Desenvolve Minas Auditoria Interna.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Validação e Verificação do APPCC
Advertisements

S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Administração e segurança de redes
AUDITORIA.
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
UNIDADE III - A AUDITORIA PÚBLICA
Vagner José Diegas ISO 9001.
VERIFICAÇÃO Estabelecer procedimentos de comprovação para confirmar que um sistema ou programa funciona eficazmente.
COMO FAZER UMA BOA AUDITORIA
Agosto/2008.
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
NBR ISO Diretrizes para auditorias de sistema de
Processo e Método de Avaliação MPS
Instrutor: Objetivos:.
IV ENCONTRO DA ÁREA DA QUALIDADE DA RBMLQ-I
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Auditoria da Qualidade
Projeto: Capacitação em GP
Abertura Relembrar conteúdo anterior Papeis Trabalho Auditor
Abertura Relembrar conteúdo anterior Papeis Trabalho Auditor
Disciplina Auditoria I
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
Gerenciamento da Integração
PORQUE VOCÊ ESTÁ AQUI?.
O QUE É AÇÃO CORRETIVA?.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
GERENCIAMENTO DA QUALIDADE FERRAMENTAS DE CONTROLE
COMO FAZER UMA BOA AUDITORIA
Instrutor: Objetivos:.
AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
ATIVIDADES DE EXECUÇÃO DA AUDITORIA
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Sistemática.
Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração
Agência Nacional de Vigilância Sanitária ObjetivoObjetivo Capacitar profissionais de laboratórios a implantar a NBR ISO/IEC e BPLC.
Relatório de Auditoria
CIn-UFPE Qualidade de Software (if720) Carlos Albuquerque
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
ANÁLISE CRÍTICA PELA GERÊNCIA Requisito 4.14
PRÉ-AUDITORIA 1) Planejamento da auditoria Definição do objetivo,
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Auditoria da Qualidade.
Auditoria da Qualidade Ajuda no processo de aperfeiçoamento da empresa
AUDITORIA Norma NBR 19011:2002 Fornece definições e os critérios de auditoria.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Aquisição de Serviços e Suprimentos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:00 -
PROCESSO DE INSPEÇÃO.
Gestão da Qualidade de Projeto
Certificação e Auditoria
Certificação e Auditoria
Sistemas de gestão da segurança alimentar- NBR ISO 22000
O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
Termos Utilizados Ação Corretiva – Ação implementada para eliminar as causas de uma não-conformidade, de um defeito ou de outra situação indesejável existente,
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
Principais atribuições de um Analista da Qualidade
1 Agosto 2013 Processo e Método de Avaliação MPS Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial Treinamento da Equipe para a Avaliação Inicial –2015.
PREPARAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE
MÓDULO 2 QUALIDADE.

ISO 9001: 2000 O que é um sistema da qualidade e seu objetivo.
10 a 12/11/15 Ana Cristina Diniz Maciel Follador Dicap – Divisão de Capacitação em Acreditação da Cgcre Redação de evidências.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO AO NBR ISO IEC ANÁLISE CRÍTICA PELA GERÊNCIA NBR ISO/IEC.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Responsabilidades e Atividades.
4.4 Implementação e Operação
Planejamento do Projeto Exemplo Curso Hands-on de Gestão de Projetos Eduardo Montes, PMP.
REQUISITOS GERENCIAIS
Transcrição da apresentação:

Desenvolve Minas Auditoria Interna

Envolvimento de toda a empresa! Auditoria “Conferência dos procedimentos realizados por meio de medição e avaliação da eficácia, buscando sempre o desenvolvimento e a melhoria da organização”. Envolvimento de toda a empresa!

Objetivos Contribuir para a melhoria contínua do processo e do sistema auditado; Assegurar que os procedimentos existentes são adequados, pertinentes e estão sendo aplicados; Servir como base para a análise crítica dos processos.

