DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Hélder Eterno da Silveira Coordenador-Geral de Programas de Valorização do Magistério.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Fundação Roberto Marinho
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
A gestão escolar e o serviço pedagógico e administrativo -burocrático
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
PAUTA DO ENCONTRO OBJETIVOS:
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
2o. Curso ANDIFES de Gestão da Internacionalização Universitária
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
PROFª. VERA L. G. STIVALETTI PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Funções e Atribuições do Diretor
Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica Coordenação-Geral de Programas de Valorização do Magistério HÉLDER ETERNO DA SILVEIRA.
S PLANEJAMENTO 2014 FBB005-Chart avulso Bruno Faveri.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
II SEMINÁRIO NACIONAL DO PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
Universidade Federal de Uberlândia
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
EDUARDO DESCHAMPS Presidente do CONSED, em exercício Eduardo Deschamps
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Brasília, DF, 09 de abril de Hélder Eterno da Silveira
GABINETE DA SECRETÁRIA DIRETORIA GERAL Superintendência da Educação Superintendência de Desenvolvimento Educacional Diretoria de Tecnologias Educacionais.
Caro Facilitador, Esse é apenas um modelo para facilitar a apresentação da proposta do AP junto aos educandos. Lembre-se de adaptá-la conforme a necessidade.
Boas Vindas! Profª: Quelen 2015.
Melhor Gestão, Melhor Ensino
SEMINÁRIO DO ENSINO MÉDIO Campo Grande/MS Que Ensino Médio atenderia ao jovem do Século XXI? Tema Gerador:
PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO A ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO.
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Plano Nacional de Formação Pedagógica Inicial de Monitores - CEFFA Brasil PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE MONITORES CEFFABRASIL.
II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Pará Bette e Nielce 26/04/2012.
A estrutura acadêmica do Campus da Universidade de Brasília em Planaltina-DF e seu potencial para a promoção do trabalho interdisciplinar.
Seminário: Base Nacional Comum
HISTÓRICO Novembro de Delegação à Inglaterra com Consed e Capes para aprofundar o conhecimento nas práticas de gestão escolar daquele país; -Visitas.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
1 Agosto de 2013 Programa Educação: Compromisso de São Paulo Valorização dos quadros da Secretaria da Educação.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
Formação continuada ANO 2015
1º Ciclo de Acompanhamento Formativo 2016
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Hélder Eterno da Silveira Coordenador-Geral de Programas de Valorização do Magistério

Cooperação Internacional para Professores da Educação Básica – CAPES A formação de professores faz parte do DNA da CAPES

PRINCÍPIOS DAS AÇÕES DA DEB VALORIZAÇÃO DA ESCOLA PROTAGONISMO DO PROFESSOR ÉTICA BOM USO DA LÍNGUA PORTUGUESA AUTONOMIA DIDÁTICO- PEDAGÓGICA CORREÇÃO DE ASSIMETRIAS REGIONAIS RESPEITO À DIVERSIDADE PREOCUPAÇÃO COM O AMBIENTE USO DA TECNOLOGIA INTER E DIÁLOGO CRIATIVIDADE E COLETIVIDADE SINERGIA COM OUTRAS AÇÕES SER INTEGRAL

ANO InglêsAlemãoFrancêsFísicaMatemáticaGestoresDiversos Total Reino Unido Estados Unidos AlemanhaFrançaSuíçaFrançaReino UnidoPortugal TOTAL

Curso / UniversidadeNúmero de vagas Física / Universidade de Aveiro25 Física / Universidade do Porto25 Química / Universidade de Aveiro25 Química / Universidade do Porto25 Matemática / Universidade de Aveiro25 Pedagogia / Universidade de Aveiro25 Língua Portuguesa / Universidade do Porto25

Programa de Mobilidade para Gestores Escolares

CONSED CAPES Conselho Britânico FORMAÇÃO CONTINUADA COMO UM MOVIMENTO FORMATIVO QUE CONSIDERA UM CONJUNTO DE AÇÕES

Prêmio Gestão Escolar Atividades desenvolvidas na National College for Teaching & Leadership na cidade de Nottingham, Reino Unido. Duração do curso: 20 dias, com carga horária de 120 horas, aproximadamente. Curso combina: Workshops e visitas escolares; Estudos de caso reais sobre desempenho de líderes escolares; Discussão de problemas específicos da educação brasileira; Ênfase em padrões profissionais para líderes escolares; Foco em projetos de modificação das escolas lideradas pelos diretores.

ALGUNS RESULTADOS DA IMERSÃO 1.Ampliação do capital cultural do gestor; 2.Desenvolvimento de habilidades de gestão pedagógica e administrativas; 3.Conhecimento da realidade britânica e troca de experiência com outros gestores brasileiros; 4.Desenvolvimento de projeto a ser aplicado no Brasil, com características gerais: a.Atividades de socialização na comunidade e entre as escolas do entorno; b.Workshops e oficinas para discutir experiências de gestão escolar; c.Análise e discussão do Projeto Pedagógico da Escola; d.Criação de grupos de trabalho nas escolas para resolver questões relacionadas à disciplina, aproximação com a comunidade e suporte aos professores; e.Promoção de encontros que possibilitem uma aproximação da escola com a famílias dos estudantes; f.Realização de seminários de gestão escolar; g.Criação de coordenadores de áreas dos componentes curriculares nas escolas; h.Criação de equipes de suporte pedagógico; i.Criação de indicadores de acompanhamento das atividades escolares; j.Aproximação da gestão com os estudantes das escolas.

DESAFIOS E PROVOCAÇÕES 1.VALIDAÇÃO E VALORIZAÇÃO FUNCIONAL DOS PROFESSORES PARTICIPANTES DAS AÇÕES: MOBILIDADE. 2. AMPLIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE MOBILIDADE; 3.PARCERIA COM O CONSED E UNDIME ; 4.ACOMPANHAMENTO DAS AÇÕES DE DESDOBRAMENTOS DOS PROGRAMAS DE MOBILIDADE; 5.CRIAÇÃO DE UM PORTAL CONJUNTO CAPES-CONSED PARA SOCIALIZAR AS EXPERIÊNCIAS DA IMERSÃO DOS PROFESSORES; 6.IDENTIFICAÇÃO DOS PROFESSORES E ENVOLVIMENTO DELES EM POLÍTICAS MULTIPLICADORAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES; 7.APOIO DAS REDES ESTADUAIS PARA A PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES EM PROGRAMAS DE MOBILIDADE.

OBRIGADO!!