MAKING OFF DO GUIA DAS BASES DE DADOS EM ECONOMIA Beatriz Ávila Santana Cristine Vargas Pereira Eduardo Rodrigues Karina La Farina Nogueira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SELEÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO:
Advertisements

BENCHMARKING.
FACULDADE METROPOLITANA
Técnica de Fichamento Academia de Ensino Superior
Avelino A. Rodrigues da Silva
UNICEUMA- CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO DISCIPLINA- INFORMÁTICA MÉDICA CURSO: MEDICINA Portal da Capes FRANCISCA WANY.
Maria de Nazaré Pinheiro Corrêa Carolline Botelho Beatriz Nunes
Redesenho Institucional CORI
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CIN5018 – INFORMATIZAÇÃO.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Desafios e oportunidades do EAD
Portal de Periódicos CAPES
Programa Especial de Treinamento
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
2009.
Organização das Atividades de Seleção de Materiais
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Manual de Uso e Serviços dos Recursos da Internet
2001- Comissão de Avaliação Institucional (CoAI) embrião da unificação de processos e iniciativas CPA e Programa de Avaliação Institucional.
Exemplo: A FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR
10 anos de Educação Corporativa no Brasil
PROGRAMA DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
Administração de Recursos Materiais
Uso do Tablet no Ensino Superior (Graduação) na Faculdade Estácio de Sá Grupo: Andreia Alves, Andriele Pereira, Cecilia Almeida, Fernanda Mendes, Graciele.
A Educação a Distância é possível?
Tutorial Scopus.
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
Formação complementar De acordo com a versão curricular Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA –
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
Roteiro de observação de estágio
Auto-avaliação Institucional Auto-avaliação institucional RESULTADOS Comissão Própria de Avaliação - CPA JULHO/2010.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Disciplinas e Cursos SAAS e-Tec Brasil Fevereiro 2012.
Um modelo de avaliação de cursos tendo como referência o SINAES Renato Cislaghi, Beatriz Wilges, Wesley Gonçalves, Masanao Ohira, Douglas Hiura Longo,
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
DISCIPLINA – RI.I QUALIS : PERIÓDICOS
Normalmente as universidades que oferecem cursos de graduação regular exigem de seus acadêmicos, além do curso das disciplinas curriculares, horas em atividades.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Formação Complementar. Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 De acordo com a versão curricular 2009 Opções na FaE são:  Administração.
Fundamentos da Seleção
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
MESTRADO PROFISSIONAL
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
Estados Unidos MODELO EDUCACIONAL.
ARTE FOTO Cerimonial Grupo Vermelho (P03) o Anderson Gonçalves de Miranda (09/ ) o Diego Rodrigues de Freitas (11/ ) o Isabella Carvalho Grade.
3ª CONFERENCIA “POLÌTICA E GESTAO DA EDUCAÇAO SUPERIOR NOS PAISES E REGIOES DE LINGUA PORTUGUESA ” Gestão Estratégica nas Instituições de Ensino Superior.
PÚBLICO E PRIVADO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE COMPARATIVA POR CARACTERÍSTICAS INSTITUCIONAIS Ana Maria de Albuquerque Moreira Faculdade de Educação.
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - IEC Curso: Gestão Avançada de RH MUDANÇA E CONSULTORIA ORGANIZACIONAL Profª. AMYRA SARSUR Nov PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE.
Bases de Dados mantidas pela USP.. A USP produz e oferece acesso a diversos tipos de produção intelectual: científica, acadêmica, técnica ou artística.
Simulado online do MEC preparatório para o ENEM. 1º Simulado Online Nacional Dia 30 de abril e 1º de maio 80 questões (60 históricas e 20 inéditas) Baseado.
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da FEA/USP.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
Conhecendo a importância do Projeto Político Pedagógico e da CoC! Data: 26/03/15 Local: Anf 3 Odonto Horário: 13h.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
1 “A UNESP e o Ciência sem Fronteiras” Prof. Carlos Eduardo Vergani Professor Titular Assessor Adjunto de Relações Externas da UNESP
Metodologias para a Elaboração de Projetos Elementos pré-textuais Segundo Chizzotti (2001) - Pesquisa de intervenção é uma ação deliberativa visando uma.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Transcrição da apresentação:

MAKING OFF DO GUIA DAS BASES DE DADOS EM ECONOMIA Beatriz Ávila Santana Cristine Vargas Pereira Eduardo Rodrigues Karina La Farina Nogueira

Perspectiva ilustrativa da Nova Biblioteca da FEA-USP. ESCOLHA DA BIBLIOTECA

Ponto de partida para a elaboração do guia. Encontrar uma opção que fosse viável para todos os integrantes do grupo e, ao mesmo tempo, fugir do lugar comum (Biblioteca da ECA). Escolher uma biblioteca que pudesse oferecer uma gama satisfatória de bases de dados tanto em termos qualitativos quanto quantitativos para fundamentar nosso guia. Biblioteca escolhida: Biblioteca da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.

ESCOLHA DO TEMA

Dentro da FEA-USP, há uma amplitude muito grande de temas, então optamos por apenas uma das vertentes que a FEA abarca. Dentre todos os cursos de graduação da FEA, escolhemos então a área de Economia, tanto pela tradição em si do curso quanto pela quantidade e qualidade das bases de dados nessa área, as quais teríamos acesso.

Critérios para seleção das bases de dados

CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DAS BASES DE DADOS reputação e a estrutura da entidade mantenedora –no caso de instituições de ensino superior, foram considerados o conceito de seus cursos junto ao MEC ou ranking de universidades e a quantidade e a relevância dos trabalhos acadêmicos realizados por seus discentes. Foco nos centros de pesquisa nacionais e estrangeiros, acadêmicos, governamentais e corporativos. Navegabilidade e usabilidade –interface amigável –recuperação da informação relevante.

ELABORAÇÃO DAS FICHAS Utilização dos critérios de avaliação apresentados na disciplina Recursos Informacionais I. Como exemplo também foi utilizado os trabalhos disponivéis no Nexus.

ELABORAÇÃO DAS FICHAS Dividimos a ficha em 3 partes: –Características gerais (idioma, cobertura, abrangência, tipo de materiais etc.), –Busca (tipo de busca, linguagem, campos pesquisáveis, remissivas, etc.), –Considerações ( fazer observações, crítica).

DIFICULDADES

DIFICULDADES Na instituição –Reforma da Biblioteca, –Equipamentos, –Orientação. Nas bases de dados –Acesso remoto, –Terminologia específica, –Idioma.