DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Hélder Eterno da Silveira Coordenador-Geral de Programas de Valorização do Magistério
Cooperação Internacional para Professores da Educação Básica – CAPES A formação de professores faz parte do DNA da CAPES
PRINCÍPIOS DAS AÇÕES DA DEB VALORIZAÇÃO DA ESCOLA PROTAGONISMO DO PROFESSOR ÉTICA BOM USO DA LÍNGUA PORTUGUESA AUTONOMIA DIDÁTICO- PEDAGÓGICA CORREÇÃO DE ASSIMETRIAS REGIONAIS RESPEITO À DIVERSIDADE PREOCUPAÇÃO COM O AMBIENTE USO DA TECNOLOGIA INTER E DIÁLOGO CRIATIVIDADE E COLETIVIDADE SINERGIA COM OUTRAS AÇÕES SER INTEGRAL
ANO InglêsAlemãoFrancêsFísicaMatemáticaGestoresDiversos Total Reino Unido Estados Unidos AlemanhaFrançaSuíçaFrançaReino UnidoPortugal TOTAL
Curso / UniversidadeNúmero de vagas Física / Universidade de Aveiro25 Física / Universidade do Porto25 Química / Universidade de Aveiro25 Química / Universidade do Porto25 Matemática / Universidade de Aveiro25 Pedagogia / Universidade de Aveiro25 Língua Portuguesa / Universidade do Porto25
Programa de Mobilidade para Gestores Escolares
CONSED CAPES Conselho Britânico FORMAÇÃO CONTINUADA COMO UM MOVIMENTO FORMATIVO QUE CONSIDERA UM CONJUNTO DE AÇÕES
Prêmio Gestão Escolar Atividades desenvolvidas na National College for Teaching & Leadership na cidade de Nottingham, Reino Unido. Duração do curso: 20 dias, com carga horária de 120 horas, aproximadamente. Curso combina: Workshops e visitas escolares; Estudos de caso reais sobre desempenho de líderes escolares; Discussão de problemas específicos da educação brasileira; Ênfase em padrões profissionais para líderes escolares; Foco em projetos de modificação das escolas lideradas pelos diretores.
ALGUNS RESULTADOS DA IMERSÃO 1.Ampliação do capital cultural do gestor; 2.Desenvolvimento de habilidades de gestão pedagógica e administrativas; 3.Conhecimento da realidade britânica e troca de experiência com outros gestores brasileiros; 4.Desenvolvimento de projeto a ser aplicado no Brasil, com características gerais: a.Atividades de socialização na comunidade e entre as escolas do entorno; b.Workshops e oficinas para discutir experiências de gestão escolar; c.Análise e discussão do Projeto Pedagógico da Escola; d.Criação de grupos de trabalho nas escolas para resolver questões relacionadas à disciplina, aproximação com a comunidade e suporte aos professores; e.Promoção de encontros que possibilitem uma aproximação da escola com a famílias dos estudantes; f.Realização de seminários de gestão escolar; g.Criação de coordenadores de áreas dos componentes curriculares nas escolas; h.Criação de equipes de suporte pedagógico; i.Criação de indicadores de acompanhamento das atividades escolares; j.Aproximação da gestão com os estudantes das escolas.
DESAFIOS E PROVOCAÇÕES 1.VALIDAÇÃO E VALORIZAÇÃO FUNCIONAL DOS PROFESSORES PARTICIPANTES DAS AÇÕES: MOBILIDADE. 2. AMPLIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE MOBILIDADE; 3.PARCERIA COM O CONSED E UNDIME ; 4.ACOMPANHAMENTO DAS AÇÕES DE DESDOBRAMENTOS DOS PROGRAMAS DE MOBILIDADE; 5.CRIAÇÃO DE UM PORTAL CONJUNTO CAPES-CONSED PARA SOCIALIZAR AS EXPERIÊNCIAS DA IMERSÃO DOS PROFESSORES; 6.IDENTIFICAÇÃO DOS PROFESSORES E ENVOLVIMENTO DELES EM POLÍTICAS MULTIPLICADORAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES; 7.APOIO DAS REDES ESTADUAIS PARA A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES EM PROGRAMAS DE MOBILIDADE.
OBRIGADO!!