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Gestão Pública Editora Permitida a reprodução total ou parcial desta publicação desde que citada a fonte. Curso de Siafi Versão 1.0 Atualizada em 26/08/2014

Gestão Pública Editora Permitida a reprodução total ou parcial desta publicação desde que citada a fonte. Suprimento de Fundos Concessão de

gestaopublica.com.br 3 Conceitos SUPRIMENTO DE FUNDOS: Regime de adiantamento aplicável aos casos de despesas expressamente definidos em lei; consiste na entrega de numerário a servidor, sempre precedida de empenho, para realização de despesas que não possam subordinar-se ao processo normal de aplicação, - EXCEPCIONALIDADE - sob inteira responsabilidade do ordenador de despesa. EMPENHO: ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição, não podendo exceder ao limite dos créditos concedidos. ORDENADOR DE DESPESA: pessoa responsável pela gestão dos recursos públicos dentro de uma unidade gestora - UG. Fonte: Curso de Siafi – Vol. II – Suprimento – Págs. 20, 21 e 25

gestaopublica.com.br 4 O que é processo normal de execução ?  Entende-se por processo normal de execução da despesa aquele em que os recursos públicos somente são aplicados após o cumprimento, entre outros, dos seguintes procedimentos: a) formalização de processo licitatório; b) obtenção de proposta mais vantajosa; c) celebração de contrato, se for o caso; d) emissão de empenho em nome do credor; e) entrega do bem ou prestação do serviço; f) liquidação; g) pagamento via ordem bancária; e h) recolhimento de tributos. Fonte: Curso de Siafi – Vol. II – Suprimento – Pág. 21

gestaopublica.com.br 5 Regulamentação Lei 4.320/1964 e Decreto-Lei 200/1967; Decreto /1986 e alterações; Decreto /1990; Decreto 5.355/2005, alterado pelo Decretos 5.635/2005 e 6.370/2008; Decreto 6.467/2008; Portaria MF 95/2002; Portaria MP 41/2005, alterada pela Portaria MP 1/2006 e Portaria 44/2006; Portaria MP nº 90, de 24 de abril de 2009; Portaria MF 448/2002 (Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – MCASP – Volume I – PCO); IN STN 04/2004; Macrofunção , Manual SIAFI, atualizada em Fonte: Curso de Siafi – Vol. II – Suprimento – Págs. 361 a 373

gestaopublica.com.br 6 Casos de Aplicação do Suprimento de Fundos  para atender despesas eventuais, inclusive em viagem e com serviços especiais, que exijam pronto pagamento;  quando a despesa deva ser feita em caráter sigiloso, conforme se classificar em regulamento;  para atender despesas de pequeno vulto, assim entendidas aquelas cujo valor, em cada caso, não ultrapassar limites estabelecidos em Portaria do Ministério da Fazenda. Fonte: Curso de Siafi – Vol. II – Suprimento – Pág. 26

gestaopublica.com.br 7 Dos Valores Limites para Despesas de Pequeno Vulto TETO MODALIDADE CONVITE: R$ ,00 OBRAS/SERVIÇOS DE ENGENHARIA CPGFCONTA TIPO “B” SUPRIM. FUNDOSR$ ,00 (10%) R$ 7.500,00 (5%) VALOR POR ITEM DE DESPESA R$ 1.500,00 (1%) R$ 375,00 (0,25%) Fonte: Curso de Siafi – Vol. II – Suprimento – Págs. 29 e 30

gestaopublica.com.br 8 TETO MODALIDADE CONVITE: R$ ,00 COMPRAS/SERVIÇOS EM GERAL CPGFCONTA TIPO “B” SUPRIM. FUNDOSR$ 8.000,00 (10%) R$ 4.000,00 (5%) VALOR POR ITEM DE DESPESA R$ 800,00 (1%) R$ 200,00 (0,25%) Dos Valores Limites para Despesas de Pequeno Vulto Fonte: Curso de Siafi – Vol. II – Suprimento – Págs. 29 e 30

