Profa Camila Papini.  Para atingir critérios de eficiência, eficácia e segurança devem ser obedecidos os princípios científicos dentro de uma sistemática.

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Transcrição da apresentação:

Profa Camila Papini

 Para atingir critérios de eficiência, eficácia e segurança devem ser obedecidos os princípios científicos dentro de uma sistemática de planejamento, que propiciará suporte e condições adequadas para o seu desenvolvimento.

 Individualidade  Sobre-carga/ Adaptação  Continuidade/ Recuperação/ Reversibilidade/ Supercompensação  Generalidade/ Especificidade/ Variabilidade

 Respeitar as características individuais de cada pessoa (como = maturação biológica, fatores genéticos (fibras musculares), gênero, envelhecimento, ambiente).  O mesmo programa – com intensidade, duração e frequencia semelhante – proporcionará diferentes resultados em diferentes indivíduos.  É necessário respeitar as diferenças individuais, para que todos os participantes sejam atendidos em seus interesses e necessidades.

 Sobre-carga = aumento gradual e progressivo da carga de trabalho.  Adaptação = as respostas orgânicas ocasionadas pelo aumento da referida carga.  Idosos = a sobrecarga não deve ter como objetivo níveis máximos de performance – manutenção = sobrecarga imposta pelo processo de envelhecimento.

 Continuidade = sistematização do trabalho sem que haja interrupção.  Recuperação = pausas adequadas para que haja tempo de ocorrer recuperação.  Supercompensação = com a recuperação respeitada, o organismo é colocado no estado maior que o inicial.  Reversibilidade = efeito de perda – devido ao excesso de AF ou falta de AF.

Nível de condicionamento físico estável devido a períodos muito longos entre as sessões de AF A = estímulo B = compensação C = supercompensação

CF prejudicado devido a períodos muito curtos de recuperação, não dando tempo ao organismo de se recuperar completamente.

Nível de CF beneficiado devida a correta aplicação de um novo estímulo no momento de pico da fase de Supercompensação.

 Generalidade = visão global do ser humano  Especificidade = modalidades específicas, aptidão funcional  Variedade = experiências motoras variadas