Pernambuco. O que vem depois de Suape Fernando Castilho São Paulo Abril de 2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEMINÁRIO SOBRE RECEITAS PÚBLICAS
Advertisements

ECONOMIA AMERICANA: Problemas e principais desafios após crise financeira de 2008   Claudia Mara Lima de Souza Luis Carlos de Queiroz.
PAUTA 1. Planejamento Estratégico 2013/ Desafio Intermodal 2013 Notícias ODR.
Quem somos O SINAVAL é a instituição que representa os estaleiros brasileiros instalados em diversas regiões do país. A missão do SINAVAL é fomentar a.
Assessoria Econômica da FEDERASUL Crise Financeira e o Impacto na Economia Mundial.
Assessoria Econômica da FEDERASUL
Universidade Federal de Pelotas
A circulação e os transportes
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE ENGENHARIA
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
NOSSA FORÇA AO SEU LADO Projeções Econômicas para Forte retomada de crescimento com duas principais fontes de incerteza: as eleições (câmbio e inflação)
TERMINAL INTEGRADO DA MACAXEIRA
Ministro Paulo Bernardo
Copa 2014 – Investimentos e Oportunidades em Pernambuco
Análise CEPLAN Recife, 28 de julho de
Balanço da Atuação do Governo
SINDICATO NACIONAL DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO PESADA - SINICON
Parceria Público-Privada em Esgotamento Sanitário Região Metropolitana do Recife 30 de Outubro de 2012 FIESP.
Mercado de Trabalho no Brasil
PERNAMBUCO E SUAS VULNERABILIDADES AMBIENTAIS
Perspectivas Econômicas para 2013: Brasil e Rio Grande do Sul.
Responsabilidade Social
Objetivos Gerais Expandir, ampliar, interiorizar e consolidar a rede de Institutos e Universidades Federais, democratizando e ampliando o.
1 APIMEC - Novembro de Perfil da cadeia produtiva de plásticos Faturamento > R$ 45 bilhões Fonte: ABIQUIM / ABIPLAST Empresas > 8 mil Empregos.
PERSPECTIVAS DA ECONOMIA BRASILEIRA PERSPECTIVAS DA ECONOMIA BRASILEIRA Maílson da Nóbrega Belo Horizonte, 24 de março de 2008.
ESPAÇO INDUSTRIAL A Indústria brasileira: Está concentrada na região sudeste (SP). Em 2º lugar, está o RS (produção industrial) No decorrer do século XX:
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron
Ministério da Fazenda Secretaria de Política Econômica 1 Investimento Público no Brasil: desafios e oportunidades Junho/2011 SÉRGIO WULLF GOBETTI – Secretário.
Calendário a cumprir: resíduos sólidos na Região Metropolitana do Recife SECRETARIA DAS CIDADES DO GOVERNO DE PERNAMBUCO Março/ 2013.
Complexo regional do Nordeste
Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco
Novos Modelos de Empresas Janeiro 2011 Segmento Turismo Alunos: Aldo Oliveira Cintia Del Rey Daniel Silva Gustavo Porto Neide Costa Rebecca Ferreto Rodolpho.
SEMAPI Negociação Coletiva 2012 Porto Alegre 25 de abril de 2012
Perspectivas de Investimento no Brasil Ministro Paulo Bernardo Londrina, 10 de junho de 2005.
China: Fatores determinantes para seu sucesso. Assessoria Econômica André Azevedo Sérgio Leusin Jr.
‘NÃO VAMOS REINVENTAR A RODA’
Sudeste.
Agronegócio contradições que comprometem o desempenho da nossa economia Li um texto recentemente Aécio Neves falando do Agronegócio nossa principal fonte.
Prof. Dr. Mário Vasconcellos
PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DE GESTORES AMBIENTAIS DE PERNAMBUCO (PNCGA-PE) Foto: Roberto Arrais.
Belo Horizonte, 10 a 12 de abril de 2006
Indicadores COMITÊ DE MARKETING Outubro/2007. Introdução Comprovando as projeções otimistas da entidade o número de usuários residenciais de internet.
Analfabetismo.
REGIÃO NORDESTE BRASIL
Déficit Público e Dívida Pública
Distribuição, crescimento e estrutura populacional
Teve início no século XIX, mas foi intensificada a partir da década de 1930, momentos depois da crise econômica mundial de Esse processo não ocorreu.
Espaço nacional organizado através de uma divisão entre áreas centrais (mais dinâmicas) e periféricas (fornecedoras de matérias-primas) Maior concentração.
Produto Interno Bruto - PIB Pernambuco
INDÚSTRIA NO BRASIL.
Análise CEPLAN Recife, 27 de abril de
PERNAMBUCO NA COPA 2014.
Indicadores Macroeconômicos
Parte III: Abordagem Histórica da Economia Brasileira
Cultura Cafeeira e economia brasileira
Presidenciáveis 2014 Adriano Antônio e Alexandre Adum Turma: 706.
Economia brasileira: os desafios pós crise mundial Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Setrans-PE )
2010 chegou. E agora? O ano que não acabou.
sub – regiões nordestinas
EQUIPE:ANDREY ANTHONY CLAUDIA SEABRA DANIELE MOREIRA DONALDO JÚNIOR ELIDiMAR GAIA.
ECONOMIA BRASILEIRA CONCEITOS BÁSICOS
BENEFÍCIOS DA RENOVAÇÃO DA POLÍTICA PARA O GNV NO BRASIL Prof. Edmar de Almeida Instituto de Economia Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasília 2014.
O BRASIL QUE ACELERA Reportagem da Revista EXAME nos Informa Que o País Vive o Melhor Momento Econômico das Últimas Três Décadas Conforme a Revista Está.
Industrialização Brasileira
Seminário Internacional: A Nova Geração de Políticas para o Desenvolvimento Produtivo: Sustentabilidade Social e Ambiental Brasil: o novo impulso de desenvolvimento.
Ministério da Fazenda 1 1 Panorama da Economia Brasileira Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Guido Mantega Brasília 01/04/2008.
INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE.
A AGÊNCIA PARANÁ DE DESENVOLVIMENTO Desenvolver, coordenar e liderar ações para promover o desenvolvimento sustentável do Paraná. MISSÃO.
ÍNDICE DE VELOCIDADE DE VENDAS IVV – RMR IMÓVEIS NOVOS DESEMPENHO DO MÊS DE ABRIL DE 2017 Realização: Apoio:
Transcrição da apresentação:

Pernambuco. O que vem depois de Suape Fernando Castilho São Paulo Abril de 2011

Um causo para começar Francisco Pessoa de Queiroz e o Pernambuco falando para o mundo.

Porque Suape virou um case de sucesso no setor intermodal

O que é Pernambuco na economia brasileira

Taxa média de crescimento* (%) do PIB de Pernambuco e do Brasil, a preços de mercado por período ( ) PeríodosPIB de PernambucoPIB do Brasil ,63, ,22, ,54, ,64,0 Variação do PIB trimestral de Pernambuco a preços de mercado – 4º Trimestre de 2010 Taxas( %) PEBR Trimestre / mesmo trimestre do ano anterior 8,55 Acumulado no segundo semestre 8,15,9 Acumulado no ano 9,37,5 Fonte: Agência CONDEPE/FIDEM. MUNICÍPIOS 185 População da Região Metropolitana Itapissuma Araçoiaba Cabo de Santo Agostinho Camaragibe Igarassu Ilha de Itamaracá Ipojuca Itapissuma Jaboatão dos Guararapes Moreno Olinda São Lourenço da Mata Recife Total da população da RMR pessoas Total da população urbana pessoas Taxa média de crescimento anual 1,06 % Taxa de Crescimento Demográfico Brasil 1,17 Nordeste 1,07 Pernambuco 1,06

O começo A manutenção do objetivo Os primeiros resultados A Consolidação Os novos desafios

O começo Da ideia, do Estudo do Padre Joseph Lebret e das primeiras ações. “Governar é plantar carvalhos.” Eraldo Gueiros Leite, em 1971.

A manutenção dos objetos Todos os governadores de Pernambuco desde a década de 70 investiram alguma coisa em Suape. Eraldo Gueiros, criou o Complexo Moura Cavalcanti, Desapropriou as áreas Miguel Arraes, duplicou a PE-60 Marco Maciel, as primeiras obras financiadas Roberto Magalhães, transferiu o Parque de Tancagem Miguel Arraes, abriu o porto interno Joaquim Francisco, o primeiro dinheiro do Governo Federal Jarbas Vasconcelos, o Tecon-Suape e os primeiros grande projetos Eduardo Campos consolidou os megaempreendimentos Mesmo na crise dos anos 80 Suape recebeu investimentos do Governo.

A consolidação 1999/2002 Jarbas faz Pernambuco mudar de astral. Vende a Celpe, equilibra as contas, e investe forte em Suape

O estado da arte em 2000/2002 Um terminal de contêineres Um programa de atração de Centrais de Distribuição Um polo de bebidas que atraiu a M&G e sua fabrica de PET de classe e mundial

Conversas sobre coisas maiores 2003/2006 A Petroquímica Suape O Estaleiro Atlântico Sul A ferrovia Transnordestina A Refinaria Abreu e Lima A contribuição do comandante Chávez ao companheiro Lula da Silva. O verdadeiro motivo da deferência: US$ 5 bilhões de saldo positivo na balança comercial Brasil Venezuela Chávez nunca colocou um Bolívar na refinaria.

Eduardo Campos herda a melhor parte da herança e a faz crescer 2007/2010

Pernambuco muda de patamar Demandas de investimentos e a solução via o parceiro Petrobras.

Novas demandas Suape não tem mais área para infraestrutura Porto com novo terminal de contêineres Estadas, Express Way e o Arco Metropolitano.

O novo parceiro Cone S.A. (Moura Dubeux com Caixa Econômica Federal). A Companhia Siderúrgica de Suape Fiat Automóveis

O que vem depois?

Organizar as fortes demandas sem perder o foco Não sair do mercado apenas porque está sobrecarregado com tantos desafios O fator Pré-sal para Suape Seus dois estaleiros e as promessas Pernambuco bom de solda.

Vamos sofre muito com falta de gente qualificada para tantos projetos. Recife sempre foi importante como centro distribuidor regional. Escolaridade, universidade e aspiração profissional. Cinco universidades(UFPE; UFRPE; UPE; UFVASF; UNICAP (Campus avançados de Garanhuns, Serra Talhada, Vitoria e Caruaru.) Institutos de Pesquisa e 12 Escolas Profissionalizantes. + de PhDs e mestres e pesquisadores CNPq.

Uma palavra final Pernambuco é um bom lugar para viver, para se trabalhar e ganhar dinheiro.

Muito Obrigado Fernando Castilho - Foto : Fernando Castilho - 04abril h15