Reunião colegiado Mestrado de Saúde Pública 07 de Dezembro de 2009 Coordenador: Prof. Ricardo Pontes Vice-Coordenadora: Profa. Márcia Machado.

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Transcrição da apresentação:

Reunião colegiado Mestrado de Saúde Pública 07 de Dezembro de 2009 Coordenador: Prof. Ricardo Pontes Vice-Coordenadora: Profa. Márcia Machado

Temáticas Informes Informes Qualificações (turma 2009) e defesas (turma 2008) Qualificações (turma 2009) e defesas (turma 2008) Coleta CAPES Coleta CAPES Avaliação das atividades do mestrado Avaliação das atividades do mestrado Calendário de disciplinas 2010 Calendário de disciplinas 2010 Recepção de novos mestrandos Recepção de novos mestrandos

Defesa de Dissertação turma 2008 Todos os bolsistas deverão defender até o dia 5 de Março de 2010 (24 meses) Todos os bolsistas deverão defender até o dia 5 de Março de 2010 (24 meses) Os demais deverão defender, preferencialmente, até 5 de abril (25 meses) Os demais deverão defender, preferencialmente, até 5 de abril (25 meses) A banca deve constar de um professor do DSC e um externo (deve ser providenciado 45 dias antes, quando de outro estado para providenciar passagem e hospedagem). Os de outros Estados devem participar do “almoço científico”. A banca deve constar de um professor do DSC e um externo (deve ser providenciado 45 dias antes, quando de outro estado para providenciar passagem e hospedagem). Os de outros Estados devem participar do “almoço científico”. Toda dissertação a partir da turma de 2008 deverá ter UM ARTIGO CIENTIFICO COMPLETO ESCRITO que será avaliado pela banca e depois enviado a um periódico. Somente haverá parecer aprovando a dissertação, com esse artigo anexado (prelo). Toda dissertação a partir da turma de 2008 deverá ter UM ARTIGO CIENTIFICO COMPLETO ESCRITO que será avaliado pela banca e depois enviado a um periódico. Somente haverá parecer aprovando a dissertação, com esse artigo anexado (prelo).

Qualificações Turma 2009 Todos os alunos deverão defender a qualificação até 26 de fevereiro de 2010 Todos os alunos deverão defender a qualificação até 26 de fevereiro de 2010 Os professores deverão receber cópia do projeto 15 dias antes Os professores deverão receber cópia do projeto 15 dias antes Os alunos da turma 2009 deverão ser informados que serão oferecidos dois cursos de “Como escrever artigos científicos” como subsídio para a elaboração do artigo que deverá ser anexado na dissertação (defesa em 2011) Os alunos da turma 2009 deverão ser informados que serão oferecidos dois cursos de “Como escrever artigos científicos” como subsídio para a elaboração do artigo que deverá ser anexado na dissertação (defesa em 2011) Será oferecida disciplina: “Como escrever Artigos qualitativos”- Agosto e Setembro (Profs. Márcia Maria/Maria Lúcia e Rogério- Reference Manager) Será oferecida disciplina: “Como escrever Artigos qualitativos”- Agosto e Setembro (Profs. Márcia Maria/Maria Lúcia e Rogério- Reference Manager) Outubro-Novembro: “Como escrever Artigos quantitativos” (Profs. Jorg e Ligia Kerr) Outubro-Novembro: “Como escrever Artigos quantitativos” (Profs. Jorg e Ligia Kerr)

Coleta Capes ( ) Deverá ser encaminhado a Pró-reitoria de Pós Graduação até a segunda semana de janeiro Deverá ser encaminhado a Pró-reitoria de Pós Graduação até a segunda semana de janeiro TODOS os professores permanentes e colaboradores devem atualizar seu Curriculo Lattes até dia 05 de janeiro: artigos publicados, livros, resumos em anais, Congressos nacionais e internacionais, pesquisas aprovadas e sendo realizadas (com o valor financiado e fonte); trabalhos relevantes, editor de revista, trabalhos internacionais, etc. TODOS os professores permanentes e colaboradores devem atualizar seu Curriculo Lattes até dia 05 de janeiro: artigos publicados, livros, resumos em anais, Congressos nacionais e internacionais, pesquisas aprovadas e sendo realizadas (com o valor financiado e fonte); trabalhos relevantes, editor de revista, trabalhos internacionais, etc. Solicitar aos bolsistas realizarem a pontuação das publicações em revistas ano , utilizando os seguintes valores: Solicitar aos bolsistas realizarem a pontuação das publicações em revistas ano , utilizando os seguintes valores:

Coleta Capes ( ) Anotar o nome da revista que foi publicada Anotar o nome da revista que foi publicada Copiar e colar o Volume, Ano e Página. Ao lado, criar uma coluna para anotar o QUALIS PARA A SAÚDE COLETIVA Copiar e colar o Volume, Ano e Página. Ao lado, criar uma coluna para anotar o QUALIS PARA A SAÚDE COLETIVA PONTUAÇÃO: (Qualis para a SAUDE COLETIVA): A1-100; A2-85; B1-70; B2-50; B3-30; B-4-15 e B5-5 PONTUAÇÃO: (Qualis para a SAUDE COLETIVA): A1-100; A2-85; B1-70; B2-50; B3-30; B-4-15 e B5-5 Todos os professores devem solicitar a seus bolsistas e monitores para somarem os pontos qualis 2007 a Isso facilita cada um perceber como está sua pontuação. Todos os professores devem solicitar a seus bolsistas e monitores para somarem os pontos qualis 2007 a Isso facilita cada um perceber como está sua pontuação.

Padrões para pontuação individual VALOR PADRÃO (PONTOS): VALOR PADRÃO (PONTOS): Ótimo: acima de 200 Ótimo: acima de 200 Bom: 140 a 199 Bom: 140 a 199 Regular: 80 a 139 Regular: 80 a 139 Fraco: 30 a 80 Fraco: 30 a 80 Deficiente: menos que 29 Deficiente: menos que 29

Trabalhar para... PADRÃO IDEAL PARA ALCANÇARMOS O MESTRADO NOTA 5: PADRÃO IDEAL PARA ALCANÇARMOS O MESTRADO NOTA 5: 6 ARTIGOS POR PROFESSOR ENTRE A1 E B2 NO TRIÊNIO (2010 A 2012) 6 ARTIGOS POR PROFESSOR ENTRE A1 E B2 NO TRIÊNIO (2010 A 2012) Qualis Livro (Produção Teórica ou Empírica): Publicação completa vale 3 Artigos A1 Qualis Livro (Produção Teórica ou Empírica): Publicação completa vale 3 Artigos A1

Reflexões para planejarmos atividades 2010 Avaliação processual Avaliação processual Participantes: alunos da pós-graduação turma 2009 (2º semestre): 9 Participantes: alunos da pós-graduação turma 2009 (2º semestre): 9 Data da realização: 04 de dezembro de 2009 Data da realização: 04 de dezembro de 2009 Local: Sala Grupo focal do DSC Local: Sala Grupo focal do DSC Pergunta norteadora: “O que lhe motivou fazer o mestrado em saúde coletiva na UFC”? Pergunta norteadora: “O que lhe motivou fazer o mestrado em saúde coletiva na UFC”?

Primeiros “olhares” Aspectos positivos do curso: Aspectos positivos do curso: Conteúdo apresentado nas disciplinas, ampliando o conhecimento dos mestrandos Conteúdo apresentado nas disciplinas, ampliando o conhecimento dos mestrandos O reconhecimento social do mestrado em Saúde Coletiva da UFC O reconhecimento social do mestrado em Saúde Coletiva da UFC Integração de saberes/disciplinas Integração de saberes/disciplinas Qualificação da maioria dos professores: grandes “expertises” em áreas temáticas Qualificação da maioria dos professores: grandes “expertises” em áreas temáticas Envolvimento da coordenação no seguimento dos mestrandos. Observa-se um esforço para integração entre professores/alunos e disciplinas ofertadas Envolvimento da coordenação no seguimento dos mestrandos. Observa-se um esforço para integração entre professores/alunos e disciplinas ofertadas A inserção de disciplina que colabora na concepção do objeto de estudo; A inserção de disciplina que colabora na concepção do objeto de estudo; Disciplinas com grande interlocução entre a teoria e prática (Saúde, Cultura e Ambiente; Métodos e Técnicas em Pesquisa (Informática II); Epistemologia; Política e gestão) Disciplinas com grande interlocução entre a teoria e prática (Saúde, Cultura e Ambiente; Métodos e Técnicas em Pesquisa (Informática II); Epistemologia; Política e gestão) Inserção de conteúdo Virtual, com chat participativo entre os alunos e tutor Inserção de conteúdo Virtual, com chat participativo entre os alunos e tutor

