COMPLEXO DE ENSINO SUPERIOR DE CACHOEIRINHA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“GRAU EM QUE UM TESTE MEDE O QUE SE PROPÕE A MEDIR!!”
Advertisements

Oficina ““Como Estudar- Técnicas de estudo” Elaborada por: Franciene Aparecida da Silveira/ CAE.
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
Como os professores lidam com os erros
QUESTIONÁRIOS Prof. Adalberto.
Definição e critérios de elaboração
Ferramentas para Avaliação de Software
Avaliação Avaliação de parâmetros clínicos
Avaliação Educacional Externa
Práticas Investigativas
Avaliação Educacional
Desenvolvimento de Pessoas
Avaliação Educacional Externa
ORIENTAÇÕES PARA TREINAR A LEITURA
Oficina de Apropriação de Resultados
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
Oficina de Apropriação de Resultados
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
PSICANÁLISE EXISTENCIAL
PCOG PSICOTERAPIA COGNITIVA

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Licenciatura em Psicologia , 3ºAno, Psicometria
Avaliação Avaliação de parâmetros clínicos
ETAPA DA COLETA DE DADOS
WISC III: Escala de Inteligência Wechsler para Crianças.
Unidade 7: Processamento, Análise e Interpretação dos Dados
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 02
ROTEIRO PARA O TRABALHO DE PESQUISA DE ESTATÍSTICA APLICADA A TURISMO
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Esclarecimentos acerca do TOEFL (proficiência em língua inglesa)
Motivações relacionadas com a dependência
Estratégias de Enfrentamento nos Distúrbios da Voz
Escalas Beck Casa do Psicólogo.
NA PERSPECTIVA DE UMA NOVA ABORDAGEM DE AVALIAÇÃO MAIS SIGNIFICATIVA E APROFUNDADA DO EDUCANDO UMC/ESCOLA PAULISTA DE NEGÓCIOS PROF. MS. REGILSON BORGES.
Escala de Stress Infantil - ESI
Concurso SES-DF: Psicólogo
Consciência /Alienação: a ideologia no Nível Individual. Identidade
cognitivo psicomotor afetivo Taxionomia de Bloom
Não pule nenhum slide !!!                           
VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Anna Caroline Soares Glenda Aune Conrad 2PPN
ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Curso de Administração de Empresas.
ESCALA DE ACONSELHAMENTO PROFISSIONAL
Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Ceará
Metodologia Científica
ESCALA de MATURIDADE MENTAL COLÚMBIA (CMMS)
Conceitos básicos do Aconselhamento não-diretivo
PRINCÍPIOS ÉTICOS NA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Noções de Estatística - I
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA DE SAÚDE
Projeto de Instrução Sobre Avaliações Estudantis “SAL-P”
Teste de atenção concentrada
Epidemiologia Analítica
Média e valor médio No estudo da estatística descritiva, para além das tabelas de frequências e gráficos, estudam-se outros métodos para resumir a informação.
Afecções Psíquicas Nos Líderes Protestantes Em Decorrência Da Lide Com Suas Comunidades INTRODUÇÃO O exercício de ouvir e guiar pessoas na função de um.
Indicadores antropométricos do estado nutricional
PESQUISA E METODOLOGIA CIENTÍFICA
USO DA VERSÃO EM PORTUGUÊS DO MATERIAL EDUCATIVO “SEU ASSOALHO PÉLVICO” ENTRE ADOLESCENTES BRASILEIRAS Marianna Carvalho e Souza Leão Cavalcanti e Maria.
Teste Não Verbal de Inteligência
NOÇÕES DE INFERÊNCIA ESTATÍSTICA
Pesquisa Qualitativa CONHECIMENTO:
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
O Ensino Médio e o Novo Enem PROFESSOR GEORGE HENRIQUE.
A ASSOCIAÇÃO ENTRE DEPRESSÃO E A UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS, Ciências Médicas e da Saúde. GOMES, Nathalia Tavares GOMES, Regina Maria Tavares
Coleta de dados questionário.
Conceituação Cognitiva
Depressão.
Transcrição da apresentação:

COMPLEXO DE ENSINO SUPERIOR DE CACHOEIRINHA Faculdade Inedi Curso de Psicologia Escalas Beck – BDI - II Rodrigo Souza 2015/1

Objetivo Avaliar os sintomas correspondentes aos critérios diagnósticos dos episódios depressivos contidos no DSM VI. Versão revisada do BDI – IA (que já era versão revisada do BDI original).

História 1961- Desenvolvido por Aaron Beck. 1978 – Revisão da versão original com a mudança de itens e de tempo de referência (última semana) 1996 – lançamento da versão do BDI-II – revisão da escala, levando em consideração os critérios sintomáticos. Baseado no pressuposto de das cognições depressivas.

