INOVAÇÃO: CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSERÇÃO COMPETITIVA NOS MERCADOS ATUAIS
PROPÓSITO FUNDAMENTAL DAS ORGANIZAÇÕES “ Manter o sucesso ao longo do tempo “
PROPÓSITO FUNDAMENTAL DAS ORGANIZAÇÕES “ Manter o sucesso ao longo do tempo “ SUCESSO = ser bem sucedida em seus propósitos.
- CARACTERÍSTICAS DOMINANTES - O MERCADO ATUAL
- CARACTERÍSTICAS DOMINANTES - 1. É COMPETITIVO: oferta > demanda 2. É COMPLEXO: muitos elementos em interação 3. MUDA RÁPIDA E CONTINUAMENTE O MERCADO ATUAL
DESAFIOS PARA A GESTÃO.
* Ambiente Competitivo: Agregar maior valor aos públicos-alvo * Ambiente Complexo/Imprevisivel: Trabalhar com os diferentes cenários possíveis * Ambiente Dinâmico: Gerenciar as contínuas inovações DESAFIOS PARA A GESTÃO.
Modelo Proposto por Schumpeter na primeira metade do século XX! A NECESSIDADE DE INOVAÇÃO
Modelo Proposto por Schumpeter INOVAÇÃO NA EMPRESA Em métodos, produtos, processos, mercados, administração/gestão.
Modelo Proposto por Schumpeter INOVAÇÃO NA EMPRESA Em métodos, produtos, processos, mercados, administração/gestão. VANTAGEM COMPETITIVA
Modelo Proposto por Schumpeter DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E FINANCEIRO INOVAÇÃO NA EMPRESA Em métodos, produtos, processos, mercados, administração/gestão. VANTAGEM COMPETITIVA
Modelo Proposto por Schumpeter DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E FINANCEIRO INOVAÇÃO NA EMPRESA Em métodos, produtos, processos, mercados, administração/gestão. VANTAGEM COMPETITIVA
INOVAÇÃO E APRENDIZAGEM 25/abril/ 07
Aprendizagem - Inovação – Competitividade GANHO DE COMPETITIVIDADE INOVAÇÃO (Mudança de Estado da Organização) Resulta em Modelo Proposto por Schumpeter
Aprendizagem - Inovação – Competitividade GANHO DE COMPETITIVIDADE INOVAÇÃO (Mudança de Estado da Organização) Resulta em ?
INOVAÇÃO: Resultado de novos conhecimentos aplicados
CONHECIMENTO: Responsável por todo progresso hoje existente INOVAÇÃO: Resultado de novos conhecimentos aplicados
CONHECIMENTO: Responsável por todo progresso hoje existente INOVAÇÃO: Resultado de novos conhecimentos aplicados GANHAR CONHECIMENTO = APRENDER
Aprendizagem - Inovação – Competitividade Impulsiona APRENDIZAGEM GANHO DE COMPETITIVIDADE INOVAÇÃO (Mudança de Estado da Organização) Resulta em
Impulsiona APRENDIZAGEM GANHO DE COMPETITIVIDADE INOVAÇÃO (Mudança de Estado da Organização) Resulta em ? Aprendizagem - Inovação – Competitividade
UM NOVO ENFOQUE PARA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL 25/abril/ 07
APRENDER! APRENDER = GANHAR CONHECIMENTO CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA QUALQUER INOVAÇÃO
-Enfoque sistêmico que integra aspectos técnicos, humanos e organizacionais da empresa. APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
-Enfoque sistêmico que integra aspectos técnicos, humanos e organizacionais da empresa. - Inovação de produtos e processos como resultado da aprendizagem organizacional. APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
APRENDER! APRENDER = GANHAR CONHECIMENTO (ou, ampliando a visão) APRENDER = GANHAR COMPETÊNCIA CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA QUALQUER INOVAÇÃO
- Enfoque sistêmico que integra aspectos técnicos, humanos e organizacionais da empresa. - Inovação de produtos e processos como resultado da aprendizagem organizacional. - Aprendizagem como ganho de competência organizacional em qualquer uma de suas componentes (estrutural ou humana). APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
COMPETÊNCIA ORGANIZACIONAL * Definição (Silveira, 2002) * “Capacidade de executar um dado processo, de forma a satisfazer a todas as necessidades a ele relacionadas”
Competência Organizacional Fator Humano ConhecimentosAtitudes Habilidades COMPETÊNCIA ORGANIZACIONAL Visão GEIA
COMPETÊNCIA HUMANA * Componentes* * CONHECIMENTOS * “Saber” + * HABILIDADES * “Saber Fazer” + * ATITUDES * “Saber Ser” (ou, “Ser”)
Competência Organizacional Fator Humano Fator Estrutural ConhecimentosAtitudesEquipamentos Materiais Infra-Estrutura Habilidades COMPETÊNCIA ORGANIZACIONAL
NÍVEIS DE APRENDIZAGEM EM ORGANIZAÇÕES
1) Nível do Indíviduo (Capital Humano) Domínio da pedagogia/andragogia, psicologia da aprendizagem... NÍVEIS DE APRENDIZAGEM EM ORGANIZAÇÕES
Capital Humano
Trata-se do conhecimento e das competências dos colaboradores, colocados à serviço da empresa. - Pertence ao indivíduo, mas o seu uso gera valor para a empresa. - Meta: transformar conhecimento tácito em explícito! (é o grande desafio na Gestão do Conhecimento)
Tipos de Conhecimento Explícito Aquele que pode ser formalizado, sistematizado e comunicado
Tipos de Conhecimento Tácito Pessoal, específico ao contexto e assim, difícil de ser formulado e comunicado. Composto por: Elementos cognitivos Modelos mentais (esquemas, paradigmas, perspectivas, crenças e pontos de vista) Elementos técnicos Know-how concreto, técnicas e habilidades Michael Polanyi ( ) ‘We can know more than we can tell'
1) Nível do Indíviduo (Capital Humano) Domínio da pedagogia/andragogia, psicologia da aprendizagem... 2) Nível do Grupo Domínio da qualidade, sociologia da aprendizagem... NÍVEIS DE APRENDIZAGEM EM ORGANIZAÇÕES
1) Nível do Indíviduo (Capital Humano) Domínio da pedagogia/andragogia, psicologia da aprendizagem... 2) Nível do Grupo Domínio da qualidade, sociologia da aprendizagem... 3) Nível da Organização Domínio da administração, gestão estratégica... NÍVEIS DE APRENDIZAGEM EM ORGANIZAÇÕES
1) Nível do Indíviduo (Capital Humano) Domínio da pedagogia/andragogia, psicologia da aprendizagem... 2) Nível do Grupo Domínio da qualidade, sociologia da aprendizagem... 3) Nível da Organização Domínio da administração, gestão estratégica... 4) Supra-Organizacional (Capital de Relacionamento) Domínio da economia, sistemas cooperativos... NÍVEIS DE APRENDIZAGEM EM ORGANIZAÇÕES