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Transcrição da apresentação:

Olá! Preparamos essa página com informações e orientações para a construção do projeto técnico do Luta pela Cidadania.

Orientações para a Elaboração do Projeto Técnico: Acesse: a.ufrgs.br/login/index. php a.ufrgs.br/login/index. php Suporte Técnico para Execução do Projeto: Snelis Suporte SICONV: Snelis – Plantão de atendimento Avaliação do Projeto Técnico: Snelis a definir Divulgação Atenção! Inserir os documentos corretamente na plataforma do SICONV é essencial! Caso tenha alguma dúvida temos um plantão de atendimento para ajudá-lo, via ou pelo telefone: (61)

Diretrizes do Programa Documento Orientador Modelo de Projeto Técnico Dúvidas Frequentes Luta pela Cidadania Documentos para elaboração do Edital 2016 Não se esqueça: para a elaboração do projeto técnico consulte o documento das Diretrizes do Luta pela Cidadania, que estão disponíveis nessa página. Em caso de dúvidas entre em contato pelo ou pelos telefones: (61) ; ou /1521

Documentos para elaboração do Edital 2016 LUTA PELA CIDADANIA Público Alvo Espaços de Intervenção Quantidade mínima de Turmas Recursos Humanos Profissionais Cronograma de Execução Todas as idades: A partir de 6 anos. Na Escola: Quadra poliesportiva; - Pátio coberto; - Sala de múltiplas atividades; Na Comunidade: - Ginásio Esportivo; - Clubes Sociais; - Pátio do Corpo de Bombeiros; - Instalações Militares; - Academias; e outros. 06 turmas – mínimo 20 e máximo 35 alunos por turma POR PROJETO: Coordenador-geral: Dedicação mínimo de 20h/semanais. Coordenador-pedagógico: Dedicação de 20h/semanais. POR NÚCLEO Professor: dedicação de 20h/semanais Monitor/Acadêmico de Educação Física ou Esporte: dedicação de 20h/semanais. 4 meses 19 meses 1 mês Estruturação do Convênio Desenvolvimento das atividades com os beneficiados Recesso (2ª quinzena de dezembro e 1ª quinzena de janeiro) Obs: Acompanhando o calendário escolar, nos meses de julho e janeiro, as ações poderão ser desenvolvidas como “Atividade Concentrada” Fique atento às orientações das Diretrizes do Luta pela Cidadania, com especial, atenção para o público-alvo, número de turmas, RH e cronograma de execução.

Roteiro do Documento Técnico – Disponível nas Orientações (Ead) Este roteiro de elaboração do Documento Técnico do Projeto tem por objetivo subsidiar a apresentação de propostas para desenvolvimento do Programa Luta pela Cidadania, que devem ser elaboradas conforme as suas Diretrizes. Os textos indicados no presente roteiro, quando aparentes, são instruções/orientações para a elaboração do Documento Técnico do Projeto. São comentários no intuito de subsidiar a elaboração.

1. Informações Gerais IDENTIFICAÇÃO DO PROPONENTE E DA PROPOSTA CNPJ da Instituição: Nome da Instituição:PREFEITURA MUNICIPAL DE xxxx Nome do Dirigente: Telefone de Contato:xx-xxxx-xxxx Os dados de identificação do proponente são os primeiros passos para iniciar o projeto. Fique atento para que os dados estejam corretos!

1. Informações Gerais Responsável Técnico pelo Projeto Nome: Telefone de Contato xx-xxxx-xxxx Informação Geral dos Núcleos Quantidade: TipoLuta pela Cidadania O responsável técnico do projeto é aquele que irá fazer todos os contatos. Ele será o interlocutor das ações junto ao Ministério do Esporte durante o processo de elaboração do projeto.

1. Informações Gerais Entidade de Controle Social Nome: Telefone de Contato: xx-xxxx-xxxx Fax: Endereço: Município/UF CEP: Dirigente/Representante: A entidade de Controle Social deve ser uma instituição sem fins lucrativos, indicada para o acompanhamento da gestão do projeto.

2. Dados Gerais da Proposta Os dados gerais da proposta devem ser transcritos neste documento e no Sistema de Convênios do Governo Federal, na aba “dados”. OBJETO Implantação de XX núcleos de esporte educacional para desenvolvimento do Programa Luta pela Cidadania, em atendimento às crianças, jovens e adolescentes no(s) município(s) de XXXX.

