O Ensino Médio do Colégio Maria Imaculada, como já se sabe, possui uma carga horária estendida, superior ao previsto em lei, visando cada vez mais um.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
INTRODUÇÃO RESULTADOS OBJETIVOS METODOLOGIA CONCLUSÂO CAMP JÚNIOR
Bacharelado em Sistemas de Informação
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Portal UNO 2008 Para a Escola Para os Professores Para os Alunos
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
O uso dos softwares nas escolas
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
MAPA CONCEITUAL DE FORMAÇÃO INTERCULTURAL DE EDUCADORES INDÍGENAS - FIEI Esse mapa conceitual foi desenvolvido por Roseane Pina com objetivo de reunir.
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
Capacitação dos professores
educação NA ERA DIGITAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke
Serviço de Atendimento a Rede de Escolarização Hospitalar
Departamento do Ensino Secundário
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
OBJETIVOS Objetivo Geral
Bailux movimento de reapropriação tecnológica para transformação social no Arraial D’ Ajuda - BA MetaReciclagem.
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
ESCOLA MARGARIDA PARDELHAS
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 8ª SÉRIE 2014
Couto 2009: FORMANDO CIDADÃOS
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO ENSINO MÉDIO 2015
COLÉGIO BOM JESUS SANTO ANTÔNIO - BLUMENAU 9º ANO 2015
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Quem Sou Eu? Olá! Sou Profª.: Gleide Castro, ministrante da disciplina Língua Portuguesa/curso de Letras; pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional.
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Mídias e Tecnologias Digitais em Espaços Escolares MARIA APARECIDA SANTOS BUENO.
Informática na Educação
Divulgando a Pesquisa.
RESULTADOS DA PESQUISA COM ALUNOS DA 3 ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 2011.
1ª Formação de Professores Coordenadores
1ª Formação de Professores Coordenadores
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Plano de aula com uso de tecnologia.
Atividade complementar 04
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Semana do SARESP/SAEB /10/2015 CGEB/CIMA
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES INICIAIS
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
O Ensino Médio do Colégio Maria Imaculada possui uma carga horária estendida, superior ao previsto em lei, visando cada vez mais um ensino de excelência.
29 outubro 2014 Plano de trabalho Mecanismo de supervisão: visita – Antes da visita (no departamento) e em conjunto – A visita – Depois da.
O computador como Meio e como Fim...
ORIENTAÇÃO TÉCNICA: Base Nacional Comum Curricular (BNC)
PNLD 2015 Área de Geografia UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências da Terra DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA.
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
Parâmetros Curriculares Nacionais Amanda Vivian Medeiros de Souza.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
INSCRIÇÕES: De 28 de maio à 15 de junho LOCAL DE INSCRIÇÕES: DATA.
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

O Ensino Médio do Colégio Maria Imaculada, como já se sabe, possui uma carga horária estendida, superior ao previsto em lei, visando cada vez mais um ensino de excelência acadêmica, contemplando conteúdos suficientes para que os alunos tenham os pré-requisitos necessários para enfrentar os desafios do Ensino Superior.

Proporcionamos a capacitação para que, após o Ensino Médio, tenham tranquilidade, competências e habilidades amplamente trabalhadas para enfrentarem diferentes vestibulares, nos âmbitos universitários públicos, privados ou de aferição nacional.

O Colégio Maria Imaculada possui uma grade curricular visando o desenvolvimento de todas as habilidades cognitivas, contemplando a quantidade de aulas necessárias para todas as áreas do conhecimento sugeridas pelo MEC: - Linguagens, códigos e suas tecnologias; - Ciências humanas e suas tecnologias; - Matemática e suas tecnologias; - Ciências da natureza e suas tecnologias.

DISCIPLINAS DisciplinaQuantidade de aulas semanais 1º ano2º ano3º ano LITERATURA 222 GRAMÁTICA 323 REDAÇÃO - PRODUÇÃO DE TEXTO 222 INGLÊS 222 ESPANHOL 112 MATEMÁTICA 565 GEOGRAFIA 333 HISTÓRIA 333 QUÍMICA 444 FÍSICA 444 BIOLOGIA 444 SOCIOLOGIA 111 FILOSOFIA 111 ARTE 100 DESENHO GEOMÉTRICO 010 ENSINO RELIGIOSO 111 EDUCAÇÃO FÍSICA 221 ATUALIDADES 001 TOTAL DE AULAS SEMANAIS 39

DIA DA SEMANA Segunda-feira7h20 às 12h35 13h30 às 15h45 Terça-feira7h20 às 13h20 Quarta-feira7h20 às 12h35 13h30 às 15h45 Quinta-feira7h20 às 13h20 Sexta-feira7h20 às 13h20

