Avaliação de Cargos por Métodos Não Quantitativos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

CONSIDERAÇÕES SOBRE O CARGO
Teorias da Administração
Recompensar Pessoas: Cargos e Salários
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
Análise e descrição de cargos
Análise e descrição de cargos
Delegação, centralização e descentralização
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
Avaliação dos Cargos   Processo através do qual avaliamos, classificamos, logo, hierarquizamos os cargos segundo determinados critérios de importância.
Profª. Selma Maria da Silva
RANKING DOS CARGOS.
FERRAMENTAS PARA O CONTROLE E A MELHORIA DA QUALIDADE
Modelos Organizacionais de Mintzberg:
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 14
DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGOS
ANÁLISE E DESCRIÇÃO DE CARGOS
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
ESPECIALMENTE CRIADO PARA OS
Gestão Estratégica de Recursos Humanos no Setor Público e a carreira dos professores Nelson Marconi.
A experiência do Estado de Minas Gerais
O sistema de administração de recursos humanos
Prof. Me. Robson Cavalcanti Visão Geral da Gerência de Projetos
Engenharia de Software Gerenciamento de Projetos
PLANO DE GESTÃO DO DESEMPENHO INDIVIDUAL
Padronização do Atendimento ao Cliente
Abrangência Cargos de provimento efetivo, em carreira e isolados
Concepção de um projeto
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO
Manuais Conceitos: “(...) todo e qualquer conjunto de normas, procedimentos, funções, atividades, políticas, objetivos, instruções e orientações que devem.
Admnistração de Cargos e Salários
Danielle Karst Riccardi – 2008/1
MANUAIS PROFESSORA BETH.
Lavratti.com Slide 1/8 Organização, Sistemas e Métodos Estruturas organizacionais A fim de garantir vantagem competitiva, os gerentes precisam saber estruturar.
Atribuições das Unidades Organizacionais
Descrição de Cargos.
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão O processo de recrutamento e seleção Os critérios de recrutamento e seleção Exemplo de descrição e.
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
Gestão de Remuneração Profª Bárbara Freixo.
A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
Gerência de Cargos, Remuneração Desempenho e Carreiras
Administração De Salários.
Métodos de avaliação de cargos Escalonamento.
Teoria Geral da Administração
Custeio baseado em atividades
GESTÃO DE PESSOAS SELEÇÃO DE PESSOAS.
Gestão de cargos, carreira e remuneração
DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGOS
Organização, Sistemas e Métodos
FUNÇÃO DO ADMINISTRADOR: CONTROLAR
Lavratti.com Slide 1/8 Organização, Sistemas e Métodos Estruturas organizacionais A fim de garantir vantagem competitiva, os gerentes precisam saber estruturar.
Manuais Administrativos
ELABORAÇAÕ DE PROCEDIMENTOS
ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS – FACCAMP – 2011
INDICAÇÃO CEE 108/ : CEE tem se dedicado à análise das DCNs para a Ed. Profissional em função da implementação do Catálogo Nacional de Cursos.
Profa. Ana Lúcia Magri Lopes
Profª. Ana Lúcia Magri Lopes
Profª. Ana Lúcia Magri Lopes
POLÍTICA SALARIAL GESTÃO DE DESEMPEMHO, REMUNERAÇÃO E CARREIRA
Professora: Ana Lúcia Magri Lopes
AVALIAÇÃO DE CARGOS POR MÉTODOS QUANTITATIVOS
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PELO NUTRICIONISTA
OSM II Manuais administrativos – Parte 2
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
Avaliação de Cargos Consiste na determinação de um valor relativo a cada cargo, com o propósito de se constituir uma escala hierárquica para os mesmos.
Unidade III Descrição de Cargos
DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGOS “As pessoas trabalham nas organizações
Transcrição da apresentação:

Avaliação de Cargos por Métodos Não Quantitativos Profª. Ana Lúcia Magri Lopes PONTES, Benedito R. Administração de Cargos e Salários. 10 ed. São Paulo: Editora LTr, 2004. Cap. 7 e 8.

Método Não Quantitativo A análise de cargos pode ser mais simples quando se adota esse método, pois não há necessidade de elaboração de relatório pormenorizado da descrição nem da especificação dos cargos.

Método Não Quantitativo Classificação dos métodos: Escalonamento simples Escalonamento por comparação binária Graus predeterminados

MÉTODO DE ESCALONAMENTO O método de escalonamento permite a hierarquização dos cargos, avaliando-os de forma abrangente em função da complexidade das atividades.

MÉTODO DE ESCALONAMENTO Complexidade das atividades = dificuldade exigida dos ocupantes para o desenvolvimento das atividades propostas. Também devem ser analisadas as exigências de experiência, conhecimentos e escolaridade.

MÉTODO DE ESCALONAMENTO O método propicia três formas de avaliar os cargos: Escalonamento simples; Escalonamento por comparação binária; Escalonamento através da comparação binária pontuada.