gestaopublica.com.br 9  O que caracteriza o fracionamento da despesa? A utilização de suprimento de fundos para aquisição, por uma mesma unidade gestora, de bens ou serviços mediante diversas compras em um único exercício e para idêntico subelemento de despesa, cujo valor total supere os limites dos incisos I ou II do art. 24 da Lei nº 8.666/1993, constitui “indício de” fracionamento de despesa, situação vedada pelos referidos dispositivos legais (Acórdão TCU 1276/2008). A utilização de suprimento de fundos para aquisição, por uma mesma unidade gestora, de bens ou serviços mediante diversas compras em um único exercício e para idêntico subelemento de despesa, cujo valor total supere os limites dos incisos I ou II do art. 24 da Lei nº 8.666/1993, constitui “indício de” fracionamento de despesa, situação vedada pelos referidos dispositivos legais (Acórdão TCU 1276/2008). O fracionamento da despesa não é caracterizado pela mesma classificação contábil em qualquer dos níveis, mas por aquisições de mesma natureza funcional (Macrofunção ). O fracionamento da despesa não é caracterizado pela mesma classificação contábil em qualquer dos níveis, mas por aquisições de mesma natureza funcional (Macrofunção ). Considera-se indício de fracionamento, a concentração excessiva de detalhamento de despesa em determinado subitem, bem como a concessão de suprimento de fundos a vários supridos simultaneamente (Macrofunção ). Considera-se indício de fracionamento, a concentração excessiva de detalhamento de despesa em determinado subitem, bem como a concessão de suprimento de fundos a vários supridos simultaneamente (Macrofunção ). Dúvida Frequente Fonte: Curso de Siafi – Vol. II – Suprimento – Págs. 35 e 36

gestaopublica.com.br 10 Dos Valores Limites para Despesas de Pequeno Vulto  Os limites estabelecidos pelo art. 1º da Portaria nº 95/2002, do Ministério da Fazenda, referem-se a todo e qualquer tipo de suprimento de fundos e não apenas aos destinados a atender às despesas de pequeno vulto, ressalvados os casos expressamente autorizados por Ministro de Estado ou autoridade de nível hierárquico equivalente, desde que caracterizada a necessidade em despacho fundamentado, consoante o disposto no § 3º do art. 1º daquele normativo (Portaria MF nº 95/2002).  O suprimento de fundos aplica-se apenas às despesas realizadas em caráter excepcional, e, por isso, aquelas que se apresentem passíveis de planejamento devem ser submetidas ao procedimento licitatório ou de dispensa de licitação, dependendo da estimativa de valor dos bens ou serviços a serem adquiridos. Acórdão TCU nº 1276, de 2008 Fonte: Curso de Siafi – Vol. II – Suprimento – Págs. 29 e 36

gestaopublica.com.br 11 Art. 2 o O Decreto nº , de 23 de dezembro de 1986, passa a vigorar com as seguintes alterações: “§ 5 o As despesas com suprimento de fundos serão efetivadas por meio do Cartão de Pagamento do Governo Federal - CPGF. § 6 o É vedada a utilização do CPGF na modalidade de saque, exceto no tocante às despesas: I - de que trata o art. 47; e II - decorrentes de situações específicas do órgão ou entidade, nos termos do autorizado em portaria pelo Ministro de Estado competente e nunca superior a trinta por cento do total da despesa anual do órgão ou entidade efetuada com suprimento de fundos.” (NR) III - decorrentes de situações específicas da Agência Reguladora, nos termos do autorizado em portaria pelo seu dirigente máximo e nunca superior a trinta por cento do total da despesa anual da Agência efetuada com suprimento de fundos. “Art. 45-A. É vedada a abertura de conta bancária destinada à movimentação de suprimentos de fundos.” (NR) Decreto nº 6.370/08, alterado pelo Decreto nº 6.901/09 Fonte: Curso de Siafi – Vol. II – Suprimento – Págs. 20 e 21

gestaopublica.com.br 12 Art. 47. A concessão e aplicação de suprimento de fundos, ou adiantamentos, para atender a peculiaridades dos órgãos essenciais da Presidência da República, da Vice-Presidência da República, do Ministério da Fazenda, do Ministério da Saúde, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Departamento de Polícia Federal do Ministério da Justiça, do Ministério das Relações Exteriores, bem assim de militares e de inteligência, obedecerão ao Regime Especial de Execução estabelecido em instruções aprovadas pelos respectivos Ministros de Estado, vedada a delegação de competência. Parágrafo único. A concessão e aplicação de suprimento de fundos de que trata o caput restringe-se: I - com relação ao Ministério da Saúde: a atender às especificidades decorrentes da assistência à saúde indígena; II - com relação ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: a atender às especificidades dos adidos agrícolas em missões diplomáticas no exterior; e III - com relação ao Ministério das Relações Exteriores: a atender às especificidades das repartições do Ministério das Relações Exteriores no exterior. Regime Especial de Execução Fonte: Curso de Siafi – Vol. II – Suprimento – Pág. 34

