Universidade Federal do Rio Grande do Sul Pedagogia a distância Seminário Integrador I Ana Cíntia de Oliveira Brasil Porto Alegre, 2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania 1 GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA JUSTIÇA PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA PRONASCI.
Advertisements

INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Políticas de Segurança Pública
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Profª Olga C. da Silva Durand UFSC
SEGURANÇA CIDADÃ por Ana Beatriz Leal
Direitos Humanos, Violência e Cotidiano Escolar
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
I- Concepção de Educação
Contexto de Educação a Distância
Avaliação do projeto pedagógico:
SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS – UMA ABORDAGEM HUMANÍSTICA
Cidade Educadora, Cidade Saudável
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
A Escola e as Mudanças Sociais
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
O NEPSO completa cinco anos no Pólo RS!
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
FORMAÇÃO CONTINUADA E A POLITIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONTEXTO Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM.
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
O projeto JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 tem por escopo incorporar as práticas restaurativas na Justiça da Infância e da Juventude.
É uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral.
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
Valorizando a cultura da criança: A Importância do Brincar
Pastoral da Educação e da Cultura
TERRITÓRIOS DE PAZ DE PORTO ALEGRE GABINETE DE GESTÃO INTEGRADA MUNICIPAL.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: Este subprojeto será realizado com os licenciandos do curso de licenciatura em Ciências.
Prof. Ms. José Elias de Almeida
O sujeito e suas singularidade
Tendência Progressista Libertadora
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Educação de Adultos, Educação Popular e Tema Gerador Profa. Dra. Dóris Fiss.
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
PROJETO DE LEITURA - ESCOLA MUNICIPAL MACHADO DE ASSIS - PÓLO “Projeto destinado aos alunos do ensino fundamental, tendo como objetivos incentivar o hábito.
DIREITOS HUMANOS, VIOLÊNCIA E COTIDIANO ESCOLAR
Governo do Estado do Ceará Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas-CEPOD I ENCONTRO DE GESTORES.
Política Educacional Brasileira
De que escola falamos? A ampliação/universalização do acesso ao ensino obrigatório no país é um fato, pode-se afirmar que, a partir da década de 60, foi.
O Poder na Escola 2007.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE MEC/SECAD/UFS/UFPB PROJETO CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DA REDE BÁSICA EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS – REDH BRASIL PROJETO:
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO DO CAMPO
Constituição de Grêmios Estudantis
Convivência e Segurança Cidadã: Prevenção, Participação e Integração
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
“REDUÇÃO DOS ÍNDICES DE FALTAS DE ALUNOS À ESCOLA ” Diretoria de Ensino da Região de São Bernardo.
Area de Concentração Serviço Social: Políticas Públicas. Democratização do Ensino. A Implantação de Propostas Educacionais. Orientadora: Profa. Dra. Célia.
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA REDE DE PROTEÇÃO PARA OS JOVENS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/FNDE – PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA
Adaptação Curricular Deficiência Intelectual
Violência e Escola – construindo alternativas de enfrentamento
Tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul
PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS INOVADORAS APLICADAS À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA: UMA TENDÊNCIA EDUCACIONAL.
ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA RELUZ
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Programa Melhoria da Educação no Município
No segundo semestre de 2009 entrevistamos alunos da EJA, objetivando conhecê-los em suas características: sócio-demográfica, sócio-cultural e sócio-cognitiva.
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Prefeitura Municipal de Rio Fortuna Secretaria Municipal de Saúde Projeto Promoção da Cultura da Paz “Há um mundo melhor do lado de fora” Flávia Alberton.
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO EDUCACIONAL/DEEIN MARISA BISPO FEITOSA /17/13.
Dados do Mapa da Violência Evolução da Taxa de mortalidade violenta.
 Aumento do número de registros sobre violências, bullying, uso de álcool e outras drogas, preconceito, racismo, estereótipos, homofobia, cyberbullying,
PRÊMIO FRANCO MONTORO VISA PREMIAR PROJETOS RELEVANTES DOS CONSEGS.
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Pedagogia a distância Seminário Integrador I Ana Cíntia de Oliveira Brasil Porto Alegre, 2015

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JÚLIO BRUNELLI Localizada na zona norte de Porto Alegre, no bairro Rubem Berta que integra o projeto Território de Paz. A Escola possui programas ligados ao RS NA PAZ: Mais Educação, Escola Aberta

Território de Paz Criado com a proposta de integrar políticas de segurança e ações sociais preventivas, o Território de Paz apresenta um pacote de medidas que envolvem a comunidade e as forças de segurança na redução da criminalidade. RS NA PAZ É um conjunto de políticas públicas baseadas no diálogo entre ações sociais e policiais, fundamental para a redução dos índices de violência e criminalidade e da vulnerabilidade das pessoas. O objetivo final é a redução do número de homicídios. O programa trabalha prioritariamente com jovens entre 12 e 24 anos, faixa etária em que é possível trabalhar com a prevenção do uso e dependência de drogas e também envolvimento com o tráfico de entorpecentes.

FILOSOFIA DA ESCOLA A escola busca a conscientização de seu papel,visando a construção do saber,através de práticas democráticas,aquisição e ressignificação dos conhecimentos aprendidos,fornecendo aos sujeitos do processo educacional recursos que possibilitem sua capacidade de criar,expressar e transformar a realidade onde vive,para que possa realizar-se individualmente e socialmente,

Os alunos como multiplicadores de conhecimento

A escola trabalhando com a cultura dos alunos

Concreto e o lúdico

A comunidade incentivada a participar do ambiente escolar

Educação fator modificador da sociedade

Considerações Finais A escola é um espaço importante dentro da sociedade em que as relações sociais são reproduzidas.Ao montar o Retrato tive que ter um novo olhar para esta escola que faz parte da minha história.Muito mais importante que a estrutura física que registrei foi constatar que não estamos acomodados como à primeira vista pode parecer, ao nos questionar como tocar nossos alunos muitos de nós, em maior ou menor, grau reviram sua prática pedagógica.

Referências Bibliográficas fotos: Acervo Ana Cíntia dezembro de Blog da Escola acessado em 18/01/ Profissão Repórter acessado em 22/01/15. Território da Paz chega a comunidade de Porto Alegre acessado em 28/01/15 RS NA PAZ Secretária de Segurança Pública do Estado. acessado em 30/01/15