1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“EDUCANDO PARA A LIBERDADE”
Advertisements

A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
Plano “VISA na Atenção Básica”
Universidade Federal de Pelotas
COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
PLANO DE GESTÃO.
Descentralizando a Saúde para o Desenvolvimento Regional
Núcleo de Educação e Formação em Saúde ETSUS / ES Primeiras ações iniciadas no ano de 1976, há 33 anos Condição administrativa não alterada: considerando.
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Paulo Henrique D´Ângelo Seixas
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
Dificuldades e soluções na administração de um programa de Asma Saúde Pública.
I Encontro Estadual de Formadores – CFES/SC Agosto de 2010.
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO PARANÁ
Ministério da Cultura.
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Comissão de Acompanhamento aos Conselhos Municipais de Saúde Plano de Trabalho 2008 Proposta.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA ESTADUAL DE HABITAÇÃO PLANO ESTADUAL DE HABITAÇÃO PEH-SP.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
PROPOSTA PLANEJAMENTO PARA O EXERCÍCIO DE 2009 Região Sul e Sudeste Coordenador : Ney – Paraná Relator - João Batista – Minas Gerais.
Curso de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental - Proposta -
DOCUMENTOS UTILIZADOS
Foco de Atuação: Atenção Básica
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
MOVIMENTO AÇÃO INTEGRADA RESGATANDO A CIDADANIA
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
PROJETO DE CAPACITAÇÃO DA COORDENAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA/SES-RJ – ANO 2003* O Estado do Rio de Janeiro iniciou há três anos um efetivo processo.
FÓRUNS REGIONAIS E NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
1° Encontro Intermunicipal de Escolas de Governo da Região de Sorocaba Roda de Conversa Março/2014.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
Comissão de EJA de Alagoas
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
ABRIL 2010.
Programa Nacional de Desenvolvimento Gerencial no SUS
A formação e o mercado de trabalho dos técnicos em saúde:
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
GERENCIAMENTO DE RISCOS E PERIGOS RELACIONADOS A PRODUTOS, SERVIÇOS E MEIO AMBIENTE NAS AÇÕES DE VISA NO ESTADO DO MARANHÃO ARNALDO MUNIZ GARCIA SUPERINTENDENTE.
Planejamento em Saúde: proposta de fortalecimento para o SUS-Bahia
18º ENCONTRARH Encontro Anual de Recursos Humanos do Planalto Central 05e 06 de novembro de 2008 – Centro de Convenções Ulysses Guimarães / Brasília-DF.
1 OFICINA DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NO RIO GRANDE DO SUL Discussão em grupo Dezembro de 2011.
CAPACITAÇÃO PARA GESTORES Práticas integrativas e complementares.
2006 Convocação de Propostas para a Promoção de Bens Públicos Regionais – BID Criação da CP e seu Plano de Trabalho 2006/07.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
GERENCIA DE QUALIDADE DE VIDA GERENCIA ADJUNTA DE SAUDE
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE GESTORES DO SUS Proposta preliminar – ENSP-FIOCRUZ.
DIALOGOS TEMÁTICOS. Enriquecendo o conceito -A família e a sociedade são “co-garantidores” dos direitos de crianças e adolescentes. -Deve-se definir bem.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
GOVERNO DO ESTADO O DA PARAÍBA Planejamento das Atividades de Capacitação de Recursos Humanos em Vigilância Sanitária AGÊNCIA ESTADUAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
PLANO DE MOBILIDADE URBANA DE VOLTA REDONDA
Agência Nacional de Vigilância Sanitária COMITÊ DE POLÍTICA DE RH PARA VIGILÂNCIA SANITÁRIA - COPRH O COPRH instaurando nova forma de.
Relatório Final dos trabalhos em grupo XIV Encontro Renast/SP 10/04/2008.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
CRIAÇÃO DO NASF.
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Descentralização das.
Projeto Pólos de Biodiesel Centro-Sul e Norte. Apresentação Parceria entre Plural Consultoria, Pesquisa e Serviços e Ministério do Desenvolvimento Agrário;
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
II Oficina de Planejamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos do Plano Estadual de VISA OBJETIVOS  Apresentar as diretrizes de atuação da Vigilância.
GERÊNCIA DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE  Realização da formação em primeiros socorros em cardiologia para 2160 trabalhadores das Unidades de Saúde da Família.
Transcrição da apresentação:

1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e recursos locais; 2 - Avaliação sistemática do impacto das ações de VISA nos diversos segmentos da sociedade - população, regulados, trabalhadores, outros setores. 3 - Monitoramento e acompanhamento do processo de trabalho das RS e municípios, com o objetivo de avaliação e adequação do planejamento da VISA do Estado. - PLANEJAMENTO - com base nas prioridades = alta e média complexidade. Utilizando indicadores e instrumentos.

2 - PERFIL DOS TÉCNICOS EM VISA NÍVEL CENTRAL - Equipe multiprofissional - maioria nível superior NÍVEL REGIONAL - 22 RS - falta de equipe multiprofissional em algumas RS MUNICÍPIOS - Maioria dos profissionais são de nível médio e veterinários.

3 - DIRETRIZES DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DE RH NO PARANÁ 1. Processo de formação de RH baseado na “ EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE”, com a participação efetiva da escola de saúde (nível superior) e centro formador (nível médio). - Construção dos problemas no processo de trabalho. - Definição dos fatores determinantes. - Resolução dos problemas dentro de limites - planejamento estratégico.

3 - CONT. Estratégia - Oficinas de EPS para Nível Central e Regionais de Saúde - capacitação de monitores.. Utilização de instrumentos, metodologia, etc para RS e municípios. O resultado será o diagnóstico da situação real da descentralização = INDICADORES PARA NORTEAR O PLANEJAMENTO DAS CAPACITAÇÕES DE RH EM VISA NO PR

3 - CONT. 2. Construção e utilização de mecanismos de monitoramento e acompanhamento das RS e municípios, como objetos de reavaliação do planejamento da VISA Estadual. 3. Criação do Curso de Mestrado em VISA no PR, através do estabelecimento de parcerias (2003). 4. Criação do Curso de Especialização em VISA no PR, através do estabelecimento de parcerias (2004). 5. Criação do Curso de Técnico em VISA no PR (2004)

4 - PROPOSTAS DE PARCERIAS COM O COMITÊ DE POLÍTICA DE RH Criação do Curso de Mestrado em VISA no PR, através do estabelecimento de parcerias (2003). Criação do Curso de Especialização em VISA no PR, através do estabelecimento de parcerias (2004).