gestaopublica.com.br 13  A concessão de suprimento de fundos, sempre precedida de motivação que evidencie a necessidade e excepcionalidade da utilização do referido instrumento, somente é admissível após formalização da demanda a ser atendida, discriminados, sempre que possível, os objetos a serem adquiridos;  Formulário de proposta de concessão de suprimento de fundos disponibilizado na Internet, no sítio da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), no item “Documentos Relacionados” ( Ato de Concessão do Suprimento de Fundos Fonte: Curso de Siafi – Vol. II – Suprimento – Págs. 37 e 39

gestaopublica.com.br 14 Modelo de Proposta de Suprimento de Fundos Fonte: Curso de Siafi – Vol. II – Suprimento – Pág. 40

gestaopublica.com.br 15  Prazo máximo para utilização dos recursos: até 90 dias, contados a partir da data do ato de concessão do suprimento;  Prazo para prestação de contas: até 30 dias, contados a partir do 1º dia após o prazo de utilização do suprimento;  A prestação de contas da importância aplicada até 31 de dezembro deverá ser apresentada até o dia 15 de janeiro do exercício subseqüente;  No mês de dezembro prevalecerão os prazos para prestação de contas contidos nas Normas de Encerramento de Exercício, editadas anualmente;  É vedada a aquisição de material permanente por suprimento de fundos, ressalvados os casos excepcionais devidamente reconhecidos pelo OD e em consonância com as normas que disciplinam a matéria (alt. em 2007);  O credor do documento de liquidação será o CPF do suprido, exceto despesas sigilosas. Aspectos Gerais da Utilização e Prestação de Contas

gestaopublica.com.br 16 Macrofunção Siafi Quando o suprido efetuar saques (da conta corrente) ou por meio do CPGF, o valor do saque deverá ser o das despesas a serem realizadas. 8.6 – Se o valor do saque exceder ao da despesa a ser realizada, o valor excedente deverá ser devolvido, por intermédio da GRU, código de recolhimento – devolução de suprimento de fundos - exercício, no prazo máximo de três dias úteis a partir do dia seguinte da data do saque, diminuindo o valor do suprimento a ser utilizado. Devolução de Recursos Fonte: Curso de Siafi – Vol. II – Suprimento – Pág. 152

gestaopublica.com.br 17 Macrofunção Siafi Se o valor excedente do saque a que se refere o item 8.6 não for maior ou igual a R$ 30,00 (trinta reais), poderá o suprido permanecer com o valor excedente além do prazo estipulado no item 8.6, 3 (três) dias úteis. Na data em que o valor excedente somar R$ 30,00 (trinta) reais, o suprido deverá efetuar a devolução conforme item Caso algum valor em espécie permaneça com o suprido sem justificativa formal, por prazo maior que o indicado no item acima, autoridade competente deverá apurar responsabilidades Nos casos em que o suprido ausentar-se por prazos extensos ou estiver impossibilitado de efetuar saques por períodos longos, poderá permanecer com valores em espécie acima do prazo do item 8.6, justificando formalmente as circunstâncias que impediram os procedimentos normais. Devolução de Recursos Fonte: Curso de Siafi – Vol. II – Suprimento – Pág. 152

gestaopublica.com.br 18 Como devolver os recursos não utilizados: GRU

gestaopublica.com.br 19 Não se concederá suprimento de fundos:  a responsável por dois suprimentos;  a servidor que tenha a seu cargo a guarda ou a utilização do material a adquirir, salvo quando não houver na repartição outro servidor;  a responsável por suprimento de fundos que, esgotado o prazo, não tenha prestado contas de sua aplicação;  a servidor declarado em alcance. Restrições à Concessão de Suprimento de Fundos Fonte: Curso de Siafi – Vol. II – Suprimento – Pág. 32

