Citogenética Hereditariedade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HERANÇA E SEXO.
Advertisements

– Bases citológicas do Mendelismo -Universalidade do modelo Mendeliano
Genética Relacionada ao Sexo
Genética VI HERANÇA E SEXO
Heredogramas Vera Vargas, 2012.
Genética – Conceitos Básicos
Genética.
Genética – Conceitos Básicos
Primeira e Segunda Leis de Mendel
Heranças Autossômica e Ligada ao Sexo
Genética – Conceitos Básicos
O albinismo é uma doença metabólica hereditária, resultado de disfunção gênica na produção de melanina. Para que a doença se manifeste é necessário que.
Padrões de Herança nas Populações Humanas
Alguns centros de pesquisa na Inglaterra estão realizando um programa de triagem populacional para detectar a fibrose cística, uma doença autossômica recessiva.
Genética – Conceitos Básicos
Conceitos Fundamentais - Terminologia
HERANÇA SEXUAL.
Noções de probabilidade.
GENÉTICA Prof. Marco Aurelio de Castro Ribeiro.
Genética – Conceitos Básicos
Herança Sexual cap 6.
HEREDITARIEDADE E CROMOSSOMOS SEXUAIS
PROFª: Emanuelle Grace
Genética – Conceitos Básicos
Tipos de Hereditariedade
Extensões da genética Mendeliana
Outros mecanismos de herança
GENÉTICA MENDELIANA.
Genética Gregor Mendel (1866) Fundamentos da genética moderna
Herança Ligada ao Sexo - Doenças
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA GENÉTICA
Capítulo 3 - Hereditariedade
CONCEITOS EM GENÉTICA 1. Conceito: É o estudo dos genes e de sua transmissão para as gerações futuras. É dividida em clássica e moderna. 2. Gen ou gene:
Padrões de herança. Profa. Aline Baroni..
Genética.
Primeira e Segunda Leis de Mendel Profa. Adriane Martins Dias
Genética – Conceitos Básicos
Termos e nomenclaturas
Herança Monogênica Introdução: Homem Genética
Leis de Mendel (Mendelismo)
1ª Lei de Mendel Selecionou ervilhas verdes puras e amarelas puras (auto fecundação); Geração Parental (P) cruzamento por fecundação cruzada; 1ª geração.
Distúrbios de genes únicos
GENÉTICA E EVOLUÇÃO A primeira Lei de Mendel
A lei da segregação genética.
Unidade 2 – Património Genético
Padrões de herança Heredogramas
Herança Monogênica Prof. Leonardo Crema.
Colégio São José Biologia – 3º ano- EM Prof. Vanesca
Herança Ligada ao Sexo - Doenças
HEREDOGRAMA OU GENEALOGIA
Genética: 1ª Lei de Mendel
Resolução de exercícios!
Primeira Lei de Mendel Prof. Lourenço
Prof. Rafael Rosolen T Zafred
MONOGÊNICAS POLIGÊNICAS MULTIFATORIAL
Genética Profa. Debora 2015.
HERANÇA LIGADA AO SEXO PROF. SAULO PIRES.
Leis de Mendel (Mendelismo)
PADRÕES MENDELIANOS DE HERANÇA
Ivanise C.S.Mota GENÉTICA MENDELIANA.
Heredogramas.
Ivanise C.S.Mota GENÉTICA MENDELIANA.
3º ano- BIOLOGIA Professora Vanesca- 2016
HEREDITARIEDADEHEREDITARIEDADE COC 1 - Cap. 03 Gregor Mendel- pai da GENÉTICA.
MONOGÊNICAS POLIGÊNICAS MULTIFATORIAL
Hereditariedade.
Transcrição da apresentação:

Citogenética Hereditariedade

Gregor Mendel (1822-1884): bases da hereditariedade. Experimentos com cruzamentos de ervilhas.

(A + a) x (A + a) = (Aa)2 = AA + 2Aa + aa = p2 + 2pq + q2 Quadrado de Punnet Hereditariedade particulada dos fatores hereditários. Fatores hereditários em par. Que segregam igualmente pros gametas. Fecundação dos gametas é aleatória para os fatores hereditários. 1ª Lei de Mendel: Dois membros de um par de fatores segregam um do outro para a formação dos gametas, de modo que metade dos gametas carrega um membro do par e a outra metade o outro. (A + a) x (A + a) = (Aa)2 = AA + 2Aa + aa = p2 + 2pq + q2

((A+a)(B+b))2 = Quadrado de Punnet = [p2x2 + 2p2xy + 2pqx2 + 4pqxy] + [2pqy2 + p2y2] + [2q2xy + 1q2x2] + [1q2y2] 2ª Lei de Mendel: Durante a formação dos gametas, a segregação de um par de fatores é independente de outros pares de fatores.

