DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O paradigma do cuidado no âmbito da saúde
Advertisements

Professor: Bruno Ribeiro Mestre em Ciências da Saúde e Meio-Ambiente
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO IMPLEMENTANDO A GESTÃO DA QUALIDADE
Enfª Eliane Velame Santos
Dimensionamento de Pessoal
Gestão de Custos Hospitalares
A complexidade do Sistema de Saúde em Campinas levou à distritalização, que é o processo progressivo de descentralização do planejamento e gestão da Saúde.
PROGRAMA HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA AO USUÁRIO E SUA REDE SOCIAL.
Processo de Enfermagem Verdades e Desafios: Gestão Hospitalar
Vera Lúcia Regina Maria
Contexto Atual e Visão Futura do Hoje Novas Perspectivas de Atuação
ONA – Organização Nacional de Acreditação
Instrumento de classificação da Gradação da Complexidade Assistencial de Pacientes de Fugulin et al adaptado ao Expert SINTA Karen C. Caetano Heloísa.
A Qualidade e a Avaliação dos Serviços de Saúde e de Enfermagem
HOSPITAL DE CLÍNICAS / UFPR
Institucionalização, Aspectos Psicológicos
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
Entenda as Funções de cada Profissional da área de Enfermagem
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Dimensionamento de Pessoal em Enfermagem
Projeto: “Home Care”para centros de reprodução humana assistida.
Metodologia da Assistência de Enfermagem Profª. Elisangela Cason Erlich CESCAGE/2011.
Como diminuir custos e aumentar a oferta de serviços  Maior exigência do usuário  Envelhecimento da população  Introdução de tecnologias sofisticadas.
O Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino Junho 2008 Ministério do Planejamento Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Especializada.
DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM
RESOLUÇÃO COFEN 293 DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL
Sistematização da Assitência de Enfermagem na Oncologia
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM
QUALIDADE E ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
Acreditação hospitalar
Auditoria em Serviços de Saúde
Auditoria em Enfermagem Prof Bruno Silva Rio de Janeiro 2007
EDUCAÇÃO CONTINUADA NA ENFERMAGEM É UM TRABALHO CONTÍNUO COM OS FUNCIONÁRIOS INTEGRANDO-OS NA PRÓPRIA FUNÇÃO E NO CONTEXTO INSTITUCIONAL.
ENERMAGEM SCHEILA CRISTINA DE MERCEDES
INDICADORES COMO FERRAMENTAS
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
Didática aplicada à Enfermagem
Planejamento do Processo de enfermagem
Dimensionamento de pessoal de enfermagem
Processo do trabalho dos serviço em enfermagem
Realidade, Desenvolvimento e Desafio na Enfermagem Sul-Mato-grossense: Uma Visão ao Futuro.
Processo do Trabalho do serviço em enfermagem
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
Enfermagem em Trauma e Emergência
APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA JURÍDICA
Políticas Públicas de Saúde: PSF
sistemas de informação
Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem
Sistematização da Assistência de Enfermagem –SAE
Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva Portaria de UTI ANVISA
“PROCESSO DE ENFERMAGEM”
CUIDADO DOMICILIAR: O PAPEL DO ENFERMEIRO
Auditoria em Serviços de Saúde
PROCESSO DE ENFERMAGEM
DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM
PROCESSO DE ENFERMAGEM
Programa Saúde da Família
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DOS PACIENTES COM ESTOMIA INTESTINAL E URINÁRIA ATENDIDOS EM UM AMBULATÓRIO DE ESTOMATERAPIA Michele N. Brajão Rocha Thais Salimbeni.
EDUCAÇÃO CONTINUADA: Um Desafio para o Enfermeiro Educador! Prof Bruno Silva UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO FACULDADE DE ENFERMAGEM.
“ Gestão Estratégica do Serviço de Enfermagem” Enfª Maria Lúcia Alves Pereira Cardoso Diretora de Enfermagem – HSC - Pompéia.
ADMINISTRAÇÃO DO SERVIÇO DE ENFERMAGEM
1 ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM: O CONHECIMENTO DOS PROFISSINONAIS EM RELAÇÃO À SUA IMPORTÂNCIA E IMPACTO NO FATURAMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE Ana Carolina.
Baixo investimento em estratégias de promoção da qualidade de vida e saúde. Modelo assistencial ainda fortemente centrado na oferta de serviços e não.
1 Nursing care planning and the Brazilian Health System - an overview A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e o Sistema Único de Saúde (SUS)
Olga Matoso Consultora Técnica – PNH/DAPES/SAS/MS.
UNINASSAU Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde
Transcrição da apresentação:

DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM Oficina Dimensionamento COREN/SC DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DE ENFERMAGEM

DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL CONCEITO DIMENSIONAR É: “Calcular ou preestabelecer as dimensões ou proporções de uma grandeza” AURÉLIO Uma adequação quantiqualitativa do quadro de profissionais de uma Instituição.

DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL “Os aspectos quantitativos dos profissionais de enfermagem nas instituições de saúde são enfatizados para que haja a garantia da segurança e da qualidade de assistência ao cliente e a continuidade da vigília perante a diversidade de atuação nos cuidados e na atenção da equipe de enfermagem.” Enf.Lidia Demeneghi

AÇÕES ESSENCIAIS PARA REALIZAR O DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL SAE SCP

SAE: instrumento da Administração da Assistência de Enfermagem ENFERMAGEM – Hoje: Assistência individualizada. Métodos e princípios que sistematizam o raciocínio e a prática de Enfermagem.

SISTEMA DE CLASSICAÇÃO DE PACIENTES - SCP Forma de determinar o grau de dependência de um paciente em relação à equipe de enfermagem, objetivando estabelecer o tempo despendido no cuidado direto e indireto, bem como o quantitativo de pessoal, para atender as necessidades bio-psico-sócio-espirituais do paciente. Fugulin (2006)

Sistema de Classificação de Pacientes (SCP) “O SCP possibilita ao enfermeiro, em suas atividades diárias adequar o volume de Trabalho requerido com o pessoal de enfermagem disponível”“ A utilização do SCP pode auxiliar o enfermeiro a justificar a necessidade de pessoal adicional, quando ocorre aumento do volume de trabalho na unidade

Sistema de Classificação de Pacientes: conceitos Forma de determinar o grau de dependência de um paciente em relação à equipe de enfermagem, objetivando estabelecer o tempo despendido no cuidado direto e indireto, bem como o qualitativo de pessoal, para atender as necessidades bio-psicosócio- espirituais do paciente Gaidzinski (1994) Sistema de identificação e contribuição para o cuidado Individualizado de enfermagem para grupos de pacientes com necessidades Específicas Willians, Anderson (1992) SCP

Sistema de Classificação de Pacientes: BASES Agrupamento de pacientes por complexidade assistencial Distribuição dos leitos por grupos de pacientes Realocação de recursos humanos e materiais Detalhamento da dinâmica operacional Reorientação da equipe multiprofissional

Sistema de Classificação de Pacientes: VANTAGENS Planejamento das necessidades de cada grupo de pacientes Melhoria na competência da equipe Favorecimento das ações educativas Maior racionalização de recursos materiais e equipamentos Maior efetividade e produtividade do pessoal de enfermagem Menor tempo de permanência do paciente no hospital Maior satisfação e envolvimento da equipe no desenvolvimento do trabalho e no alcance dos objetivos Maior satisfação para a clientela

RESOLUÇÃO COFEN 293/04 Sistema de Classificação de Pacientes – SPC Para Classificar os pacientes da Unidade de internação, a Resolução COFEN 293/04, utilizou o Método de: Escore de Schein/Rensis Likert.

OBRIGADA!!!!!!!!