Instituto Politécnico de Portalegre Escola Tecnologia e Gestão de Portalegre Unidade Curricular: Mercados e Negociação Comercial Docente: Dr.ª Fernanda.

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Instituto Politécnico de Portalegre Escola Tecnologia e Gestão de Portalegre Unidade Curricular: Mercados e Negociação Comercial Docente: Dr.ª Fernanda Policarpo Discentes : Catarina Balsinhas Nº Catarina Couto Nº Maria Dias Nº Portalegre, 27 de Maio de 2011

 O nosso trabalho consiste em fazer uma análise do Mercado Termal, com vista a traçar um rumo para a empresa Ternisa, E.M. optimizando a utilização dos seus recursos para garantir um melhor resultado e permitir uma melhor adaptação da empresa ao mercado onde está inserida

 Desde tempos remotos que são conhecidas as qualidades terapêuticas das águas termais.  regulamentada a actividade termal (decreto-lei1540)  definidas oficialmente as indicações terapêuticas das Estancias Termais Portuguesas  Comissão de Avaliação Técnica cujo objectivo foi elaborar normas e critérios para a investigação médico- hidrológica para definir novas indicações terapêuticas.  O Governo publica legislação que viabiliza a utilização dos estabelecimentos termais para uma utilização em que o bem-estar passa a ter lugar lado a lado com a utilização terapêutica Termas em Portugal

 O mercado do Termalismo em Portugal está nos dias de hoje muito associado ao mercado do Turismo  Nas escolhas turísticas, não só, são consideradas as características das aguas termais, mas também, tudo o que a região onde elas estão instaladas pode proporcionar, como o seu património arquitectónico, ambiental, assim como os seus alojamentos, espaços de lazer e gastronomia.

 A TERNISA tem sede social na lage da Prata, Freguesia de Arez, Concelho de Nisa.  É uma empresa com capitais maioritariamente públicos pertencendo 85% do capital ao Município de Nisa e 15% a Privados.  A nascente termal de água sulfurosa possui uma longa tradição de utilização terapêutica  E um complexo termal modernamente equipado e inteiramente colocado ao serviço da Saúde Pública

 As Termas da Fadagosa de Nisa apresentam, em termos nacionais uma solução de crescente interesse cultural, natural e terapêutico.  O artesanato e a gastronomia de Nisa valorizam do complexo termal junto dos públicos nacionais e europeus.

Pontos Fortes  História das Termas  Qualidade, conforto e funcionalidade das instalações  Recursos humanos ao serviço  Qualidade do ambiente envolvente  Proximidade com 3 unidades hospitalares  Equipamento existentes

Pontos Fracos  Volume do exigível a curto prazo  Inexistência de estratégias de marketing e divulgação  Distância dos principais centros de decisão  Espaço envolvente sub aproveitado  Inexistência de Unidades Hoteleiras  Falta de actividades lúdicas

Oportunidades  Possibilidade de potenciar os recursos existentes  Forma Jurídica da empresa  Inovação da oferta  Terrenos anexos disponíveis  Conquista do mercado estrangeiro  Utilização fundos existentes na área da saúde  Parcerias com entidades privadas

Ameaças  Concorrência consolidada  Dificuldades de afirmação no mercado  Conjuntura do País e da Europa

Factores críticos de sucesso  Politicas de Formação  Conhecimento dos concorrentes  Conhecimento das necessidades dos clientes, e bons equipamentos etc.

 A Ternisa, E. M. com a abertura do novo complexo Termal fez uma aposta forte na aliança inovação e natureza.  O complexo está dotado de modernizados equipamentos e infra-estruturas pretendendo assim alcançar os objectivos.