Prof. Dr. Fernando Joaquim Ferreira Maia Professor Adjunto do Departamento de Ciências Sociais (DECISO/UFRPE) Coordenador do Núcleo Multidisciplinar de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Inserção dos Catadores Historicamente em uma Política Publica.
Advertisements

Ministério do Meio Ambiente
Política Nacional de Resíduos Sólidos e suas Oportunidades
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Reciclagem de plástico
Ciclo de vida do produto
Deputado Dr. Nechar (PP/SP)
POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS Conjunto de ações e normas destinadas a promover e regular a gestão integrada de resíduos de modo a assegurar a seguinte.
“II Fórum Internacional de Resíduos Sólidos”
Carapina Centro de Convenções
Guarulhos – Dezembro de 2011
INTERFACE DA COLETA SELETIVA COM A LOGÍSTICA REVERSA
Na ampla e crescente geração, e principalmente, na busca de uma disposição técnica e econômica, para os Resíduos Industriais. ORIGEM.
III - CAPÍTULO. GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS Os resíduos sólidos são um dos grandes desafios da atualidade, não só da Administração Pública mas para a.
GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS e a perspectiva de Micro-APPs
Política Nacional de Resíduos
MEIO AMBIENTE.
Logística Reversa Impactos ecológicos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Gestão de resíduos perigosos
Gerenciamento de resíduos sólidos
17ª. Reunião Ordinária do Conselho Estadual das Cidades
Prefeitura do Recife - EMLURB
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Uma revolução em curso. Lei de 2010 AGOSTO DE 2012 Após esta data, a liberação de recursos para projetos na área de Resíduos Sólidos só se dará.
Decreto Federal nº 7404 de (regulamento)
44ª Assembleia Nacional da Assemae
Autor e Apresentador: Elizabeth Freitas de Souza¹
Julho 2012 CONSEMA/PE CONSEMA/PE. EQUIPE ANDREA OLINTO, ELIANE R. BASTO, GIANINNA CYSNEIROS, JOANA AURELIANO, JOSÉ SAMPAIO, LINDINALVA GIRÃO SEMAS Coordenação.
SHS0415 –GESTÃO AMBIENTAL NA EMPRESA
Tem como objetivo formar Tecnólogos com competência técnica, ética, política, responsabilidade socioambiental e habilidades que possam atender às demandas.
Ministério do Meio Ambiente
L EI /2010 Objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
TEMA - 1 Princípios da PNRS
Política Nacional de Resíduos Sólidos Em 2010, após 20 anos de tramitação no Congresso Nacional, o Presidente Lula sanciona a Lei , marco importante.
PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS SHOWA BONÉS
Manejo dos resíduos urbanos: Gerenciamento de Resíduos
CTR Nova Iguaçu.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional.
De 29 a 31 de Outubro de 2008 Faculdade de Ciencias Agronomicas – FCA – UNESP – Campus de Botucatu/SP INTRODUÇÃO O aumento populacional, assim como o desenvolvimento.
O GRUPO Portal Solution Network é um grupo de empresas baseadas em uma plataforma de negócios, voltados para atender as necessidades.
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
I Encontro Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Ituiutaba – junho de 2014 Logística reversa de resíduos sólidos em Ituiutaba: responsabilidades.
Secretaria de Serviços Públicos
POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS
I Encontro Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Ituiutaba Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (GIRS): da Política Nacional de Resíduos.
2ª Oficina sobre a PNRS Prof. Dr. Fernando Joaquim Ferreira Maia
Workshop: Política Nacional de Resíduos Sólidos 1 WORKSHOP POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS Reflexões sobre a gestão de resíduos no Brasil Diógenes.
Sistema Estadual de Meio Ambiente
Quem Somos A Incubadora do UNILASALLE, é atualmente financiada pelo Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq, que constitui-se.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Lixo Zero – uma jornada para o desenvolvimento sustentável
Aula 1 Apresentação da disciplina e metodologia de trabalho semestral SAÚDE E SANEAMENTO AMBIENTAL Profa. Msc. Larissa Bassani.
SHS Gestão de Resíduos Sólidos Divisão dos resíduos sólidos quanto a sua origem e periculosidade de acordo com a PNRS Prof. Associado. Valdir Schalch.
45ª Assembleia Nacional da ASSEMAE Consórcios Públicos e Tecnologias Para a Resolução do Passivo Ambiental de Resíduos Sólidos Marlon do Nascimento Barbosa.
4. FIRS 4. Forum Internacional de Resíduos Sólidos PAINEL Aspectos Jurídicos da aplicação da Lei /10.
Divinópolis 17/03/2011 PLANO ESTADUAL DE COLETA SELETIVA PECS Eualdo Lima Pinheiro Fundação Israel Pinheiro Programa Minas Sem Lixões.
Política Nacional de Resíduos Sólidos e Logística Reversa de Resíduos Eletroeletrônicos Brasília, 28 de maio de 2013.
O estado da arte Recife, 19 de agosto de Política Nacional de Resíduos Sólidos Lei Federal /2010 Decreto Federal 7.404/2010 Política Estadual.
COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA Delegacia da Receita Federal do Brasil de Administração Tributária de São Paulo COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA Decreto n , de.
Prof. Marcelo Motta Veiga, Ph.D. Brasília - 18/08/2015 Regulação dos Serviços de Resíduos Sólidos: Desafios e Oportunidades 1.
Ministério do Meio Ambiente
Fundação Nacional de Saúde PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO.
Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades.
Política Nacional de Resíduos Sólidos
Aula 14 A disciplina jurídica dos resíduos sólidos Lei 12305/2010.
twitter.com/funasa PROGRAMA APOIO AOS CATADORES FUNASA.
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
Subcomissão Temporária de Resíduos Sólidos Senado Federal Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada Albino Rodrigues Alvarez Brasília, 19 de março.
26/05/2015.  Geração de RSU ,4 milhões toneladas/ano 76,4 milhões toneladas/ano.
Transcrição da apresentação:

