Supervisionando Formação Docente em ABINV Flávia M G Fung.

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Transcrição da apresentação:

Supervisionando Formação Docente em ABINV Flávia M G Fung

Qual é o fator que interfere na adoção da prática ABINV pelo professor?  Três grupos distintos  Realizadores capacitados: Precisam do que mais? Apoio estrutural e passam a ser influenciadores da crença e da prática  Desejantes: Precisam de intervenção por meio de apoio na elaboração dos planos de execução  Negadores : Qual é o bloqueio? Não são pesquisadores. Precisam vivenciar e introjetar esta identidade em si mesmo.

Relação UCA ABINV: novos recursos  Crises no acesso a internet foram usadas como desculpa de não participação do processo..  Desafio :o uso de outros recursos da máquina e para além dela.  Compreender como usar o método científico por todos os docentes em todos os campos dâ ciência.

Estratégias  Relembrando o método – para todos.  Partilhar com todos em TDC as reflexões feitas nos seminários ABINV  Relacionar o plano curricular com possibilidades de aprendizagem por investigação com a parceria de outros docentes mais experientes  Desafiar os docentes a participarem coletivamente de um projeto que gere oportunidade de aprendizagem por investigação – Conferência Interna da Escola Sustentável – experiência piloto com alunos

Resultados  Todos os docentes de 1º a 5º ano integram ao a sua ação de ensino a prática da Aprendizagem por investigação, docentes de 6º a 9º ano ainda não aquisitaram o hábito e a crença.  5 plenamente com adaptações personalizadas  3 de modo adaptado a sua área de conhecimento  4 iniciando os trabalhos com apoio para pensar o processo  3 Sem condições de aprendizagem  3 ainda em aprendizagem  Resistentes conscientes: estão em quebra de resistência

Próximos passos  Ampliando caminhos de estimulo  Oficina de Scratch NTE  Oficina de Rádio com Uquinha : espaços de comunicação de aprendizagem  CPA e aprendizagem por investigação: alunos pesquisadores utilizando os dados da Conferência para elencar questões de pesquisa em prol das soluções de problemas da escola  Professor multiplicador: interessam dos professores ativos no porjeto com os colegas