Aporias de Ensino Superior em Moçambique à luz das epistemologias glocais Jose Castiano & Dulce Passades Recife, 2013 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Princípios Teórico-Metodológicos e a Prática Pedagógica
Advertisements

GERADORA DE INQUIETAÇÕES NOS EDUCADORES UNIVERSIDADE COMO.
TEORIA HOLÍSTICA Denise A.Freitas Márcia Cristina T. Santos
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Pró-Reitoria de Extensão Campus Avançado Profª Maria Elisa de Albuquerque Maia Departamento de Educação MESA-
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
Europa: aprender com o Mundo
1 PUCSP Redesenho Institucional CONSUN 26/03/2008 Aprovações.
AVALIAR ?? determinar valor (diferentes abordagens)
Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA UFBA
Avaliação Institucional e Tecnologias da Informação na UNISC Workshop: Avaliação e inovação com Tecnologias da Inovação – UFRGS – 03/07/2009. Ana Karin.
A CULTURA ESCOLAR NA SOCIEDADE NEOLIBETAL
DEB – ITINERANTE Currículo em Ação.
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
2o. Curso ANDIFES de Gestão da Internacionalização Universitária
Propriedade Intelectual
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Nova Ordem Mundial Quais são as modificações ocorridas no cenário mundial com a Nova Ordem imposta no final do século XX ? br.geocities.com.
TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO fernando rossetti 12 de dezembro de 2002
IX Encontro dos Assessores de Comunicação das Instituições de Ensino Superior Comunitárias Realização ABRUC/Apoio Universidade Presbiteriana Mackenzie.
FORGES 2011 – LEITE & RAMOS Política de Avaliação da Docência Universitária: elementos para um debate em construção a partir de experiências.
Pesquisa e Prática em Educação
CCI / UFPA - Análise de Desafios e Oportunidade
Café das Ciências Sociais Apoio: Autores: Naiara Fernanda Costa; Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Ciências Sociais - Unesp – Campus de Marília/SP.
Pacto do Ensino Médio e o REM
Modelos de Universidade Ênfase em Pesquisa Ênfase em Extensão Gestão Individual Acadêmico Clássico (1) Liberal Integrado (2) Gestão Institucional Institucional.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências
Licenciatura em Direito – 8 semestres* A licenciatura em Direito transformar-te-á num jurista com uma formação global e integrada seja no plano técnico-
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE NATALENSE PARA O DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO DE DIREITO TRABALHO DE CURSO O TRABALHO.
Novas Abordagens da Educação Física Escolar: do Tradicionalismo ao Construtivismo Thiago Elias Merlo 2011.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
DIMENSÕES TEÓRICAS E PROSPECÇÕES Florianópolis, Outono/2008
Educação a distância: esboço de uma análise ético-política.
UNIJUI Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Aluno: Plínio Renato Siqueira Professor: Dejalma Cremonese SETEMBRO de 2007 IJUI/RS.
José Augusto Chaves Guimarães UNESP – Marília Recife
PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA 1
Aula de Sociologia – Karl Marx
Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa REGULAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: distintos horizontes na avaliação interna: autoavaliação.
A construção histórica da Psicologia Social
Ciência, Tecnologia e Sociedade: Aula 10
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
INTRODUÇÃO O QUE É ANTROPOLOGIA?.
DEWEY, J. Democracia e educação. São Paulo: Ática. 2007, 131 p. DEWEY, J. Experiência e educação. Rio de Janeiro: Cia. Editora Nacional. 1971, 165 p. FREIRE,
Grupos de trabalho ANPEPP – pontos a considerar como contribuição à mesa CAPES-CNPq-ANPEPP acerca de avaliação da produtividade na pesquisa. Proponente:
INCUBAÇÃO: PRÁTICAS, TENDÊNCIAS E NOVOS DESAFIOS - INCUBADORAS EM REDE IERA - Incubadora de Empresas da Região de Aveiro III ENI – Encontro Nacional de.
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
Informações de cursos de graduação no Campo de Públicas Contabilizadas a partir do Censo de Ensino Superior de 2013 do Inep DIRETORIA DA ANEPCP VERSÃO.
Maria Adriana Sousa Carvalho Paulino Lima Fortes Percursos da internacionalização: o caso da Universidade de Cabo Verde.
OS CONFLITOS DE GERAÇÃO NO SISTEMA DE ENSINO SUPERIOR Recife (PE) - Brasil Dezembro/2013 Antonio Augusto dos Santos Soares - Universidade Trás-Os-Montes.
Recife - 03 a 06 de Dezembro de 2013 A configuração da Mobilidade Internacional em nível de graduação em uma IES Brasileira Liliane Gontan Timm Della Méa.
Género, Poder e Gestão do Ensino Superior: os gestores usam calças (masculinidade) e as gestoras usam capulanas (feminilidade) Dulce Maria Passades Recife,
A Cooperação como recurso fundamental no processo de desenvolvimento das universidades O caso da Universidade Polit é cnica, de Moçambique Rosania da Silva.
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
A estrutura acadêmica do Campus da Universidade de Brasília em Planaltina-DF e seu potencial para a promoção do trabalho interdisciplinar.
Experimento sobre combustão OFICINA TEMÁTICA COMBUSTÍVEIS: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO Fernanda Soares Pinto de Souza¹, Tomais.
LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE NATALENSE PARA O DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO PESQUISA CIENTÍFICA.
Definição e priorização das ações de internacionalização a partir do modelo de referência Agosto de 2008 Tubarão/SC. Silvete Helena Heerdt Beatriz Peçanha.
PLANOS E POLÍTICAS INSTITUCIONAIS 1. PLANO DE PASTORAL DA UNIVERSIDADE (PdU) Objetivo geral: Favorecer, segundo o carisma e a pedagogia salesiana – nos.
Ex corde ecclesiae (15/08/90): A vocação da Universidade Católica Erico Hammes Porto Alegre, 05/04/2011.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
A crise da Universidade na contemporaneidade Grace Tanikado Patricia Oliveira Brito Raquel Karpinski Lemes Walcy Pereira Oliveira SA: Democracia e Universidade.
PLANO DE METAS DA EXTENSÃO DA UFAL. Extensão......é a universidade em diálogo com a sociedade por meio do ensino e da pesquisa.
FORMAÇÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
BOAS PRÁTICAS NO ENSINO SUPERIOR Aveiro, 20 de Maio 2016 INCLUSÃO GRUPO DE TRABALHO PARA O APOIO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR Apoio.
Da Ideia de Universidade à Universidade de Ideias
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

