Alba Regina Silva Medeiros¹ Lidianni Cruz Souza² Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva Núcleo de Desenvolvimento em Saúde ¹ Enfermeira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S N F Estratégias da Política Nacional de Formação
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Programa Sala Virtual de Apoio à Negociação do Trabalho no SUS
Caravana Nacional em Defesa do SUS
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Saúde e Prevenção nas Escolas
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
COMO ALAGOAS IRÁ ACOMPANHAR OS MUNICÍPIOS
Prof. Dra. Laura Feuerwerker
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Educação Permanente em Saúde :
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Política Nacional de Humanização
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Secretaria da Saúde ESCOLA ESTADUAL DE SAÚDE PUBLICA EESP O SUS É UMA ESCOLA BAHIA – 2009 SUPERINTENDÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS - SUPERH.
Rio de Janeiro, 14 de julho de Prof. Dr. Alcindo Antônio Ferla.
FORMAÇÃO III ESA Formação do Educador: A Escola enquanto cenário, sujeito e objeto da formação.
PROPOSTA PLANEJAMENTO 2009 Equipe do Nordeste (parte) Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão, Ceará.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
Foco de Atuação: Atenção Básica
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
PROPOSTA DE PLANEJAMENTO 2009 Região Nordeste – parte 2 Grupo COARN AL – BA – PE – SE – e contribuições da CGDNCT Coordenadora: Teresa de Fátima (PE) Relatora:
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
I Mostra de Saúde Mental na Atenção Básica
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
PROJETO SALA DE PROFESSOR
PROFORMAR Programa de Formação de Agentes Locais de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
Programa Nacional de Desenvolvimento Gerencial no SUS
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
Atuação dos agentes de Controle Social
I Encontro dos Núcleos do CONASEMS - Núcleo COMUNICOSEMS.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Seminario Saneamento é Saúde Seminario Saneamento é Saúde A Educação a Distância como Estratégia de Implementação de Política Pública: a experiência da.
Governança em Rede na Formação para Gestão do SUS e EaD como estratégia para implementação de políticas públicas Roberta Gondim Walter Mendes Victor Grabois.
Projeto de Desenvolvimento Institucional das Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública/Coletiva VI Encontro Nacional de Escolas e Centros Formadores.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
CAPACITAÇÃO PARA GESTORES Práticas integrativas e complementares.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E QUALIFICAÇÃO PARA O SUS - CDQ - SUS
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
GESTÃO DE TUTORIAS COM O AUXÍLIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EAD ONLINE EM SAÚDE Andréa Soares Rocha da Silva Luiz Roberto de Oliveira Lidia Eugenia Cavalcante.
CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS/NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA.
Pará Reflexão: “Não será essa escola, [sem uma verdadeira comunidade de trabalho, de estudos e artes, plástica e dinâmica, com pluralidade de.
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
O papel pedagógico do órgão gestor
REDE EPSUS PB REUNIÃO DE TRABALHO COM SECRETÁRIOS DE SAÚDE
APOIO A ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Termo de cooperação nº52/2011 celebrado entre o Ministério da Saúde e a UFRN.
Transcrição da apresentação:

Alba Regina Silva Medeiros¹ Lidianni Cruz Souza² Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva Núcleo de Desenvolvimento em Saúde ¹ Enfermeira. Cirurgiã dentista. Professora Mestre do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. ² Enfermeira. Professora Mestre do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.

CONTEXTUALIZAÇÃO O projeto é uma iniciativa do Núcleo de Desenvolvimento em Saúde (NDS), que integra o Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal de Mato Grosso, em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (COSEMS/MT), sob a coordenação compartilhada entre representantes da UFMT e COSEMS/MT. Para seu desenvolvimento, a coordenação conta com a participação de docentes da UFMT e de técnicos especializados com pós-graduação lato e stricto sensu das instituições envolvidas que foram capacitados pelo projeto para atuar como tutores e acompanhadores. O foco na realidade e nos sujeitos locais orienta os debates conceituais e as escolhas das metodologias participativas, incluindo um conjunto de textos que possibilitam a reflexão e a construção coletiva do conhecimento. (Müller Neto; Schrader, 2011a).

CONTEXTUALIZAÇÃO Baseia-se na experiência exitosa do Curso de Desenvolvimento Gerencial do SUS realizado no período de 2008 a 2011, nos municípios do estado de Mato Grosso. A nova versão (2015 – 2016), prevê a realização de mais 30 cursos, com a inclusão desta nova proposta de acompanhamento à distancia, da agenda elaborada ao final do curso pelos participantes do município. O projeto tem como eixo estruturante o Curso de Desenvolvimento Gerencial do SUS e mais dois componentes: a formação de tutores e o acompanhamento da agenda de fortalecimento gerencial e dos coletivos municipais. Objetivo: contribuir para o desenvolvimento gerencial do Sistema Único de Saúde em municípios de Mato Grosso, através da formação e acompanhamento de novos atores e de coletivos de educação permanente, envolvendo gestores, trabalhadores e conselheiros usuários de saúde, tendo como eixos o direito à saúde e a integralidade da atenção. (Müller Neto; Schrader, 2011b, 2011c).