Aspectos frágeis Ausência de professores no MSP (Elenco de professores de alto nível que repassam pouco os seus conhecimentos/pesquisas e se ausentam em demasia para outras atividades externas) Ausência de professores no MSP (Elenco de professores de alto nível que repassam pouco os seus conhecimentos/pesquisas e se ausentam em demasia para outras atividades externas) Ainda se observa divergência de professores sobre a qualidade de estudos com abordagem qualitativa/quantitativa Ainda se observa divergência de professores sobre a qualidade de estudos com abordagem qualitativa/quantitativa Falta de planejamento das disciplinas entre os professores que a administram Falta de planejamento das disciplinas entre os professores que a administram Mudanças de horários e datas das disciplinas agendadas Mudanças de horários e datas das disciplinas agendadas Algumas disciplinas básicas virem depois de estatística Algumas disciplinas básicas virem depois de estatística Disciplinas exploram demais a teoria, sem adequação do conteúdo com abordagem mais prática Disciplinas exploram demais a teoria, sem adequação do conteúdo com abordagem mais prática Bolsa paga aos mestrandos com valor irrisório Bolsa paga aos mestrandos com valor irrisório

Aspectos frágeis Ausência de algumas disciplinas que façam parte da linha de pesquisa (Saúde do Idoso, Saúde Mental, Didática, Sociologia e Antropologia) Ausência de algumas disciplinas que façam parte da linha de pesquisa (Saúde do Idoso, Saúde Mental, Didática, Sociologia e Antropologia) Limitação do orientador sobre determinadas abordagens (Não houve ruptura dos professores em relação ao método quali/quanti) Limitação do orientador sobre determinadas abordagens (Não houve ruptura dos professores em relação ao método quali/quanti) Observa-se ainda a formação de “guetos” e grupos de pesquisa sem muita articulação Observa-se ainda a formação de “guetos” e grupos de pesquisa sem muita articulação Indicaram que alguns professores se distanciam da graduação e mestrado em detrimento do doutorado Indicaram que alguns professores se distanciam da graduação e mestrado em detrimento do doutorado Excesso de textos para leitura, sem muito aprofundamento Excesso de textos para leitura, sem muito aprofundamento Poucos momentos de integração entre alunos/professores e relaxamento Poucos momentos de integração entre alunos/professores e relaxamento Divulgação “em cima da hora” de defesas Divulgação “em cima da hora” de defesas Pressão para as defesas e pouca articulação com os orientadores/alunos para cumprimento dos prazos Pressão para as defesas e pouca articulação com os orientadores/alunos para cumprimento dos prazos Falta de articulação entre orientadores e alunos para planejar e escrever artigos científicos Falta de articulação entre orientadores e alunos para planejar e escrever artigos científicos

Algumas sugestões apontadas Ter momentos em grupo com dinâmicas entre os alunos e professores Ter momentos em grupo com dinâmicas entre os alunos e professores Continuar a disciplina de como escrever o objeto de pesquisa no final do primeiro semestre. A disciplina Método Epidemiológico vir antes de Estatística Continuar a disciplina de como escrever o objeto de pesquisa no final do primeiro semestre. A disciplina Método Epidemiológico vir antes de Estatística Os orientadores terem um plano de trabalho formalizado com o aluno Os orientadores terem um plano de trabalho formalizado com o aluno As disciplinas terem mais articulação com a prática As disciplinas terem mais articulação com a prática Haver planejamento das disciplinas com rigor, articulando o que cada professor dará durante o seu módulo Haver planejamento das disciplinas com rigor, articulando o que cada professor dará durante o seu módulo Haver disponibilidade da disciplina de Didática Haver disponibilidade da disciplina de Didática Avaliação do mestrado de forma mais sistemática com os alunos para dar feed-back aos professores e coordenação Avaliação do mestrado de forma mais sistemática com os alunos para dar feed-back aos professores e coordenação

Ao planejamento das disciplinas