Secundária Ferreira Dias Agualva
Curso: Auxiliar de Saúde Bucal
NEGOCIAÇÃO EMPRESARIAL
Desenvolvimento motor
Vantagens de usar questionários Um modo eficiente de coletar dados As respostas são facilmente tabuladas e os dados conseguidos fáceis de analisar Podendo.
DIAS E CARGA HORÁRIA DO CURSO : *Sábado – tarde ou Segunda - noite * Carga horária - 8 encontros de 2 horas ou 6 encontros de 3 horas *Encontros quinzenais.
Torre de  Hanói.
Os Perigos do corpo perfeito
Profª. Maria Helena Carvalho
Abordagem Comportamental da Administração
TRABALHO FINAL I CEAP – Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais.
Fusão da coluna lombar - Artrodese Eletiva
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
Apoio: Lagoa, 30 de Maio 2014 ASSOCIAÇÃO DE ANDEBOL DO ALGARVE LAGOA
REABILITAÇÃO CARDÍACA
VARIÁVEIS DA PRESCRIÇÃO TREINAMENTO DE FORÇA
FORMAÇÃO ESPORTIVA A LONGO PRAZO - ADOLESCENTES
Periodização Prof: Erika Clemente.
Solicitar o seu nome de usuário e senha pela sua ADO Envie um para sua ADO (sua organização de custódia) pelo endereço de que você registrou.
MUSCULAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS.
O VERDADEIRO TESTE VOCACIONAL
TRAINING IMPULSE – TRIMP
Métodos de treinamento
OS 10 ERROS MAIS COMUNS NO TREINO
Plano de Carreira Carreira: é uma série de posições exercidas por uma pessoa ao longo de sua vida profissional Com uma boa avaliação de pessoal e um bom.
Treinamento Funcional – Membros Inferiores
VALE SONHAR.
Treinamento Funcional – Membros Superiores
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
ESTRUTURA DO EXERCÍCIO
1 Gerenciamento do Custo do Projeto Professor: Prof. Ms. Luiz Fernando da Silva.
Treinamento de Força Para Crianças
Projeto de simulação esportiva e profissional Professor orientador Pablo Ferreira Silva.
Reabilitação Treinamento de Força e Condicionamento
O PLANEJAMENTO DO TREINAMENTO
SOBRE COMO O ALUNO APRENDE Profa. Maria Carmozi de Souza Gomes PROGRAD
Atividade Física e Qualidade de Vida
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
CIPA – COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
Palestrantes (Simulação): Dra. Natália Regina Felipe Dra. Raynara Silva Souto.
Treino da Visão Periférica
Transcrição da apresentação:

Periodização do Treinamento Funcional Prof. Ms. Felipe Corbellini

Segredo! “O verdadeiro segredo da elaboração do programa não é adotar a filosofia de uma pessoa, mas sim desenvolver a sua própria. Os treinadores/professores precisam fazer o que é melhor e não o que está na moda, não devendo, simplesmente, copiar o sistema de outra pessoa” (Boyle, 2015).

Três importantes fatores Pense: o que funcionará melhor com seu atleta/aluno? Questione: pergunte a si mesmo porquê esse exercício está no programa. Analise: Busque programas que consigam o tipo de resultado que você deseja.

Periodização do Treinamento Consiste em criar um sistema de planos para distintos períodos que perseguem um conjunto de objetivos mutuamente vinculados (Gomes, 2009).

Sessão de Treinamento Unidade cíclica diurna (2 a 3 treinos por dia) Seus objetivos devem estar interligados e não ser programados aleatoriamente Parte preparatória Parte principal Parte final

microciclo Conjunto de várias sessões semanais; Principal objetivo é a alternância entre esforço- recuperação, de forma que o atleta evite estar permanentemente em estado de cansaço crônico; Resolve as tarefas de preparação dentro do correspondente período de tempo. Sua duração varia de 3 a 14 dias;

mesociclo Estrutura que varia de 3 a 6 semanas e representa o elemento da estrutura de preparação do atleta orientado para a solução das tarefas de determinado macrociclo de preparação

macrociclo Estrutura de preparação do atleta para o ano todo; Em alguns casos, o ano é divido em dois macrociclos, variando conforme o calendário específico de cada modalidade.

Objetivos da Peridização do Treinamento Funcional Prevenção de lesões Reduzir lesões da performance (atletas) Melhorar o desempenho

Prevenção de lesões Minimizar riscos (exercícios devem ser analisados em função do risco e benefício)

Reduzir lesões da performance Reduzir não é evitar – as lesões acontecem. Tornar o treino o mais seguro possível e depois trabalhar para reduzir o potencial de lesão durante a competição.

Melhorar o desempenho Capacidade para equilibrar a razão entre o risco e o benefício. O programa deve melhorar o desempenho, porém nunca às custas da saúde.

Pontos da Elaboração do Programa Consistência É melhor uma sessão ruim do que faltar. Estrutura Professor precisa descobrir como dividir o tempo de treinamento em busca de resultados máximos. Densidade Medida de trabalho por unidade de tempo. Casar exercícios (evitar repouso muito longo) Usar tempo de repouso (treino do core)

Escolha dos exercícios Fácil Simples Conhecido Estável Difícil Complexo Desconhecido Instável

Escolha dos exercícios Superior, inferior e core. Puxar, empurrar, joelho dominante, quadril dominante. Exercícios em aparelhos até progredir para a fase em pé. Preferência por exercícios multiarticulares em detrimento de monoarticulares.

Avaliação G2 Elaborar uma periodização de treinamento 3 meses (3 mesociclos) Indivíduo de 30 anos (masculino ou feminino), sedentário (sem nenhuma patologia ou doença), iniciante. Objetivos do aluno a critério do professor. Protocolo de avaliação. Justificar o programa de treinamento.