TGAI1 A BUROCRACIA É A ORGANIZAÇÃO RACIONAL E EFICIENTE POR EXCELÊNCIA MODELO BUROCRÁTICO DAS ORGANIZAÇÕES MAX WEBER – 1864-1920 INGRESSOU COM DEZOITO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
Advertisements

BUROCRACIA AMBIGÜIDADE DO TERMO:
Abordagem Estruturalista da Administração
Tema: Behaviorismo Max Weber e a Abordagem Burocrática da Administração.
ABORDAGEM ESTRUTURALISTA
Características Principais:
LINHA DO TEMPO AUTORES AUTOCRÁTICOS PROFESSORES DE TGA.
ADM 001 & ADM 012 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
Abordagem estruturalista
Escola Burocrática.
A contribuição de Max Weber
ESCOLA BUROCRÁTICA Teoria da Burocracia.
A ADMINISTRAÇÃO E AS ORGANIZAÇÕES
Burocracia X Estruturalismo
Teoria Neoclássica da Administração
Estrutura organizacional do S.E.
APO Administraçao por objetivo
PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: Teorias e Estruturas Organizacionais
Administração Modelo burocrático de organização Aula 07 Jorge Surian
A ABORDAGEM DA BUROCRACIA
Abordagem Estruturalista da Administração
Teoria Neoclássica da Administração
Teoria Neoclássica da Administração
POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 02 Prof.a Dr.a Maria das Graças Rua.
Max Weber em 1864 * Sistema econômico e sociedade
Weber: Dominação legal (Obediência as regras e não a pessoa)
TEORIAS ADMINISTRATIVAS COM ÊNFASE NA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Ferramentas da Administração
Abordagem Clássica da Administração
Administração Geral - Aula 03
AULA: 11/09/2013 TEMA: VISÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO, ATRAVÉS DAS CONTRIBUIÇÕES DE WEBER E MAYO PERÍODO 3 PROFESSOR WASHINGTON BRUM TEMA DA AULA: O DESAFIO.
Teoria da Burocracia Duas formas de influência segundo Weber:
ORIGEM E EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
FUNDAMENTOS DE GESTÃO MAX WEBER Profª. Josilene
Homem, Cultura e Sociedade
Definindo as Organizações
ABORDAGEM BUROCRÁTICA DA ADMINISTRAÇÃO
Burocracia.
Luís Vitorino Mário Paracana Rúben Antunes Sara Santos
Teoria Geral da Administração
Capítulo 6 A Teoria da Burocracia.
Danielle Karst Riccardi – 2008/1
Teoria Geral da Administração
Modelo Burocrático de Organização
Tipos de organização Prof. Paulo Barreto.
Teoria da Burocracia Racionalidade da Burocracia
O PODER NAS ORGANIZAÇÕES
Prof. Paulo Barreto A Teoria da Burocracia. Principais Aspectos 1- A fragilidade e parcialidade tanto da Teoria Clássica como da Teoria das Relações Humanas,
Teoria Clássica Origens
TEORIA ESTRUTURALISTA
Estruturas Organizacionais
Teoria Geral da Administração
A TEORIA DA BUROCRACIA MAX WEBER ( ).
ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO
Modelo Burocrático de Organização
Fundamentos de Burocracia
Estrutura e Dinâmica Social
Servidor como Agente da Ação Estatal
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 06
Modelo Burocrático de Organização
Questões introdutórias
BUROCRACIA Uma das primeiras aplicações do termo Burocracia data do século XVIII , onde o termo era carregado de forte conotação negativa, designando aspectos.
Prof. Gabriela LottaEDS Aula 4: Weber, a Política e a Burocracia, os Tipos de Dominação Estrutura e Dinâmica Social.
RESTROSPECTIVA SOBRE A HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
Curso de Administração Disciplina: TGA
Profª Ângela França Versiani Burocratização das Estruturas Sociais Tipos de Dominação Legítima TiposTradicionalCarismáticaLegal Associaçãocaráter comunitário.
Racionalidade moderna, autoridade e Burocracia Origem, desenvolvimento e aplicação Texto compilado do capítulo 11 da obra de Idalberto Chiavenato, "Introdução.
Weber e a Burocracia Luciano Thomé e Castro. Introdução: Weber Importante cientista social e jurista alemão. Na década de 20 publicou estudos sobre o.
Transcrição da apresentação:

TGAI1 A BUROCRACIA É A ORGANIZAÇÃO RACIONAL E EFICIENTE POR EXCELÊNCIA MODELO BUROCRÁTICO DAS ORGANIZAÇÕES MAX WEBER – INGRESSOU COM DEZOITO ANOS NA FACULDADE DE DIREITO E DURANTE A VIDA UNIVERSITÁRIA DEDICOU-SE TAMBÉM À ECONOMIA, A FILOSOFIA E À HISTÓRIA. FOI PROFESSOR DE ECONOMIA, ASSESSOR DO GOVERNO ALEMÃO E CO-DIRETOR DA PUBLICAÇÃO ARQUIVO DE CIÊNCIAS SOCIAIS.

