Análise e Produção Textual III

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Transcrição da apresentação:

Análise e Produção Textual III Seminário de apresentação e discussão sobre a contribuição dos espaços não formais de educação para a formação da cultura científica.

EQUIPE: Émerson Eurico dos Santos. Luciane Wanda Pritsch. Micheli Antunes da Rosa. Rita de Cássia de Freitas Messa.

TEXTO BASE: Contribuições dos espaços não formais de educação para a formação da cultura científica. Autora: Daniela Franco Carvalho Jacobucci

Objetivos: Compreender o que são os “Espaços não formais de educação” Compreender a importância destes espaços para a formação, tanto da cultura cientifica quando do próprio cidadão.

O que são espaços FORMAIS de educação? Conceitos: O que são espaços FORMAIS de educação?

Conceitos: O Espaço Formal de Educação é o espaço escolar. É a escola com todas as suas dependências. Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Conceitos: O espaço formal diz respeito apenas a um local onde a Educação ali realizada é formalizada, garantida por Lei e organizada de acordo com uma padronização nacional. Daniela Franco Carvalho Jacobucci

Questões: O que seriam os Espaços Não Formais de Educação? Os Espaços Não Formais poderiam ser quaisquer espaços, diferentes da Escola onde ocorrem ações educativas?

Questões: A Educação Não Formal é diferente da Educação Formal por utilizar ferramentas didáticas diversificadas e atrativas?

Classificação: -Locais que são Instituições: Espaços regulamentados e com equipes responsáveis pelas atividades executadas. Ex.: Museus, Centros de Ciências, Parques Ecológicos, Planetários, Aquários, Zoológicos, etc.

Classificação: -Locais que não são Instituições: Ambientes naturais e/ou urbanos que não possuem estruturação institucionalizada. Ex.: Teatro, Parque, Praça, Rua, Cinema, Praia, Caverna, Rio, Campo de Futebol, etc.

O que é cultura científica? Qual a sua função social? Questão: O que é cultura científica? Qual a sua função social?

“A educação formal é aquela desenvolvida nas escolas, com conteúdos previamente demarcados; a informal, como aquela que os indivíduos aprendem durante seu processo de socialização – na família, bairro, clube, amigos,etc., carregada de valores e culturas próprias, de pertencimento e sentimentos herdados; e a educação não formal é aquela que se aprende “no mundo da vida”, via os processos de compartilhamento de experiências, principalmente em espaços e ações coletivos cotidianos” Maria da Glória Gohn

Referências: GOHN, Maria da Glória. Educação Não Formal e Cultura Política: Impactos sobre o associativismo do terceiro setor. São Paulo: Cortez. 1999. JACOBUCCI, Daniela Franco Carvalho. Contribuições dos Espaços Não-Formais de Educação para a Formação da Cultura Científica. Artigo. Uberlândia. 2008.