Física nos games e o Impacto na sociedade. Prof. Doutor Ivã Gurgel Alex César Augusto Prof. Doutor Ivã Gurgel
Orientação Público alvo: alunos do ensino médio; Período: bimestral; Objetivos: Pesquisar um conceito físico, relacioná-lo com um jogo eletrônico, apresentar os impactos que os jogos eletrônicos causam na sociedade e realizar um seminário na conclusão do projeto;
Direcionamento Qual a importância da Física para os jogos eletrônicos? Quais os benefícios e/ou malefícios dos jogos eletrônicos para a sociedade?
Etapas do Projeto Etapa 1: Formação de grupos e escolha do conceito Físico; Etapa 2: Pesquisa do conceito Físico escolhido; Etapa 3: Consultas a um especialista (professor), entrevista com outras pessoas; Etapa 4: Análise do jogo com base no conceito físico pesquisado; Etapa 5: Impacto dos jogos na sociedade ; Etapa 6: Seminário;
Proposta: trazer um jogo ou tirar uma foto e explicar a teoria física escolhida. Energia potencial elástica, exemplo: Angry Birds.
Benefícios e malefícios dos jogos na sociedade. Pesquisar Benefícios e malefícios dos jogos na sociedade.
Benefícios dos jogos na sociedade. Socialização; Melhora o raciocínio, memória; Ajuda na educação; Cria simuladores para treinamento (guerra, estratégia, etc); Causa diferentes emoções; Destreza (agilidade aprimorada como por exemplo: na medicina); Cura por fisioterapia (jogos que utilizam movimento do corpo todo, como o Wii); Calmante (reduz o stress); Concentração; Rede sociais dos consoles ajudam e recursos de compartilhamento influenciam a ser mais sociais;
Malefícios dos jogos na sociedade. Obesidade; Problemas físicos (tendinite nas mãos e punhos, perda de sensibilidade nos dedos, convulsões, enxaquecas); Agressividade sem motivo; Vício (muitas horas jogando); Sedentarismo; Prejudica o desempenho escolar se não jogar moderadamente; Estudos mostram que jogadores obsessivos, são mais ansiosos; Antissocial; Sono irregular; Fobia social; Problemas de visão;
Mitos sobre jogadores de vídeo games. Vídeo games é coisa de meninos (De acordo com uma pesquisa feita nos EUA, as mulheres representam quase metade da população gamer); Você nunca poderá seguir carreira no mundo dos games; Vídeo game é coisa de criança; Todos os jogadores são antissociais;