Prof. Dr. Fernando Joaquim Ferreira Maia Professor Adjunto do Departamento de Ciências Sociais (DECISO/UFRPE) Coordenador do Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa em Direito e Sociedade (NPD/UFRPE) Prof. MsC. Leonardo Cisneiros Professor Adjunto do Departamento de Ciências Sociais (DECISO/UFRPE) Coordenador do Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa em Direito e Sociedade (NPD/UFRPE) Profa. Dra. Lúcia Helena da Silva Maciel Xavier Pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)

OFICINA Alguns apontamentos Sobre a Lei /2010

Engloba discutir e analisar: a inserção dos catadores; a logística reversa; o Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (SINIR), que será um instrumento importante de planejamento; o gerenciamento de resíduos perigosos; os planos de gestão e os de gerenciamento, os quais são diferentes, uma vez que têm objetivos legais distintos, mas que se unem; dentre outros elementos. Lei /2010

Deve se adequar à sociedade e à sua dinâmica social; Obrigatoriamente deve dialogar com as questões de outros temas ligados ao meio ambiente; Traz a inserção social pela geração de emprego e renda; PROPOSTAS

Propõe a atribuição valor econômico e diferencia rejeito de resíduo; Responsabilidade compartilhada; Logística Reversa. PROPOSTAS

DIFICULDADES Incentivo por parte do governo para que a reciclagem seja fortalecida; Após pesquisas, notou-se que obras de resíduos não se sustenta mais de dois anos e torna-se um lixão, ou seja, precisa-se de uma gestão eficiente;

Honestidade contas abertas e claras, para que a população saiba o quanto custa a disposição final dos resíduos; Quebra de “tabus” a respeito dos Consórcios. DIFICULDADES

A PNRS engloba: Resíduos Radioativos Resíduos industriais Resíduos Agropastoris Resíduos mineração Resíduos perigosos

Incineração (com ou sem aproveitamento energético); Aterro Sanitário. TRATAMENTO DE RESÍDUOS

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos: É diferente do de gestão, sendo reservado para quem gera resíduos. Estes planos de gerenciamento estarão incorporados ao plano de gestão para que a Prefeitura possa ter a visão de todos os resíduos. PLANOS

Plano de Gestão de Resíduos Sólidos: Relata os resíduos gerados na cidade, este plano é condição para acesso aos recursos federais e estará dentro do SINIR. PLANOS

Obrigada! Irene Maria Silva de Almeida Acadêmica em Engenharia Agrícola e Ambiental