Movimentos Dialógicos n n Mobilização n n Tradução n n Desconstrução/Construção n n Reconstrução n n Avaliação da Síntese
Mobilização análise e articulação com a realidade identificação de necessidades individuais e grupais (certezas) Identificação de incertezas
Mobilização motivação curiosidade interesses afetos ideologia Satisfação pela descoberta
Mobilização Conhecimento prévio reflexão observador/conceptor/ator/observado autor do próprio projeto co-responsabilidade
Tradução SÍNTESE COGNITIVA CONFIGURAÇÃO MENTAL visão objetiva do real apropriação subjetiva da visão objetiva
Desconstrução / Construção do Conhecimento COMPETÊNCIA cognitiva e afetiva n n interação entre idéias n n análise, síntese e invenção n n consciência dos limites e das possibilidades
ELABORAÇÃO DE RELAÇÕES união conhecido/desconhecido descoberta do desconhecido no conhecido Desconstrução / Construção do Conhecimento
CRITÉRIOS PARA CONSTRUÇÃO n n significação/vínculo com necessidades e planos práxis n n associação/separação, simplificação/complexificação
utilização do acaso como fonte de descoberta perspicácia ante o inesperado visão prospectiva Desconstrução / Construção do Conhecimento
reconhecimento do improvável/discernimento do possível associação do inevitável e o desejável reformulação ou rejeição das próprias idéias, aceitando o novo Desconstrução / Construção do Conhecimento
CRITÉRIOS PARA CONSTRUÇÃO n n deixar-se surpreender n n continuidade/ruptura n n criticidade superando aparências n n contradições/mediações n n compreensão/explicação n n contextualização histórico-social
ALUNOS E PROFESSOR CONSTRUTORES / CONSTRUÍDOS
Reconstrução elaboração da síntese interpretação construtiva reconstrução a partir de fragmentos coerência e consistência criticidade provisoriedade leitura do implícito
Avaliação da Síntese INTERAÇÕES E REFLEXÕES Critérios para construção Síntese tese que gera idéias Síntese produção/reprodução de si mesmo Complementaridade enriquecimento
Aluno e professor como avaliadores/avaliados