1. Com relação aos princípios reconhecidos como princípios gerais na área ambiental e suas aplicações, julgue os itens a seguir:   I – Caso um empreendedor.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESÍDUOS SÓLIDOS LEGISLAÇÃO.
Advertisements

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Claudineu de Melo “Diretrizes para a Superação do Capitalismo”
Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
Meio ambiente e desenvolvimento
Direito Ambiental na Sociedade de Risco
Meio Ambiente e Desenvolvimento
Sistema FIEMG FÓRUM METROPOLITANO DA RMBH E COLAR METROPOLITANO
Outubro-2006.
enquadramento de corpos de água
CF/88, art. 225, p. 1º, III: III - definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos,
Lei Art 14 – (...) § 1º - Sem obstar a aplicação das penalidades previstas neste artigo, é o poluidor obrigado, independentemente da existência.
PRINCÍPIOS DO DIREITO AMBIENTAL
EMPREGOS VERDES: COMPROMISSO BRASILEIRO
Direito Ambiental Prof. Humberto Magno Faculdade Pitágoras.
Reunião do Projeto Avaliação de Programas da Fapesp 19.fev.2010
Teoria Geral do Direito Ambiental
Direito Ambiental na Sociedade de Risco
DIREITO AMBIENTAL LUCIANE FERREIRA.
FORUM DE PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE DO TRABALHO DO ESTADO DO PARANÁ
Política Pública Ambiental Brasileira
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Unidade III Declaração Universal dos Direitos Humanos DIREITOS HUMANOS
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Legislação Trabalhista – Parte II
PLANEJAMENTO AMBIENTAL
Política Nacional do Meio Ambiente
Augusto Henrique Lio Horta
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
Direito Ambiental Profª. Msc. Adirleide Greice Carmo de Souza
Curso Técnico em Meio Ambiente
Direito Ambiental Profª. Msc. Adirleide Greice Carmo de Souza
JOSÉ MANUEL PUREZA O Direito Nacional do Ambiente - Aula 1 - Faculdade de Direito Universidade Nova de Lisboa
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
SEMINÁRIO: Projeto de Lei 3.057/2000 – A Nova Lei de Responsabilidade Territorial Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano PAINEL – A regularização.
AULA TRÊS CONCEITO E PRINCÍPIOS.
TUTELA CONSTITUCIONAL DO MEIO AMBIENTE
POLÍTICA NACIONAL DE MEIO AMBIENTE
Professor ARTHUR ROLLO
MEIO AMBIENTE CULTURAL
ATIVIDADE URBANISTICA
Planejamento Urbano e Plano Diretor
 Incapacidade do conhecimento humano de reproduzir a biosfera- Caso Biosfera 2  Qatar - Criação da ilha para a Copa de 2022  Ilha de Oryx Qatar; 
DOS BANCOS COMUNITÁRIOS
UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA UNIME
Direito Ambiental.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Direito Ambiental.
Fatores que levaram a uma crise ambiental na Europa e no mundo: 1) Visão de que os recursos naturais eram inesgotáveis e renováveis. 2) Revolução Industrial.
Meio Ambiente: “ É o conjunto de condições, influências e interações de ordem física, cultural e artificial que permite, abriga e rege a vida em todas.
AGENDA 21 PLANO DE AÇÃO MUNDIAL SOBRE O MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO GUIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PLENA REALIZAÇÃO DO CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO.
Direito Ambiental Prof. Luiz Gustavo Assad Rupp
DIREITO AMBIENTAL Prof. Lucas Valença Brandão. LEI N /81 POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE.
DIREITO AMBIENTAL FUNDAMENTOS E PRINCÍPIOS Patricia Grazinoli.
DIREITO AMBIENTAL Prof. Lucas Valença Brandão. Conceito: No Brasil, a primeira definição legal da expressão meio ambiente veio na Lei nº 6.938/1981 (Lei.
Os seus recursos endógenos específicos que muitas vezes constituem vantagens relativas para o seu desenvolvimento; Património histórico, arqueológico,
DIREITO PÚBLICO Introdução. DIREITO Etimologia  Do latim vulgar derectus, particípio passado de dirigere, de regere.  Dirigir, conduzir, guiar.  Correto,
CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988
DIREITO PÚBLICO Introdução. DIREITO Etimologia  Do latim vulgar derectus, particípio passado de dirigere, de regere.  Dirigir, conduzir, guiar.  Correto,
Princípios do Direito Ambiental
DIREITO PÚBLICO Introdução. DIREITO Etimologia  Do latim vulgar derectus, particípio passado de dirigere, de regere.  Dirigir, conduzir, guiar.  Correto,
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. PARQUE ECOLÓGICO Um parque ecológico congrega uma série de atividades, com objetivos específicos, de uma.
DIREITO AMBIENTAL CAROLINNE FERNÁNDEZ DIREITO AMBIENTAL.
AULA 4 O tratamento do meio ambiente na Constituição Federal O tratamento do meio ambiente na Constituição Federal.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. OBJETIVOS Conservação e preservação dos ambientes especiais Eliminar ou pelo menos diminuir os efeitos da.
DIREITO URBANÍSTICO CONSTITUCIONAL. PRINCÍPIOS JURÍDICOS Cretella Júnior define os princípios jurídicos como "as proposições básicas, fundamentais, típicas.
Seminário Contratações Públicas Sustentáveis NAJ - RS A CONSTITUCIONALIDADE DA INCLUSÃO DE CRITÉRIOS DE SUSTENTABILIDADE NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS.
Transcrição da apresentação:

1. Com relação aos princípios reconhecidos como princípios gerais na área ambiental e suas aplicações, julgue os itens a seguir:   I – Caso um empreendedor assuma esses princípios como parte da filosofia de sua empresa, ao executar um projeto de duplicação de rodovias e assim fazer uso de áreas de empréstimo, deve promover, imediatamente, após o término do uso, a recuperação da paisagem. II – As audiências públicas em processos de licenciamento atendem ao princípio da participação. III – A proposta de criação e manutenção de uma unidade de conservação, por um empreendedor do setor de mineração, em local próximo à região onde ele pretende desenvolver atividade de extração, é um mecanismo que se enquadra no princípio da reparação. IV- O princípio do poluidor-pagador constitui medida punitiva que, por suas características, não serve como instrumento de regulação na economia ambiental. V- O princípio da prevenção encontra-se presente no processo de licenciamento ambiental. a. Apenas os itens I e II estão certos; b. Apenas os itens I e III estão certos; c. Apenas os itens I , II e V estão certos; d. Todos os itens estão certos.

2. COM RELAÇÃO AOS PRINCÍPIOS GERAIS NA ÁREA AMBIENTAL E SUAS APLICAÇÕES, JULGUE OS ITENS A SEGUIR: I. A realização de um inventário nacional de resíduos sólidos industriais, para que se conheça a qualidade e distribuição dos resíduos gerados, de forma a subsidiar políticas de fiscalização, controle e avaliação quanto à sustentabilidade ambiental dos empreendimentos, volta-se prioritariamente para o princípio do poluidor-pagador. II. O princípio da prevenção não serve como justificativa ao monitoramento ambiental. III. A posição em favor da proibição do plantio de grãos geneticamente modificados pode ser sustentada com base no princípio da precaução. IV. O princípio da informação e o princípio da participação são independentes, de forma que esse segundo princípio pode ser obedecido mesmo se o outro for descumprido a. Apenas os itens I e II estão certos; b. Apenas os itens I e III estão certos; c. Apenas o item III está certo; d. Todos os itens estão certos;

3. JULGUE OS ITENS SUBSEQÜENTES, RELATIVOS AOS PRINCÍPIOS REGEDORES DA PROTEÇÃO JURÍDICA DO MEIO AMBIENTE. I- A promoção do meio ambiente sadio e ecologicamente equilibrado atua como fator de limitação ao direito de propriedade, razão pela qual a existência de área de preservação permanente em espaço pertencente a particular não acarreta direito a indenização, salvo quando inviabilizar totalmente o aproveitamento econômico do bem.   II- O princípio do desenvolvimento sustentável preconiza um elo entre a economia e a ecologia, estando referido em diversas declarações internacionais, mas, por não estar previsto expressamente na Constituição brasileira, atua apenas como aspiração social e vetor ideológico para a atividade econômica. III- Os princípios da participação comunitária e da eqüidade intergeracional têm sede constitucional, uma vez que a Constituição brasileira estabelece a faculdade de a coletividade praticar atos com vistas à proteção do meio ambiente e sua preservação em prol das presentes e futuras gerações. A- Apenas a alternativas I e II estão corretas; B- Apenas as alternativas II e III estão corretas; C- Apenas as alternativas I e III estão corretas; D- Todas as alternativas estão erradas.

4. O meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo, é de natureza: a) privada; b) difusa; c) pública; d) mista.  

5. Segundo Cristiane Derani, os fatores natureza, trabalho e capital compõem a tríade fundamental para o desenvolvimento da atividade econômica. Isso seria o bastante para justificar a indissociabilidade entre direito econômico e direito ambiental. Contudo, existe outro ponto, tão ou mais forte que este, qual seja: as finalidades de ambos os ramos do direito coincidem, posto que propugnam pelo aumento do bem-estar ou qualidade de vida individual e coletiva b) a real compatibilização entre o econômico e o ecológico, na perspectiva de uma sociedade pós-industrial, só pode ocorrer quando aquele deixar de exercer supremacia sobre o segundo, o que só será possível por meio de rigoroso controle demográfico nos países periféricos. c) ambos os ramos do direito estão hoje incorporados ao direito financeiro, sendo por isso que se busca a contabilização dos recursos ambientais. d) a finalidade de ambos é a manutenção do modo de produção capitalista, pois a demagogia que sustenta o discurso ambientalista, bem como as premissas de uma economia globalizada, são reflexos da ideologia dominante: o neoliberalismo. e) ambos buscam impor limites ao desenvolvimento e progresso social das nações periféricas, propiciando melhores condições de vida e acesso aos recursos ambientais escassos aos países desenvolvidos.