gestaopublica.com.br 20  Pagamentos a Pessoa Jurídica:  Retenção para a Previdência a cargo da prestadora do serviço  Retenção ISS (depende da legislação Municipal)  Não há retenção para RFB (IRPJ, Pis-Pasep, Cofins e CSLL)  Pessoa Física  Retenção para a Previdência (11%) + Encargo Patronal (20%)  Retenção ISS (Depende da legislação Municipal)  Retenção IRPF Visão Geral das Retenções Tributárias Fonte: Curso de Siafi – Vol. II – Suprimento – Págs. 142 a 144

gestaopublica.com.br 21 IN RFB nº 1.234, de 11 de janeiro de 2012 Art. 4º Não serão retidos os valores correspondentes ao IR e às contribuições de que trata esta Instrução Normativa, nos pagamentos efetuados a: (...) XXI – título de suprimento de fundos, de que tratam os artigos 45 a 47 do Decreto , de 23 de dezembro de 1986 (Incluído pela Instrução Normativa RFB nº 1.244, de 30 de janeiro de 2012) (Vide art. 3º da IN RFB nº 1.244/2012) Retenções Tributárias Fonte: Curso de Siafi – Vol. II – Suprimento – Pág. 142

gestaopublica.com.br 22 IN RFB Nº 971, de 13 DE novembro de 2009 Art. 19. (...) § 4º. Os órgãos da administração pública direta, indireta e fundações de direito público, bem como as demais entidades integrantes do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), ao contratarem pessoa física para prestação de serviços eventuais, sem vínculo empregatício, inclusive como integrante de grupo-tarefa, deverão obter dela a respectiva inscrição no INSS ou, caso o trabalhador não seja inscrito, providenciá-la, registrando-o como contribuinte individual. § 4º. Os órgãos da administração pública direta, indireta e fundações de direito público, bem como as demais entidades integrantes do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), ao contratarem pessoa física para prestação de serviços eventuais, sem vínculo empregatício, inclusive como integrante de grupo-tarefa, deverão obter dela a respectiva inscrição no INSS ou, caso o trabalhador não seja inscrito, providenciá-la, registrando-o como contribuinte individual. Retenções Tributárias Fonte: Curso de Siafi – Vol. II – Suprimento – Pág. 143

gestaopublica.com.br 23  existe recomposição de limite financeiro imposto pelo ordenador de despesas?  há necessidade de “ateste” nas despesas de suprimento de fundos?  quem será o responsável pelos valores de multa/juros por atraso no pagamento da fatura?  o que quer dizer “Regime Especial de Execução”? Dúvidas Frequentes

gestaopublica.com.br 24 DEVEMOS TER MEDO DAQUILO QUE NÃO CONSEGUIMOS EXPLICAR!!!

gestaopublica.com.br 25 CONCEITO: Instrumento de pagamento, emitido em nome da unidade gestora e operacionalizado por instituição financeira autorizada, utilizado exclusivamente pelo portador nele identificado, nos casos indicados em ato próprio da autoridade competente, respeitados os limites do Decreto nº 5.355, de 25 de janeiro de Cartão de Pagamento do Governo Federal (CPGF)

gestaopublica.com.br 26  aquisição de materiais e prestação de serviços enquadrados como suprimento de fundos;  ato conjunto dos Ministros de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Fazenda poderá autorizar a utilização do CPGF, como forma de pagamento de outras despesas. Casos de Utilização do CPGF

gestaopublica.com.br 27  O detentor do cartão deverá utilizá-lo na função crédito, para geração de fatura mensal, e poderá utilizá-lo para saques, em situações específicas do órgão;  A fatura vencerá sempre até o dia 10 de cada mês;  O Banco do Brasil disponibilizará a fatura até o dia 04;  O pagamento da fatura será efetuado por meio de OBD (OB Fatura);  Não será admitida cobrança de anuidade ou taxas para utilização do cartão, exceto tarifa sobre compras no exterior e atrasos no pagamento da fatura. Aspectos Gerais do CPGF