METODOLOGIA E SOLUÇAO IMPLANTADA O curso incorpora técnicas participativas que permitem a reconstrução da história dos sujeitos que fazem o SUS (Schrader; Müller Neto 2012). Módulo 1 (8h): Condição de vida e política de saúde. Módulo 2 (10h): Política e gestão de saúde no município. Módulo 3 (12h): Informação e planejamento em saúde. 1ª Unidade (30h) Trabalho de campo: Ocorrem as entrevistas com usuários e trabalhadores e observação das unidades de saúde, com acompanhamento a distância pelo AVA. Eixo integrador (20h) Módulo 4 (12h): Modelos tecnoassistenciais em saúde e avaliação do cuidado. Módulo 5 (6 h): Trabalho em equipe. Módulo 6 (7 h): Gerência de recursos na unidade. Módulo 7 (5h): Educação permanente para fortalecimento gerencial. 2ª Unidade (30h)

METODOLOGIA E SOLUÇAO IMPLANTADA Ao final de cada módulo os alunos elaboram a rede explicativa e as propostas de enfrentamento dos problemas identificados e priorizados. Consolidam-se as propostas em uma Agenda de Fortalecimento Gerencial e de Educação Permanente do SUS do município. Como solução para o acompanhamento pelos Tutores, implementamos o uso do ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

RESULTADOS E DESDOBRAMENTOS A primeira versão do CDG/SUS foi realizado em 50 municípios do estado de Mato Grosso no período de 2008 a 2011, sendo ministrados 55 cursos presenciais, abrangendo as 16 microrregiões de saúde do estado. A quantidade de alunos inscritos que concluíram e foram certificados totalizam gerentes, trabalhadores e conselheiros de saúde (CDG-SUS, 2011). O processo foi muito bem avaliado pelos gestores, alunos e tutores, principalmente com relação à metodologia participativa e ao foco na realidade do município e nas necessidades de saúde dos usuários. Este acompanhamento acontecerá a partir desta segunda edição, onde serão realizados 30 cursos no período de 2015 a 2016, sob a responsabilidade dos tutores de cada curso, pelo ambiente virtual de aprendizagem, por um período de até um ano.

RESULTADOS E DESDOBRAMENTOS

CONSIDERAÇÕES FINAIS O CDG-SUS contribuiu para ampliar o conhecimento sobre o SUS dos atores envolvidos (usuários, trabalhadores e gestores) e identificar como pontos significativos e possíveis de modificar no gerenciamento do Sistema Único de Saúde municipal, o planejamento, a educação permanente e o cuidado com o usuário. Tem a agenda como “principal” produto a ser acompanhado tanto o cumprimento de suas ações e atividade, assim como as dificuldades decorrentes e os principais processos desenvolvidos na cooperação. As avaliações apontaram a necessidade de novos investimentos e aprimoramento das tecnologias de gestão participativa e educação permanente no gerenciamento do SUS, bem como de acompanhamento por meio da agenda de prioridades aprovada ao final do curso.

OBRIGADA!

REFERÊNCIAS CDG-SUS – Curso de Desenvolvimento Gerencial do Sistema Único de Saúde. Núcleo de Desenvolvimento em Saúde (NDS/ISC/UFMT). Relatório Executivo CDG-SUS - Convênio MS/UFMT n. 691/2008. Cuiabá: UFMT, MÜLLER NETO, J. S.; SCHRADER, F. T. (Orgs.). Curso de Desenvolvimento Gerencial do SUS: coletânea de textos. Cuiabá: EdUFMT, 2011a. ______. Curso de Desenvolvimento Gerencial do SUS: caderno do aluno. Cuiabá: EdUFMT, 2011b. ______. Curso de Desenvolvimento Gerencial do SUS: caderno de tutores. Cuiabá: NDS/ISC/UFMT, 2011c. SCHRADER, F. T.; MÜLLER NETO, J. S. Experiência de ensino-aprendizagem e produção do cuidado em saúde: o curso de desenvolvimento gerencial do SUS em Mato Grosso. In: PINHEIRO, R.; SILVEIRA, R.; LOFEGO, J.; SILVA JÚNIOR, A. G. (Orgs.). Integralidade sem fronteiras: itinerários de justiça, formativos e de gestão na busca por cuidado. Rio de Janeiro: CEPESC/ABRASCO, p