CENTRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO E ARTES CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA DISCIPLINA: PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA SONORA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Richard Brunel Matias
Advertisements

Criação e publicação de podcasts educativos
Rádio: Gênero publicitário
Exemplos de rádio-escola
FORMATOS RADIOFÔNICOS DE CURTA DURAÇÃO Marciel Consani.
COMUNICAÇÃO DE MARKETING
Linguagem Publicitária
O FILME PUBLICITÁRIO –ROTEIRIZAÇÃO
A Origem da Força da Linguagem Publicitária
FAÇA UMA BOA APRESENTAÇÃO SEM MATAR A PLATÉIA DE TÉDIO
Dicas de Moda Feminina na Eldorado FM.
TRABALHO DE PRODUÇÃO TEXTUAL
Aluno: Ivan César Seara Gomes Pub. e Propaganda - UNIEURO
Redação Publicitária I
Vantagens Pesquisa de Mercado Criação Teste Final Tipos de Propaganda Realização 10 Anos Mais Serviços Serviços relacionados
A força da identidade sonora.
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO.
O que é slogan? É uma frase imperativa, de impacto, feita para ser lembrada facilmente. Tem como objetivo “vender” um produto ou uma ideia. Pode ser usado.
Linguagem Sonora Propriedades físicas do Som Profa.Deise Mirian Rossi
Redação Publicitária I
COMPOSTO DE COMUNICAÇÃO
Prof. Dr. Adriano Canabarro Teixeira
I como se inicia o processo de desenvolvimento de uma Propaganda?
Linguagem Publicitária
Estrutura roteiro publicitário de Rádio
Serviços de uma Agência Profª Patrícia Nascimento.
Análise linguística de textos publicitários
MÚSICA PCNPs: Benilde Matias Oliveira – Arte Luis Antônio G
Comunicação e Interação
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
Imagem Paralela e Imagem Acústica
ORIENTAÇÕES PARA TREINAR A LEITURA
PROPAGANDA & PUBLICIDADE
Edição multimédia aula 7
Rádio. Rádio O que é rádio? Rádio é um recurso tecnológico das telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio da transcepção.
PROGRAMAÇÃO GERAL.
Conotação de Denotação
NOÇÕES GERAIS SOBRE O LOUVOR
Você abriu uma gravadora de rádio com 2 colegas e estão em busca de um novo nicho de mercado. A tarefa da equipe é elaborar uma telenovela interessante.
COMUNICAÇÃO VISUAL CO M UN IC AÇ ÃO VIS UA L CARTAZ.
Oficina de Motivação.
O funcionamento do telejornalismo como transmissor de informação
Produção Eletrônica Agência ou Produtora?.
Jingles Profa. Marilene.
Rádio como forma de propaganda
Plano de 5 anos IASD Tatuapé.
Publicidade e Propaganda
Textos dos media Maria Serafina Roque
CANAIS E FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO
Programa Nas Ondas do Rádio O Rádio, por conta de seu uso centrado nos serviços, notícias e lazer,
REDAÇÃO III TEXTO PARA REVISTA.
Rádio. Rádio O que é rádio? Rádio é um recurso tecnológico das telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio da transcepção.
Comportamento do Consumidor Digital
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
SITE ENVIE ENQUETES E PESQUISAS PARA NÓS.
Estratégias de Comunicação
Estratégias de Promoção
DISCIPLINA: Produção Publicitária em Rádio
Produções de áudio - SPOT comerciais publicitários veiculados no rádio, que geralmente transmitem mensagens especialmente elaboradas com a intenção de.
Jingle Vem do inglês e quer dizer música pequena
A importância da Comunicação na Negociação Cap. III Pág Prof
FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Linguagem é qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos através de signos convencionais,
Linguagem e Língua Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo significado pode ser usado coletivamente.
1 Produção de Áudio A PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA DO RÁDIO 1. LOCUÇÃO E INTERPRETAÇÃO APLICADA À PUBLICIDADE 1.1 Quanto a clareza – dicção e inflexão vocal e.
FOLDER PUBLICITÁRIO.
VÍDEOS PARA FEIRAS Como tirar o melhor proveito de um vídeo em uma feira.
Comandos básicos Scratch for Arduino (S4A).
Rádio - uma fonte de imaginação A estrutura do texto radiofônico
Transcrição da apresentação:

  CENTRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO E ARTES CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA DISCIPLINA: PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA SONORA PROFs: MSc. Mariângela Torrescasana Período:  5°     Carga horária:  72 h/a       Ano/Semestre:  2014/ 2°

A linguagem publicitária no Rádio Som, música, ruídos, palavras e... Silêncio. Recursos lingüísticos mais freqüentes: FONÉTICOS LÉXICO-SEMÂNTICOS MORFOSSINTÁTICOS

