Heloisa Pincela Vasconcelos 09 de Dezembro de 2015

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES E INDICADORES CULTURAIS SNIIC
Advertisements

Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Saúde e Prevenção nas Escolas
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DE NOVA ANDRADINA ATRIBUIÇÕES GERAIS
OFICINA DE TRABALHO “RIPSA NO SEU ESTADO”
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS: 8 ANOS DE CONQUISTAS
Projeto Transparência Oficina de Mobilização 22 e 23/04/2009 Apoios:
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
PLANEJAMENTO INTEGRADO LEVANTAMENTO DE ATIVOS DEMANDAS PRIORITÁRIAS
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
I Encontro Estadual de Formadores – CFES/SC Agosto de 2010.
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
Informe ENCONTRO PARA ESCOLAS PROMOTORAS DE SAÚDE Junho de 2013 Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas Superintendência de Vigilância a Saúde Diretoria.
Fabiano André Vergani
Apresentação: O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais.
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
PLANEJAMENTO 2009 CGDNCT Brasília 3 e 4 de março de 2009 Ministério da Saúde Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa Departamento Nacional de.
Agenda 21 Local segundo as estatísticas da MUNIC
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA JUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL – SJDS PROGRAMA ESTADUAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR - PROCON / RS APRESENTAÇÃO.
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Foco de Atuação: Atenção Básica
Competência Legal da CIEA-BA
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
MDIC STI MEC SEMTEC MTE SPEE III OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO BRASIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTABELECIMENTO DE.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
07 de desembro de 2012 Encontro de Mobilização Social pela Educação.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
Fortalecimento dos sistemas nacionais de Compras Públicas ARACAJU/SE – Agosto de 2014.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
Programa EESC Sustentável USP Recicla
Política Nacional do Meio Ambiente
Um Sistema de integração nacional das ações e informações Relativas à Defesa do Consumidor.Um Sistema de integração nacional das ações e informações Relativas.
GRUPOS TEMÁTICOS. PLANO DE AÇÃO Plano de Ação aprovado em Março de 2006 Eleições 2006 (estudos e proposta de plano de governo) Horizonte 2010 Banco de.
EAD na formação de Gestores da Inovação em Fitomedicamentos
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL PARA O SANEAMENTO
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
Agência Nacional de Vigilância Sanitária AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA GERÊNCIA GERAL DE TOXICOLOGIA.
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
ÁREA SOCIAL Grupo 2. NOVAS ESTRATÉGIAS E PROJETOS 08 – ARTICULAR E FOMENTAR POLÍTICAS DE SANEAMENTO BÁSICO 8.1. Realizar parcerias com os municípios para.
Sem fins lucrativos e com abrangência nacional, o Instituto Equipav é responsável pela estratégia e monitoramento dos investimentos sociais do Grupo Equipav.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul II SEMINÁRIO DE ICMS ECOLÓGICO A Educação Ambiental no contexto do ICMS Ecológico Eliane Maria Garcia.
DIREITO AMBIENTAL Prof. Lucas Valença Brandão. LEI N /81 POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE.
Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul Auristela Silva dos Santos 09 de Dezembro de 2015 OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS GESTORES MUNICIPAIS DE MEIO.
Política Nacional de Educação Ambiental
Alba Regina Silva Medeiros¹ Lidianni Cruz Souza² Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva Núcleo de Desenvolvimento em Saúde ¹ Enfermeira.
MARÇO 2015 CAMPO GRANDE - MS. A proposta tem por objetivo promover a formulação e implementação do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013.
GRUPO DE PESQUISA EM RECURSOS HÍDRICOS DA AMAZÔNIA Desenvolvimento de Capacidades em Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Hidrográfica Amazônica.
REUNIÃO DA COMISSÃO EXECUTIVA DO COEP NACIONAL Rio de Janeiro - RJ Junho 2011.
RELATÓRIO DE ATIVIDADES Produção e disseminação de conhecimento Monitoramento do Sistema de Garantia de Direitos nas 12 cidades-sedes da Copa.
PDDE SUSTENTÁVEL O Programa Dinheiro Direto na Escola(PDDE) Escolas Sustentáveis prevê recursos a serem empregados:   •para a melhoria da qualidade.
REDE INTERAGENCIAL DE INFORMAÇÕES PARA A SAÚDE RIPSA INICIATIVA “RIPSA NO ESTADO”
1º ENCONTRO DE MULTIPLICADORES PNLD E PNBE DO MS 2016.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

Heloisa Pincela Vasconcelos 09 de Dezembro de 2015   OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS GESTORES MUNICIPAIS DE MEIO AMBIENTE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DO ICMS ECOLÓGICO Heloisa Pincela Vasconcelos 09 de Dezembro de 2015

SisEA/MS – Sistema Estadual de Informação em Educação Ambiental Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795/1999) Art 5º - Objetivos fundamentais da educação ambiental Garantia de democratização das informações ambientais. Art 8º - Recomenda a montagem de uma rede de banco de dados e imagens, para apoio às ações de Educação Ambiental.

SisEA/MS – Sistema Estadual de Informação em Educação Ambiental Programa Nacional de Educação Ambiental, ProNEA/2004: Incentiva a promoção do levantamento de programas e projetos desenvolvidos na área de Educação Ambiental, o intercâmbio de informações e o estímulo ao desenvolvimento de instrumentos e metodologias visando o acompanhamento e a avaliação de projetos de Educação Ambiental.

SisEA/MS – Sistema Estadual de Informação em Educação Ambiental Programa Nacional de Educação Ambiental, ProNEA/2004: Incentiva a coleta e difusão de informações sobre experiências de educação ambiental junto a usuários de recursos naturais, como forma de fortalecer ações locais que visem a adoção de procedimentos sustentáveis no uso do patrimônio comum, e estimula aos estados a formação de um cadastro dos diversos agentes que atuam na área da educação ambiental.

SisEA/MS – Sistema Estadual de Informação em Educação Ambiental Lançado pelo Imasul em 2013. Faz parte do Sistema IMASUL de Registros e Informações Estratégicas do Meio Ambiente (Siriema).

SisEA/MS – Sistema Estadual de Informação em Educação Ambiental É uma ferramenta que tem como finalidade cadastrar, integrar, sistematizar, analisar, aprovar e divulgar programas, projetos, campanhas, pesquisas e ações de educação ambiental no Estado de Mato Grosso do Sul.

Unidade de Educação Ambiental (UNEA) Eliane Maria Garcia Equipe Técnica: Adriano Souza Coelho Andréa Carvalho Macieira Auristela Silva dos Santos Heloisa Pincela Vasconcelos Contato 67 3318 5647, 5675, 5624 educacaoambiental@imasul.ms.gov.br www.imasul.ms.gov.br Obrigada!!!