gestaopublica.com.br 28 DAS OPERAÇÕES COM CARTÕES DE CRÉDITO OU DE DÉBITO Art. 10. Nos pagamentos correspondentes ao fornecimento de bens ou pela prestação de serviços efetuados por meio de Cartão de Pagamento do Governo Federal (CPGF), pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal, ou via cartões de crédito ou débito, a retenção será efetuada pelo órgão ou pela entidade pagadora sobre o total a ser pago à empresa fornecedora do bem ou prestadora do serviço, devendo o pagamento com o cartão ser realizado pelo valor líquido, depois de deduzidos os valores do imposto e das contribuições retidos, cabendo a responsabilidade pelo recolhimento destes ao órgão ou à entidade adquirente do bem ou tomador dos serviços. Parágrafo único. O disposto no caput não se aplica às despesas efetuadas com suprimentos de fundos de que tratam os arts. 45 a 47 do Decreto nº , de 1986, e aos adiantamentos efetuados a empregados para despesas miúdas de pronto pagamento previsto no inciso XVI do art. 4º. Retenções Tributárias (IN RFB nº 1.234/2012)

gestaopublica.com.br 29 Portaria Ministerial MP nº. 90 de 24/04/2009 – Publicada no D.O.U. 28/04/2009 Institui o Sistema de Cartão de Pagamento (SCP), com o objetivo de detalhar a aplicação de suprimento de fundos concedido por meio de Cartão de Pagamento do Governo Federal – CPGF. Portaria Ministerial Sistema do Cartão de Pagamento (SCP)

gestaopublica.com.br 30 O SCP deve ser utilizado por todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, e é obrigatório para todas as modalidades de movimentação financeira do suprimento de fundos via CPGF. Estão excluídas as despesas de caráter sigiloso. Portaria Ministerial Sistema do Cartão de Pagamento (SCP)

gestaopublica.com.br 31 Obriga o detalhamento da aplicação para suprimentos de fundos concedidos a partir de 01 de junho de Cabe ao portador detalhar as despesas no SCP até 30 dias após efetuada cada transação. Portaria Ministerial Sistema do Cartão de Pagamento (SCP)

gestaopublica.com.br 32 Se for impossível fazer o detalhamento por problemas operacionais, o portador deve justificar os motivos; Caso não sejam detalhadas as despesas e não seja apresentada justificativa, a autoridade competente deve apurar a responsabilidade pela omissão e o ordenador de despesas deve garantir o lançamento das informações no SCP. Portaria Ministerial Sistema do Cartão de Pagamento (SCP)

gestaopublica.com.br 33 O Sistema de Cartão de Pagamento (SCP) tem o objetivo de permitir o detalhamento da aplicação de suprimento de fundos concedido por meio do Cartão de Pagamento do Governo Federal – CPGF. Atualmente o SCP é constituído pelo Módulo de Detalhamento da Aplicação e deve ser acessado por meio do Portal de Compras do Governo Federal (ComprasNet). Sistema de Cartão de Pagamento Sistema do Cartão de Pagamento (SCP)

gestaopublica.com.br 34 O portador do Cartão de Pagamento deverá ter perfil de SUPRIDO no sistema SIASG para acessar o SCP. Para obter este perfil, o portador do CPGF deve procurar o CADASTRADOR PARCIAL do seu órgão e solicitar a inclusão do perfil em seu login. Sistema de Cartão de Pagamento Sistema do Cartão de Pagamento (SCP)

gestaopublica.com.br 35 Caso o portador do CPGF não tenha cadastro no SIASG a inclusão também será realizada pelo CADASTRADOR PARCIAL. Dúvidas sobre cadastramento podem ser resolvidas pelos números: (61) / Sistema de Cartão de Pagamento Sistema do Cartão de Pagamento (SCP)

gestaopublica.com.br 36 Sistema do Cartão de Pagamento (SCP)

gestaopublica.com.br 37 Agora vamos fazer uma concessão de Suprimento na prática.

gestaopublica.com.br 38 Suponha que a Coordenação de Serviços Gerais e Logística de determinado órgão da administração pública federal, que utiliza o Cartão de Pagamento do Governo Federal – CPGF, precisa conceder suprimento de fundos para as seguintes finalidades: a) Aquisição de material de consumo no valor de R$ 1.200,00, em estabelecimento comercial credenciado pela operadora do CPGF. Dessa forma, o valor total da compra será realizado para pagamento no vencimento da fatura do CPGF. b) Contratação de serviços de pessoa física (serviço hidráulico e serviço de confecção de chaves) no município de Supridolândia. b.1) Valor do serviço hidráulico (Pessoa Física 1): R$ 500,00 - ISS devido ao município de Supridolândia; b.2) Valor do serviço de chaveiro (Pessoa Física 2): R$ 500,00 – ISS devido ao município de Prudenciolândia; Exercício Prático Fonte: Curso de Siafi – Vol. II – Suprimento – Pág. 41