Teoria Cromossômica da Hereditariedade

Genótipo (do grego genos, originar, provir, e typos, característica): refere-se à constituição genética do indivíduo, ou seja, aos genes que ele possui. Fenótipo (do grego pheno, evidente, brilhante, e typos, característico): empregado para designar as características apresentadas por um indivíduo, sejam elas morfológicas, fisiológicas e comportamentais. Dominante: a expressão normal de um alelo funcional (seja em uma- heterozigoto - ou duas – homozigoto – cópias) Co-dominante: a expressão de dois alelos funcionais diferentes (heterozigotos) – polimorfismos. Recessivo: normalmente associado a não expressão gênica - alelos que expressam genes deficientes (homozigotos)

Tipos de Herança Monogênica Extranucluear Poligênica ou multifatorial Epigênica Heredogramas – método gráfico de representar os caractéres hereditários de uma família. Genealogias – úteis para o rastreamento de caractéres genéticos ao longo da história de uma família.

Herança monogênica (ou Mendeliana) Herança determinada por um gene apenas – características qualitativas ou descontínuas. Depende basicamente de dois fatores: Se o gene está em um autossomo ou em um cromossomo sexual; Se a característica é dominante (expresso no fenótipo mesmo quando o gene está em heterozigose) ou recessiva (expressa no fenótipo apenas quando o gene está em homozigose). Padrões típicos de herança monogênica: Autossômica dominante Autossômica recessiva Ligada ao sexo dominante Ligada ao sexo recessiva

Herança Monogênica Autossômica Dominante A característica é autossômica quando: Aparece igualmente em homens e mulheres; Pode ser transmitida diretamente de homem para mulher; A característica é dominante quando: Ocorre em todas as gerações; Só os afetados possuem filhos afetados; Em média, um afetado tem 50% dos seus filhos também afetados.

Ex.: Acondroplasia ou nanismo – (substituição de uma glicina por arginina no domínio transmembranar do receptor do fator de crescimento fibroblástico 3 (FGFR3)); Coréia de Huntignton – número excessivo de repetições in tandem no gene da huntignina.

Herança Monogênica Autossômica Recessiva A característica é autossômica quando: Aparece igualmente em homens e mulheres; Pode ser transmitida diretamente de homem para mulher; A característica é recessiva quando: Não ocorre em todas as gerações (há salto de gerações); Os afetados em geral possuem genitores normais, portanto, não afetados podem ter filhos afetados; Em média, 25% dos irmãos de um afetado são também afetados; Os genitores do afetado são frequentemente consanguíneos.

Ex.: Doença de Tay-Sachs – Deficiência da hexosaminidase Fibrose cística – Mutação na proteína CF, que atua como um canal de cloro. Anormalidade das secreções exócrinas – muco espesso dos brônquios torna os afetados suscetíveis à pneumonia.

Herança Monogênica Ligada ao Y A característica é ligada ao Y (herança holândrica) quando: Transmissão apenas de homem para homem; Ex.: gene TDF (fator determinante de testículos)

Herança Monogênica Ligada ao X Dominante A característica é ligada ao X quando: Não se distribui igualmente entre os sexos (herança haplotípica do X em homens); Não há transmissão direta de homem para homem. A característica é dominante quando: Há mais mulheres do que homens afetados; Os homens afetados têm 100% de chance de terem filhas afetadas, mas os seus filhos sempre serão normais; As mulheres afetadas podem ter 50% dos seus filhos de ambos sexos afetados.

Ex.: Raquitismo resistente à vitamina D – Aumento da atividade de FGF23 (fator de crescimento dos fibroblastos-23) provoca redução do fosfato extracelular. Síndrome de Rett – Anomalia no gene mecp2 que causa desordens de ordem neurológica, comprometendo progressivamente as funções motoras, intelectual assim como os distúrbios de comportamento e dependência.

Herança Monogênica Ligada ao X Recessivo A característica é ligada ao X quando: Não se distribui igualmente entre os sexos (herança haplotípica do X em homens); Não há transmissão direta de homem para homem. A característica é recessiva quando: Há mais homens do que mulheres afetados; É transmitida por um homem afetado, através de todas as suas filhas (heterozigotas normais) para 50% de seus netos do sexo masculino; Os homens afetados tem filhos de ambos sexos normais.

Ex.: Hemofilia A – Deficiência do fator de coagulação VIII Daltonismo – Ausência de pigmento nas células cônicas da retina, levando incapacidade de distinguir cores.

Fenótipo Limitado ao Sexo Determinado por genes autossômicos que se expressam apenas em um dos sexos. Ex.: Puberdade precoce limitada ao sexo masculino. Meninos sofrem um surto de crescimento adolescente aos 4 anos de idade.

Fenótipo influenciado pelo sexo Determinado por genes autossômicos que se expressam em ambos sexos com freqüências diferentes. Ex.: Calvície (mais freqüente em homens do que mulheres)