2. Dados Gerais da Proposta JUSTIFICATIVA DO PROJETO (Art. 19, II, da Portaria Interministerial n° 507/2011) A justificativa deve também ser inserida no SICONV (aba: dados; campo: justificativa) ORIENTAÇÃO: A justificativa deve conter os seguintes temas:  Caracterização dos Interesses Recíprocos  Diagnóstico do Problema (causas, consequências, indicadores, estatísticas, etc.): Características dos locais de intervenção (fornecer breve descrição sobre a área geográfica em que o projeto estará inserido, como características demográficas, socioeconômicas, ambientais e culturais, número da população, IDH da cidade, censo escolar, população escolar, etc.);  Relação da proposta com as Diretrizes do Programa Luta pela Cidadania: É preciso ficar claro que a concepção de esporte a ser desenvolvida é a educacional, trazendo seus princípios norteadores. Por exemplo: o esporte educacional procura transcender a visão do esporte como performance e como busca por resultado. Está fundamentado em valores como totalidade, coeducação, emancipação, participação, cooperação e regionalismo. É importante indicar: 1.IDH da região onde o convênio terá atuação; 2.Constituição da região no que diz respeito ao índice de criminalidade, saneamento básico, família, postos de saúde, escolas, outros que possam contribuir com a visão geral das localidades; 3.Práticas sociais comuns das localidades (festas, comemorações, eventos); 4.Nível das crianças que participarão do PST: idade, interesses, necessidades, práticas habituais, envolvimento na escola e problemas sociais; 5.Histórico acadêmico dos alunos participantes do núcleo. A justificativa do projeto é essencial para que a realidade social local seja conhecida. Lembre-se, coloque todas as informações como no roteiro sugerido para a elaboração da justificativa.

2. Dados Gerais da Proposta OBJETIVO GERAL O objetivo geral deve ser descrito em uma única frase, apresentando claramente (O quê? Como? Para quê?) as ações (verbo no infinitivo) a serem desenvolvidas durante todo período de vigência do convênio. Ou seja, o objetivo deve começar com um verbo no infinitivo, respondendo as 3 questões citadas e apresentando o que se pretende alcançar. Atenção! O Objetivo geral indica a ação que será desenvolvida no projeto. Observe o exemplo apontado pelas Diretrizes do Luta pela Cidadania: Democratizar o acesso às práticas corporais de luta e artes marciais em uma perspectiva educacional, desenvolvidas com qualidade, como forma de inclusão social para toda a população.

2. Dados Gerais da Proposta RESULTADOS ESPERADOS Detalhar os resultados esperados com a execução do projeto e forma de avaliação METAS DE ATENDIMENTO: PÚBLICO-ALVO O Programa Luta pela Cidadania tem como público-alvo crianças, adolescentes e jovens, a partir de 06 anos de idade, prioritariamente os que estão matriculados em escolas públicas e os que estão expostos aos riscos sociais. Apontar o quantitativo de núcleos e beneficiados a serem pactuados. Para a elaboração do item Resultados Esperados é importante que sejam indicadas quais serão as formas de avaliação a serem utilizadas. Observe as sugestões contidas no Livro: Fundamentos Pedagógicos do Programa Segundo Tempo que está disponível no link: Acesse e encontre várias informações importantes que irão ajudá-lo neste processo de elaboração da proposta. Para a elaboração dos Objetivos Específicos, observe também os exemplos e explicações acessando o Livro: Fundamentos Pedagógicos do Programa Segundo Tempo – veja o capítulo Planejamento do Programa Segundo Tempo. Nele encontrará informações importantes que ajudarão na construção dos objetivos. Acesse:

DADOS DOS NÚCLEOS Nominar e descrever os dados de cada núcleo que será implantado. É preciso identificar o endereço principal do núcleo. É fundamental considerar as áreas menos favorecidas pela política pública local. Constar: Modelo de Grade Horária – Anexo 3 Modalidades a serem desenvolvidas Frequência de atendimento Relacionar todos os núcleos 3. Informações dos Núcleos Lembre-se, ao informar os Dados do Núcleo, deve ter por base os exemplos de grade horária e frequência de atendimento que estão nas Diretrizes do Luta pela Cidadania.