gestaopublica.com.br 39 c) Contratação de pessoa física para execução de serviço de serralheria em unidade operacional localizada no município vizinho (Prudenciolândia) cujo valor ainda não é conhecido, mas segundo estimativas de pessoas consultadas informalmente, o valor total deve variar de R$ 2.000,00 a R$ 3.000,00. No município não existe posto de atendimento do Banco do Brasil. Cabe esclarecer que a Macrofunção Siafi , em seu item 2.2, prevê que os valores de um suprimento de fundos entregues a um suprido poderão relacionar-se a mais de uma natureza de despesa, desde que precedidos dos empenhos nas dotações respectivas, respeitados os valores de cada natureza. Por isso, o exemplo acima pode ser entendido como apenas um ato de concessão de suprimento de fundos. Exercício Prático Fonte: Curso de Siafi – Vol. II – Suprimento – Pág. 41

gestaopublica.com.br 40 Considerações importantes: as pessoas físicas não poderão receber o pagamento por meio do CPGF na modalidade “crédito”; a referida Coordenação de Serviços Gerais e Logística, que integra o Ministério do Bem-Estar, possui portaria autorizadora da modalidade “saque” para a realização das despesas acima descritas; o suprido precisará de dinheiro em espécie para a realização dos pagamentos; as retenções previstas nos normativos previdenciários (11%) e na legislação do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN (2% a 5%) deverão ser efetuadas; o município de Supridolândia ainda não assinou o termo de adesão para a retenção do ISS no sistema Siafi; e o município vizinho, Prudenciolândia, já assinou o referido termo de adesão. Exercício Prático Fonte: Curso de Siafi – Vol. II – Suprimento – Pág. 41

Gestão Pública Editora Permitida a reprodução total ou parcial desta publicação desde que citada a fonte. Cartão de Pagamento do Governo Federal Gerenciamento do

gestaopublica.com.br 42 Autoatendimento Setor Público Acesso ao AASP Autoatendimento Setor Público (AASP)

gestaopublica.com.br 43 Acesso pelo portal bb.com.br Autoatendimento Setor Público (AASP) Fonte: Curso de Siafi – Vol. II – Suprimento – Pág. 112

gestaopublica.com.br 44  Informe a chave J e senha de acesso de 8 dígitos Como Acessar Autoatendimento Setor Público (AASP) Fonte: Curso de Siafi – Vol. II – Suprimento – Pág. 112

gestaopublica.com.br 45 Autoatendimento Setor Público Consulta Demonstrativos Mensais do Cartão Autoatendimento Setor Público (AASP)

gestaopublica.com.br 46 Cartão - Demonstrativos Mensais Autoatendimento Setor Público (AASP) Fonte: Curso de Siafi – Vol. II – Suprimento – Pág. 113

gestaopublica.com.br 47 Cartão - Demonstrativos Mensais Autoatendimento Setor Público (AASP) Fonte: Curso de Siafi – Vol. II – Suprimento – Pág. 114

gestaopublica.com.br 48 Cartão - Demonstrativos Mensais Autoatendimento Setor Público (AASP) Fonte: Curso de Siafi – Vol. II – Suprimento – Pág. 115

gestaopublica.com.br 49 Cartão - Demonstrativos Mensais Autoatendimento Setor Público (AASP) Fonte: Curso de Siafi – Vol. II – Suprimento – Pág. 116

gestaopublica.com.br 50 Cartão - Demonstrativos Mensais Autoatendimento Setor Público (AASP) Fonte: Curso de Siafi – Vol. II – Suprimento – Pág. 116

gestaopublica.com.br 51 Cartão - Demonstrativos Mensais Autoatendimento Setor Público (AASP) Fonte: Curso de Siafi – Vol. II – Suprimento – Pág. 117

gestaopublica.com.br 52 Cartão - Demonstrativos Mensais Autoatendimento Setor Público (AASP) Fonte: Curso de Siafi – Vol. II – Suprimento – Pág. 118