II Seminário de Formação com os Orientadores de Estudo 01 a 05 de setembro de 2014 Socialização do Parar Casa MÓDULO 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Ler e Escrever Matemática
Advertisements

Estágio de Apoio Docente
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Aprender Este modelo pode ser usado como arquivo de partida para apresentar materiais de treinamento em um cenário em grupo. Seções Clique com o botão.
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Semana de Capacitação 05/02 a 09/02/2007
SUGESTÕES INÍCIO DO ANO LETIVO
Rotina na Alfabetização:
Programa Ler e Escrever
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
que se fundamenta numa concepção de aprendizagem
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
8°SENAED – Seminário Nacional ABED de Educação a Distância FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EM EaD Profa Dra Léa Depresbiteris
As quatro metáforas e a busca de aumentar a variedade na sala de aula
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REGISTRO 06/07/2007 “RESOLVENDO PROBLEMAS”
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
MÓDULO 14 A Construção do numero. Data: 18/07/2014 Módulo: M 14 – Construção do número Tempo: 1h20min ou 1h50min. Conteúdo: Construção do conceito de.
MÓDULO 12 A Construção do numero.
MÓDULO 7 Jogo do NIM.
Projeto anual de Matemática: Brincando com a matemática.
MÓDULOS: 11 e 12 - JOGOS DO CADERNO 4
REUNIÃO DE PAIS 4ºANO Bem-vindos!.
MÓDULO 13 TRAVESSIA DO RIO.
II Seminário de Formação com os Orientadores de Estudo
MATEMÁTICAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
Cadernos de Formação do PNAIC- MEC
Sentido de Numeramento
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Planejamento da Rotina Semanal
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Módulo 10 Algoritmos tradicionais
Programa Educação Matemática nos Anos Iniciais - EMAI
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Módulo 1 Socializando o ensino de Geometria: O que sabemos
Módulo: Cálculo Mental Glorita Faria dos Santos
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
FABIANA DE PAULA PEREIRA
1 Oficina Sobre Multipla-Descobrindo Possibilidades Módulo I – Adequações curriculares para criança/jovem com deficiência múltipla Objetivo: Discutir a.
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
Curso Presencial SAEMS O SAEMS Saems 2014.
Curso Presencial SAEMS O SAEMS Saems 2014.
1ª Formação de Professores Coordenadores
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Escola Estadual Leontino Alves de Oliveira Rio Negro/MS PROGETEC: Elizangela Maria dos Santos Arruda Grupo de Estudo e Discussão GED – NTE Regional.
PROJETO FOCO NO SARESP SETEMBRO/2015.
Possibilidades de avaliação com uso das TIC na Utilização do blog - professor disponibiliza links para que o aluno desenvolva a Pesquisa.
A importância dos jogos na aprendizagem matemática
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Abrir o Apetite Poético
Educação Matemática nos Anos Iniciais – EMAI
Bem-vindos EVA MARIA - Dirigente Regional DE Leste 2
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
A DIMENSÃO PEDAGÓGICA DO TRABALHO DO ESPECIALISTA
BEM VINDO TURMA XXXV.
Transcrição da apresentação:

II Seminário de Formação com os Orientadores de Estudo 01 a 05 de setembro de 2014 Socialização do Parar Casa MÓDULO 1

Objetivo do Módulo: socializar o para casa: - Portfólio - Campanha Desvendado a Matemática; assistir e analisar o vídeo editado: - “O Brincar e matemática”. Materiais: Vídeo editado: O brincar e a matemática; portfólios; livro para leitura deleite; cartaz de registro, flipchart; glossário.

Desenvolvimento: 1º Momento - Tempo 30 min. -Realizar a recepção da turma com boas vindas para o Segundo Seminário. -Leitura deleite -Daremos continuidade no trabalho com o Eixo Números e Operações com enfoque nos procedimentos das quatro operações através de resolução de situações problemas. - Vídeo: “O brincar e a matemática” editado (20 min).

2º Momento - Tempo- 1h20min - Discussão com a turma: retomar o conteúdo do vídeo vinculado à atividade solicitada no Para Casa: Desvendando a Matemática Analisar os relatos da atividade com foco no conteúdo do vídeo: 1)Momento dos Jogos 2)Intervenção docente 3)Importância dos registros - Socialização do Portfólio - Apresentar a organização do fluxograma e orientar sobre os módulos a serem trabalhados