ESCALONAMENTO SIMPLES Os membros do comitê de avaliação, isoladamente, hierarquizam os cargos amostrais (chave) em análise e chegam juntos a um consenso.

Avaliação de Cargos por Métodos Não Quantitativos MÉTODO DE ESCALONAMENTO SIMPLES Escalonamento (graus) Avaliador A Avaliador B Avaliador C Consenso 1 Motosserrista Motorista 2 Carpinteiro 3 4 Mecânico 5 Almoxarife

ESCALONAMENTO POR COMPARAÇÃO BINÁRIA Os cargos-chave são comparados aos pares, de tal forma que cada cargo em análise é comparado a outro, resultando em uma hierarquização.

Avaliação de Cargos por Métodos Não-Quantitativos ESCALONAMENTO POR COMPARAÇÃO BINÁRIA Cargo Comparado Almoxarife Motorista Carpinteiro Mecânico Adição 1 Escalona-mento + +1 4 - 1 2 3 Ex: Almoxarife é + ou – importante que o motorista = mais (+)

ESCALONAMENTO POR COMPARAÇÃO BINÁRIA PONTUADA Este método consiste em pontuar os sinais + (mais), - (menos) e = (igual). Este formato é um aprimoramento do escalonamento por comparação binária por ser possível atribuir sinal = (igual).

ESCALONAMENTO POR COMPARAÇÃO BINÁRIA PONTUADA Comparação entre os cargos Sinal Pontos Quando o cargo é mais importante àquele comparado + 2 Quando o cargo é igual àquele comparado = 1 Quando o cargo é menos importante àquele comparado -

ESCALONAMENTO POR COMPARAÇÃO BINÁRIA PONTUADA Cargo Comparado Aux. Pessoal Contábil Analista RH Sistemas Pontos Escalo – namento = - 1 + 5 2 8 3

MÉTODO DE GRAUS PREDETERMINADOS Este método é uma sofisticação do escalonamento simples. Aparentemente mais objetivo que o anterior, entretanto, a avaliação é imprecisa. Baseia-se na descrição prévia de graus crescentes em complexidade e dificuldade. Os cargos são comparados com as descrições de cada grau e alocados em um deles.

Avaliação de Cargos por Métodos Não-Quantitativos MÉTODOS DE GRAUS PREDETERMINADOS Plano Administrativo Grau I Tarefas repetitivas e que não apresentam dificuldades para o funcionário Responsabilidades quase inexistentes Recebe supervisão constante, instruções detalhadas e acompanhamento para execução das tarefas Não é exigida experiência anterior Grau II Tarefas rotineiras executadas com base em procedimentos bem definidos Requer familiarização com serviços burocráticos e equipamentos de escritório Recebe supervisão direta, instruções detalhadas e orientação É exigida experiência de aproximadamente 6 meses.

Avaliação de Cargos por Métodos Não-Quantitativos MÉTODOS DE GRAUS PREDETERMINADOS Plano Administrativo Grau III Tarefas variadas, porém rotineiras, que envolvem a aplicação de procedimentos padronizados, observados os limites estabelecidos pelas normas internas Recebe supervisão direta e acompanhamento na execução das tarefas difíceis As tarefas são conferidas ao final É exigida experiência de 1 a 2 anos Grau IV Tarefas variadas e com padrões de especialização que envolvem a aplicação de procedimentos administrativos pouco diversificados Recebe supervisão direta e orientação para a solução de situações difíceis É exigida experiência de 3 a 4 anos

Avaliação de Cargos por Métodos Não-Quantitativos MÉTODOS DE GRAUS PREDETERMINADOS Plano Administrativo Grau V Tarefas qualificadas que envolvem seleção e aplicação de procedimentos administrativos diversificados Recebe supervisão indireta e mais voltada a problemas inusitados Cargos que exige formação superior É exigida experiência de 5 a 7 anos Grau VI Tarefas complexas e especializadas, regidas pelo conhecimento formal de práticas administrativas amplas Recebe supervisão geral em trabalhos que envolvem planejamento, organização e pesquisa Cargos que exigem formação superior e especialização na área de atuação É exigida experiência de 8 a 10 anos

Avaliação de Cargos por Métodos Não-Quantitativos MÉTODOS DE GRAUS PREDETERMINADOS Plano Administrativo Grau VII Tarefas muito complexas, especializadas e que implicam responsabilidade de planejar, organizar e ou conduzir equipes. Recebe diretrizes gerais Cargos que exigem formação superior, além de cursos de especialização em sua área de atuação É exigida experiência superior a 10 anos.

Métodos de graus predeterminados Cargos Enquadramento dos cargos nos graus pelo comitê Avaliador A Avaliador B Avaliador C Avaliador D Consenso Aux. Adm. I Secretária Executiva V IV Aux. de faturamento II Diretor de finanças VII Aux. Contabilidade III Gerente Remuneração VI