TGAI2 ORIGENS DO MODELO BUROCRÁTICO Fragilidade e parcialidade da Teoria Clássica e da Teoria de Relações Humanas, não oferecem possibilidade de uma abordagem global dos problemas organizacionais. Necessidade de um modelo racional capacitado à caracterização das variáveis envolvidas em todas as organizações humanas, aplicáveis principalmente às empresas.  A crescente complexidade das empresas passou a exigir modelos organizacionais melhores definidos pois, as teorias anteriores não conseguiram.  O surgimento da Sociologia Burocrática de WEBER onde os administradores não demoraram a aplicar nas empresas. MODELO BUROCRÁTICO

TGAI3 1.Sociedade Tradicional - características patriarcais e paternalistas. 2.Sociedade Carismática - características místicas, arbitrárias e personalísticas. 3. Sociedade Legal, Racional ou Burocrática - normas impessoais e racionais na escolha dos meios e dos fins. TIPOS DE SOCIEDADE SOBRESSALTAM NA BUROCRACIA  A divisão das tarefas  A especialização funcional  O estabelecimento da hierarquia  A existência de um conjunto de normas e regulamentos regendo as operações

TGAI4 Não ultrapassar limites, Não interferir na competência alheia, Não prejudicar a estrutura SUPER ESPECIALIZAÇÃO cargo específico, funções específicas, esfera de competência específica limites da tarefa, direito e poder

TGAI5 É a ordem e subordinação, graduação de autoridade Autocracia centralização Comando único e rígido dos chefes

TGAI6 CARACTERÍSTICAS DA BUROCRACIA 1. Ligada por normas escritas. 2. B aseia-se em uma sistemática divisão do trabalho. 3. Estabelece os cargos segundo o princípio hierárquico. 4. Fixa normas e regras técnicas para o desempenho de cada cargo. 5. A escolha é baseada no mérito e na classificação, e não em preferências individuais. 6. Baseia-se na separação entre propriedade e administração. 7. Requer seus recursos livres de qualquer controle exterior afim de assegurar a liberdade organizativa. 8. Caracteriza pela profissionalização dos participantes.

TGAI7 As regras e normas técnicas regulam a conduta do ocupante de cada cargo O funcionário não pode fazer o que quiser, mas o que a burocracia impõe Falta de liberdade apego às rotinas

TGAI8 Comunicação escrita regras, decisões e ações formuladas e registradas por escrito rotinas e formulários para padronizar e facilitar a comunicação Comprovação Interpretação única Formalismo excesso de papelório

TGAI9 CARACTERÍSTICAS DOS ADMINISTRADORES ESPECIALISTAS E GENERALISTAS (DA BASE PARA O TOPO DA ESCALA HIERÁRQUICA); ASSALARIADOS; CARGO COMO PRINCIPAL ATIVIDADE; NOMEAÇÃO PELOS SUPERIORES; MANDATO POR TEMPO INDETERMINADO; POSSIBILIDADES DE CARREIRA DENTRO DA ORGANIZAÇÃO; NÃO POSSUEM OS MEIOS DE PRODUÇÃO; FIDELIDADE AO CARGO E AOS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS; e TENDEM A CONTROLAR CADA VEZ MAIS AS BUROCRACIAS.

TGAI10 Cargos e funções PESSOAS E NÃO As pessoas são ocupantes de cargos O PODER DERIVA DO CARGO A burocracia precisa garantir sua continuidade: As pessoas vêm e vão, os cargos e funções permanecem

TGAI11 A TEORIA DA AUTORIDADE SEGUNDO WEBER Weber distingue o conceito de autoridade em confronto com outras formas de influência, isto é, com o poder e com a persuasão: PODER – é a probabilidade de o indivíduo executar sua vontade apesar das resistências opostas; o poder inclui o controle da situação, mediante ameaças ou coações; PERSUASÃO – é a faculdade de o indivíduo influenciar a decisão ou ação de outro, mediante a razão, a lógica e a argumentação. SEGUNDO WEBER, CADA INDIVÍDUO DEVE SE DIRIGIR À PESSOA IMEDIATAMENTE ACIMA NA HIERARQUIA. A AUTORIDADE DO INDIVÍDUO, NUMA BUROCRACIA, REPOUSA NO CARGO E NÃO NA PESSOA QUE A OCUPA.

TGAI12 Alta Gerência Média Gerência Operacional Pessoal Operacional FORMA DE ORGANIZAÇÃO BUROCRÁTICA Alto Poucos BaixoMuitos

TGAI13 VANTAGENS DA BUROCRACIA Racionalidade Precisão na definição do cargo e nas operações, devido ao exato conhecimento dos deveres. Rapidez nas decisões; Uma forma única de interpretações; Uniformidade de Procedimentos; Vigor, firmeza das decisões; Continuidade da Organização (pelos aspectos do pessoal); Subordinação dos mais novos aos mais antigos; Redução dos atritos; Confiabilidade (Regras Conhecidas); e Benefícios indiretos pela ordenação das vantagens anteriores.

TGAI14 AS DISFUNÇÕES E MODELOS DA BUROCRACIA Uso do modelo “da máquina” como instrumento de CONTROLE Consequências previstas MAIOR EFICIÊNCIAINEFICIÊNCIA Consequências imprevistas

TGAI15 BASICAMENTE AS DISFUNÇÕES SÃO: Maior internalização das diretrizes – as normas, procedimentos e regras passam a ser transformar de “meios” em “objetivos”; Maior despersonalização nos relacionamentos – o caráter impessoal é observado pela ênfase nos cargos e não nas pessoas que os ocupam; Hierarquia como base do processo decisorial – as decisões são tomadas por quem ocupa o posto hierárquico mais alto, mesmo que não saiba nada a respeito do problema tratado; Formalismo e conformidade às rotinas – existe a necessidade de documentar e formalizar as comunicações e a extrema devoção a normas e procedimentos, para garantir que seja feito aquilo que foi determinado.