BDI - II Baseado nas afirmações descritivas típicas dos sintomas por pacientes psiquiátricos e não psiquiátricos, não atrelado a teoria específica. 21 itens representativos de sintomas e atitudes depressivos. Em cada item podem ser atribuídos pontos, variando 0 a 3 em intensidade.

BDI - II Indicador da presença e do grau dos sintomas depressivos de acordo com o DSM – IV e não como um instrumento para especificar um diagnóstico clínico.

Aplicação A partir de 13 anos de idade. Individual ou coletiva. Não há tempo limite para o preenchimento do protocolo Averiguar, antecipadamente, a capacidade de leitura e compreensão do avaliando. Os itens podem ser lidos em voz alta pelo aplicador. As afirmações levam em consideração as duas últimas semanas.

Aplicação – instruções “Este questionário consiste em 21 grupos de afirmações. Por favor, leia cada uma delas cuidadosamente. Depois, escolha uma frase de cada grupo, que melhor descreve o modo como tem se sentido nas últimas duas semanas, incluindo o dia de hoje. Faça um círculo em volta do número (0,1,2,3), correspondente à afirmação escolhida em cada grupo. Se mais de uma afirmação em um grupo lhe parecer igualmente apropriada, escolha a de número mais alto nesse grupo. Verifique se não marcou mais de uma afirmação por grupo, incluído o item 16 (alterações no padrão de sono) e o item 18 (alterações no apetite)”.

Aplicação – forma oral “Este é um questionário. O questionário contém grupos de afirmações. Eu lerei o grupo de afirmações; em seguida, gostaria que você escolhesse uma afirmação de cada grupo que melhor descreva a forma como você tem se sentido nas duas últimas semanas, incluindo o dia de hoje”. “Aqui está uma cópia, para que você possa me acompanhar, enquanto eu leio”.

Aplicação – forma oral “Agora, qual das afirmações descreve melhor o modo como você tem se sentido durante as duas últimas semanas, incluindo o dia de hoje? Caso o avaliando responda por numeração, ler em voz alta o que está contido no item para se certificar da resposta correta.

Pontuação Somar a avaliação dos 21 itens. Máximo de pontuação: 63 pontos. Havendo múltipla escolha em algum item, considerar a de maior valor. Cuidado especial com os itens 16 (Alterações de padrão de sono) e item 18 (alterações de apetite) por apresentarem gradações diferentes nos itens.

Pontuação

Pontuação – interpretação Indicação da presença e do grau dos sintomas depressivos. Atentar-se ao conteúdo de itens específicos.  Todo teste de auto-aplicação está sujeito a respostas tendenciosas.

Inventário de Ansiedade de Beck- BAI Mede a intensidade de sintomas de ansiedade. 21 itens que se referem a definições descritivas de sintomas de ansiedade. Requer a avaliação do sujeito em referência a si mesmo, dos níveis de gravidade da ansiedade: Absolutamente não Levemente: não me incomodou muito Moderadamente: foi muito desagradável, não pude suportar Gravemente: dificilmente pude suportar

Inventário de Ansiedade de Beck- BAI Aplicação individual ou em grupo. Ao final revisar o protocolo para certificar-se que não ficou nenhum em branco. Auto administração ou administração oral. Verificar se marcou a mesma resposta em todas. A soma dos escores individuais representa o escore total. Pode variar de 0 a 63. Considerar a tabela para população brasileira. Considerar a superposição de sintomas.

Escala de Desesperança de Beck Medida de dimensão do pessimismo e da extensão das atitudes negativas frente ao futuro. 20 itens, com afirmações que envolvem cognições sobre desesperança. Marcação de CERTO ou ERRADO. Escore total é a soma dos itens marcados na direção crítica (indicando desesperança) do pessimismo: 9 assinaladas como erradas e 11 como certas (uso de crivo).

Escala de Ideação Suicida de Beck Mensuração da extensão das ideias de suicídio do paciente, extensão de seu desejo de morrer. 21 itens = 19 apresentam três alternativas e refletem graus da gravidade de desejos, atitudes e planos de suicídio. Os dois últimos são de caráter informativo, relatando a existência de tentativas e a seriedade do desejo de morrer nas tentativas.

Escala de Ideação Suicida de Beck Cinco primeiros itens agem como triagem. Respondendo 0 ao grupo 4 e ao 5, passar para o item 20. Qualquer pontuação diferente de 0 no item 4 ou 5, seguir para o grupo 6 ao 20. 4 e 5 = 0: nenhuma intenção de suicídio 4 ou 5 >0: avaliar a gravidade da ideação suicida somando os escores do itens individuais (1 a 19), obtendo escore total. Não são propostos pontos de corte!!