EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA BAHIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O CONFEA E A SUSTENTABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL: O GT DE MEIO AMBIENTE Goiânia, 25/11/2008 Eng. José Chacon de Assis
Advertisements

CONSELHO DO IDOSO.
COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES
BREVE HISTÓRICO: Plano de Ação de Viena em 1993;
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Capacitação de Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos.
Programa Coletivos Educadores. Relação COLETIVO - COMVIDAS COLETIVO COM-VIDA um diálogo permanente...
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA.
SECRETARIA EXECUTIVA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE.
Diretrizes para a formulação do protocolo em defesa da recuperação da qualidade socioambiental da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê - Cabeceiras.
1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental (1ª CESA BAHIA) 175ª Reunião Ordinária da CIB 23 de Julho de 2009 Bahia.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Programa de Educação Ambiental da Bahia
Ministério da Cultura. II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA 2010.
OFICINA PREPARATÓRIA PARA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES    Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!
VI REUNIÃO DO GT FONSET Brasília, 13 e 14 de Agosto de 2013.
Competência Legal da CIEA-BA
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
I OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DAS CIDADES DO MARANHÃO
Encontro Estadual de Formação
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Resgate do I Seminário Mosaicos de Áreas Protegidas e avanços Marcos Roberto Pinheiro - WWF-Brasil Manaus (AM), 24 de novembro de 2008.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Fórum Nacional de Educação
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Psicologia e Segurança Pública
Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento
Comissão de EJA de Alagoas
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
Click to edit Master subtitle style. Construir um Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PNDRSS, com metas de curto, médio.
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL PARA O SANEAMENTO
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Plano Municipal de Cultura de Belo Horizonte
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
CONCIDADES Conselho Municipal das Cidades
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
Estatuto da Juventude Direitos e Políticas Públicas
Local: Sede do PARNA Monte Pascoal
1 O que é o COMUSAN: Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo. Discute políticas públicas para segurança alimentar e nutricional.
Encontro Presencial 14 de Setembro de 2013
Sistema Nacional do Meio Ambiente
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Reunião da CIEA Os Planos de Bacia no estado da Bahia 08 de julho de 2013.
ESTRATÉGIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMUNICAÇÃO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA – ENCEA ESTADUAL.
PMGIRS – BH – O que é ? instrumento de planejamento estratégico municipal que contempla diretrizes e ações para o manejo ambientalmente adequado e sustentável.
MARÇO 2015 CAMPO GRANDE - MS. A proposta tem por objetivo promover a formulação e implementação do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
O EDUCADOR AMBIENTAL NA CIEA: um recorte histórico.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL.
Proposta Técnica Elaboração de Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Plano Diretor de Drenagem Urbana Brasília – DF Maio de 2016.
GRUPOS DE TRABALHO 05 de dezembro de 2013 Cachoeira Dourada – MG.
Mulheres Policiais – Assédio Moral e Sexual. A PESQUISA Consulta às(aos) policiais brasileiras(os) sobre as relações de gênero nas instituições policiais.
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE ASSESSORIA DE POVOS TRADICIONAIS GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO.
Msc. MONICA SOARES SETEMBRO / ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PARA CONSTRUÇÃO COLETIVA DA LEI MUNICIPAL DE CRIAÇÃO DOS CONSELHOS ESCOLARES NA REDE PÚBLICA.
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/CEMEPE GRUPO ARTICULADOR ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESCOLAS MUNICIPAIS.
1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL - 1ª CNSA Conselhos das Cidades, do Meio Ambiente e da Saúde Ministérios das Cidades, do Meio Ambiente.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
FEVEREIRO/2012 ENCONTRO COM MOVIMENTOS SOCIAIS. HISTORICO O Fórum das Instituições de Acolhimento Institucional de Belo Horizonte (Fórum de Abrigos) tem.
CONSULTOR: Anja Meder Steinbach COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITAPOCU.
CRIAÇÃO DE COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS NA AMAZONIA A SOCIEDADE COMO AGENTE DA SUSTENTABILIDADE Câmara dos Deputados, Anexo II 15 de julho
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Associação de Pais e Professores
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA BAHIA Diretoria de Unidades de Conservação Coordenação de Planejamento Coordenação de Desenvolvimento Socioambiental