Auditoria não deve ser Uma forma de espionagem; Um julgamento/crítica; Uma forma de exercer pressão; Uma situação de confronto/desconforto.

Termos e Definições Qualidade: Grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos; Não Conformidade: Não atendimento a um requisito; Registro: Documento que apresenta resultados obtidos ou fornece evidências de atividades realizadas; Correção: Ação para eliminar uma não conformidade identificada.

Termos e Definições Ação corretiva: Ação para eliminar a causa de uma não conformidade identificada ou outra situação indesejável; Ação Preventiva: Ação para eliminar a causa de uma potencial não conformidade ou outra situação potencialmente indesejável; Validação: Comprovação, através do fornecimento de evidência objetiva, de que os requisitos para uma aplicação ou uso específicos pretendidos foram atendidos ou não.

Termos e Definições Evidência de Auditoria: Registros, apresentação de fatos ou outras informações pertinentes aos critérios da auditoria e verificáveis; Observação: Situação indesejada, porém não chega a ser uma não-conformidade; Oportunidade de Melhoria: Sugestão para algo ser melhorado. Referência: ISO 9000:2005

Responsabilidades Auditor: Verificar se os procedimentos da organização estão sendo seguidos; Identificar não conformidades; Identificar e sugerir melhorias; Avaliar a necessidade de revisar procedimentos internos.

Sensibilidade cultural Características Auditor Ético Visão sistêmica Colaborativo Observador Perceptivo Versátil Tenaz Decisivo Confiante Agir com firmeza Aberto a melhoria Sensibilidade cultural

Responsabilidades Auditados Fornecer dados sobre os procedimentos; Evidenciar que os procedimentos estão sendo realizados; Facilitar o acesso aos documentos, locais e pessoas necessárias à condução da auditoria; Executar as ações corretivas; Identificar e sugerir melhorias nos processos.

Passo a Passo Planejamento Início Execução Análise Acompanhamento

Uma Auditoria deve ser programada! Passo a Passo Planejamento Confeccionar Programa de Auditorias; Confeccionar Plano de Auditoria; Programar a Auditoria com os auditados; Confeccionar Listas de verificação ou Checklist. Uma Auditoria deve ser programada!

Passo a Passo Programa de Auditoria: É conjunto de uma ou mais auditorias planejadas para um período de tempo determinado, em outras palavras, podemos classificá-lo como um calendário das auditorias.

Programa de Auditoria

Passo a Passo Plano de Auditoria: O plano de auditoria funciona como uma agenda de auditoria com base no programa de auditoria, onde serão detalhados os processos a serem auditados, os dias de auditoria, os horários da auditoria e outras informações específicas de cada auditoria.

Plano de Auditoria

Passo a Passo Listas de Verificação ou Checklist: Guia para a realização das auditorias, contendo listado todas as atividades que deverão ser verificadas. Para cada área deve haver uma lista diferente.

Lista de Verificação

Passo a Passo Início Reunião de Abertura: Apresentar e confirmar o Programa de Auditorias; Apresentar os objetivos, escopo e critérios da auditoria; Explicar os métodos e procedimentos de realização da auditoria; Tirar dúvidas dos auditados.

Conclusão com base em EVIDÊNCIAS! Passo a Passo Execução Condução de entrevistas; Avaliação dos processos; Avaliação de registros; Observação das atividades; Anotar as informações. Conclusão com base em EVIDÊNCIAS!

Passo a Passo Conclusão Relatório de Auditoria Interna: Relatar não-conformidades; Relatar oportunidades de melhoria; Relatar observações. Reunião de Encerramento: Apresentar as constatações da auditoria.

Passo a Passo Análise crítica: Análise das não-conformidades; Análise das oportunidades de melhoria; Elaboração de planos de ações. Acompanhamento: - Acompanhar as ações saídas das auditorias.

Relatório de Auditoria

Desenvolvimento 2015 Dúvidas?

Diretoria de Desenvolvimento desenvolvimento@fejemg.org.br