Aporias de Ensino Superior em Moçambique à luz das epistemologias glocais Jose Castiano & Dulce Passades Recife,

Introdução Aporia do Campo Político Aporias do Campo Cultural Conclusão Estrutura da Apresentação 2

O boom das IES (década 90, mais de 40); A qualidade do ensino, pesquisa e extensão nas IES associada à produção de um saber glocal; Teorias de base: (I) Epistemologias do Sul (Boaventura de Sousa Santos), (II) Apropriação do Saber Endógeno (Hountondji); 3 Introdução

Mestrados/Faculdades Aporia do Campo Político 4 Autonomia versus dependência (Politicas do Banco Mundial a partir dos anos 80); Desenho curricular (Nacional versus Local) Ideologia da moçambicanidade foi ‘construída’ de fora para dentro (Mudimbe; Mazula); Modelo de homem ‘culto’ (Sul Global) diferente do homem ‘culto’ do Norte Global (Castiano);

Mestrados/Faculdades Cont. 5 Universidade Política (Rosário, 2012); Função política versus função académica; Comunidade universitária sinónimo da revolução moçambicana; Condicionalismos políticos: produção de conhecimento, autonomia e liberdade de opinião;

Mestrados/Faculdades Aporias do Campo Cultural 6 “Nacional” (língua oficial) versus “particulares” (línguas locais); Universal versus local: glocal; IES: reprodutor versus produtor; Periferia versus centro na produção do saber; Ciências humanas versus naturais e tecnológicas;

Mestrados/Faculdades Cont. 7

8 Conclusão Pelo rumo que as IES tomam em Mocambique, parece que o modelo cartesiano e o modelo ideologico de uma ‘universidade politica’ vai estruturalmente perdurar;

Obrigada a Todas e Todos 9