Histórico de Educação Ambiental nas Unidades de Conservação na Bahia 2007 - A Bahia foi convidada pelo MMA para ser piloto na implementação da ENCEA – Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental; Captação de recurso do FNMA - Emenda Parlamentar. Julho de 2008 - Mapeamento e diagnóstico das ações de comunicação e educação ambiental no âmbito do SNUC. Questionário Diagnóstico da ENCEA.

Histórico de Educação Ambiental nas Unidades de Conservação na Bahia 5 e 7 de dezembro de 2007 - I Encontro de Educação Ambiental em Unidades de Conservação no Estado da Bahia

Histórico de Educação Ambiental nas Unidades de Conservação na Bahia 2008 - Consulta pública da ENCEA Nacional no Território da Chapada Diamantina BA. 2009 - Documento Inicial da Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental no âmbito do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (ENCEA). 2011 – Publicação ENCEA. Publicacao.pdf 5 e 6 de Setembro 2011 - I Encontro de Educação Ambiental em Unidades de Conservação no Estado da Bahia, para lançamento da Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental no âmbito do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, ENCEA.

Documentos de Referência Constituição Federal, no seu capítulo sobre o Meio Ambiente(CAP VI); Sistema Nacional de Meio Ambiente ( Lei nº 6.938/81) Sistema Nacional de Unidades de Conservação ( Lei nº 9.895/00 e Decreto n°. 4.340/02); Política Nacional de Educação Ambiental ( Lei nº 9.795/99 e Decreto nº 4.281/02); Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA); Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global;

Implementação das Câmaras Técnicas de Comunicação e Educação Ambiental das UC O que é Câmara Técnica Grupo de trabalho multidisciplinar e de atuação transversal criado no âmbito dos Conselhos Gestores das Unidades de Conservação. Objetiva estabelecer diretrizes e promover a Educação Ambiental para a sustentabilidade nas Unidades de Conservação seguindo as diretrizes da Política Estadual de Educação Ambiental (Lei nº 12.056/11).

Composição da Câmara Técnica Representantes da sociedade civil organizada e dos empreendedores, poder público municipal, estadual e federal incluindo, quando necessário, atores externos aos conselhos gestores que tenham atuação na área ou desenvolvam atividades afins à Câmara Técnica, deverá ter caráter permanente, cuja criação se dará por deliberação da plenária do Conselho Gestor.

Missão da Câmara Técnica de Educação Ambiental E Mobilização/ CTEAM Estimular e articular a Educação Ambiental no âmbito das Unidades a partir da Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental – ENCEA e dos objetivos da educação ambiental definidos pela política estadual, com a participação dos segmentos da sociedade de forma efetiva, continuada democrática, transparente, contribuindo para a proteção, recuperação e sustentabilidade dos recursos naturais, bem como para o fortalecimento da participação social e troca de saberes. O resultado de todo esse processo de articulação social deve ser o Programa de Educação Ambiental da Unidade de Conservação, instrumento capaz de reunir de forma articulada as ações e projetos de educação ambiental a serem implementados nas unidades. Esse programa deve ser componente do Plano de Manejo.

Atribuições da Câmara Técnica de Educação Ambiental e Mobilização nas Unidades de Conservação. .docx

Câmaras Técnicas formadas. Momento atual da política pública de Educação Ambiental nas Unidades de Conservação na Bahia Câmaras Técnicas formadas. Proposta de Formação em Educação Ambiental – Curso Básico de Educação Ambiental para as CT-EA (em andamento). Cronograma.xlsx Termo de Referência para elaboração da ENCEA- BA (em andamento). 15 a 20 de setembro de 2013 SAPIS - Retomada da articulação nacional no Seminário de Áreas Protegidas e Inclusão Social - Belo Horizonte. CT.xlsx

Maria Cristina Nascimento Vieira mariacristina.vieira@inema.ba.gov.br