A linguagem publicitária no Rádio - FONÉTICOS a) Sons característicos: sibilância. Ex: A 1ª faz tcham, a 2ª faz tchum e... tcham, tcham, tcham, tchaaammm. b) Evocação de ruídos: onomatopéia. Ex: toc-toc, atchimm.. c) Motivação sonora: aliteração, assonância. Ex: O rato roeu a roupa do rei da Rússia

A linguagem publicitária no Rádio -LÉXICO-SEMÂNTICOS a) Criação de novos termos - Ex: bebemore com Antártica. Tom bom é tom bom. b) Mudanças de significado - Ex: barbeiro - significando alguém ruim no volante. c) Clichês - Ex: Quem vê cara não vê coração .

A linguagem publicitária no Rádio -LÉXICO-SEMÂNTICOS d) Frases feitas - Ex: O primeiro chope é bom para a saúde; o segundo é bom para o prazer; o terceiro é bom para a vergonha e o quarto é bom para a loucura e) Provérbios - x: A palavra é prata, o silêncio é ouro f) Sentidos conotativo (figurado) e denotativo (real) - Ex: Ela é uma rosa de bonita

A linguagem publicitária no Rádio - MORFOSSINTÁTICOS a) GRAFIAS INUSITADAS - Ex: Konverta-se e Finlandize-se. b) RELAÇQES NOVAS ENTRE ELEMENTOS - Ex: A moda que vai pegar no seu pé. Ainda não inventaram um passe bem melhor que passe bem.

Produções de áudio - JINGLE: vem do inglês = música pequena mensagem musicada de curta duração, de comunicação rápida, fácil de se lembrar e cantar, composta especialmente para determinado produto ou serviço. Pode ter um tempo de 30"s, 15"s e 1min, normalmente veiculado em TV , rádios e vídeos.

Produções de áudio - JINGLE: função é reforçar a imagem do produto ou idéia. o texto deve ser objetivo, claro e simples. Ele deve despertar, estimular o interesse do publico alvo pelo produto ou idéia e ficar claro nas linhas melódicas

Produções de áudio - JINGLE: três momentos definidos: a) Desperta a curiosidade e cria expectativa no ouvinte. b) Introduz o produto como resposta a expectativa criada. Assinatura do jingle com o nome do produto e/ou empresa.

Produções de áudio - SPOT: Criação do texto, produção com locução, efeitos vocais e sonoros. Este comercial é gravado com vocal masculino ou feminino de acordo com o gosto do cliente. Tamanho / formato - 15'', 30'', 45'' E 60''.

Produções de áudio - TEXTO – FOGUETE : Parecido com o SPOT, possui uma duração menor, entre 5 a 7 segundos. Geralmente estes tipos de mensagens surgem por meio de transmissões esportivas. Ex.: ...e passa longe da meta do goleiro alvinegro. 51 - uma boa idéia leva a outra. Caninha 51. -2 a O para São Paulo aqui no Morumbi.

Produções de áudio - ROTATIVO: Comercial de rádio e TV, sem uma programação rígida de horário a ser veiculado, que é apresentado várias vezes ao dia, entre os programas de diferentes horários.

Produções de áudio – ESPERA TELEFÔNICA: São produzidos textos com dados fornecidos pela empresa. Cria-se uma trilha personalizada ou de gosto do cliente . A gravação é feita em fita sem fim, a qual não precisa ser virada, rebobinada. .

Produções de áudio - VINHETAS Áudio feito com trilha efeitos e vocal, destinado normalmente para rádios. tempo bastante pequeno: 5"s, a 30 "s. iniciam programas e quadros, hora certa, noticiário extraordinário, e outros eventos radiofônicos facilitam a identificação da emissoras e dos programas das mesma.

Produções de áudio - VINHETAS Cantadas- Com dados fornecidos pela empresa, serão produzidos textos e trilhas. Cada vinheta pode durar de 5 à 30 segundos. Ponte- Serão criados textos para cada vinhetas. A produção será feita com efeito sonoro e vocal. Cada vinheta terá a duração de 5 à 10 segundos.

Produções de áudio - TRILHA Áudio sonoro composto para ser usado em jingles spots e vídeos. De acordo com o cliente é criado uma trilha e a assinatura é feita com o nome da loja Seu tempo varia muito de acordo com a utilização (1min, 30", 15"...)

Produções de áudio – FITA DE RUA textos com dados fornecidos pelo cliente. A gravação é feita com dez minutos para cada lado da fita. A gravação é feita com músicas de sucesso (cuidado com os direitos autorais!) e com vocais masculino ou feminino

Produções de áudio - PARÓDIA substituição da letra original de uma canção por uma mensagem publicitária, preservando-se a melodia.