4. Divulgação e Inscrição DIVULGAÇÃO Detalhar como será realizada pela entidade proponente a divulgação do Programa. INSCRIÇÃO DOS PARTICIPANTES Detalhar como ocorrerá o processo de inscrição dos beneficiados: período previsto, metodologia, instrumentos utilizados, etc. Não deixe de indicar como será realizada a Divulgação das inscrições e do Programa. Esclareça se acontecerá via redes sociais, rádio, tv, jornais ou outros meios.

5. Formação Continuada CAPACITAÇÃO DOS MONITORES DOS NÚCLEOS Ler as diretrizes do Luta pela Cidadania

6. Acompanhamento das Ações ACOMPANHAMENTO DO PROJETO PELO PROPONENTE Descrever as estratégias de monitoramento e avaliação das ações previstas neste projeto, a serem utilizadas pela entidade conveniada. Verificar as Diretrizes do PST, o controle da implementação, execução e avaliação das ações do projeto frente aos objetivos propostos (metas identificadas anteriormente, visando a avaliação do alcance dos resultados esperados e da utilização adequada dos recursos financeiros alocados). Descrever os instrumentos utilizados, elaborar relatório do projeto contendo frequência, interesse e avaliação do material, instrutores e coordenação, registro fotográfico, pesquisas e estudos específicos.

7. Autogestão AUTOGESTÃO Descrever a proposta da entidade para quando o convênio estiver encerrado seu período de execução, qual a previsão de continuidade das atividades e com que recursos? Observar as Diretrizes do Programa Luta pela Cidadania. Ao elaborar o item Autogestão não deixe de consultar as Diretrizes do Luta pela Cidadania, lá encontrará as informações necessárias com relação ao período de execução do convênio.

8. QUADRO RESUMO DO PLEITO CONSULTE A MATRIZ DE VALORES. VIDE DIRETRIZES. Nº de Núcleos Valor solicitadoR$ CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO Vigência Número de meses para estruturação necessária ao desenvolvimento do projeto Número de meses para o efetivo atendimento (incluindo 1 mês de Recesso) 24 meses4 meses20 meses

9. Cronograma de Execução Física e Financeira CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO FÍSICA E FINANCEIRA Valor do concedente XXXXXX. Repasse será realizado em 2 parcelas

SUGESTÃO DA GRADE HORÁRIA SegundaTerçaQuartaQuintaSexta 08h – 09:30Turma A1*Turma A2Turma A1*Turma A2Turma D 09:30 – 11hTurma CTurma DTurma BTurma CTurma B 11h – 12:30Turma D Planejamento 11h – 12h Turma C Planejamento 11h – 12h - Variação conforme faixa etária: 5 turmas - 2h de planejamento semanal Turma A1 e A2 – Faixa etária de 6 e 7 anos - Aulas de 1h30 - 2x por semana Turma B - Faixa etária de 8 a 10 anos - Aulas de 1h30 - 2x por semana Turmas C e D - Demais faixas etárias - Aulas de 1h30 - 3x por semana A elaboração da Grade Horária é essencial para o desenvolvimento do projeto. Na grade deve constar: faixa etária atendida, horário e dias de atendimento em que acontecerão as atividades. Lembre-se: alguns exemplos estão disponíveis nas Diretrizes do Luta pela Cidadania, veja qual o exemplo que melhor se adequa à sua realidade de sua comunidade.

Envio do Projeto Básico ✓ Prefeitura e Estado: inserir o documento no SICONV Ao finalizar o Projeto acesse o link: Em seguida, na aba esquerda da página, clique em Acesso ao Siconv e inicie o processo de inclusão do projeto.

Critérios de Análise da Proposta Os Critérios de Análise da Proposta são os itens que serão avaliados e que darão a pontuação que classificará as propostas. Cuide para que todos os itens listados na tabela estejam contemplados na proposta!

Locais de Divulgação dos Resultados ✓ Site do ME Após a avaliação da proposta os dados serão publicados no Site do ME. Fique atento e acesse o site: lá encontrará todas as informações sobre o processo de avaliação das propostas.

Fique atento!