Os plantões de dúvidas são realizados em um horário especial, sempre liberado para o semestre. Embora sejam optativos, são de extrema importância para a capacitação acadêmica dos alunos. O comparecimento se faz necessário de acordo com o planejamento do professor e das dificuldades apresentadas pelos alunos. HORÁRIOS Terça-feiraPlantão 1: das 14h às 14h50 Plantão 2: das 14h50 às 15h40 Plantão 3: das 15h40 às 16h30 Quinta-feiraPlantão 1: das 14h às14h50 Plantão 2: das 14h50 às 15h40 Plantão 3: das 15h40 às 16h30

No Ensino Médio, percebemos que os alunos possuem experiências e vivências diferenciadas em relação ao idioma, por isso trabalhamos em módulos diferenciados. O domínio do inglês como segunda língua - e, se possível, de pelo menos mais um idioma - já é mais do que um pré-requisito para a inserção no mercado de trabalho. Na verdade, a língua inglesa é um instrumento de navegação na cultura contemporânea globalizada. É hora de falar, escrever e pensar em inglês com segurança. Pensando na importância desse idioma, o Colégio Maria Imaculada oferece o ensino modular de língua inglesa, levando em conta os conhecimentos prévios dos educandos.

Os módulos são divididos em 1- Starter, 2- Intermediate, 3- Advanced. Contaremos, a partir do ano de 2016, com material didático da editora Oxford, mais moderno, atualizado e em sintonia com as demandas de nossos alunos. Tal material está de acordo com a classificação do Common European Framework of Reference for Languages (CEF or CEFR) – o quadro comum europeu de referência para linguagens -, criado em conjunto pelo Conselho da Europa como uma forma de padronizar os níveis de exames de língua em diferentes regiões. Ele é muito utilizado internacionalmente, e todos os exames importantes são mapeados para o CEFR.

Em 2016, o Colégio iniciará uma parceria com o FTD Sistema de Ensino, para o fornecimento do material didático do Ensino Médio. O FTD Sistema de Ensino busca estabelecer uma base coerente para o processo de aprendizagem progressivo. Com mais de 110 anos de atuação no mercado, é uma das mais tradicionais editoras do mundo. Um dos pontos fortes é ter um material atualizado e moderno, que gera interesse e prazer no ensino e na aprendizagem, proporcionando um diferencial na vida dos alunos.

Outro diferencial é a plataforma digital desenvolvida para integrar todos os usuários do processo educativo em um único ambiente compartilhado, possibilitando ao aluno ter acesso a uma gama de recursos, como resolução de questões, acervos digitais e compartilhamento de informações do cotidiano escolar.

Gostaríamos de informar as famílias das turmas de 2º e 3º ano do EM que, apesar da mudança do material físico-pedagógico, todo o conteúdo previsto será cumprido da mesma forma que acontecia com o material anterior, trabalhando em 2 anos e meio com todo o conteúdo do Ensino Médio e um período de revisão no 2º semestre do 3º ano do EM. A diferença é estarmos trabalhando com um material atualizado em seus textos, exercícios, na parte editorial e, tão importante quanto o material físico, teremos um portal digital a ser usado por alunos e professores dentro e fora da sala de aula de maneira eficiente. Lembramos aqui que os meios virtuais/digitais são de grande aceitação por parte dos adolescentes, que devem usá-los a favor de um crescimento pedagógico e intelectual.

Essa geração, que compreende os nascidos entre o fim de 1992 e 2010, está ligada intimamente à expansão exponencial da internet e dos aparelhos tecnológicos. As pessoas da Geração Z são conhecidas por serem “nativas digitais”, estando muito familiarizadas com a World Wide Web, com o compartilhamento de arquivos, com os smartphones, tablets, e estão sempre conectadas.

Se pensarmos um pouco, vamos perceber que integrantes desta geração nunca viram o mundo sem computador, por isso é necessário fazer uso de portais educacionais, para manter uma relação pedagógica atrativa ao aluno. Agradecemos a parceria das famílias da nossa comunidade educativa concepcionista, tendo a certeza de estarmos adotando o que temos de melhor no mercado pedagógico para oferecermos aos alunos do CMISP.

Nossos alunos são treinados com simulados bimestrais, tendo duração de tempo menor para o 2º ano e um tempo maior para o 3º ano, já nos moldes dos vestibulares universitários.

Continuamos em 2016 com o MAJC – VOLUNTARIADO, coordenado pela Pastoral do colégio. É um espaço para o adolescente desenvolver sua espiritualidade a partir da vivência diante de realidades concretas. Além de refletir, são convidados a fazer gestos concretos, visitas a entidades que buscam oferecer auxílio aos mais necessitados de nossa sociedade. Acontece, quinzenalmente, às sextas-feiras à tarde.

Levando em consideração toda a apresentação realizada aqui, temos certeza de oferecer aos alunos do Maria Imaculada um processo de aprendizagem completo. “A instrução somente não basta; se queremos educar, temos de entrar na alma do educando.” Santa Carmen Sallés